Olhares sobre a cidade – VII (Último dia da livraria Sá da Costa)

REPORTAGEM
Carla Rosado (Fotografia)

Fotografia

CULTURA

Cidade de Lisboa
Santa Maria Maior

21 Julho, 2013

Com a apresentação do “Manifesto contra o desastroso encerramento das livrarias da Cidade  de Lisboa no centenário da Livraria Sá da Costa”, foi ontem concluído o último capítulo de mais uma livraria histórica da zona central da cidade. A declaração da insolvência pelo Tribunal de Comércio de Lisboa, esta semana, ditou o desfecho aparentemente irrevogável do estabelecimento situado no Chiado, fundado em 1913 e que se mudou para as actuais instalações trinta anos depois. Foi o epílogo de um processo aberto há três anos e, em paralelo, também da luta dos cinco livreiros que tentaram manter a livraria aberta. Não conseguiram. Foram eles quem redigiu o manifesto ontem apresentado. Nele, os livreiros afirmam que o fecho da Sá da Costa é um “sinal  dos tempos – bem paradigmáticos desta apagada e vil tristeza em que o país, e nós com ele, nos encontramos mergulhados”. A zona do Chiado e a sua histórica envolvência têm sido “palco de uma razia, de devastação”, dizem.

 

 

CR_LivrariaSaCosta 009 20713


CR_LivrariaSaCosta 007 20713

CR_LivrariaSaCosta 006 20713

CR_LivrariaSaCosta 005 20713

CR_LivrariaSaCosta 002 20713

CR_LivrariaSaCosta 003 20713

CR_LivrariaSaCosta 001 20713

MAIS REPORTAGEM

Reportagem

Não foram encontrados artigos.

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend