Vereador diz não haver turistas a mais em Lisboa, mas pede “reflexão profunda”

ACTUALIDADE
Samuel Alemão

Texto

DR

Fotografia

URBANISMO

Cidade de Lisboa

22 Julho, 2015

Manuel Salgado, vereador com os pelouros de Planeamento, Urbanismo, Reabilitação Urbana e Espaço Público da Câmara Municipal de Lisboa (CML), acha que é necessário ter cautela nas críticas que estão a ser feitas ao impacto do turismo na capital portuguesa. “É um tema que nos preocupa a todos e sobre o qual temos vindo a fazer uma reflexão. Mas temos que ter em conta a importância do turismo na base económica da cidade, tanto ao nível da criação de emprego, como na reabilitação do edificado”, disse o autarca, na tarde desta terça-feira (21 de Julho), ante a Assembleia Municipal de Lisboa, depois de interpelado sobre o assunto por Vasco Morgado (PSD),  presidente da Junta de Freguesia de Santo António, no período de perguntas à CML.

 

Reconhecendo os problemas criados pela crescente procura de Lisboa por parte dos turistas estrangeiros, o vereador alertou, todavia, para o facto de esta dinâmica ser muito importante para a cidade. Muito em particular, pelo valor acrescentado que representa. Mas negou responsabilidades da câmara municipal na proliferação desregrada de alojamentos turísticos. “Quando se discute a oferta de alojamento turístico, temos que distinguir entre a hotelaria, que é licenciada pelo município, e o ‘alojamento local’, que não é licenciado pelo município e que, nos últimos cinco anos, teve um enorme crescimento. São situações muito diferentes”, explicou o vereador.


 

Fazendo um distinção de responsabilidades, Salgado sublinhou que “há, nesta matéria, capacidades de intervenção muito diferentes entre o município e o Governo”. O autarca disse ainda que, também nos últimos cinco anos, se verificou um “crescimento exponencial do turismo, fruto do incremento dos cruzeiros e dos voos low cost”. “Se temos problemas, temo-los em áreas específicas, como Baixa-Chiado, bairros históricos, zona monumental de Belém e Parque das Nações. Temos que, de facto, fazer um reflexão profunda e tomar decisões no que diz respeito, essencialmente, à gestão do espaço público e não em relação ao licenciamento do alojamento”, afirmou.

 

Manuel Salgado deu depois, e como é costume neste género de debates, o exemplo de Barcelona para provar que não há turismo em excesso na capital portuguesa. Disse que a capital catalã tem 17,4 milhões de dormidas por ano, em contraste com os 8,4 milhões de dormidas de Lisboa. “Isto são números oficiais, a diferença é abissal. Aliás, Lisboa está no 16 lugar, abaixo de Dublin. Portanto, este números têm que ser vistos com muito cuidado. Este é um problema real, mas que temos que ver em todas as suas dimensões e não apenas no incómodo que, à primeira vista, possa criar”, afirmou Manuel Salgado.

 

O vereador considerou, por isso, que não se pode estabelecer uma relação directa entre o fenómeno da expansão turística e eventuais saídas de moradores dos bairros centrais de Lisboa para outras zonas – como havia sido sugerido pelo presidente da junta de Santo António . Manuel Salgado prometeu ainda a divulgação, até ao final do ano, do relatório sobre o impacto da actividade turística na cidade.

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend