Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
Concurso da cooperação bilateral, biénio 2019/2020 - 8 projetos financiados
A FCT e o Centre National pour la Recherche Scientifique et Technique (CNRST) informam que se encontra aberto concurso de 18 de junho a 31 de julho de 2018, para o biénio 2019/2020, visando o intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos comuns de investigação.
O financiamento destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projetos: despesas de viagem dos investigadores portugueses em Marrocos e estadia de investigadores marroquinos em Portugal. O montante previsto para cada projeto será no valor de 1.500,00€/ano. A não inclusão de jovens investigadores na equipa tem caráter eliminatório (ver definições nas FAQ's). Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas.
Os organismos executores deste Acordo procederão à respetiva avaliação e seleção. Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente aos organismos executores dos dois países.
A atribuição do subsídio para o 2º ano do projeto fica dependente do envio e aprovação de um relatório técnico/financeiro (ficheiro disponível na página da Cooperação Bilateral da FCT), a enviar ao DRI, até ao final do mês de Dezembro de 2019.
As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao DRI da FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.
Critérios de avaliação: Mérito científico e qualidade da proposta; qualidade das equipas de investigação da proposta; relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa; adequação das missões de mobilidade ao programa proposto.
Seleção das propostas: As propostas consideradas elegíveis serão avaliadas por ambas as Partes e posteriormente analisadas em reunião conjunta na Comissão Mista de seleção, composta por elementos da FCT e do CNRST, sendo apuradas para financiamento aquelas que forem objeto de acordo na conciliação de interesses entre as duas instituições.
A candidatura terá que ser submetida, online, através do LINK até às 17:00 do dia 31 de julho de 2018. Antes de proceder ao preenchimento do formulário, poderá visualizar na integra e globalmente o respetivo documento em PDF AQUI.
Deverá ser anexado ao formulário a declaração do responsável pela instituição/departamento na qual o candidato desenvolve trabalho, (download da declaração), e na ultima página fazer o Upload da mesma (ATENÇÃO: o programa só admite uploads dos anexos quando a candidatura estiver pronta para ser enviada).