“A Cidade do Porto na obra do fotógrafo Bernardino Pires”

A Direção Regional de Cultura do Norte e a In-Libris apresentam no dia 9 de dezembro o segundo volume da obra “A Cidade do Porto na obra do fotógrafo Bernardino Pires". Dar a conhecer o trabalho de um fotógrafo quase desconhecido é o grande objetivo desta co-edição.

No próximo dia 9 de dezembro, pelas 16h00, na Casa Comum, Porto, é apresentado o segundo volume da obra “A Cidade do Porto na obra do fotógrafo Bernardino Pires”. Numa co-edição da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e In-Libris, a publicação pretende contribuir para tornar mais conhecida a obra de Bernardino Pires (1901-1977).

Bernardino Pires é autor de um magnífico retrato da cidade do Porto dos anos 50/60 do século XX. Este acervo, na sua quase totalidade inédito, é composto de imagens de pendor marcadamente neo-realista, que revelam a cidade social, urbana e etnográfica, através de um olhar inusitado com recurso a enquadramentos, reenquadramentos e

luminosidades de grande invulgaridade na sua época.

Composto por mais de 10 000 matrizes fotográficas a cores e a preto e branco de suporte negativo e diapositivo, a coleção revela a excelência do trabalho do fotógrafo, a notável criatividade e o arrojo com que abordava as imagens que compunha. Imagens que servem não só uma importante perspetiva documental mas, acima de tudo, revelam uma inovadora postura estética, principalmente se atendermos à época em que as imagens foram captadas.

Tendo a cidade do Porto como palco, Bernardino Pires fotografou o rio, as pontes, os comboios, o trabalho, as crianças e os idosos, a cidade noturna e, com especial curiosidade, a Zona Histórica da cidade, hoje classificada como Património Mundial pela Unesco.

A obra que será apresentada no próximo sábado é um esforço conjunto de divulgação do trabalho de um fotógrafo praticamente desconhecido, mas de grande qualidade artística e documental, assumindo-se ainda como uma ferramenta de estudo em áreas como a história da fotografia portuguesa, a sociologia, a antropologia, a etnografia ou a história urbana da cidade do Porto.

A sessão de lançamento contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e a investigadora e escritora, Raquel Patriarca.

9 de Dezembro | 16h00 | Casa Comum (Praça Gomes Teixeira, S.n., Porto)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos