Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Concurso Estímulo ao Emprego Científico - Institucional 2018

Implementação pelas instituições

Ponto de Situação CEEC Institucional 2018

Informação atualizada a 5 de setembro de 2022

  • 52 instituições ou redes de instituições com posições atribuídas;
  • 52 contratos-programa celebrados;
  • 412 contratos atribuídos:
    - 230 posições de carreira;
    - 182 posições a termo resolutivo ou termo certo;
  • 394 contratos de trabalho submetidos.

Veja a lista de contratos previstos nas instituições.

O concurso Estímulo ao Emprego Científico – Institucional tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de atividades de I&D, consagrando e estimulando a contratação de investigadores doutorados por instituições científicas através de concursos dirigidos a essas instituições ou a redes por elas constituídas. Apoia planos de Emprego Científico e Desenvolvimento de Carreiras Científicas por Instituições de Ensino Superior, Laboratórios de Estado e outras instituições científicas, públicas ou privadas.

Pretende-se apoiar, aprofundar e especializar o exercício de atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e de gestão e comunicação em C&T, orientadas para o desempenho de missões e desafios científicos enquadrados na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030. Pretende-se, ainda, estimular o emprego científico, através da contratação de investigadores doutorados para o exercício de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito dos contextos institucionais que caracterizam o sistema científico e tecnológico nacional (STCN), incluindo cooperação institucional em rede, assim como reforçar as condições para a inovação e o aumento da competitividade do tecido produtivo, social e cultural.

As candidaturas devem assegurar a garantia de rejuvenescimento e de reforço de carreiras da Instituição contratante, e a articulação com a unidade de I&D associada.