“Arte urbana em Lisboa é muito mais do que pinturas em grandes fachadas”

REPORTAGEM
Sofia Cristino

Texto

Zest Books & O Corvo

Fotografias

CULTURA

VIDA NA CIDADE

Cidade de Lisboa

3 Abril, 2017

Lisboa está nas bocas do mundo por causa dos seus murais e nunca foi tão procurada por artistas internacionais de renome, que também querem deixar a sua assinatura nas nossas fachadas. Em poucos anos, assistiu-se a uma revolução na forma de olhar o graffiti, antes sinónimo de vandalismo. Aproveitando o recente lançamento do álbum “Street Art Lisbon 2”, O Corvo entrevistou Pedro Soares Neves, pioneiro nos estudos sobre o universo dos graffitis em Portugal, também ele um graffiter nos anos 90. O investigador da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa explica como a forma de expressão foi integrada na estratégia de publicitação internacional da cidade. Mas, diz, ainda há muito trabalho a fazer pela Câmara de Lisboa, que, com frequência, hesita entre rasurar ou promover.

Lisboa é hoje uma cidade muito procurada por graffiters de todo o mundo, mas nem sempre foi assim. O que está a mudar?

Há um leque bastante vasto de fenómenos, que vão à boleia dessa palavra “graffiti”. E esse leque de fenómenos tem várias características, que funcionam num eixo legal e ilegal, num eixo de alta e de baixa cultura e no eixo espacial e temporal, os espaços onde são feitos e em que momento são feitos. E, normalmente, quando falamos no eixo legal e de alta cultura, estamos a falar de arte contemporânea, arte pública e produção de murais. Quando estamos a falar do eixo ilegal e de baixa cultura, se calhar, estamos a falar de escritos de casa de banho ou de palavras erráticas, que surgem nos viadutos, ou seja, há um leque bastante vasto entre uma coisa e outra. Em Lisboa, a evolução é diferente, conforme nos posicionamos nesta matriz e, por isso, é um bocado difícil só falar de uma coisa.

Em 2008, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) desenvolveu uma programação dirigida a este fenómeno, que trabalhou uma dimensão, sobretudo a dimensão legal, como é evidente. O Departamento de Cultura da CML, através da Galeria de Arte Urbana (GAU), tem promovido muitas intervenções de pinturas de murais.

E qual tem sido o papel da GAU?

A GAU nasce em 2008, com intenções muito específicas, relacionadas com uma operação de limpeza das tags(assinaturas) das fachadas dos edifícios do Bairro Alto e eu acompanhei esse processo, desde o início. O horário dos bares ia ser reduzido e a contrapartida para a Associação de Comerciantes do Bairro Alto seria a qualificação do espaço público, do espaço exterior, para que se pudessem fazer mais esplanadas e vender bebidas mais caras num espaço diferente. As assinaturas, os cartazes e os graffitis não eram vistos com bons olhos para essa lógica de qualificação do espaço público e, na altura, já havia muita produção interessante no Bairro Alto. Haviam intervenções de autores que hoje são conhecidos, como o Dolk e o Banksy.

A origem da GAU é a de um encontro que promovi com a Câmara e autores que eu conhecia do passado, visto também ter sido autor. A intenção inicial era promover o diálogo, mas tomou um rumo inesperado. Foi com as intervenções que aconteceram nas fachadas da Avenida Fontes Pereira de Melo, o primeiro grande projecto da GAU, que se percebeu a dimensão da projecção deste tipo de intervenções. Começou-se a observar esta iniciativa com outros olhos por parte de toda a estrutura da Câmara, desde a presidência a outras divisões.

o-corvo_03_04_2017_01

Mudou-se um pouco o paradigma inicial de ser um projecto abaixo do radar de trabalho de mediação com uma unidade subcultural, passando a ser um instrumento da própria promoção e comunicação da cidade. E, portanto, foi benéfico para todos, especialmente para os jovens, que tinham vontade de mostrar o seu trabalho, já o faziam de forma espontânea, mas assim foram-lhes proporcionados meios para o que desenvolvessem numa escala ainda maior.

Por outro lado, o departamento de Higiene Urbana tem desenvolvido acções de remoção de graffiti ilegal indesejado. É interessante fazer investigação nesta área, porque rapidamente se chega à conclusão que 98% do orçamento relacionado com graffiters é utilizado para a remoção de graffitis e só 2% está a ser utilizado para apoiar algum tipo de evento ou de intervenção. Essa forte dicotomia, entre a limpeza e a promoção, continua bastante desequilibrada. A limpeza continua a ter orçamentos colossais e a promoção continua reduzida a um nicho.

Acha que algum dia essa relação vai encontrar um equilíbrio?

Do ponto de vista de quem executa, para eles é indiferente as abordagens institucionais de contacto, sejam elas para limpar ou evitar a vigilância e a polícia, ou sejam elas direccionadas para concursos de graffiti e projectos que possam envolver e cativar. Acho é que, do ponto de vista de quem gere os recursos públicos, tem de haver uma maior articulação e isso não existe. Ou seja, as pessoas conhecem-se e contactam umas com as outras, mas não articulam o trabalho.

