No próximo dia 9 de dezembro, pelas 16h00, na Casa Comum, Porto, é apresentado o segundo volume da obra “A Cidade do Porto na obra do fotógrafo Bernardino Pires”. Numa co-edição da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e In-Libris, a publicação pretende contribuir para tornar mais conhecida a obra de Bernardino Pires (1901-1977).
Bernardino Pires é autor de um magnífico retrato da cidade do Porto dos anos 50/60 do século XX. Este acervo, na sua quase totalidade inédito, é composto de imagens de pendor marcadamente neo-realista, que revelam a cidade social, urbana e etnográfica, através de um olhar inusitado com recurso a enquadramentos, reenquadramentos e
luminosidades de grande invulgaridade na sua época.
Composto por mais de 10 000 matrizes fotográficas a cores e a preto e branco de suporte negativo e diapositivo, a coleção revela a excelência do trabalho do fotógrafo, a notável criatividade e o arrojo com que abordava as imagens que compunha. Imagens que servem não só uma importante perspetiva documental mas, acima de tudo, revelam uma inovadora postura estética, principalmente se atendermos à época em que as imagens foram captadas.
Tendo a cidade do Porto como palco, Bernardino Pires fotografou o rio, as pontes, os comboios, o trabalho, as crianças e os idosos, a cidade noturna e, com especial curiosidade, a Zona Histórica da cidade, hoje classificada como Património Mundial pela Unesco.
A obra que será apresentada no próximo sábado é um esforço conjunto de divulgação do trabalho de um fotógrafo praticamente desconhecido, mas de grande qualidade artística e documental, assumindo-se ainda como uma ferramenta de estudo em áreas como a história da fotografia portuguesa, a sociologia, a antropologia, a etnografia ou a história urbana da cidade do Porto.
A sessão de lançamento contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e a investigadora e escritora, Raquel Patriarca.
9 de Dezembro | 16h00 | Casa Comum (Praça Gomes Teixeira, S.n., Porto)