Curriculum Vitae

Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz

Data da última actualização »Last update : 19/01/2012


Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz . É da Universidade do Porto. Publicou 19 artigos em revistas especializadas e 24 trabalhos em actas de eventos, possui 8 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 112 itens de produção técnica. Participou em 15 eventos no estrangeiro . Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 58 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1006977737812361


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cruz, O.
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva
Porto
4200-392 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226079700
Fax: (+351)226079725
Correio electrónico: orlanda@fpce.up.pt
Homepage: www.fpce.up.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1996 Doutoramento
Phd
Psicologia.
Universidade do Porto, Portugal.

1987 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Psicologia.
Universidade do Porto, Portugal.

1983 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Mai/2007-Actual Professor Associado
Out/2001-Abr/2007 Professor Auxiliar
Out/1996-Set/2001 Professor Auxiliar
Fev/1988-Set/1996 Assistente
Nov/1983-Jan/1988 Assistente Estagiário
Nov/1982-Out/1983 Outra Situação





Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Nov/1982-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica em Crianças e Adolescentes






Actividades de Ensino (Teaching activities)


Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Set/2010-Jul/2011
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Seminário de Investigação III - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
  • Seminário de Projecto I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Questões e Problemáticas na Psicologia Contemporânea I - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
  • Seminário de Projecto II - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Questões Aprofundadas de Psicologia I - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Contextos Familiares do Desenvolvimento -Mestrado Integrado em Psicologia (Regente)
  • Seminário de Investigação II - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
  • Seminário I - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Seminário de Investigação I - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
  • Seminário II - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)


Set/2009-Jul/2010
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Seminário de Investigação I - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
  • Dissertação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Seminário II - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Seminário I - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Seminário de Investigação II - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
  • Seminário de Investigação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Dissertação de Mestrado - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Seminário de Orientação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)


Set/2008-Jul/2009
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Contextos Familiares do Desenvolvimento - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Seminário de Projecto II - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Dissertação de Mestrado - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Seminário II - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Seminário de Projecto I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Seminário I - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Prática Psicológica com Crianças - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)


Set/2007-Jul/2008
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Seminário de Orientação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Seminário de Projecto I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Estágio - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Contextos Familiares do Desenvolvimento - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Seminário de Projecto II - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Seminário de Investigação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Dissertação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
  • Seminário de Projecto II - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I - Mestrado Integrado em Psicologia (Regente)
  • Trabalhos Práticos de Observação do Desenvolvimento - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)


Set/2006-Jul/2007
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Questões Aprofundadas em Psicologia - Mestrado em Psicologia(Regente)
  • Seminário-Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança - Licenciatura em Psicologia(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento - Licenciatura em Psicologia(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento I - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
  • Questões Aprofundadas de Psicologia - Mestrado em Psicologia(Regente)


Set/2005-Jun/2006
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento I - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
  • Seminário de Investigação e de Orientação da Dissertação - Mestrado em Psicologia(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento - Licenciatura em Psicologia(Regente)


Set/2004-Jul/2005
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Questões Aprofundadas de Psicologia do Desenvolvimento - Mestrado em Psicologia(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento I - Licenciatura em Ciências da Educação(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento - Licenciatura em Psicologia(Docente)
  • Seminário - Mestrado em Psicologia(Docente)


Set/2003-Jul/2004
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento - Licenciatura em Psicologia(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento I - Licenciatura em Ciências da Educação(Docente)






Actividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Dez/2010-Actual
- Membro do Conselho de Subunidade Orgânica - Psicologia


Dez/2010-Actual
- Membro do Conselho Cientifico


Dez/2010-Actual
- Membro do Conselho Pedagógico


Mar/2010-Actual
- Membro do Conselho de Representantes


Set/2008-Actual Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
- Director of the Doctoral Program in Psychology of the University of Porto


Jan/2005-Dez/2008
- President of the Directive Council


Jan/2004-Dez/2006
- Scientific Coordinator of the Master Course on Child Clinical Psychological Intervention






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica em Crianças e Adolescentes




Projectos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
1989-1990
Utilização dos testes psicológicos em Portugal
Referência do projecto»Project reference: ..


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2007-
Percursos escolares na adolescência: Determinantes sócio-Cognitivo-Motivacionais
Referência do projecto»Project reference: CEER.

