This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Skip nav

Prize: Impact of Science on Economy and Society in Portugal

Programa ERC - Portugal

(English version available soon)

Documentos Importantes:

Visão Geral e Objetivos

O Prémio Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal: Investimento, emprego científico e valorização do conhecimento tem como objetivo fomentar a elaboração de artigos científicos que contribuam para a identificação de problemas e para a implementação de soluções de política pública em Portugal.

Destinatários e Elegibilidade

Os artigos têm de ser originais, apresentar uma elevada qualidade científica, e permitir retirar conclusões relevantes para as diversas fases das políticas públicas em Portugal (formulação, implementação e/ou avaliação). A utilização de dados empíricos é um fator preferencial. Os artigos poderão ser elaborados em português ou em inglês.

Como concorrer

O concurso tem duas fases, que são obrigatórias e cujos prazos constarão do convite:

  • 1ª fase - envio de proposta ou versão preliminar de artigo;
  • 2ª fase - submissão do artigo

Na primeira fase, as propostas ou versão preliminar de artigos devem ser enviadas para estudos@gee.gov.pt. Os autores cujos trabalhos preenchem as condições exigidas no convite serão informados, no prazo de 10 dias úteis, do apuramento para a segunda fase.

Na segunda fase, os autores deverão enviar os artigos, até à data indicada na divulgação do convite, para estudos@gee.gov.pt. Cada artigo deverá ser enviado em anexo à mensagem de submissão, em formato Word (.doc ou .docx), não podendo constar a identificação dos seus autores, e deverá seguir as especificações de edição indicadas em anexo. O corpo da mensagem deverá incluir o nome, endereço postal completo e e-mail dos autores, e identificação de responsável pela correspondência (incluindo contacto de telemóvel).

Ainda na segunda fase, os artigos pré-selecionados serão sujeitos a processo de avaliação por uma Comissão Científica, que considerará a sua qualidade científica e o seu contributo para soluções de política pública em Portugal. A decisão final sobre os artigos será comunicada aos seus autores.

Os autores deverão disponibilizar toda a informação relativa ao artigo que for solicitada pela Comissão Científica, devendo justificar detalhadamente a não entrega em caso de impedimento legal.

Avaliação e Seleção

Na segunda fase, os artigos pré-selecionados serão sujeitos a processo de avaliação por uma Comissão Científica, que considerará a sua qualidade científica e o seu contributo para soluções de política pública em Portugal. A decisão final sobre os artigos será comunicada aos seus autores.

Os autores deverão disponibilizar toda a informação relativa ao artigo que for solicitada pela Comissão Científica, devendo justificar detalhadamente a não entrega em caso de impedimento legal.

A Comissão Científica é composta por Anabela Marques dos Santos (JRC), António Bob Santos (FCT), António Braz Costa (CITEVE), Joana Almodovar (GEE), Joana Costa (UA), José Carlos Caldeira (INESC) e Vítor Corado Simões (ISEG).

A atribuição dos prémios resulta da ordenação dos trabalhos realizada pelos membros do Júri, o qual deverá ter em conta os seguintes critérios que servem como referência:

  • Originalidade – o trabalho produz valor acrescentado em relação à literatura existente;
  • Rigor – o trabalho está bem fundamentado e não apresenta erros flagrantes ou inclui bibliografia desnecessária;
  • Competência – o trabalho está bem redigido, a argumentação é sólida, identifica as limitações e usa metodologia apropriada;
  • Robustez – os resultados apresentados no trabalho são robustos e as conclusões são adequadas face aos resultados obtidos;
  • Relevância – as conclusões do trabalho são relevantes em termos de políticas públicas a aplicar em Portugal.

Financiamento

Os autores dos 4 melhores artigos selecionados pela Comissão Científica receberão um prémio de 3.000 euros (por artigo), sob condição de participarem e apresentarem os artigos no evento Ciência 2023, em julho de 2023. A Comissão Científica poderá decidir não atribuir prémios se os artigos não revelarem a qualidade mínima exigida. Destas decisões não há lugar a qualquer recurso.

Período do Candidaturas

As propostas devem ser apresentadas até dia 28 de fevereiro de 2023. Os artigos devem ser submetidos até dia 15 de maio de 2023.

Informações

www.gee.gov.pt e www.fct.pt

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento do Prémio Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal.