Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
A FCT pretende apoiar excelentes investigadores, de todas as nacionalidades, que tenham potencial para desenvolver investigação inovadora e tornarem-se líderes na sua área. Na sequência do concurso 2012, no âmbito do qual foram atribuídas 158 posições, a FCT lança o concurso 2013 com o objetivo de financiar mais 150 investigadores.
Consulte o Aviso de Abertura do Concurso.
O Programa Investigador FCT oferece uma remuneração competitiva, à qual pode acrescer um financiamento start-up para investigadores que não sejam Investigador Responsável em nenhum projeto ativo (financiado pela FCT) a partir de 1 de janeiro de 2014. Este financiamento complementar, no montante máximo de € 50.000, reveste a forma de projeto de investigação exploratória.
Os contratos de trabalho celebrados no âmbito do presente concurso são financiados por verbas do Orçamento do Estado do Ministério da Educação e Ciência e, quando elegíveis, pelo Programa Operacional Potencial Humano do QREN, de acordo com as disposições do Regulamento Específico da Tipologia de Intervenção 4.2. "Promoção do Emprego Científico".
Podem candidatar-se investigadores doutorados, de qualquer nacionalidade, e qualquer área científica ou académica.
Existem três níveis diferentes de financiamento:
Informação adicional sobre os requisitos de admissibilidade pode ser consultada nos documentos oficiais do concurso, no Regulamento e no Guião de candidatura (em inglês).
O concurso está aberto entre o dia 25 de julho e as 17:00 (hora de Lisboa) do dia 10 de setembro de 2013.
As candidaturas são submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da plataforma Investigador FCT.
A consulta do modelo de formulário de candidatura, disponível aqui, permite obter uma visão geral das diferentes secções a preencher.
Para informações detalhadas acerca de como concorrer e apresentar a sua proposta, consulte o Guião de Candidatura e o Guião de Ética (ambos em inglês).
As propostas serão avaliadas por painéis independentes, compostos por especialistas de reconhecido mérito em cada área científica, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
Às propostas serão atribuídas classificações numa escala de 1 a 9. Apenas as propostas com classificação superior a 7 serão consideradas como aprovadas.
Mais informação acerca do processo de avaliação está disponível no Guião de Avaliação (em inglês).
Informação adicional, ou questões acerca deste concurso: info.if@fct.pt.
Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.