Um novo elevador vai ligar a Rua do Carmo aos Terraços do Carmo
Está já na fase final da instalação, e deverá ser inaugurado até ao final do mês de Dezembro, o elevador que garantirá a ligação entre a Rua do Carmo e os Terraços do Carmo, os quais abriram ao público em Junho passado. O novo equipamento, a explorar pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), será gratuito e funcionará como alternativa ao Elevador de Santa Justa para quem queira fazer uma ligação pedonal mais rápida entre a Baixa e o Largo do Carmo. Além disso, em comparação com o icónico elevador inaugurado em 1902, evitam-se as longas filas de turistas e, para quem não tenha passe, o gastar de 5€ por duas viagens.
Com a inauguração do elevador de acesso aos Terraços do Carmo – que se junta a outros equipamentos do género abertos recentemente pela CML, como os da Rua dos Fanqueiros e do Mercado do Chão do Loureiro, os quais garantem a ligação ao Castelo a partir da Baixa, ou o de Santa Luzia, em Alfama -, fica, por fim, concluída a longa operação de reabilitação urbana realizada naquela zona na sequência da destruição causada pelo grande incêndio do Chiado, ocorrido a 25 de Agosto de 1988. Desde essa data, o Chiado conheceu um importante processo de reconstrução – tendo, ao mesmo tempo, o perfil do comércio vindo a mudar substancialmente.
O acesso aos Terraços do Carmo – obra projectada pelo arquitecto Siza Vieira e criadora, junto às ruínas do Carmo, de um novo ponto de observação sobre a cidade – tem sido garantido pelas novas escadarias do denominado Pátio B do Chiado, desde a sua abertura, há seis meses. O Corvo tentou saber junto dos serviços da CML, desde o princípio de Novembro, a data da abertura ao público do elevador dos Terraços do Carmo, mas não obteve qualquer resposta oficial.