Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
A ERA-NET Cofund em Energia dos Oceanos (OCEANERA-NET COFUND) é uma iniciativa de oito agências governamentais nacionais e regionais de seis países europeus, que recebeu financiamento da União Europeia, no âmbito do Programa Horizonte 2020 para I&I. Os países/regiões participantes são: o País Basco, a Bretanha, a Irlanda, o País do Loire, Portugal, a Escócia, a Espanha e a Suécia.
O objetivo é coordenar o apoio à investigação e desenvolvimento em energia dos oceanos, para incentivar projetos colaborativos que abordem alguns dos principais desafios identificados para o setor, à medida que avança em direção à comercialização.
Os principais objetivos são manter e aumentar a posição de liderança mundial da Europa em energia dos oceanos, para ajudar a aproximar as soluções inovadoras de energia de baixo carbono à implantação comercial, reduzir o custo de energia nivelado (LCoE - Levelised Cost of Energy), criar crescimento e emprego e reduzir o impacto ambiental da energia do sistema.
Esta iniciativa recebeu financiamento do programa para a investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção Nº 731200.
8 de Janeiro de 2019: Lançamento do Concurso Transnacional Conjunto 2019
1 de Março de 2019 (17:00 CET) : Data limite para submissão da Expressão de Interesse
5 de Abril de 2019 (17:00 CET): Data limite para submissão da Proposta
Um webinar foi organizado em parceria com a Ocean Energy Europe e a ETIP Ocean, às 10:00 GMT / 11:00 CET a 14 de janeiro de 2019. Você pode inscrever-se para o webinar aqui:
Por favor, consulte esta página regularmente para possíveis atualizações.
O Anúncio do concurso e o Guia para candidatos contém informação detalhada sobre os objetivos do concurso, tópicos e impacto esperado, regras de financiamento nacionais/regionais e como candidatar-se a financiamento.
Por favor consulte os documentos e as hiperligações selecionadas na caixa amarela no lado direito.
Escócia (Reino Unido), Suécia, Espanha, Irlanda, Portugal, País do Loire (França) e Flandres (Bélgica).
Candidatos de países que não estejam associados ao concurso podem ser membros de um consórcio, desde que disponham de fundos próprios para financiar a sua participação (Será necessário documentar a disponibilidade dos fundos).
1- Consultar os Documentos do Concurso disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita.
2- Lêr as regras nacionais/regionais de todos os países participantes no seu consórcio (incluindo as portuguesas), disponíveis no "Anúncio do concurso e Guia para os candidatos". Parceiros que sejam considerados não-elegíveis poderão originar a rejeição de todo o consórcio.
3- Aceder à página do concurso e ao website de pesquisa de parceiros.
4- Até 10 dias úteis após o prazo limite para submissão da Expressão de Interesse, as equipas portuguesas (Parceiros e/ou Coordenadores) têm de:
Compromisso financeiro nacional para o concurso: 300.000 €
Máximo de financiamento para um consórcio com participação ou coordenação Portuguesa: 150.000 €
Nota: Se um consórcio incluir mais do que uma instituição portuguesa, a verba terá de ser partilhada entre as instituições participantes. O financiamento das instituições portuguesas tem de obedecer ao Regulamento de projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais . A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.