Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
A FCT é membro da rede FORESTERRA desde 1 de Janeiro de 2012, um Projeto ERA-NET envolvendo 16 parceiros de 12 países (Espanha, França, Itália, Turquia, Portugal, Tunísia, Marrocos, Bulgária, Eslovénia, Croácia, Grécia e Argélia), bem como de 2 Instituições Internacionais, o European Forest Institute (EFI) e o International Centre for Advanced Mediterranean Agronomic Studies (CIHEAM).
O objetivo da rede FORESTERRA é reforçar a coordenação científica e a integração de programas de investigação de florestas mediterrânicas, bem como cooperação científica com países da área Mediterrânea (incluindo estados membros e estados não membros da UE) e com países de outras Áreas Climáticas Mediterrânicas (Austrália, África do Sul, Chile e Califórnia).
A FORESTERRA tem um programa de 4 passos para alcançar os seus objetivos:
• Mapeamento e troca de informação para melhorar o conhecimento mútuo e capacidades dos programas existentes.
• Definição de atividades estratégicas comuns para reduzir a fragmentação da comunidade de investigação, evitando sobreposições e promovendo sinergias.
• Implementação de atividades conjuntas para consolidar parcerias e desenvolver esquemas comuns para programas de avaliação, bem como para disponibilização de abertura mútua.
• Concursos para projetos de investigação conjunta, para maximizar o impacto da investigação da rede.
Os concursos para projetos de investigação transnacional são um dos principais objetivos das ERA-NETs, como um mecanismo para a validação do esforço cooperativo entre as várias agências de financiamento.
A FORESTERRA tem previsto a abertura de 2 Concursos Transnacionais Conjuntos até 2015.
O 1º Concurso Transnacional Conjunto da ERA-NET FORESTERRA para propostas de investigação internacionais em "Mediterranean-scale approach to study global change drivers, impacts & indicators on forest ecosystems and to foster forest system resilience through managing biodiversity", está organizado em duas secções: Projetos Colaborativos e Ações de Networking.
A participação portuguesa apenas incide em Ações de Networking “Understanding global change drivers, indicators and impacts on Mediterranean forest ecosystems: a Mediterranean-scale approach”.
O concurso foi lançado a 4 de Novembro de 2013, com submissão de propostas completas em Ações de Networking, até 15 de Janeiro de 2014 (13:00 CET).
Os países que expressaram interesse em participar no concurso foram: Espanha, França, Tunísia, Bulgária, Eslovénia, Croácia, Grécia, Argélia e Portugal.
Mais informações poderão ser consultadas no site da FORESTERRA http://www.foresterra.eu/foresterra-call/