Curriculum Vitae

Iris Susana Pires Pereira

Data da última actualização »Last update : 29/09/2008


Iris Susana Pires Pereira. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 10 trabalhos em actas de eventos. Possui 34 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 5 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4227792386523527


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Iris Susana Pires Pereira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pereira, Iris Susana Pires
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Estudos da Criança (CESC)
Campus de Gualtar - Gualtar
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253601356
Fax: (+351)253601201
Correio electrónico: iris@iec.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003-2008 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Estudos da Criança.
Universidade do Minho, Portugal.

1995-2000 Mestrado
Master degree
Mestrado em Linguística e Didáctica do Português (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1990-1995 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jun/2008-Jun/ Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Jan/2001-Jun/2008 Assistente

Universidade do Minho
Dez/1999-Set/2000 Monitora

Universidade de Lisboa
Out/1998-Ago/1999 Assistente convidada

Universidade de Lisboa
Nov/1997-Out/1998 Assistente convidada

Universidade do Minho
Dez/1993-Set/1994 Monitora





Actividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade do Minho
Jan/2001-Jun/2008
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna(Docente)
  • Seminário de Língua Materna(Docente)






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Linguística, Membro.
Actual International Reading Association, Membro.
Actual Littera, Membro.
Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pereira, Iris S. P. 2007. "Para a caracterização do funcionamento das descrições demonstrativas anafóricas em português europeu: os usos em contexto narrativo", Diacrítica 21, 1: 143 - 165.
2. Dionísio, Maria L; Pereira, Iris S. P. 2006. "A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas", Perspectiva 24, 2: 569 - 596.
3. Pereira, Iris S. P. 2005. "Para uma caracterização cognitiva do processo de resolução anafórica discursiva", Revista Portuguesa de Humanidades, 9: 51 - 77.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Pereira, Iris S. P. 2006. "Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar ", Revista Portuguesa de Educação 19, 1: 177 - 184.
Trabalho publicado como "Nota de leitura".

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Pereira, Iris S. P. 2005. "Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação", Trabalho apresentado em Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, In Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, Braga.
2. Pereira, Iris S. P. 2004. "A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado", Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
3. Pereira, Iris S. P. 2004. "Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua", Trabalho apresentado em O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal.
4. Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. 2004. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico", Trabalho apresentado em O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal.
5. Pereira, Iris S. P; Canário, Ana; Andrade, Emília; Pacheco, Alberta; Mesquita, Angelina; Pinto, Carmo; Teixeira, Graça. 2003. "A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo de escolaridade básica", Trabalho apresentado em XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
6. Pereira, Iris S. P. 2002. "Como é possível preparar os alunos do nível pré-escolar para a compreensão na leitura?", Trabalho apresentado em IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente., Braga.
7. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. 2003. "Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões", Trabalho apresentado em A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas , In A Criança, A Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas, Braga.
8. Pereira, Iris S. P. 2002. "A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo, In Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores, Braga.
9. Pereira, Iris S. P. 1999. "Para uma definição do processo de concordância negativa em Português", Trabalho apresentado em XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faro.
10. Pereira, Iris S. P; Volpato, Arceloni. 1996. "Aspectos Histórico-Semânticos das Construções de Progressivo em Português", Trabalho apresentado em XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Pereira, Iris S. P. Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on students competencies and teachers´ conceptions and practices,ICET 2008 World Assembly,Braga,2008 (Comunicação).
O ICET 2008 World Assembly decorreu na Universidade do Minho (Braga), de 14 a 17 de Julho.
2. Pereira, Iris S. P. Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação,Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres,Braga,2005 (Comunicação).
O encontro "Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres", realizado na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga, decorreu de 22 a 22 de Abril de 2005.
3. Pereira, Iris S. P; Dionísio, Maria L. Emergent Literacy in Portuguese Kindergarten: From the National Curriculum to School Practices,European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms",Rethymnon,2004 (Comunicação).
O Seminário European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms”decorreu em Rethymnon, Creta, no dia 7 de Janeiro de 2004.
4. Pereira, Iris S. P. Sobre la resolución de las expresiones demostrativas anafóricas: foco discursivo, token reflexivité y relaciones de coherencia,XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística,Madrid,2004 (Comunicação).
O XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística decorreu em Madrid, de 13-16 de Dezembro de 2004.
5. Pereira, Iris S. P. Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua,O Ensino das Línguas e a Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação).
O encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se na ESE - Setúbal nos dias 27 e 28 de Setembro de 2004.
6. Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico,O Ensino das Línguas e a Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação).
O encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se na ESE - Setúbal nos dias 27 e 28 de Setembro de 2004.
7. Pereira, Iris S. P. A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado,XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2004 (Comunicação).
O XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se em Lisboa, nos dias 13 a 15 de Outubro de 2004.
8. Pereira, Iris S. P; Pacheco, Alberta; Canário, Ana; Mesquita, Angelina; Pinto, Carmo; Andrade, Emília; Teixeira, Graça. A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo de escolaridade básica,XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação).
O XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Lisboa, de 1 a 3 de Outubro de 2003. .
9. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões,A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas ,Braga,2003 (Comunicação).
O encontro "A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas" decorreu em Braga, nos dias 3 e 4 de Outubro de 2003. .
10. Pereira, Iris S. P. Didáctica da leitura e da Escrita no 1º ciclo: Evidências de renovação de práticas pedagógicas,1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo),Aveiro,2003 (Poster).
O 1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo) decorreu em Aveiro, nos dias 13 e 14 Novembro de 2003.
11. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Avaliação diagnóstica da compreensão leitora,V Simpósio de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
O V Simpósio de Investigação em Psicologia decorreu em Lisboa, de 16 a 18 de Outubro de 2003. A comunicação apresentada teve ainda como co-autora a Doutora M. Margarida Teixeira.
12. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação).
O VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia decorreu em A Coruña, Espanha, de 24-26 Setembro 2003. . A comunicação apresentada teve ainda como co-autora a Doutora M. Margarida Teixeira.
13. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Os processos de compreensão leitora: avaliar para prevenir,I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Campinas,2003 (Comunicação).
O I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos decorreu em Campinas, Brasil, de 23 a 26 de Julho.
14. Pereira, Iris S. P. How is it possible to prepare kindergarteners for reading comprehension?,VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura,Puebla,2002 (Comunicação).
O VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura, promovido pelo Consejo Puebla de Lectura, na cidade de Puebla, México, de 16 a 19 de Outubro.
15. Pereira, Iris S. P. A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico,Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo,Braga,2002 (Comunicação).
As Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo decorreram no dia 09 de Novembro de 2002.
16. Pereira, Iris S. P. Sobre alguns equívocos em que se tem baseado a explicitação da categoria gramatical género,Encontro Linguística e Ensino do Português,Braga,2002 (Comunicação).
O Encontro Linguística e Ensino do Português realizou-se em Braga, a 30 de Setembro de 2002.
17. Pereira, Iris S. P. A leitura nas orientações oficiais para o 1º Ciclo,Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo,Lisboa,2002 (Poster).
O Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo decorre na ESE de Lisboa no dia 12 de Julho de 2002.
18. Pereira, Iris S. P. Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português,XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Faro,1999 (Comunicação).
O XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Faro, de 29 de Setembro a 1 de Outubro de 1999. .
19. Pereira, Iris S. P. Aspectos da sintaxe da concordância negativa em Português,Primeiras Jornadas de Linguística da Escola Jean Piaget - Nordeste,Macedo de Cavaleiros,1998 (Comunicação).
20. Pereira, Iris S. P; Veloso, Rita; Ambar, Maria M. Focus and tense,VIIth Colloquium of Generative Grammar,Oviedo,1997 (Comunicação).
O VIIth Colloquium of Generative Grammar decorreu na Universidade de Oviedo, Espanha, de 2-4 de Abril.
21. Pereira, Iris S. P. Aspectos histórico-semânticos das construções de progressivo em Português,XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,1996 (Comunicação).
O XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Braga, de 30 de Setembro a 2 de Outubro de 1996. .

Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. Pereira, Iris S. P. A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem oral. A relação entre o oral e o escrito numa perspetiva de desenvolvimento: a emergência da leitura e da escrita e a relação com a educação pré-escolar, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 4 de Janeiro de 2008).
2. Pereira, Iris S. P. O desenvolvimento da consciência linguística (de palavra, silábica, intrassilábica e fonémica) e o ensino da decifração, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 11 de Janeiro de 2008).
3. Pereira, Iris S. P. O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 18 de Janeiro de 2008).
4. Pereira, Iris S. P. O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Sessão de acompanhamento de formadores residentes (Acção B), realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 17 de Janeiro de 2008).
5. Pereira, Iris S. P. O desenvolvimento da linguagem oral. Conceitos básicos. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento fonológico, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 26 de Outubro de 2007.
6. Pereira, Iris S. P. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento morfo-sintáctico, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 23 de Novembro de 2007).
7. Pereira, Iris S. P. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento discursivo. Factores determinantes do desenvolvimento da linguagem oral, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 30 de Novembro de 2007).
8. Pereira, Iris S. P. Desenvolver a consciência fonémica e promover o ensino da leitura, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Sessão de acompanhamento regional de formadores residentes (Acção B), realizada na Universidade do Minho no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 13 de Dezembro de 2007). .
9. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Ler antes de ler ou como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Biblioteca Pública de Tomar/ECAE.
Duração: 8 horas. Local: Tomar, Cidade: Tomar, Tipo de participação: Outra.
Acção de formação realizada no dia 29 de Abril 2003.

Organização de evento
Event organization
1. Pereira, Iris S. P; Azevedo, Fernando J. F; Ramos, Rui M. L; Silva, Sara R. R.. A Criança, a Língua e o Texto Literário,2003 (Encontro / Outra).
2. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2002 (Congresso / Outra).
3. Pereira, Iris S. P; Azevedo, Fernando J. F; Ramos, Rui M. L. Jornadas DCILM: A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º Ciclo,2002 (Encontro / Outra).
4. Pereira, Iris S. P; Barbosa, Maria P. 24th GLOW (Generative Linguistics in the Old World) Colloquium 2001,2001 (Concerto / Outra).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
14

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10

Total
Produção técnica
Technical production
34

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
34


Visualizações do curriculum [ 1136 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 13:53:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis