Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas
É apenas uma recomendação à Câmara Municipal de Lisboa, mas pode ser um sinal do que aí vem. A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, na sua última sessão, realizada na terça-feira (23 de Fevereiro), uma recomendação à autarquia para “a criação de uma regra para que todos os estacionamentos pagos (empresas, centros comerciais, EMEL, etc) sejam obrigados a ter uma área para estacionamento de bicicletas correspondente a 10% do número de vagas de estacionamento”.
Esta sugestão faz parte de um conjunto de quatro que formam uma recomendação apresentada na AML pelo partido Pessoas Animais Natureza (PAN) sob o lema “mais estacionamentos para bicicletas em Lisboa”. O ponto em questão e que pretende alocar um décimo dos lugares de parqueamento às bicicletas – e que foi aprovado com os votos favoráveis de PAN, PS, PCP, BE e CDS – fala na intenção de se ajustar a oferta existente “à medida das necessidades reais observadas no terreno. E concretiza: “Se o estacionamento tem 500 vagas de carros, seria obrigado a ter 50 vagas para bicicletas”.
A proposta do PAN – que nasce da constatação de que, “neste momento, a oferta de estacionamentos para bicicletas em Lisboa, capital do país, é fraca” – acabou por ser também aprovada nos restantes três pontos, apesar de os mesmos terem sido votados individualmente. O primeiro deles solicita a criação de lugares de estacionamento seguros junto dos principais terminais de transportes, “onde as pessoas possam deixar a bicicleta durante a noite, sendo estes estacionamentos preferencialmente cobertos”. Os outros dois pontos da recomendação pedem à câmara a criação de lugares para as bicicletas em todos os jardins públicos e à entrada de todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados.