Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
16.12.2019 - Considerado o calendário específico do parceiro
norte-americano, o University of Texas at Austin (UT Austin),
informamos que o prazo para a submissão de candidaturas foi alterado para
as 17h00 (hora de Lisboa) do dia 8 de janeiro de 2020.
A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura deverá ser
submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até ao dia 22 de
janeiro de 2020.
Os projetos de Investigação Exploratória (Exploratory Research Projects, ERP) destinam-se a apoiar projetos de investigação exploratória mobilizando equipas de investigadores de entidades não-empresariais do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e da Universidade do Texas em Austin (UT Austin), e ainda parceiros empresariais, para atividades de investigação de elevado impacto e relevância estratégica no contexto do Programa UT Austin Portugal.
Os projetos a apoiar deverão ser capazes de estimular a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia em Portugal e promover a competitividade internacional do país nas áreas científicas endereçadas pelo presente concurso, privilegiando oportunidades associadas à economia de dados enquanto motor de crescimento e mudança.
As propostas a concurso deverão configurar projetos científicos disruptivos, de alto risco, mas com um elevado potencial de impacto, e apresentar um compromisso e uma estratégia para o posterior desenvolvimento e valorização dos resultados científicos obtidos. Ainda que não seja expectável que projetos de investigação exploratória, pela natureza das atividades que acomodam, conduzam a resultados científicos próximos do mercado, as propostas apresentadas devem ser claras quanto aos resultados que as equipas de I&D se propõem atingir no final da execução dos projetos e relacionar tais resultados com objetivos de desenvolvimento a longo prazo. Assim, para além de preverem a produção científica, as propostas deverão evidenciar o potencial impacto do trabalho de investigação a realizar.
As áreas de investigação que são contempladas neste Concurso são:
No documento 2019 Terms of Reference for the ERPs under the UT Austin PT Program poderão ser consultados, com maior detalhe, os desafios e os subtópicos associados a cada uma das áreas científicas abrangidas pelo presente Concurso.
Adicionalmente, as propostas relacionadas com a área científica de Computação Avançada, deverão, sempre que possível, demonstrar as sinergias com o Minho Advanced Computing Center (MACC).
Todas as propostas terão de cumprir integralmente as indicações contidas no documento 2019 Terms of Reference for the ERPs under the UT Austin PT Program.
O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 12 meses (prorrogável, no máximo, por mais 3 meses, em casos devidamente justificados).
Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 400 mil euros. Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Apenas podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades portuguesas:
O limite máximo de financiamento para os parceiros de instituições portuguesas de cada projeto é de 50.000,00 euros.
As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.
As candidaturas são compostas pelo formulário eletrónico e por um conjunto de anexos, dos quais são obrigatórios os seguintes:
A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura terá de ser submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até ao dia 22 de janeiro de 2020.
Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.
O período de apresentação de candidaturas decorre entre 6 de novembro de 2019 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 8 de janeiro de 2020.
A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes. Cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:
Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt
Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.