Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D, vai realizar uma completa reavaliação e acreditação internacional de todas as unidades de investigação com vista à sua melhor organização, à supressão de unidades de qualidade insuficiente e ao reforço de massas críticas por agregação de unidades em instituições de investigação integradas, com direcção científica única. Trata-se de um processo de revisão da rede de instituições científicas de modo a garantir a fiabilidade e qualidade do sistema científico nacional, segundo padrões internacionais. Embora mantendo na avaliação das unidades as normas estabilizadas em Portugal desde há uma década no que respeita a transparência, divulgação pública das decisões, garantia de recurso e classificação em escalões comparáveis, acentuar-se-ão na avaliação de 2007 os mecanismos de selectividade e concentração de recursos. Em paralelo a FCT irá lançar iniciativas de estímulo a novas formas de associação de capacidades e programas entre instituições de I&D e entre estas e outras entidades. Trata-se pois de uma oportunidade para a renovação do sistema de unidades de I&D e para a criação de novas formas de organização.
A avaliação das unidades cabe a painéis independentes, constituídos por domínios científicos, em que participam cientistas de instituições estrangeiras. O processo de avaliação é baseado nos seguintes critérios:
Como resultado da avaliação, as Unidades serão classificadas como: Excelente (Excellent), Muito Bom (Very Good), Bom (Good), Regular (Fair) ou Fraco (Poor). Só as Unidades classificadas como Excelente, Muito Bom ou Bom beneficiarão de Financiamento Plurianual, para as quais o respectivo financiamento plurianual de base será diferenciado.
O processo de avaliação envolve:
Registo da Unidade perante a FCT, sendo possível:
Entrega do Relatório de Actividades:
Submissão pelo coordenador das unidades de um Relatório de Actividades referente ao último quadriénio (2003-2006), incluindo um Plano de Actividades para o período de 2007-2010. Os relatórios serão apresentados em Inglês e organizados em duas partes, contendo em geral informação sucinta e resumida:
*Um Grupo de investigação reporta a uma linha de acção, uma divisão, um laboratório ou qualquer outra forma de organização da Unidade. É esperado que os Grupos de Investigação sejam compostos por conjuntos de doutorados que partilham interesses e desenvolvem projectos com objectivos comuns. Um dos doutorados será designado como Investigador Responsável.
Avaliação dos relatórios, visitas e classificação global da Unidade:
Os painéis de avaliação realizarão uma análise preliminar dos relatórios e realizarão posteriormente uma visita às unidades, podendo ainda promover encontros com responsáveis e investigadores. Após as visitas, os painéis de avaliação procederão à classificação das unidades e à elaboração de um parecer fundamentado contendo informação pormenorizada sobre o desempenho dos seus grupos. Como resultado de uma avaliação preliminar claramente insuficiente, o coordenador do painel pode determinar a não realização da visita ou do encontro com responsáveis ou investigadores, e proceder à classificação e elaboração de parecer fundamentado.
Divulgação dos resultados:
Após a conclusão das visitas e elaboração dos pareceres, os resultados serão transmitidos às Unidades para comentários e clarificações. As classificações finais das Unidades serão posteriormente publicadas, estando sujeitas a recurso hierárquico para uma Comissão de Revisão a formar entretanto pela FCT.
O regulamento do programa de financiamento plurianual a unidades de I&D será disponibilizado a partir do dia 16 de Abril de 2007 na Internet em: http://www.fct.mctes.pt/avaliacaounidades.
Os formulários para Registo das Unidades estarão disponíveis no dia 16 de Abril de 2007 na Internet em: http://www.fct.mctes.pt/avaliacaounidades.
A intenção de criação excepcional de novas unidades deverá ser manifestada até ao dia 15 de Maio de 2007 na Internet em: http://www.fct.mctes.pt/avaliacaounidades.
O Registo das Unidades a manter ou das novas Unidades deverá estar concluído até ao dia 15 de Junho de 2007 na Internet em: http://www.fct.mctes.pt/avaliacaounidades.
Os formulários para submissão dos Relatórios estarão disponíveis a partir do momento em que tenha completado o Registo da Unidade na Internet em: http://www.fct.mctes.pt/avaliacaounidades e deverão ser lacrados até às 24 horas do dia 15 de Julho de 2007.
Informações sobre o conteúdo dos formulários podem ser solicitadas pelo telefone 21 392 43 00 (10.00-12.30/14.30-17.00), ou através de coordavalunidades@fct.pt.
Informações sobre questões de carácter informático podem ser solicitadas pelo telefone 21 392 44 89 ou através de avalUnidadesID@fct.pt.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO
Av. D. Carlos I, 126 1249-074 Lisboa
Telefone: (+351) 21 392 43 00
Fax: (+351) 21 392 44 98
Email: coordavalunidades@fct.pt