Conservação de Monsanto vai ter um debate especial na Assembleia Municipal

ACTUALIDADE
Samuel Alemão

Texto

AMBIENTE

Cidade de Lisboa

27 Janeiro, 2016


A situação de aparente indefinição quanto às garantias de preservação do Parque Florestal de Monsanto e a perspectiva de nele virem a ser realizados diversos projectos urbanísticos privados justificam a realização de um debate especial sobre o mesmo pela Assembleia Municipal de Lisboa (AML). A discussão pública, a realizar em duas sessões a ocorrer entre Fevereiro e Março, acontecerá por iniciativa do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), que a apresentou ao plenário da assembleia, nesta terça-feira (26 de Janeiro), onde foi aprovada por unanimidade. A Câmara Municipal de Lisboa, que tem sido acusada de ser permissiva para com os interesses privados e de fechar os olhos à degradação daquela área, diz-se satisfeita por poder debater.

A proposta de realização da cimeira– que terá um enfoque na “importância da conservação da natureza e a estratégia integrada para as diversas áreas do Parque Florestal de Monsanto” – surge na sequência de uma recomendação no mesmo sentido, também apresentada pelo PEV e votada igualmente por unanimidade, em Abril de 2015. Na altura, o vereador José Sá Fernandes, responsável pelos espaços verdes, prometeu a realização de um “grande debate” sobre Monsanto, até Setembro seguinte. Mas tal discussão nunca veio a realizar-se. Um facto ontem recordado pelo deputado municipal Ricardo Robles (BE).

O debate acontecerá um ano depois da polémica em torno da decisão do pelouro de Sá Fernandes de avançar para a concessão a privados da exploração de diversas áreas, como a Quinta da Pimenteira ou uma zona contígua ao campo de jogos do Moinho do Penedo, ambas situadas no coração do parque florestal. Por causa disso, a Plataforma Por Monsanto, grupo cívico que agrega diversas entidades, como a Quercus ou o Fórum Cidadania Lisboa, chegou a acusar a Câmara Municipal de Lisboa de encarar o pulmão da cidade “como um ‘banco de terrenos’ para os mais variados projetos de índole privada”. A plataforma será uma das convidadas a participar na discussão que agora se avizinha.

Os interesses privados no parque florestal foram referidos pelo deputado municipal Magalhães Pereira (PSD), antes da votação de ontem que confirmou a realização do debate. “Esperemos que, aos olhos de algumas pessoas da câmara municipal, Monsanto deixe de ser visto como uma reserva de projectos urbanísticos”, disse o eleito social-democrata sobre a discussão pública a ocorrer em breve – a realização prévia da qual havia sido colocada, através de uma outra recomendação, como uma condição para o eventual avanço do empreendimento turístico na Quinta da Pimenteira, sob pena da sua suspensão.

O vice-presidente da CML, Duarte Cordeiro, garantiu ao plenário da assembleia municipal a sua satisfação pela realização do referido debate. “A câmara associa-se com todo o gosto ao debate, em relação ao qual não tem nenhuma reserva, e espera que continuem a existir muitos projectos para Monsanto”, disse. A deputada municipal socialista Sofia Cordeiro também manifestou a concordância plena do seu partido com a realização da discussão, por considerar ser “muito importante conhecer a estratégia existente para aquela zona”.

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend