Racional da Edição 2017
A criação do Prémio Internacional Fernando Gil em Filosofia da Ciência foi anunciada pelo Governo português na ocasião do seu falecimento, no intuito de homenagear o seu trabalho e memória (1937-2006).
O intuito do Prémio é distinguir um trabalho de qualidade excepcional no domínio da Filosofia da Ciência, considerando quer problemas epistemológicos gerais quer problemas relativos a áreas científicas específicas. O prémio da edição de 2015 foi atribuído a Michael Friedman, Diretor do Centro Patrick Suppes para a História e a Filosofia da Ciência, e Professor de Filosofia da Universidade de Stanford.
É solicitado ao autor premiado que profira uma palestra original pública que será publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian e que conduza um programa especializado de seminários para estudantes e investigadores em Lisboa na ocasião da cerimónia de entrega do Prémio.
As obras nomeadas serão avaliadas pelo Júri durante o ano de 2017. A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá em Março de 2018.
Promotores
O Prémio é anunciado como uma iniciativa conjunta do Governo português, representado pela FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e daFundação Calouste Gulbenkian (FCG).
O Prémio Internacional Fernando Gil, inicialmente atribuído anualmente (2010 e 2011), é presentemente atribuído de dois em dois anos, em Lisboa.
A quantia a ser paga ao laureado será de 75.000,00 € (setenta e cinco mil euros).
Nomeações
Só serão tomados em consideração trabalhos de autor único, de qualquer nacionalidade ou afiliação profissional, publicados durante os cinco anos anteriores (2012-2016).
Nomeações para o Prémio Internacional Fernando Gil 2017 devem ser enviadas para premio-filosofia@fernando-gil.org.pt.
As nomeações deverão ser remetidas entre 1 de setembro a 15 de dezembro de 2016 e deverão incluir os seguintes elementos:
- O registo bibliográfico completo da obra nomeada;
- Uma revisão crítica da obra nomeada para o prémio dando ênfase aos elementos considerados mais relevantes para atribuição do prémio (500 palavras);
- Um breve comentário sobre a biografia do autor (500 palavras);
- O endereço de e-mail do autor nomeado.
Nomeações do próprio autor não serão aceites.
Os autores serão contatados pela FCT no sentido de facultarem um exemplar em papel e em PDF da obra nomeada para efeitos de apreciação por parte do Júri.
Os elementos acima indicados são condição de aceitação das nomeações.
Membros do Júri
- Per Aage Brandt, Case Western Reserve University.
- Marcelo Dascal, Tel Aviv University.
- François Duchesneau, Université de Montréal
- Donald Gillies, University College, London.
- Giulio Giorello, Università degli Studi di Milano.
- Peter Machamer, University of Pittsburg.
- Manuel Silvério Marques, Centro de Filosofia, Universidade de Lisboa.
- Maria Filomena Molder, Departamento de Filosofia, Universidade Nova de Lisboa.
- Frédéric Nef, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris.
- Jean Petitot, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris.
- Ricardo Lopes Coelho, Faculdade de Ciência, Universidade de Lisboa.
- Olivier Darrigol, CNRS/Université Denis Diderot.