SOS Calçada: nos Olivais, cuidar da calçada depende de todos os cidadãos

ACTUALIDADE
Pedro Arede

Texto

URBANISMO

Olivais

21 Março, 2016

A ideia é simples e pretende zelar pelo bem-estar da calçada portuguesa e da mobilidade daqueles que diariamente a pisam. Pelo menos nos Olivais. Isto porque, desde 1 de Fevereiro, a Junta de Freguesia dos Olivais passou a disponibilizar uma linha telefónica, através da qual é possível reportar problemas existentes neste tipo de pavimento.

A linha de atendimento “SOS Calçada”, exclusivamente para uso dos habitantes dos Olivais, permite reportar qualquer anomalia verificada nos passeios – como, por exemplo, descalcetamentos -, com garantia de intervenção, no prazo máximo de 15 dias úteis, após a identificação do problema.

Para que isso aconteça, basta ligar para o número 914 828 978 – entre as 9h30 e as 17h30 dos dias úteis -, indicar o local do problema e responder às questões colocadas pelo funcionário, do outro lado da linha. Após a chamada, a notificação é encaminhada directamente para as brigadas operacionais no terreno, que darão seguimento à respectiva reparação.


Mais do que uma simples ferramenta de conservação do bom estado da calçada na freguesia dos Olivais, o serviço pretende também promover a participação activa dos seus residentes, que passam assim a partilhar a responsabilidade de cuidar do chão que pisam todos os dias.

O Corvo contactou a Junta de Freguesia dos Olivais, por diversas ocasiões, com a finalidade de apurar, entre outros temas, qual tem sido o nível de adesão ao novo serviço, qual a área total de calçada reparada até à data e que novas iniciativas do género se encontram a ser preparadas pela autarquia, para o ano de 2016. Contudo, até ao momento, ainda não obteve resposta para nenhuma das questões colocadas.

O serviço “SOS Calçada” tem o custo de uma chamada normal e está disponível das 9h30 às 17h30, através do seguinte contacto telefónico: 914 828 978

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend