Ruas da Alfândega e do Arsenal vão ser renovadas e ter mais espaço para peões

por • 28 Dezembro, 2015 • Actualidade, Segunda ChamadaComentários (7)1143

Neste momento, são dois arruamentos onde a passagem a pé, de transportes públicos ou de automóvel se assemelha mais a um castigo, tal a dificuldade de que normalmente se reveste a circulação nestas ligações à parte norte do Terreiro do Paço. Mas as ruas da Alfândega e do Arsenal, quase sempre congestionadas e com escasso espaço para a passagem dos peões – os quais se sujeitam a altos níveis de poluição provocados pelas longas filas de trânsito automóvel -, deverão, em breve, conhecer uma profunda alteração. Isto porque serão repavimentadas e vão ter os passeios alargados.

 

A empreitada de requalificação destas duas ruas, que começará a ser realizada no início de 2016 e tem um custo total estimado de 1,4 milhões de euros, integra-se na grande operação de requalificação e reabilitação urbana feita pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito da intervenção da frente ribeirinha da Baixa Pombalina da extinta Sociedade Frente Tejo. Um projecto ambicioso, que pretende conferir uma nova cara aquela zona central da cidade, integrando ainda os trabalhos de renovação do Campo das Cebolas, do Cais do Sodré e do Corpo Santo, agora iniciados e que deverão estar terminados no início de 2017. Da mesma intervenção faz parte a reabilitação da Ribeira das Naus, inaugurada em 2013.

 

Nas obras que deverão agora ser realizadas nas ruas da Alfândega e do Arsenal – possíveis, tais como as restantes da frente ribeirinha, após a responsabilidade pela sua realização ter sido transferida para a autarquia através do protocolo celebrado entre o Estado e o Município de Lisboa, em 2011 -, haverá lugar, de acordo com os serviços camarários, “ao reperfilamento dos dois arruamentos existentes, mantendo as suas características funcionais mais relevantes, com o objectivo de alargamento dos passeios, o reajustamento das faixas de circulação viária, a redefinição das áreas de paragem de veículos, especificamente orientadas para as cargas/descargas e a repavimentação dos espaços de circulação pedonal e viária”.

 

Texto: Samuel Alemão

 

Pin It

Textos Relacionados

7 Responses to Ruas da Alfândega e do Arsenal vão ser renovadas e ter mais espaço para peões

  1. Tuga News Tuga News diz:

    [O Corvo] Ruas da Alfândega e do Arsenal vão ser renovadas e ter mais espaço para peões https://t.co/UMGZuuxdks #lisboa

  2. ‘…a repavimentação dos espaços de circulação pedonal e viária”. Ou como quem diz ‘Lá vai mais um pouco da calçada portuguesa à vida’.

  3. porque é que não publicam os projectos, plantas etc…?

  4. Acho muito bem! Deviam ser era só para peões.

  5. CR35 diz:

    Concordo que a rua do Arsenal devia ser pedonal e o trânsito só para transportes públicos,mas depois iria congestionar outras ruas e avenidas da cidade, ou então pensem bem antes de fazerem quaisquer obras .

  6. Pedro Vaz diz:

    Esta autarquia anda sem rei nem rock, este vereador é sem dúvida o pior dos últimos 16 anos,só quem não conhece a situação da cidade continua a fechar ruas, a suprimir faixas psra os transportes públicos e a criar passeios com 10 metros de largura para ninguém lá andar.
    Estas ruas tornaram se congestionadas a partir do momento em que a autarquia passou a encerrar a Ribeira das Naus quando quer e lhe apetece.
    Concordo que as mesmas sejam arranjadas e de uso exclusivo de transportes públicos.