Este site foi descontinuado em 20/12/2022. Visite o novo site em www.fct.pt.
O Programa Investigador FCT tem como objetivo apoiar o recrutamento, pelos centros de investigação nacionais, de investigadores internacionalmente competitivos e com capacidade comprovada para desenvolver investigação inovadora. O Programa Investigador FCT está aberto a investigadores de qualquer nacionalidade e de todas as áreas científicas. Em três concursos já realizados foram selecionados quase 600 Investigadores FCT. A FCT lança o concurso de 2015 com o objetivo de financiar mais 200 contratos de Investigador FCT.
Consulte o Aviso de Abertura do Concurso.
O Programa Investigador FCT oferece uma remuneração equiparada com as categorias de investigador auxiliar, investigador principal ou investigador coordenador da carreira de investigação científica, sob a forma de um contrato de trabalho, por um período máximo de cinco anos.
Os investigadores selecionados que não sejam Investigadores Responsáveis de qualquer projeto ativo financiado pela FCT a partir de 1 de janeiro de 2016 poderão receber também financiamento para desenvolvimento de um projeto de investigação, no montante máximo de 50.000€.
O concurso é financiado por verbas do Orçamento do Estado.
Podem candidatar-se investigadores doutorados de qualquer nacionalidade e qualquer área científica ou académica.
Os candidatos devem associar-se a instituições de acolhimento nacionais, nomeadamente instituições de ensino superior públicas e provadas, seus institutos e centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; empresas públicas ou privadas com atividade de reconhecido interesse científico, e outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.
Existem três níveis de financiamento:
Nos documentos oficiais do concurso pode ser consultada informação adicional sobre os requisitos de admissibilidade.
O concurso está aberto entre o dia 16 de julho e as 17:00 (hora de Lisboa)
do dia 15 de setembro de 2015.
As instituições de acolhimento devem associar-se às respetivas candidaturas
entre 16 e 30 de setembro (pelas 17h00, hora de Lisboa).
As candidaturas são submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da plataforma Investigador FCT.
Para informações detalhadas sobre como concorrer e apresentar a sua candidatura, consulte o Guião de Candidatura e o Guião de Ética (ambos em inglês).
Para todas as candidaturas submetidas será verificada a sua admissibilidade ao concurso. A lista de candidaturas admitidas e não admitidas será publicada no website da FCT.
Apenas as candidaturas admitidas a concurso serão avaliadas, numa escala de 1 (mínimo) a 9 (máxima). Serão avaliados o mérito científico do candidato, do projeto de investigação e do plano de desenvolvimento de carreira.
A avaliação é realizada em duas fases, por painéis compostos por especialistas independentes, de reconhecido mérito internacional em cada área científica. A primeira fase consiste numa pré-seleção dos candidatos, com base na avaliação da sinopse da candidatura. Passam à segunda fase até 800 candidaturas (quatro vezes o número de vagas previstas no concurso). Na segunda fase, as candidaturas serão avaliadas na sua totalidade e os candidatos serão ordenados por mérito relativo.
Candidaturas com nota inferior a 7 não poderão passar à 2ª fase, nem ser propostas para financiamento.
Consulte o Guião de Avaliação para mais informações sobre o processo de avaliação, incluindo os critérios de avaliação (em inglês).
Para informação adicional ou questões acerca deste concurso: info.if@fct.pt.
Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.