O Colóquio “Tempos dos Barroco”, que decorre em Vila Nova de Foz Côa entre os dias 26 e 28 de novembro, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, agrega um grupo de investigadores em história da arte, museologia e música, com o objetivo de pensar e debater temas ligados às manifestações artísticas do Barroco, com enfoque na produção a norte do país, especialmente, da região do Douro Superior.
É objetivo principal desta primeira iniciativa dar início a um ciclo de atividades dedicadas aos estudos do Barroco na região, nas suas múltiplas vertentes, que passam pela história, pela história da arte, pela música, pela literatura e o teatro, entre outras manifestações culturais.
Pensar o papel que as artes desempenham e podem desempenhar como fatores agregadores da sociedade, como estímulo ao seu desenvolvimento e posicionamento no mundo atual são igualmente objetivos deste encontro. Por isso, o estudo, divulgação e promoção deste património está a ser pensado em estreita articulação com os representantes das comunidades locais, com vista ao seu melhor conhecimento, ao desenvolvimento de ações de proteção e de fruição informada.
Partindo da produção artística ibérica dos séculos XVII e XVIII, o colóquio tenciona ainda lançar as bases para futuras colaborações transfronteiriças, reconhecendo as relações de proximidade que nessa e em outras cronologias existiram e existem entre Portugal e Espanha.
Organização:
Associação Cultural Castilho e Távora | Câmara Municipal de Foz Côa | IHA – NOVA FCSH / IN2PAST | Ars Luminae
Programa e inscrições AQUI.