Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
Ao VIII Concurso de Cooperação Bilateral entre Portugal e a China foram submetidas 27 candidaturas, das quais resultaram 10 projetos financiados.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Ministry of Science and Technology of China (MOST) informam que se encontra aberto concurso para o triénio 2016/2018, para o apoio à execução de projetos conjuntos de investigação, no âmbito do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre Portugal e a China (estabelecido em 1993).
Os organismos executores deste Acordo procederão à respetiva avaliação e seleção. Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente aos organismos executores dos dois países.
As áreas prioritárias estabelecidas entre as partes executoras são:
O financiamento destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projetos: despesas de viagem e estadia da equipa portuguesa na China.
A atribuição do financiamento para o 2º ano do projeto fica dependente do envio e aprovação de um relatório técnico/financeiro (disponível na página da Cooperação Bilateral da FCT), a enviar ao Departamento de Relações Internacionais, após a realização da missão referente ao primeiro ano do projeto.
A não inclusão de jovens investigadores na equipa tem caráter eliminatório (ver definições nas FAQ's). Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas.
As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao Departamento de Relações Internacionais da FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.
Para formalizar a candidatura enviar um e-mail até dia 29 de Fevereiro de 2016 com a seguinte documentação, em formato PDF:
Os candidatos chineses devem consultar o site do MOST.
Não se aceitam anexos à candidatura com excepção das declarações institucionais exigidas.
Critérios de avaliação: Mérito científico e qualidade da proposta; qualidade das equipas de investigação da proposta; relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa; adequação das missões de mobilidade ao programa proposto.
Seleção das propostas: As propostas consideradas elegíveis serão avaliadas por ambas as partes e posteriormente analisadas em reunião conjunta na Comissão Mista de Seleção, composta por elementos da FCT e do Ministry of Science and Technology of China (MOST), sendo apuradas para financiamento aquelas que forem objeto de acordo na conciliação de interesses entre as duas instituições.