2005-2008
Estudo Longitudinal do envolvimento e adaptação da criança-Engagement and adaptation longitudinal study
Referência do projecto»Project reference: POCI/PSI/58712/2004.

2007-2008
Excelência e Inovação no Ensino/Aprendizagem: Conhecer e concretizar a Mudança de Paradigma na Universidade do Porto
Referência do projecto»Project reference: POCI/N/04.01.02/0264/0001/2006.

2000-2004
Qualidade das Interacções de Criança em Contexto Familiar e Creche e o seu impacto no desenvolvimento sóciocognitivo da criança
Referência do projecto»Project reference: POCTI/PSI/35207/99.

1991-1992
Acções Luso-Espanholas "Análise comparativa de alguns aspectos da situação de cuidados das crianças de 4 anos em Portugal e Espanha"
Referência do projecto»Project reference: ..

1984-1992
International Association for the Evaluation of Educational Achievement - Preprimary Project (IEA-PPP)
Referência do projecto»Project reference: ..

1989-1990
Acções Luso-Espanholas "A qualidade de vida das crianças em idade pré-escolar portuguesas e espanholas nos contextos de socialização familiar e escolar"
Referência do projecto»Project reference: ..

1989-1990
European Child Care and Education Study (ECCE)
Referência do projecto»Project reference: ..






Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1983 Melhor média de finalização do curso de licenciatura, Fundação Engº António Almeida.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/1997 - Actual Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC), Membro.
Jan/1997 - Actual European Society for Developmental Psychology (ESDP), Membro.
Jan/1989 - Actual Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Membro.
Jan/1988 - Actual Society for Research on Child Development (SRCD), Membro.
Jan/1986 - Dez/1990 International Council of Psychologists (ICP), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Cruz, O.. 2005. Parentalidade. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
2. Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Macedo-Pinto, I.. 1990. Perfil nacional dos cuidados prestados às crianças com idade inferior a seis anos. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, C.; Bairrão, J.. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche.  In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos , ed. J. Bairrão, 23 - 96. . Porto: Livpsic.
2. Ducharne, M. A; Cruz, O.. 2005. Piaget e Vygotsky – Reflexões sobre a avaliação do desenvolvimento.  In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos, ed. J. Bairrão , 10 - 28. . Porto: Livpsic.
3. Teixeira, V.; Cruz, O.. 2005. Escolaridade da mãe, desempenho escolar e uso do tempo num grupo de crianças com 8 anos de idade.  In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos , ed. J. Bairrão , 284 - 307. . Porto: Livpsic.
4. Cruz, O.. 2004. Psicologia do Desenvolvimento. Estudo de caso.  In E-learningUP|03-04. Um projecto piloto na Universidade do Porto, ed. GATIUP/IRICUP, 105 - 108. . Porto: Universidade do Porto.
5. Cruz, O.; Jordão, F.; Lencastre, L.. 2004. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem a propósito das plataformas de e-learning.  In E-learningUP|03-04. Um projecto piloto na Universidade do Porto, ed. GATIUP/IRICUP , 111 - 118. . Porto: Universidade do Porto.
6. Cruz, O.. 2000. Disciplina materna e auto-controle nas crianças de cinco anos.  In Parceria família-escola e desenvolvimento da criança, ed. A. M. Fontaine , 55 - 78. . Porto: Edições ASA.
7. Leal, T.; Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.; Henriques, M.; Bairrão, J.. 1998. General discussion of child care in Portugal.  In Qualitat der kinderbetreuung. Deutsche und internationale perspektiven (Quality of child care. German and international perspectives) , ed. W.E. Fthenakis & M.R. Textor, 200 - 206. . Weinheim: Beltz.
8. Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Macedo-Pinto, I.. 1989. Care and education for children under age 6 in Portugal.  In How nations serve children: Profiles of child care and education in 14 countries, ed. P. Olmsted & D. Weikart , 273 - 302. . Ypsilanti, Michigan: The High/Scope Press.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cruz, O.; Aguiar, C.. 2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale: La qualité de l’ambiance familiale et les comportements interactifs de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée, 58: 177 - 184.
2. Custódio, S.; Cruz, O.. 2008. "As representações mentais das crianças acerca das figuras parentais", Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24: 471 - 483.
3. Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C.. 2008. "Estilo de vida adolescente, práticas educativas parentais e percepção de maturidade", Psicologia, Saúde e Doenças, 9: 117 - 118.
4. Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. 2008. "Filho és, pai serás...: a percepção retrospectiva dos homens acerca das formas de envolvimento do seu próprio pai e suas consequências desenvolvimentais", INFAD Revista de Psicología/International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4: 101 - 112.
5. Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O.. 2008. "Mãe para mim, pai para ti: o uso do tempo das crianças e as actividades de interacção com os pais", INFAD Revista de Psicología/International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4: 91 - 100.
6. Cruz, O.; Ducharne, M. A. 2006. "A Intervenção na Parentalidade – o caso específico da Formação de Pais", Revista Galego-Portuguesa de Psicología e Educación, 11-12: 295 - 309.
7. Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. 2006. "Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP)", Psicologia e Educação, 1: 63 - 75.
8. Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. 2004. "A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: dados relativos às qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF, 9: 165 - 171.
9. Gonzaga, A.; Cruz, O.. 2000. "A percepção dos avós acerca das suas relações intergeracionais", Infância e Educação, 1: 107 - 123.
10. Cruz, O.. 1999. "O auto-controlo em crianças de cinco anos: implicações educativas das vivências familiares", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 4: 109 - 130.
11. Cruz, O.; Leal, T.. 1998. "Necessidades educativas especiais: uma imagem genérica do contexto português", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacíon, 2: 49 - 54.
12. Neves, S.; Cruz, O.. 1993. "Evolução de alguns aspectos da produção linguística oral em crianças portuguesas dos dois aos dez anos de idade", Comunicare, 1: 63 - 77.
13. Barbosa, M.; Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Henriques, M.; Bairrão, J.; Borges, M. I. 1992. "Situação dos cuidados prestados a crianças de quatro anos de idade em Portugal. Alguns resultados de uma sondagem nacional", Inovação, 5: 57 - 80.
14. Cruz, O.. 1992. "A avaliação da reflexidade/ impulsividade em crianças de idade pré-escolar", Psicologia, 7: 237 - 250.
15. Cruz, O.; Borges, M. I. 1992. "A impulsividade infantil. Algumas reflexões sobre o conceito", Revista de Psicologia e Ciências de Educação, 3/4: 57 - 65.
16. Neves, S.; Cruz, O.. 1992. "Análise descritiva da aquisição de alguns aspectos linguísticos em crianças de idade pré-escolar", Inovação, 5: 121 - 137.
17. Neves, S.; Cruz, O.. 1992. "Os artigos definidos e indefinidos produzidos pela criança dos três aos seis anos - algumas reflexões", Inovação, 5: 139 - 155.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Sousa, M.; Cruz, O.. 2010. "As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus tratos e a construção dos modelos representacionais", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
2. Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R.. 2008. "Escala de avaliação do conhecimento emocional", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga.
3. Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C.. 2008. "Estilo de vida adolescente e percepção de maturidade", Trabalho apresentado em 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, In 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Actas, Porto.
4. Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O.. 2008. "Escala de problemas de comportamento em crianças de idade escolar", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga.
5. Nunes, C.; Cruz, O.. 2008. "O efeito cumulativo do risco no desenvolvimento da criança", Trabalho apresentado em Infâncias Possíveis, Mundos Reais, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga.
6. Santos, S.; Cruz, O.. 2008. "Questionário de Estilos Educativos", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga.
7. Teixeira, V.; Cruz, O.. 2008. "O uso do tempo das crianças: um estudo comparativo entre 1999 e 2006", Trabalho apresentado em Infâncias possíveis, mundos reais, In Infâncias possíveis, mundos reais, Braga.
8. Cruz, O.. 2006. "A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – comparação dos resultados observados com duas versões da HOME", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
9. Cruz, O.; Pinto, A. I. 2006. "A Escala de Personalidade da Criança revisitada: dados de fidelidade teste-reteste", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
10. Pinto, A. I; Nunes, C.; Cruz, O.; Aguiar, C.. 2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – um estudo comparativo", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
11. Teixeira, V.; Cruz, O.. 2006. "O Diário de Uso do Tempo – uma metodologia para estudar o uso do tempo das crianças", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
12. Teixeira, V.; Cruz, O.. 2006. "Children’s Time Use and Social Skills: a contribution to the development of social skills programs", Trabalho apresentado em 28th Annual Conference on Time use Research "Time Use Research: An Interdisciplinary Issue", In 28th Annual Conference on Time use Research "Time Use Research: An Interdisciplinary Issue", Copenhagen.
13. Lencastre, L.; Cruz, O.; Jordão, F.. 2004. "A componente on-line no ensino superior. Implicações no processo de ensino-aprendizagem", Trabalho apresentado em Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior , In Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior , Aveiro.
14. Pinto, A. I; Aguiar, C.; Barros, S.; Cruz, O.. 2004. "O sistema de avaliação da qualidade do envolvimento III – um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto de creche", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, Braga.
15. Pinto, A. I; Cruz, O.; Bairrão, J.. 2004. "Escala de avaliação do temperamento", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, Braga.
16. Cruz, O.. 1997. "A escala de avaliação do auto-controlo - comparação dos resultados obtidos com uma amostra de mães e com uma amostra de educadoras", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Vol. V, Braga.
17. Cruz, O.; Almeida, L. S; Simões, C.; Silva, I.. 1997. "A impulsividade/ reflexividade: contributos para a validação de um constructo e de uma escala", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
18. Cruz, O.; Gamelas, A.; M., Salvado. 1994. "Como é que as mães das crianças de cinco anos controlam o comportamento dos seus filhos? - apresentação de uma técnica de avaliação dos comportamentos parentais", Trabalho apresentado em Avaliação psicológica: Formas e contextos, In Avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga.
19. Cruz, O.; M., Salvado; Gamelas, A.. 1994. "Intervenção disciplinar das mães junto dos seus filhos de cinco anos: como e porquê? ", Trabalho apresentado em Família e desenvolvimento, In Família e desenvolvimento, Portalegre.
20. Ribeiro, I.S.; Almeida, L.S.; Cruz, O.. 1993. "Avaliação psicológica e utilização dos testes em Portugal: comportamentos e atitudes dos psicólogos", Trabalho apresentado em Avaliação psicológica: Formas e contextos, In Avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga.
21. Cruz, O.. 1992. "O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano", Trabalho apresentado em 5º Encontro Nacional das Ludotecas, In Comunicações do 5º Encontro Nacional das Ludotecas, ..
22. Cruz, O.. 1989. "Assessment of reflection-impulsivity style in preschoolers - developmental trends", Trabalho apresentado em Social competence in developmental perspective , In Social competence in developmental perspective , ..
