Intervenção de Siza Vieira nos Terraços do Carmo distinguida com o Prémio Valmor

ACTUALIDADE
Samuel Alemão

Texto

CULTURA

URBANISMO

Santa Maria Maior

19 Dezembro, 2017

A intervenção de alteração dos Terraços do Carmo, projectada por Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira, foi a vencedora do Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura de 2015, numa cerimónia realizada ao final da tarde desta segunda-feira (18 de dezembro), nos Paços do Concelho, na qual se anunciaram os distinguidos, para o período compreendido entre os anos de 2013 e de 2016, com o mais importante galardão de arquitectura para projectos realizados na cidade de Lisboa. Frederico Valssassina, Manuel Aires Mateus e João Ferreira Nunes (2013), com a intervenção na ETAR de Alcântara; Gonçalo Byrne e João Pedro Falcão de Campos (2014), com o projecto do Museu do Dinheiro do Banco de Portugal; e Alberto Souza Oliveira (2016), através da reabilitação do Cine-Teatro Capitólio, foram os outros grandes vencedores deste prémio, no qual se atribuíram também menções honrosas para obras realizadas em cada um desses anos.

A nota dominante do conjunto de distinções desta vez atribuídas pelo Prémio Valmor – agora organizado em conjunto entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Trienal de Arquitectura de Lisboa – foi a do reconhecimento dos trabalhos realizados no campo da reabilitação, fosse em projectos de alteração ou de ampliação. Todos os quatro prémios principais tinham, aliás, essa característica, contando-se ainda quatro menções honrosas marcadas pela mesma. As construções novas arrecadaram as restantes cinco menções honrosas. Entre estas contam-se edifícios tão emblemáticos como o novo Museu Nacional dos Coches (2015), da autoria de Paulo Mendes da Rocha, MMBB+Bak Gordon e João Ferreira Nunes, ou Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT) (2016), de Amanda Levete.


A obra dos Terraços do Carmo, junto ao Convento do Carmo – projecto dos arquitectos Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira – foi encomendada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), tal como a de alteração e reabilitação do velho Cine-Teatro Capitólio, no que resta do antigo Parque Mayer. A autarquia da capital foi, assim, distinguida como promotora de dois projectos vencedores do Valmor, referentes aos dois últimos anos (2015 e 2016) – tendo ainda sido a dona da obra de alteração da Casa da Severa (2013), do arquitecto José Adrião, que mereceu uma menção honrosa. O promotor da obra vencedora do Valmor 2013, projecto de ampliação e nova cobertura da ETAR de Alcântara, foi a SimTejo. Já o da alteração do edifício da antiga Igreja de São Julião em Museu do Dinheiro (2014) foi o Banco de Portugal.

MAIS
ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Send this to a friend