Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.

Skip nav

Protocolos

Concurso no âmbito do Protocolo entre a FCT e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)

Em destaque

24.07.2015 - Relarório do estudo "Mutilação Genital Feminina: prevalências, dinâmicas socioculturais e recomendações para a sua eliminação"

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT,IP) e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), abrem concurso público para financiamento de um projeto de Investigação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico, na modalidade de Estudo de Prevalência de Mutilação Genital Feminina em Portugal.

Este concurso surge no âmbito do II Programa de Ação para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina (MGF), área em que Portugal intervém desde 2009. Esta investigação integra-se nos objetivos do Programa referido, de forma a reforçar o conhecimento sobre a MGF no contexto nacional e potenciar o desenvolvimento de políticas de intervenção.

Temáticas

O projeto a apoiar deverá consistir num estudo epidemiológico sobre a prevalência da Mutilação Genital Feminina, em Portugal, identificando o número estimado de meninas, raparigas e mulheres vitimizadas e em risco de excisão, por referência aos diferentes tipos de mutilação, classificados pela Organização Mundial da Saúde (2007).

Avaliação e seleção

Tendo em conta que as candidaturas deverão ser apreciadas por todos os elementos que constituem o júri, e verificando-se que uma das avaliadoras nomeadas declarou conflito de interesses, não tendo por isso avaliado todas as candidaturas que se apresentaram a concurso, foi decidido designar nova avaliadora. A nova avaliadora irá avaliar todas as candidaturas submetidas, por forma a que seja respeitado o princípio da igualdade, ou seja, de forma a que todas as candidaturas sejam avaliadas independentemente por todos os elementos do júri.

Os resultados deste concurso serão comunicados aos proponentes logo que a avaliação seja dada como concluída.
A FCT e a CIG lamentam este atraso e esperam que o processo de avaliação decorra com a brevidade desejável, de forma a que a candidatura a financiar possa iniciar o trabalho proposto.

A avaliação será efetuada por um Painel de Avaliação designado pela FCT e pela CIG, composto pelos seguintes avaliadores independentes:

Alison Macfarlane (Ver perfil)

Amy Russell (Ver perfil)

Anália Torres (Ver perfil)

Carla Matingo (Ver perfil)

Duração do Concurso

O concurso estará aberto entre 20 de março e 30 de abril de 2013.

Destinatários

Podem candidatar-se investigadores/as e/ou equipas de investigação com curriculum científico ou profissional em domínios de relevância para a execução deste projeto.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas em formulário próprio e enviadas para mgf@fct.pt até às 17 horas do dia 30 de abril.

Mais informações

Para mais informações consulte o Edital do concurso.
O presente concurso obedece aos requisitos previstos no Regulamento dos Apoios Especiais.