23. Borges, M. I; Barbosa, M.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A.. 1985. "O desenvolvimento psicológico da criança nos dois primeiros anos: Alguns aspectos", Trabalho apresentado em Intervenção Psicológica na Educação, In Intervenção Psicológica na Educação, Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Neves, S.; Cruz, O.. 1997. "Da necessidade de abranger a realidade linguística portuguesa. Estudo transversal das produções orais da criança ao adulto", Temas sobre desenvolvimento 5, 30: 20 - 23.
2. Almeida, L.S.; Cruz, O.. 1988. "O uso dos testes como revelador dos modelos de prática psicológica em Portugal", Psicologia: Teoria e Pesquisa, 4: 207 - 224.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I.. 1989. "IEA Preprimary Project. Sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade", Trabalho apresentado em Psicologia e Educação. Investigação e Intervenção, In Psicologia e Educação. Investigação e Intervenção, Porto.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Cruz, O.; Almeida, L.S.. 01 jan. 1987. "A utilização dos testes psicológicos em Portugal: Análise segundo a formação e o domínio da prática profissional" Jornal de Psicologia, 13 - 19.
2. Almeida, L.S.; Cruz, O.. 01 maio 1985. "A utilização dos testes psicológicos: Resultados de um inquérito junto dos psicólogos portugueses" Jornal de Psicologia, 11 - 18.
3. Almeida, L.S.; Cruz, O.. 01 jan. 1985. "Utilização dos testes psicológicos: Algumas considerações sobre a sua evolução" Jornal de Psicologia, 13 - 17.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Cruz, O.. Promovendo uma parentalidade positiva: Determinantes e consequências,Funchal,2010 (Comunicação).
2. Abreu-Lima, I.; Cruz, O.. Promovendo a competência parental: alguns resultados da avaliação dos Programas de Educação Parental em Portugal,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
3. Sousa, M.; Cruz, O.. As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
4. Cruz, O.. Promovendo uma parentalidade positiva,Comunicação apresentada no 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica,Maia,2009 (Comunicação).
5. Cruz, O.. A formação parental na promoção da parentalidade positiva,Comunicação apresentada no Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ em 2008, integrada no painel temático "As Responsabilidades parentais, hoje",Braga,2009 (Comunicação).
6. Almeida, A.; Cruz, O.. El apoyo a la familia desde los programas de formación parental: la experiencia portuguesa,Jornadas sobre Parentalidad Positiva,Madrid,2009 (Comunicação).
7. Cruz, O.; Abreu-Lima, I.. Evaluation des programmes d'éducation parentale au Portugal - quelques résultats preliminaires,XII Congrès International de l' AIFREF. Précarités et Education Familiale,Toulouse, França,2009 (Comunicação).
8. Cruz, O.; Nunes, C.. Home environment and maternal interaction behaviors as determinants of child development,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação).
9. Almeida, A.; Abreu-Lima, I.; Cruz, O.; Ribeiro-Santos, M.; Gaspar, F.; Alarcão, M.; Brandão, T.. Parenting education – looking at resources and needs of intervention,. Comunicação integrada no Simpósio "Interventions in context: methodological and practical challenges". 14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação).
10. Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Almeida, A.; Brandão, T.; Ribeiro-Santos, M.; Alarcão, M.; Gaspar, F.; Marinho, S.. Promoting parental competence: issues and preliminary results of a national study of parenting programmes,Simpósio "Challengies and Opportunities in Parental Education" 14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação).
11. Ducharne, M. A; Cruz, O.; Raposo, J.V.. Estilos educativos parentais e posturas face ao estudo - uma análise comparativa entre a Galiza e o Norte de Portugal,X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação).
12. Sousa, M.; Cruz, O.. As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais,VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural,Porto,2009 (Comunicação).
13. Teixeira, V.; Cruz, O.. O uso do tempo e o desenvolvimento das crianças: principais resultados de um estudo com crianças portuguesas,VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural,Porto,2009 (Comunicação).
14. Alves, D.; Teixeira, V.; Cruz, O.. Emotional Knowledge and Time with Peers,European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster).
15. Lima, A.; Teixeira, V.; Cruz, O.. The Daily Flow of Portuguese Children: When Fathers Are There?,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster).
16. Teixeira, V.; Cruz, O.; Lima, A.. Participation in Organized Activities as a Pathway to Academic Achievement,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster).
17. Ducharne, M. A; Moreira, C.; Cruz, O.. How are Parenting Styles and Parental Attitudes Toward School Related to Children’ Academic Goals? ,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster).
18. Cruz, O.. Parentalidade positiva ... em contexto institucional,Seminário sobre "O acolhimento de crianças e jovens em instituição: Perspectivas, desafios e paradigmas",Santa Maria da Feira,2008 (Comunicação).
19. Cruz, O.. A parentalidade do ponto de vista da criança,IV Congresso Internacional da Área da Psicologia Forense e da Exclusão Social,Lisboa,2008 (Comunicação).
20. Lima, I.; Cruz, O.; Pessanha, M.; Aguiar, C.; Nunes, C.. Qualidade do Ambiente Familiar,Comunicação integrada no Painel "Qualidade em contextos para a infância", apresentada no VIII Simpósio Internacional do GEDEI "Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão",Aveiro,2008 (Comunicação).
