IMG_3668

Referendo ditou substituição da calçada por piso liso na zona antiga de Campolide

por • 6 Março, 2015 • Actualidade, Segunda ChamadaComentários (22)1963

Os moradores da área mais antiga de Campolide decidiram, através de um referendo, realizado durante quarta e quinta-feira (4 e 5 de Março), a substituição do revestimento dos passeios em tradicional calçada de vidraço por “piso contínuo” ou liso. O resultado final da consulta popular organizada pela Junta de Freguesia de Campolide, conhecido na manhã desta sexta-feira, é o da escolha daquele material por parte de 61,5% dos 349 votantes que se apresentaram nas urnas. Uma participação a rondar os 15%, sem abstenções e apenas com um voto nulo. “Uma vitória da participação cívica e democrática”, considera André Couto (PS), o presidente da junta.

 

“O balanço que fazemos deste processo não poderia ser melhor. Percebemos que as pessoas sentem que esta é uma forma mais eficiente e eficaz de participação cívica e democrática. Do contacto que tivemos com a população, ficamos a perceber que ela vê isto como uma forma mais eficaz de resolver os seus problemas do que através de outros meios”, diz ao Corvo o presidente da junta, lembrando que esta não é a primeira vez que os residentes de Campolide são chamados a decidir directamente sobre assuntos da sua freguesia. Já em Julho de 2012, houve um referendo que ditou a construção de um jardim num baldio, em detrimento de um estacionamento.

 

Agora que a decisão foi tomada, a junta vai dar seguimento ao projecto, que, segundo André Couto, “já está muito adiantado” e arrancar com o obrigatório procedimento de contratação pública. “Seguramente, até ao final do ano, o projecto começará a ser implementado”, assegura o autarca, que sobre o material que passará a revestir os passeios em vez da calçada prefere esperar pela decisão dos especialistas. Lembrando que a área em questão é constituída por uma população muito envelhecida – a principal vítima de quedas em virtude das características da calçada -, André Couto explica que a substituição do pavimento em determinados lugares obedecerá a quatro parâmetros: índice de sinistralidade, inclinação, movimentação e desgaste.

 

Texto: Samuel Alemão

 

 

Pin It

Textos Relacionados

22 Responses to Referendo ditou substituição da calçada por piso liso na zona antiga de Campolide

  1. Pela forma como foi feita a pergunta, nunca diria.

  2. Tuga News Tuga News diz:

    [O Corvo] Referendo ditou substituição da calçada por piso liso na zona antiga de Campolide http://t.co/HdPdeDzf0i

    • O que diferencia Portugal de outras capitais européias é exatamente a calçada, principalmente em Lisboa. Que graça teria um mero cimento? O turismo não é relevante para a economia do país? Pensem bem nisto! ( sou brasileira com cidadania portuguesa)

  3. Uma pergunta nada tendenciosa! E não têm os restantes munícipes de LIsboa uma palavra a dizer sobre isto?

  4. Vai ficar mais suja e escura. Mas…

    • Rui Maciel diz:

      “Vai ficar mais suja e escura”

      E dar um ar ainda mais depressivo ao Bairro..

      Estou a pensar seriamente em mudar-me!

  5. Muito boa decisao. A calçada Portuguesa e muito bonita…mas e um dos maiores “fornecedores” dos Hospitais Ortopedicos. E os idosos que o digam, pois muitos ficam com sequelas gravissimas devido as quedas que dao, a conta da calçada Portuguesa. E a CML a boa maneira Portuguesa esta-se borrifando… Muito boa medida devia ser seguida em toda a cidade.

  6. Se os outros munícipes lisboetas passarem pela zona, por que não opinarem sobre a questão? Agora se não passam…

  7. jjl diz:

    350 / 13500 = 2,6% de participação…

  8. Chiça, 1pergunta destas não “passava” no TC…

  9. a calçada é um piso que pode ser muito perigoso

  10. Finalmente, será que estamos a acordar para a completa falta de praticabilidade da calçada portuguesa? Esperemos que sim.

  11. Com essa pergunta completamente tendenciosa

  12. Que raio de perguntas são estas? Quem terão sido as luminárias? E quantos votaram? Acho muito bem…. arranquem tudo. Ponham cimento em toda a cidade. Arranquem as árvores e tapem os jardins. Façam de todas as praças o mesmo que fizeram ao terreiro do paço. Viva o cimento…. Assim no Verão ficam todos dentro de casa para não assarem. Afinal a cidade pode sobreviver muito bem sem turismo! Aquele que vem ver a calçada portuguesa feita de cimento…. O povo tem mesmo aquilo que merece

  13. A calçada só é perigosa quando não há manutenção. É, por isso fácil de se condenar. Para tornar a calçada impopular por razōes de segurança é simples: basta não ter calceteiros que garantam a manutenção dos pavimentos.

  14. Cada vez mais parecidos com todos os outros europeus! Muito triste! O problema não é o tipo de calçada que além do mais é permeável à água e que transforma as cidades em locais mais sustentáveis mas sim a falta de manutenção dela! Mais uma vez é a saída mais simples, cortar o mal pela raiz!

  15. A incompetência disfarçada de pseudo-reforço democrático.

  16. pmmsanches diz:

    O grande problema da calçada portuguesa é só um:

    http://www.passeiolivre.org/2014/02/a-falsa-questao-da-calcada-portuguesa.html

  17. José diz:

    Qual é a cidade, que quer forrar todo o piso com pedritas tão pequenas?
    Dificil manutenção, e dificil limpeza e muito perigo.

    Já é tempo de mudar, no centro de Lisboa, calçada artistica, tudo bem, mas muita manutenção(não ás pedras da calçada solta).