2015-06-29 11.24.16

Mau estado do espaço público junto ao Terreiro do Paço causa ferimentos a turista

por • 30 Junho, 2015 • Reportagem, Segunda ChamadaComentários (19)610

Que Lisboa não está preparada para acolher sempre bem os seus moradores e visitantes, ficou a saber esta segunda-feira (19 de Junho) uma turista brasileira que se preparava para apanhar o Yellow Boat para um passeio que, dizia a publicidade, iria “proporcionar-lhe uma viagem inesquecível pelo Rio Tejo”. O passeio de sonho não chegou a fazê-lo, porém, porque acabou por ir parar ao hospital. Ao atravessar a Avenida Infante Dom Henrique, junto ao Terreiro do Paço, rumo às partidas do barco, a turista tropeçou numa grade, mal colocada sobre uma calha de escoamento de águas pluviais, e caiu.

 

A queda provocada pelo inesperado obstáculo no chão foi bastante forte. Tal como o encontro com o pavimento, deixando a mulher combalida e a sangrar em vários pontos do corpo, sobretudo a cara, que foi a zona mais afectada, além de um ombro e dos joelhos.

 

Várias pessoas se apressaram a tentar ajudar, chamando uma ambulância, dado que o estado da senhora inspirava alguns cuidados, apesar de esta se manter lúcida e consciente. Levantada do chão, rapidamente percebeu que não se aguentava em pé. Por isso, permaneceu sentada no chão, encostada a um quiosque da Olá, onde, sob um calor intenso, aguardou durante meia-hora a chegada do socorro. Um tempo que lhe terá parecido infindável, uma vez que estava em sofrimento.

 

A PSP, que rondava aquela zona, acabou por intervir, tendo um dos agentes solicitado também o socorro que estava a tardar. E foi uma ambulância dos Bombeiros Lisbonenses que, enfim, transportou a turista ao hospital, num momento em que o marido da senhora acidentada se preparava já para chamar um táxi.

 

2015-06-29 11.26.02

 

 

“Isto acontece todas as semanas aqui. E tanto caem turistas, como portugueses”, lamentava um comerciante que tem também um quiosque na zona e que foi uma das pessoas que, de imediato, procurou socorro, ligando para o INEM.

 

No espaço de meia-hora, além da queda da turista brasileira, O Corvo testemunhou uma outra situação de perigo, em que outra turista tropeçou ao atravessar a avenida no mesmo local. Desta feita, com menos estragos, já que conseguiu equilibrar-se no ar e não chegou a cair ao chão.

 

2015-06-29 11.56.17

 

 

“A junta de freguesia [de Santa Maria Maior] já cá andou a colocar estas grades sobre as calhas, mas o arranjo não durou quase nada, até porque há carros que passam aqui e isto fica logo tudo fora do sítio, o que faz com que as pessoas tropecem e caiam”, acrescentava um outro popular.

 

O Corvo contactou a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, onde uma funcionária do atendimento disse já ter ouvido falar do problema, através de um munícipe que anteriormente contactara a autarquia local.

 

“Isso é connosco e está em estudo reparar a parte que está estragada”, disse a funcionária, remetendo mais esclarecimentos para o pelouro de Ambiente Urbano da junta. Mas nem desse departamento chegou, durante o dia de ontem, qualquer esclarecimento, nem do presidente da junta de freguesia, Miguel Coelho, junto de quem o Corvo tentou obter uma reacção.

 

Texto: Fernanda Ribeiro

 

Pin It

Textos Relacionados

19 Responses to Mau estado do espaço público junto ao Terreiro do Paço causa ferimentos a turista

  1. Este relato é um must de ingenuidade e embirração. é claro que está errado o espaço estar assim, mas as pessoas andam a olhar par aonde quando caem?

  2. Tuga News Tuga News diz:

    [O Corvo] Mau estado do espaço público junto ao Terreiro do Paço causa ferimentos a turista http://t.co/fvmk7hrOlu

  3. Quanto tempo demorará o estudo? Temos eleições à vista senhores da Junta

  4. É uma vergonha que este largo passeio, num dos espaços mais nobres da cidade, seja um parque de estacionamento com a conivência das autoridades. É ridículo que a certas horas sair do metro pelo lado do Campo das Cebolas seja como atravessar um labirinto. É triste e para mim configura uma situação de vandalismo.

  5. O anterior presidente da Camara, nao é o mesmo que é candidato a primeiro ministro??
    Ah ok…. Bastante competente portanto…

  6. Como morador em Lisboa e Lisboeta , digo É UMA VERGONHA esta governação Socialista ! PONTO!

  7. claro que esta governação actual não-socialista é ainda melhor…Ponto

    • Beatriz de Mota diz:

      Oh amigos… isto não se trata de uma questão política. Estou farto de ver sempre temas de pouca importância serem levados para a política. De facto os portugueses gostam mesmo de “futebol”.

  8. Pedro Pinto diz:

    Pela descrição dos ferimentos pensei que a turista em causa tivesse sido atropelada contra o passeio. Mas pelas imagens pareceu-me bastante bem tendo em conta a descrição feita.

    Relativamente ao piso, vê-se que está num estado lamentável. Mas se foi alvo de arranjo significa que algo se fez. Agora não podemos é esperar que todos os digas lá coloquem protecções novas.

    E sim, ver onde pomos os pés evitas situações deste estilo. Duvido que a senhora se for até ao cais das colunas só para de caminhar quando sentir os pés molhados. A lógica aqui é a mesma: há que ter atenção.

  9. Será, que em vez de um turista,fosse,o comum dos mortais, portugueses, este acidente,seria notícia??? Não acredito…..

  10. Jay Gomes Jay Gomes diz:

    A Junta de Freguesia De Sta Maria a Maior (Chiado, Baixa, Alfama, Mouraria e Castelo) está entregue à pior corja de bandidos que já passou pela baixa pombalina em 20 anos de residência, neste local de prestigio historico e com a conivência da CML. A estratégia é delapidar o património imobiliário para dar lugar à hotelaria de propriedade estrangeira(principalmente alemã francesa e chinesa, (viva os goldvisa?)), Existe uma guerra aberta com os moradores para saírem e darem lugar à venda dos predios, como aconteceu com o centro de dia! como está acontecer com a escola para as crianças na S Joao da Praca (há 1 ano que a directora da escola aguarda reunião com o presidente da junta para arranjar solução), etc, etc
    Há quem se queixe de um Coelho, pois eu infelizmente tenho mais dois coelhos na Junta de Freguesia onde resido, que criminosamente possuem uma estrategia para delapidar o patrimonio cultural e populacional. Favores aos amigos e aos restaurantes de funconarios da junta, não desenvolvendo economicamente a junta nem sequer pensam numa estrategia comercial e ou turistica. Com festas é que aparecem na TV.
    Até a equipa de manutenção de rua contratada pela Junta de Freguesia andou à pancada na rua com garrafas, como se verificou na rua s joao da raça a semana passada; andam em bando a provocar e intimidar. Não me espanta porque quem os contratou também não é sério. É a pior Junta de Freguesia que já vi ! Vai destruir um patrimonio cultural e vender o imobiliario a quem der mais!

  11. José diz:

    QUE VERGONHA PARA A CIDADE DE LISBOA, e para o pais também.

  12. José diz:

    Senhora Helena Valente, que triste observação.

  13. É uma vergonha, anos e anos, cimento em vez de calçada Portuguesa.
    A praça do terreiro do páço está a desfazer-se em areia e pedrinhas.
    O terreiro do páço continua por acabar. Já passaram demasiados anos.
    Que andou a fazer o SR Antonio Costa? a sonhar em ser primeiro ministro e a passar a perna ao Seguro. Onde estão os chafarizes? Temos sede.
    O terreiro do páço é realmente uma vergonha.

    Fizeram um espécie de caminho de bicicletas em pedra, como se fosse bom para bicicletas, e coclocaram uns prumos a dividir da estrada em cruz, com arestas cortantes,, e eu pergunto se um turista cai para cima destes ferros no passeio marítimo novo junto ao cais das naus e caravelas. Esse bate com a cabeçanisto, e uma criança de bicicleta ou um adulto ou um turista que alugou bicicleta para passar um bom bocado… ou um motociclista que vai nas estrada, por entre solavancos das ditas pedras e cai ou despista-se embatendo neste prumos horríveis en ferro x…

    So vejo parvoíces,,,,,mas que raio de gente, ferros em x num caminho de bicicletas?????? ou é um caminho para burros…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>