21. Lima, I.; Cruz, O.. Avaliação dos programas de formação parental. Resultados preliminares,Comunicação apresentada no Seminário Novas abordagens das Políticas e Medidas no âmbito da Parentalidade positiva,Braga,2008 (Comunicação).
22. Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C.. Estilo de vida adolescente e percepção de maturidade,7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Porto,2008 (Comunicação).
23. Nunes, C.; Cruz, O.. O efeito cumulativo do risco no desenvolvimento da criança,I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação).
24. Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Filho és, pais serás… A percepção retrospectiva dos homens acerca das formas de envolvimento do seu próprio pai e suas consequências desenvolvimentais,Congresso do INFAD,Évora,2008 (Comunicação).
25. Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O.. Mãe para mim, pai para ti: O uso do tempo das crianças e as actividades de interacção com os pais,Congresso do INFAD,Évora,2008 (Comunicação).
26. Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R.. Escala de avaliação do conhecimento emocional,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação).
27. Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Escala de problemas de comportamento em crianças de idade escolar,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação).
28. Santos, S.; Cruz, O.. Questionário de Estilos Educativos,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação).
29. Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. INVOLVE and PerCIF: adult’s perception of their father’s involvement and its developmental consequences,20th Biennial ISSBD Meeting,Wurzburg, Germany,2008 (Poster).
30. Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O.. What children and their parents do together: gender matters? ,20th Biennial ISSBD Meeting,Wurzburg, Germany,2008 (Poster).
31. Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R.. Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE),XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,2008 (Poster).
32. Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Escala de Problemas de Comportamento em Crianças de Idade Escolar,2008 (Poster).
33. Cruz, O.; Santos, S.. Questionário de Estilos Educativos (QEP),XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,2008 (Poster).
34. Cruz, O.. Concepções de parentalidade – o ponto de vista das crianças,Integrado no painel temático sobre "Família, concepções e práticas de parentalidade". I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,2007 (Comunicação).
35. Cruz, O.. O direito da criança à competência,Integrado no painel sobre "A protecção de crianças e jovens - aspectos psicológicos e sociais". Seminário sobre o Sistema de Promoção e Protecção das Crianças e dos Jovens e a Comunicação Social,Porto,2007 (Comunicação).
36. Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Estilo de vida adolescente: exploração de rotinas diárias à semana e ao fim-de-semana,I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,,2007 (Comunicação).
37. Cruz, O.; Moreira, E.; Pereira, A.P.. Estilos interactivos e comportamentos de controlo maternos,XI Congresso Internacional de Educação Familiar,,Coimbra,2007 (Comunicação).
38. Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Práticas e estilos educativos parentais: a percepção dos filhos adolescentes.,XI Congresso Internacional de Educação Familiar,Coimbra,2007 (Comunicação).
39. Cruz, O.; Pereira, A.P.; Moreira, E.. Development of child compliance and non-compliance behaviours and maternal control strategies,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Comunicação).
40. Nunes, C.; Cruz, O.; Bairrão, J.. Stability of family environment quality and its effects on child developmental outcomes,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Comunicação).
41. Alves, D.; Cruz, O.. Social and emotional predictors of peer acceptance,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Poster).
42. Pinto, A. I; Poppe, L.; Cruz, O.; Bairrão, J.. Efeitos das características de temperamento no envolvimento observado em crianças em contexto de creche,XII Seminário de Desenvolvimento. Os problemas emocionais e comportamentais da criança e do adolescente,Coimbra,2006 (Comunicação).
43. Alves, D.; Cruz, O.. O emocional e o social na idade escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
44. Cruz, O.; Pereira, A.P.; Moreira, E.. Estratégias de controlo maternas e qualidade dos comportamentos de obediência nas crianças de 1 a 3 anos,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
45. Custódio, S.; Cruz, O.. As representações das crianças de idade escolar acerca das figuras parentais e sua relação com a competência social,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
46. Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Os estilos educativos parentais e as rotinas de adolescentes,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
47. Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; Nunes, C.; Bairrão, J.. Predictors of children´s engagement during mother-child dyadic play,Comunicação integrada no simposium temático Quality of Educational Settings and Adult-Child Interactions. 26th International Congress of Applied Psychology,Atenas, Grécia,2006 (Comunicação).
48. Cruz, O.. A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – comparação dos resultados observados com duas versões da HOME,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação).
