Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
A ERA-NET E-Rare-3 foi um projeto que pretendeu alargar e fortalecer a cooperação transnacional entre organizações de financiamento de investigação em doenças raras, que decorreu entre 2014 e 2020. Tendo por base as experiências e resultados dos programas anteriores E-Rare e E-Rare-2, constituiu um modelo internacional para a implementação de Concursos Transnacionais Conjuntos. O consórcio foi formado por 26 organizações de 17 países Europeus, Associados e não Europeus. A sua dimensão internacional traduziu-se numa colaboração próxima com o Consórcio Internacional para as Doenças Raras IRDiRC e outras iniciativas europeias e internacionais.
As três ERA-NETs E-Rare, E-Rare-2 e E-Rare-3 implementaram com sucesso, desde 2006, um total de 10 Concursos Transnacionais Conjuntos para apoio a investigação em doenças raras. Este esforço tem agora continuidade com o Programa Europeu Conjunto para as Doenças Raras (EJP RD), estabelecido para fornecer ajuda adicional na coordenação dos esforços dos países Europeus, Associados e de fora da Europa na investigação em doenças raras e implementar os objetivos do Consórcio Internacional para as Doenças Raras (IRDiRC).
Esta iniciativa recebeu financiamento do programa para a investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção N° 643578.