Abre o Centro de Inovação da Mouraria, uma “incubadora de indústrias criativas”

por • 29 Maio, 2015 • Actualidade, Segunda ChamadaComentários (2)1423

Apresenta-se como um local propício à criação artística e empresarial, pretendendo também ser visto como mais um catalisador de energias a contribuir para o extenso programa de regeneração urbana em curso na Mouraria, desde o início desta década. Instalado numa antiga casa senhorial do século XV, o Centro de Inovação da Mouraria (CIM) – Creative Hub é inaugurado na tarde (15h) desta sexta-feira (29 de Maio), por Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), na Rua dos Lagares. Trata-se de um investimento de 2,5 milhões de euros.

 

Reclamando-se como “a primeira incubadora em Lisboa para as indústrias criativas e culturais”, o Mouraria Creative Hub terá meia-centena de postos de trabalho espalhados por 11 salas e diversos outros espaços, tendo como objectivo “acolher empreendedores na área da moda, media, design, música, gastronomia e ofícios manufaturados”, anuncia o comunicado de imprensa da (CML). O edifício, propriedade da câmara, foi completamente remodelado para acolher as novas valências, tal como estava previsto no Programa de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria (PDCM).

 

Em Março passado, já depois de concluídas as obras de reabilitação do antigo palácio, conhecido também como Quarteirão dos Lagares, veio a público o descontentamento de alguns agentes sociais que trabalham no bairro da Mouraria – entre eles a Associação Renovar a Mouraria – com o que consideravam ser o desvirtuar dos objectivos iniciais do projecto do CIM – os quais fundamentavam a proposta vencedora do Orçamento Participativo 2012. Temiam a transformação “num mero imóvel empresarial” daquele que, desde a primeira hora, era suposto ser um equipamento estratégico no processo de revitalização urbana daquela área da cidade. Na altura, a CML considerou infundados tais receios, assegurando que o CIM será “uma alavanca importante da dinamização social e económica da Mouraria”.

 

Texto: Samuel Alemão

 

Pin It

Textos Relacionados

2 Responses to Abre o Centro de Inovação da Mouraria, uma “incubadora de indústrias criativas”

  1. Tuga News Tuga News diz:

    [O Corvo] Abre o Centro de Inovação da Mouraria, uma “incubadora de indústrias criativas” http://t.co/FwzC8ZRpcT

  2. Tucunaré Tucunaré diz:

    Abre o Centro de Inovação da Mouraria, uma “incubadora de indústrias criativas” http://t.co/R90zB7jPEL