Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
A OCEANERA-NET é uma rede Europeia de financiadores e gestores nacionais e regionais de programas de I&I Europeus, no domínio da energia dos oceanos. A energia dos oceanos inclui a produção de eletricidade renovável a partir de energia das ondas e marés, gradiente de salinidade e conversão da energia térmica dos oceanos.
A OCEANERA-NET foi um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia que teve inicio em Dezembro de 2013, com a duração de 4 anos. Este projeto foi coordenado pela Scottish Enterprise, a Agência de Desenvolvimento Económico Regional para as lowlands, Escócia. O consórcio OCEANERA-NET incluiu 15 parceiros de 8 países Europeus (Bélgica, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Portugal, Reino Unido e Suécia) abertos a oportunidades para colaboração com outros países Europeus e não Europeus para responder a desafios comuns.
O objetivo da OCEANERA-NET era coordenar os programas de financiamento entre países e regiões Europeias, para apoiar a investigação e a inovação no setor da energia dos oceanos. A OCEANERA-NET era uma das várias iniciativas para ajudar a abordar os desafios de I&I relativos ao papel que a energia dos oceanos pode desempenhar, contribuindo para os objetivos futuros das energias renováveis, crescimento económico e criação de emprego. A OCEANERA-NET trabalhou ao lado do Programa Conjunto em Energia dos Oceanos da Aliança Europeia de Investigação em Energia (EERA), Plataforma Tecnológica e Forum de Energia dos Oceanos para desenvolver uma visão comum e um plano de ação coordenado.
O consórcio acordou num roteiro de tarefas para atingir a implementação de atividades conjuntas, como concursos conjuntos para projetos colaborativos transnacionais de I&I. A OCEANERA-NET lançou dois concursos conjuntos, em Outubro de 2014 e em Fevereiro de 2016.