Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
O Espaço Europeu de Investigação (EEI) foi lançado em 2000, no contexto da Estratégia de Lisboa, com o propósito de abordar o problema da fragmentação dos sistemas de Investigação & Inovação (I&I) europeus. O EEI pretende assim constituir-se como uma área unificada para a investigação, promovendo a livre circulação de investigadores, de conhecimento científico e de tecnologia dentro da União Europeia, e contribuindo também para a competitividade da indústria europeia, através de ciência e inovação orientadas para o talento e assentes na excelência, na competitividade e na abertura.
Lançado em 2020, o novo EEI visa melhorar o panorama da I&I na Europa, acelerar a transição da UE para a neutralidade climática e a liderança digital, apoiar a sua recuperação do impacto social e económico da crise do coronavírus e reforçar a sua resiliência contra crises futuras. Estão definidos quatro objetivos principais do novo EEI:
A FCT apoia a participação dos investigadores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia nos diferentes eixos de ação do EEI, em concreto:
(Ações partilhadas, Políticas de Ciência e Grupos de Discussão de Âmbito Estratégico)
(ERC, MSCA, Infraestruturas de Investigação, Widening)
(Programa Euratom de Investigação e Formação 2021-2025)
(Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia)
(Horizonte 2020 e Horizonte Europa: Consórcios e Concursos Transnacionais Conjuntos)
Poderá consultar as oportunidades de financiamento na lista de concursos em curso.