Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
A iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030 , pretende estimular e garantir o desenvolvimento de competências digitais como instrumento para a preparação de uma sociedade orientada para o futuro e para as novas oportunidades que surgem face à acelerada adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Lançada no dia 3 de abril de 2017, esta iniciativa procura assegurar a generalização do acesso às tecnologias digitais a toda a população e a formação das camadas mais jovens através do estímulo e reforço das competências digitais. Pretende também capacitar profissionalmente a população ativa, promover a especialização em tecnologias digitais e garantir as condições para a produção de novos conhecimentos, potencializando a investigação na área das tecnologias/digital, a utilização da inteligência artificial e de linguagens de programação.
Neste contexto, o Portugal INCoDe.2030 está estruturado em torno de 5 eixos estratégicos: inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação. Cada um destes eixos está associado a um conjunto de objetivos e medidas de políticas públicas, que são dinamizados por diversas instituições e entidades.
Até 2030, a iniciativa pretende dar resposta a 3 grandes desafios, nomeadamente:
Portugal INCoDe.2030 é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Modernização Administrativa; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Educação; do Trabalho; do Planeamento e das Infraestruturas e da Economia, do XXI Governo de Portugal. Enquadra-se no contexto internacional na área das TIC e visa melhorar e reforçar a posição de Portugal no Índice DESI 2017 (Digital Economy & Society Index) da Comissão Europeia, aumentando a competitividade do país através da promoção das competências digitais.
A FCT desempenha, ao longo de toda a iniciativa, o papel de entidade coordenadora de diferentes pontos associados aos 5 eixos estratégicos.
Sítio oficial: Portugal INCoDe.2030