As equipas que estão no terreno a limpar, quando identificam uma peça que possa vir a ter valor, não contactam o município para perceber se é para conservar, se é para registar, ou o que é para fazer. Ainda há uma forte desarticulação e a limpeza ainda é qualquer coisa vista muito próxima da higiene urbana. É um serviço que se contrata em grande escala, que serve para várias ruas da cidade, tem o mesmo tipo de abordagem que as recolhas do caixote do lixo. Não existe ninguém, nenhuma figura ou entidade, que consiga gerir esta situação, e acho que seria essencial. Deveria haver mais diálogo e acho que isso está por fazer.

Acha que é isso que está a faltar ainda para uma efectiva aceitação do graffiti como arte urbana?

Sim, acho que sim. Ao nível do reconhecimento de autores, de uma forma geral, já estão bem identificados. Até já há separadores da televisão pública que são feitos por autores identificados com esse tipo de cultura. Longe de ser uma subcultura, já estamos a falar mesmo de uma cultura de massas e acho que, a esse nível, a questão está resolvida. O mais complicado é a gestão dos recursos de massa, do anónimo, isso é que é mais complicado.

Por outro lado, há outro beco sem saída, que é a questão da caracterização da cidade do ponto de vistas turístico, aquela mensagem que está escrita para fora de que Lisboa é criativa e tem murais grandes. A imagem das grandes fachadas pintadas está associada a este excesso de turismo de baixo custo (associado aos fenómenos de aluguer de casas, por exemplo) e isso não é positivo para essa visão do fenómeno. Foi importante em determinada altura, ajudou ao reconhecimento da cidade e de alguns autores, sem dúvida, mas creio que não é por aí o desenvolvimento positivo desta área de produção criativa.

“Arte urbana em Lisboa é muito mais do que pinturas em grandes fachadas”

Foto: O Corvo*

E por onde acha que poderia ser?


Acho que tem muito a ver com a gestão do dia-a-dia, da infra-estrutura necessária da cidade de todos os dias e aí, olhando para a relação entre a limpeza e a promoção, nota-se que a abordagem convencional continua a ser a remoção. E é nessa relação que, acho, está o potencial desenvolvimento.

A forma como vejo esta área é muito na perspectiva da contribuição do cidadão para com o seu espaço ambiente. É importante que quem gere os territórios dos municípios tenha essa percepção e saiba trabalhar com isso. Também não está definido o que é arte urbana e é preciso trabalhar mais esse âmbito de redução de espartilhos de que o graffiti é só pintura. Por outro lado, é preciso inserir isso no trabalho quotidiano de gestão da cidade, que não seja algo excepcional, mas que seja algo que faça parte da gestão diária da cidade. Não é só por uma questão de moda, mas de necessidade. Há muita necessidade de encontrar formas de optimizar os recursos que nós temos nas cidades e esta é uma forma válida, como tantas outras.

Acha que esse papel passaria mais então por instituições como a Câmara e outras entidades públicas?

Sim. Se as instituições governamentais, que fazem a gestão dos vários níveis de administração, seja uma junta de freguesia ou uma câmara, não estão atentas ao que está a acontecer no território, acho que se estão a perder várias coisas, energia e oportunidades. É também com a ideia de providenciar formas de validação e de reconhecimento, de análise e de monitorização do que se está a passar, que estou a apostar na parte de investigação e de organização de conferências internacionais. Quero reunir as pessoas que mais estudam este fenómeno, que se debruçam sobre casos de estudo nacionais e internacionais e que vão produzindo esse conhecimento através de textos e artigos, que depois podem ser lidos e utilizados pelos decisores e é esse papel que, neste momento, estou a tentar desenvolver, a partir de Lisboa também.

o-corvo_03_04_2017_03_hedof-akacorleone

Acredita que o meio académico pode ter um papel importante na evolução destas relações?

É particularmente estimulante porque já há muito tempo que não se desenvolviam tópicos num contexto académico que sejam tão fracturantes e relevantes de solucionar e observar, num contexto real. Existem uma série de paradoxos no que se relaciona com esta questão do graffiti. Desde logo, a Câmara tem uma entidade que promove e, ao mesmo tempo, tem entidades que são contra. Portanto, há aqui um espectro muito indefinido, que convém observar e monitorizar e a academia também tem uma grande responsabilidade nisso.

Sim. Há cerca de 40 anos que se produzem textos e artigos nesta área, mas, infelizmente, tem sido sempre sobre áreas científicas específicas. Cada vez mais há pessoas que tiveram a experiência prática, como eu, e que, depois, acabaram por fazer um percurso académico e falam com conhecimento de causa. Não são observadores externos, e isso caracteriza muito a existência de um meio próprio.

Apesar do que falta fazer e aprimorar, já houve uma grande evolução destas relações com a autarquia…

Sim, claro que sim. Apesar de tudo, de uma forma geral, ainda não há a prática de relacionamento da autarquia com a academia na perspectiva de usar o conhecimento que é produzido nela para a tomada de decisão. Ou seja, a tomada de decisão ainda é muito feita do ponto de vista empírico dos técnicos e dos decisores políticos. Não existe a prática de fundamentar as decisões em conhecimentos que são desenvolvidos no mundo académico, pelo menos no que toca a estas áreas. De qualquer forma, desde 2008 houve uma grande mudança de paradigma aqui em Lisboa, com a Galeria de Arte Urbana. Desde então, o projecto não terminou e tem ganho um perfil específico e com a sua consistência.

o-corvo_03_04_2017_04_bordalo-ii

O graffiti é cada vez menos uma actividade amadora. Já é possível viver desta prática?

A produção de graffiti ou Street Art é um fenómeno espontâneo, informal, de pessoas anónimas e de difícil relação, na sua essência, com a vertente empresarial. Por isso, o grosso da coluna continua a ser amador e nunca vai deixar de ser, porque é também aí que reside a força do fenómeno. Estamos a falar de uma prática viva, em que há milhares de pessoas anónimas que a desenvolvem e essa é a grande mais-valia do fenómeno. Mas sim, já começou a deixar de ser uma actividade somente amadora. Já foi gerado um ecossistema empreendedor de profissionais à volta destas questões da Street Art, aqui em Lisboa. Não é uma coisa fixa e definida, é mutável. É algo que está a desenvolver-se e a evoluir. Agora, tem de se perceber para que direcção está a evoluir, para que se possa tirar melhor partido disso.

Como é que vê o futuro do graffiti em Portugal?

Também existe uma prática de abordagem do espaço público que é diferente do norte da Europa, dos EUA e de outras geografias. Acho que essa diferença contém valor, que é necessário identificar e expor. Mantenho a esperança que o caso de estudo de Lisboa seja um caso de estudo à escala global, que possa melhorar o desempenho, a gestão dos recursos e da sustentabilidade, em geral, de várias cidades do mundo.

O futuro tem a ver com a maturidade do fenómeno e das pessoas que ganham a vida com esta arte. Acho que vai haver um assentar de expectativas e uma espécie de regulação e de autogestão. Por outro lado, vão ser lançados grandes desafios no que diz respeito às relações com as instituições, nomeadamente com a questão da distribuição de orçamento. Independentemente do futuro mais ou menos risonho, acho que, sem dúvida, vai existir futuro e, evidentemente, estamos a falar de uma actividade humana que é inerente à condição de existir. Por isso, independentemente do nome que lhe seja dada no futuro, ela vai existir.

o-corvo_03_04_2017_05_inti

Quando teve o primeiro contacto com o mundo do graffiti?

Por exemplo, há relações muito importantes com o que aconteceu logo depois do 25 de Abril, com os murais de Abril e, claro, também antes, recuando até à essência da criação humana, até às pinturas nas cavernas. Identifiquei, também, que no meio académico havia uma lacuna. Existiam algumas investigações e análises do fenómeno, mas sempre de um ponto de vista externo, do ponto de vista do sociólogo ou do antropólogo, que visita o fenómeno como visita outros fenómenos de carácter subcultural. Não existia uma análise a 360 graus, com base na vertente prática também, e isso é uma coisa que só se está a criar agora em termos globais.

Comecei a ter um envolvimento pessoal com esta temática numa fase em que este tipo de intervenções, com latas de spray, começou a aparecer em Portugal. Fiz parte de um grupo que começou a intervir no espaço público com aquilo que nós consideramos ser o graffiti associado à cultura hip-hop, que é uma subcultura. Nos anos 90, existiam dois ou três grupos e, desses grupos iniciais, fui o único que fez uma licenciatura, em Design da Comunicação. Senti um bocado a responsabilidade de estudar o fenómeno, porque, ao longo da década de 90, o número de pessoas que fazia este tipo de intervenções, de uma forma informal e num espaço público, foi aumentando. Comecei a estudar o fenómeno e a perceber que se trata de uma função muito mais lata, que há uma contextualização mais genérica onde se encaixam estes fenómenos.

“Arte urbana em Lisboa é muito mais do que pinturas em grandes fachadas”

Foto: O Corvo*

Quando diz que as investigações académicas estão a surgir agora, estamos a falar de quantos anos?

Já existem coisas escritas sobre estas questões há 40 anos, se estivermos a falar do graffiti da lata de spray, que é aquele que tem origem em Nova Iorque. Depois, existem estudos e literatura mais antiga, que vem do século XIX, relacionados com os graffitis encontrados nas escavações arqueológicas da cidade da Pompeia. Num contexto português, é recente, só em 2008 é que foi defendida a primeira tese de doutoramento em antropologia e, desde aí, foram defendidas mais duas ou três. Num contexto internacional, a massificação do estudo deste fenómeno, ou a criação de uma massa crítica de estudiosos, só agora, depois da primeira década do século XXI, é que está a ganhar algum significado.

MAIS
REPORTAGENS

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend