Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
ERA-MIN é uma rede ERA-NET na área da utilização industrial de matérias-primas para as indústrias europeias, apoiada pelo 7.º Programa -Quadro da Comissão Europeia e com início em novembro de 2011 e a duração de quatro anos. Tem como objetivo a coordenação dos programas de financiamento de investigação para promover a investigação na área do aprovisionamento sustentável de matérias-primas para as Indústrias Europeias, alinhada com a Iniciativa Europeia “Matérias-primas”.
A ERA-MIN focaliza-se nas temáticas relacionadas com os três segmentos dos recursos minerais não-energéticos: minerais metálicos, minerais para a indústria e minerais para construção. Os tópicos abordados pela ERA-MIN cobrem toda a cadeia de valor das matérias-primas: recursos primários e secundários, substituição de elementos críticos, assim como tópicos transversais como a mitigação do impacto ambiental e a sensibilização da opinião pública.
Para atingir os objetivos, a ERA-MIN tem como atividades principais:
As atividades da ERA-MIN e a manutenção dos objetivos definidos continuaram na ERA-NET cofund ERA-MIN 2 – Research & Innovation Programme on Raw Materials to foster Circular Economy e, presentemente, na ERA-MIN 3. Para mais informações consulte a página dedicada à ERA-MIN 3.
O 3º concurso conjunto da ERA-MIN na área do Aprovisionamento Sustentável de Matérias-primas na Europa - 2015 foi lançado em dezembro de 2014.
O âmbito deste concurso é a investigação orientada pelas necessidades, sendo apoiada quer a investigação fundamental quer a investigação aplicada, desde que a investigação demonstre potencial para contribuir para assegurar o aprovisionamento sustentável de matérias-primas não-energéticas para as indústrias europeias.
Os tópicos e subtópicos que serão apoiados focam todos os aspetos da cadeia de valor das matérias-primas não-energéticas: recursos primários, recursos secundários (reciclagem) e substituição de matérias-primas críticas, tal como descrito em detalhe na ERA-MIN Research Agenda.
Recomendam-se consórcios envolvendo parceiros académicos e industriais, embora consórcios puramente académicos ou industriais também sejam elegíveis.
O compromisso financeiro da FCT para apoiar todos os tópicos neste concurso é de 500.000 Euros.
O financiamento da participação portuguesa numa proposta transnacional de duração de 36 meses está limitado a:
Os documentos relativos ao concurso e sistema de submissão eletrónica de propostas já não se encontram disponíveis.
Para mais informações sobre o concurso ERA-MIN 2015 consultar a pessoa de contacto na FCT.
Os stakeholders interessados no Concurso 2015 são convidados a apresentar ideias de projetos nas 3 áreas do concurso na Conferência da ERA-MIN em Berlim. O prazo para o registo na conferência é 15 de fevereiro 2015 . O alojamento é suportado pela ERA-MIN. O registo e a agenda já não se encontram disponíveis.
Está disponível uma base de dados de perfis de muitos países Europeus na área NMP-Nanotecnologias, Materiais e Tecnologias de Produção que pode ajudar na procura de parceiros: "NMP partner search tool".
Para promover a procura de parceiros e a rápida disseminação de toda a informação relativa aos Concursos Conjuntos da ERA-MIN, o Secretariado do Concurso Transnacional ERA-MIN criou um grupo no LinkedIn "ERA-MIN Joint Call LinkedIn Group". Associe-se a este grupo para discussões sobre o atual concurso ERA-MIN.
A ERA-MIN realiza uma avaliação internacional das propostas elegíveis submetidas. No caso de estar interessado em ser avaliador nos Concurso Conjuntos da ERA-MIN, por favor envie uma expressão de interesse e o CV em inglês para eramin@m2i.nl
O 2º concurso conjunto da ERA-MIN na área do Aprovisionamento Sustentável de Matérias-primas na Europa - 2014 decorreu de 26 de março de 2014 a 17 de junho de 2014.
Países participantes: África do Sul, Argentina, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Turquia.
Os tópicos e subtópicos focam todos os aspetos da cadeia de valor das matérias-primas não energéticas: recursos primários, recursos secundários (reciclagem) e substituição de matérias-primas críticas, tal como descrito em detalhe na ERA-MIN Research Agenda.
O compromisso financeiro da FCT neste concurso era de 500.000 Euros.
O financiamento da participação portuguesa numa proposta transnacional estava limitado a: 200.000 Euros para projetos de duração 24-36 meses; 50.000 Euros para projetos de duração 12-18 meses.
Os documentos relativos ao concurso já não se encontram disponíveis.
O 1º concurso conjunto da ERA-MIN na área do Aprovisionamento Responsável e Sustentável de Recursos Primários (2013) decorreu de 30 de abril a 27 de junho de 2013.
Países participantes: Finlândia, Polonia, Portugal, Roménia e Suécia
Os 5 subtópicos do 1º concurso conjunto ERA-MIN 2013 focavam todos os aspetos da cadeia de valor dos recursos primários não-energéticos: Prospeção, Extração, Encerramento de minas e sua reabilitação, Processamento de minérios e Metalurgia.
O compromisso financeiro da FCT neste concurso era de 400.000 Euros.
O financiamento da participação portuguesa numa proposta transnacional estava limitado a: 200.000 Euros para projetos de duração 24-36 meses; 50.000 Euros para projetos de duração 12-18 meses.
Os documentos relativos ao concurso já não se encontram disponíveis.
Um resumo dos projetos financiados nos concursos ERA-MIN 2013, 2014 e 2015 está disponível aqui.
dina.carrilho@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 381