Colóquio “Tempos do Barroco” em Vila Nova de Foz Côa

De 26 a 28 de novembro, Vila Nova de Foz Côa é o centro do debate em torno do Barroco. Ao longo de três dias, investigadores em história da arte, museologia e música discutem os “Tempos do Barroco”, com enfoque na produção a norte do país.

O Colóquio “Tempos dos Barroco”, que decorre em Vila Nova de Foz Côa entre os dias 26 e 28 de novembro, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, agrega um grupo de investigadores em história da arte, museologia e música, com o objetivo de pensar e debater temas ligados às manifestações artísticas do Barroco, com enfoque na produção a norte do país, especialmente, da região do Douro Superior.

É objetivo principal desta primeira iniciativa dar início a um ciclo de atividades dedicadas aos estudos do Barroco na região, nas suas múltiplas vertentes, que passam pela história, pela história da arte, pela música, pela literatura e o teatro, entre outras manifestações culturais.

Pensar o papel que as artes desempenham e podem desempenhar como fatores agregadores da sociedade, como estímulo ao seu desenvolvimento e posicionamento no mundo atual são igualmente objetivos deste encontro. Por isso, o estudo, divulgação e promoção deste património está a ser pensado em estreita articulação com os representantes das comunidades locais, com vista ao seu melhor conhecimento, ao desenvolvimento de ações de proteção e de fruição informada.

Partindo da produção artística ibérica dos séculos XVII e XVIII, o colóquio tenciona ainda lançar as bases para futuras colaborações transfronteiriças, reconhecendo as relações de proximidade que nessa e em outras cronologias existiram e existem entre Portugal e Espanha.

Organização:

Associação Cultural Castilho e Távora | Câmara Municipal de Foz Côa | IHA – NOVA FCSH / IN2PAST | Ars Luminae

Programa e inscrições AQUI.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos