Vai nascer uma nova praça, com jardim, em frente ao Cemitério do Alto de São João

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Samuel Alemão

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URBANISMO

Penha de França

14 Junho, 2017


Uma nova área de convivência e estadia, mais amiga dos peões e das bicicletas, bem como maiores espaços verdes. De forma resumida, pode definir-se assim a fórmula que, à imagem do que tem acontecido nas intervenções feitas noutras zonas da cidade, no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro, será aplicada na Parada do Alto de São João, na Penha de França. A intervenção proposta pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), e cujos planos foram dados a conhecer à população na semana passada, apenas deverá arrancar após 2017.

Mas as imagens agora divulgadas deixam adivinhar, desde já, uma revolução no espaço público numa área que, até agora, tem funcionado sobretudo como um grande parque de estacionamento em frente ao Cemitério do Alto de São João. Quando a intervenção estiver concluída, os automóveis deixarão de ser os principais protagonistas do que se pretende venha a ser uma nova centralidade naquela área da cidade. E isto, garante o estudo que sustenta o projecto de requalificação avançado pela autarquia, sem reduzir o número de lugares de estacionamento. Na verdade, até deverão aumentar um pouco.

Vai nascer uma nova praça, com jardim, em frente ao Cemitério do Alto de São João

Ao alargamento dos passeios, à introdução de mais vegetação e ao aumento dos espaços verdes, com mais sombras no espaço público, juntar-se-á o ordenamento da circulação e do parqueamento automóvel – passando este a ser efectuado em dois anéis daquela praça, um interior e outro exterior, que oferecerão 234 lugares, por oposição aos actuais 217. A construção de um silo automóvel estará também a ser considerada. A grande mudança promovida por este obra – que custará 800 mil euros e durará seis meses a executar – sucederá, porém, no centro da semi-circunferência pensada para ser um local de desfiles militares – o que, aliás, justifica a sua toponímia, Parada do Alto de São João.

Sem extinguir a possibilidade de tal uso, nascerá ali uma ampla área de circulação pedonal e estadia, à qual será conferida maior atractividade através da instalação de um quiosque de comidas e bebidas. Ao lado, haverá ainda lugar para um parque infantil. Para além disso, e com objectivo de promover a ligação pedonal entre a parada e o cemitério e também a acalmia de trânsito, suprimir-se-á uma das faixas de rodagem, no sentido Rua Morais Soares-Avenida Afonso III. Sobrará aí uma faixa dedicada aos transportes públicos, passando a restante circulação a ser feita em torno do largo. Como noutros locais sujeitos a intervenções similares, optar-se-á pela construção de passeios rebaixados, com pavimentos mais suaves ao andar e passadeiras mais amplas.

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