Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas

por • 25 Fevereiro, 2016 • Actualidade, SlideshowComentários (10)905

É apenas uma recomendação à Câmara Municipal de Lisboa, mas pode ser um sinal do que aí vem. A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, na sua última sessão, realizada na terça-feira (23 de Fevereiro), uma recomendação à autarquia para “a criação de uma regra para que todos os estacionamentos pagos (empresas, centros comerciais, EMEL, etc) sejam obrigados a ter uma área para estacionamento de bicicletas correspondente a 10% do número de vagas de estacionamento”.

 

Esta sugestão faz parte de um conjunto de quatro que formam uma recomendação apresentada na AML pelo partido Pessoas Animais Natureza (PAN) sob o lema “mais estacionamentos para bicicletas em Lisboa”. O ponto em questão e que pretende alocar um décimo dos lugares de parqueamento às bicicletas – e que foi aprovado com os votos favoráveis de PAN, PS, PCP, BE e CDS – fala na intenção de se ajustar a oferta existente “à medida das necessidades reais observadas no terreno. E concretiza: “Se o estacionamento tem 500 vagas de carros, seria obrigado a ter 50 vagas para bicicletas”.

 

A proposta do PAN – que nasce da constatação de que, “neste momento, a oferta de estacionamentos para bicicletas em Lisboa, capital do país, é fraca” – acabou por ser também aprovada nos restantes três pontos, apesar de os mesmos terem sido votados individualmente. O primeiro deles solicita a criação de lugares de estacionamento seguros junto dos principais terminais de transportes, “onde as pessoas possam deixar a bicicleta durante a noite, sendo estes estacionamentos preferencialmente cobertos”. Os outros dois pontos da recomendação pedem à câmara a criação de lugares para as bicicletas em todos os jardins públicos e à entrada de todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados.

 

Texto: Samuel Alemão

 

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10 Responses to Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas

  1. Isto seria tão bom! Quantas vezes não vou de bicicleta porque não há estacionamento seguro? De dia, num sítio movimentado com um bom cadeado, é possível, mas de noite, a probabilidade de acontecer algo menos bom é grande…

  2. Tuga News Tuga News diz:

    [O Corvo] Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas https://t.co/E9AwsW6fzv #lisboa

  3. “Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas”. https://t.co/FNNlxv7De2

  4. Gonçalo Peres diz:

    Comecem pelo Campus Justiça. Já ando a pedir estacionamentos adequados para bicicletas há 3 anos naquele espaço. Ainda ontem fui lá e deixei a bicicleta junto ao serviço onde ía (para a ver pelo vidro, mas sem incomodar a passagem). Apareceu um segurança e disse que não podia deixar ali, que tinha que deixar no “entorta rodas” (não usou esse termo). Eu disse-lhe que aquilo não era um estacionamento para bicicletas, é muito baixo e não consigo prender o cadeado em U ao quadro. Disse que a deixava ali mesmo, que já tinha reclamado várias vezes, que estão a ignorar uma recomendação da Assembleia da República de 2012, que chamasse a polícia e fizesse o seu papel, que eu faria o meu de protesto. E fui tratar dos meus assuntos. Um edifício de atendimento público onde gastaram milhões em estacionamento automóvel e 80 euros num entorta rodas. Esperteza saloia e retrógada.

  5. José Fernandes diz:

    Portanto se numa zona residencial houver 200 lugares, 20 serão para bicicletas… É isso? Faz sentido.

    • João Ferreira diz:

      Está enganado, se houver 200 lugares para carros, então há lugar para 198 carros e 20 bicicletas.

      No lugar dum carro cabem 10 bicicletas.

    • João diz:

      20 lugares de bicicleta que corresponde a 2 lugares automóveis. Em termos de espaço falamos cerca de 1%.

  6. Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas https://t.co/plGAH03Bb7