Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
26.03.2020 - A FCT produziu uma brochura com os Projetos
de IC&DT em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na
Administração Pública, dos concursos de 2018 e 2019, intitulada
Research in Data Science and Artificial Intelligence applied to
Public Administration, que pode ser consultada aqui.
06.08.2019 - O processo de avaliação foi concluído, comunicado aos
candidatos, e recomenda para financiamento 13 projetos das 69 candidaturas
elegíveis.
14.03.2019 - Disponibilizado o Guide for Peer Reviewers, Guião de Candidatura e Guião CIÊNCIAVITAE.
A Fundação para a Ciência e Tecnologia promove um Programa em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública através de concursos públicos para apoiar novos projetos de I&D que envolvam parcerias entre a Administração Pública e instituições científicas. Os projetos devem ser orientados para aprofundar o processamento de dados públicos e estimular a produção de novos conhecimentos relevantes para os cidadãos, tendo por base a utilização de técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência dos dados. O objetivo central desta iniciativa é assim promover o conhecimento científico a partir da análise de grandes quantidades de dados, disponíveis na Administração Pública, para melhorar significativamente a prestação de serviços aos cidadãos e auxiliar processos de decisão, de forma a que estes sejam cada vez mais baseados num conhecimento profundo da realidade, e tecnicamente sustentados em provas e não em intuições.
Este concurso, que se enquadra na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030 (designadamente no Eixo 5 – Investigação) é a segunda edição de 3 concursos anuais que envolvem uma dotação global de 10 milhões de euros.
Os projetos terão uma duração de 24 a 36 meses (prorrogável, no máximo, por mais 6 meses, em casos devidamente justificados).
O limite máximo de financiamento por projeto é de 240 mil euros.
Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 3 milhões de euros. Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, equipas de investigação das seguintes entidades:
A participação de, pelo menos, uma entidade da Administração Pública no projeto é obrigatória, sendo requerida a descrição do comprometimento dessa ou dessas entidades com a utilização dos resultados das análises numa mudança efetiva das políticas públicas.
As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.
As candidaturas são compostas pelo formulário eletrónico e por um conjunto de anexos, dos quais são obrigatórios os seguintes:
A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura terá de ser submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até ao dia 03 de maio de 2019.
O período de apresentação de candidaturas decorre entre 1 de março de 2019 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 16 de abril de 2019.
A avaliação será efetuada por um painel internacional de avaliadores independentes. Cada proposta será avaliada segundo os critérios:
Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt.
Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.
Para consultar o concurso anterior clique aqui.