Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
A FCT apoia a comunidade científica em Portugal através de diferentes instrumentos de financiamento, dirigidos a cientistas, equipas de investigação e centros de I&D. São estes instrumentos que permitem à FCT apoiar a formação avançada, a investigação e desenvolvimento, a criação de infraestruturas de investigação e o acesso às mesmas, promover redes e colaborações internacionais, conferências, comunicação de ciência e interagir com as empresas.
Os apoios que a FCT promove estão abertos a investigadores de qualquer nacionalidade, em todas as áreas do conhecimento.
Esta secção apresenta informação sobre os vários tipos de financiamento
disponíveis, incluindo aqueles que a FCT coordena a nível internacional. De
um modo geral, cada tipo de apoio é atribuído através de concursos
competitivos, em que as candidaturas recebidas passam por um rigoroso
processo de revisão por pares, com a participação de revisores
independentes.
A lista de concursos abertos está disponível na secção Concursos, que apresenta também os já encerrados.
Bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento atribuídas em concursos com candidaturas individuais. Inclui bolsas de doutoramento em empresas, e outros tipos de bolsas para licenciados, em diferentes fases da carreira.
Com uma forte base de investigação científica, estes programas de Doutoramento são propostos por centros de I&D, universidades e/ou empresas.
Programas de apoio à contratação dos melhores doutorados para os centros de I&D nacionais.
Diferentes tipos de apoio para os projetos de investigação mais inovadores e ambiciosos, em todas as áreas do conhecimento.
Financiamento base e estratégico para centros de I&D avaliadas pela FCT.
Apoio a programas de re-equipamento e para a criação e manutenção de um roteiro nacional de infraestruturas de investigação.
Acesso a fontes de financiamento e redes internacionais (incluindo o Horizonte 2020), para colaborações com investigadores noutros países.
Apoio a iniciativas relacionadas com a atividade de investigação: reuniões, publicações, sociedades científicas, e outros.
Apoio em áreas específicas, através de protocolos com organizações nacionais e internacionais.
Atribuídos em reconhecimento de trabalho realizado, em qualquer área do conhecimento.