49. Cruz, O.; Pinto, A. I. A Escala de Personalidade da Criança revisitada: dados de fidelidade teste-reteste,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação).
50. Pinto, A. I; Nunes, C.; Cruz, O.; Aguiar, C.. O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – um estudo comparativo,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação).
51. Teixeira, V.; Cruz, O.. O Diário de Uso do Tempo – uma metodologia para estudar o uso do tempo das crianças,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação).
52. Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; Bairrão, J.. Predictors of maternal responsiveness,26th International Congress of Applied Psychology,Atenas, Grécia,2006 (Poster).
53. Teixeira, V.; Cruz, O.. Children’s Time Use and Social Skills – a contribution to understand the phenomenon of delinquency,Annual Conference on Time use Research,Copenhagen, Denmark,2006 (Poster).
54. Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP),XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster).
55. Cruz, O.; Aguiar, C.. Mother interaction behaviors, child temperament and child engagement,XII European Conference on Developmental Psychology,La Laguna, Espanha,2005 (Comunicação).
56. Teixeira, V.; Cruz, O.. Socioeconomic status, academic achievement and time-use in eight-year-old Portuguese children,IATUR 2005 Annual Meeting Time- Use in Daily Life: The Content and Context of Human Behaviour,Halifax, Nova Scotia, Canada,2005 (Comunicação).
57. Cruz, O.. La consistance de l’intervention éducative parentale: La qualité de l’ambiance familiale et les comportements de la mère en interaction avec son enfant,X Congreso Internacional de Educación Familiar,Las Palmas, Espanha,2005 (Poster).
58. Teixeira, V.; Cruz, O.. Time use implications in development,XII European Conference on Developmental Psychology,La Laguna, Espanha,2005 (Poster).
59. Cruz, O.; Jordão, F.; Lencastre, L.. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem a propósito das plataformas de e-learning,Workshop e-learningUP|2003-2004,Porto,2004 (Comunicação).
60. Lencastre, L.; Cruz, O.; Jordão, F.. A componente on-line no ensino superior. Implicações no processo de ensino-aprendizagem,Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior,Aveiro,2004 (Comunicação).
61. Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; McWilliam, R. A. Mother interaction behaviors and child observed engagement,Conference on Human Development,Washington, EUA,2004 (Comunicação).
62. Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: dados relativos às qualidades psicométricas dos dados,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação).
63. Pinto, A. I; Aguiar, C.; Barros, S.; Cruz, O.. O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto de creche ,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação).
64. Pinto, A. I; Cruz, O.; Bairrão, J.. A Escala de Personalidade da Criança: Validação de uma medida do temperamento para crianças ,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação).
65. Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.; Pinto, A. I; Bairrão, J.. A avaliação da qualidade do ambiente familiar – relação com o envolvimento observado nas crianças,(comunicação integrada no Simpósio Temático “A avaliação da qualidade do ambiente familiar dos 12 meses à adolescência – a Escala HOME”). 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação).
66. Cruz, O.; Moreno, M. C. A avaliação da qualidade do ambiente familiar dos 12 meses à adolescência – a Escala HOME (Coordenação),Simpósio apresentado no 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Simpósio).
67. Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. Dimensions of mother interaction behaviour and child engagement,ISSBD Bienal Meeting,Ghent, Bélgica,2004 (Poster).
68. M., Salvado; Cruz, O.. Representations of attachment and parental authority in Portuguese children: na exploratory study,ISSBD Bienal Meeting,Ghent, Bélgica,2004 (Poster).
69. Teixeira, V.; Cruz, O.. A utilização do tempo na rotina diária da criança de 8 anos,2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa, Portugal,2004 (Poster).
70. Cruz, O.. Trajectórias de risco na Infância e na Adolescência,Seminário Educação e Desenvolvimento,Braga,2003 (Comunicação).
71. Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino – adequação e utilidade para a observação dos comportamentos interactivos maternos,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
72. Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. Mother Teaching Styles Rating Scale: its adequacy and usefulness,X European Conference on Developmental Psychology,Milão, Itália,2003 (Poster).
73. Cruz, O.. Desenvolvimento social e sexual – papel da família, escola e comunidade,II Encontro de Enfermagem "Sexualidade hoje",Viana do Castelo,2001 (Comunicação).
74. Andrade, M.; Cruz, O.. La résilience comme réponse à la pauvreté: une étude exploratoire à propos des facteurs de risque et de protection,VIIIe Congrès International de l´AIFREF,Québec, Canada,2001 (Poster).
75. Cruz, O.; Pereira, I.. Are preschool teacher-child interactions related to child activity level?,IX European Conference on Developmental Psychology,Uppsala, Suécia,2001 (Poster).
76. M., Salvado; Cruz, O.. Representations of attachment and parental authority in eight-years-old portuguese children – is there a relation?,IX European Conference on Developmental Psychology,Uppsala, Suécia,2001 (Poster).
77. Cruz, O.. Mothers disciplining and teaching strategies – is there a relation? ,IX European Conference on Developmental Psychology,Spetses, Grécia,1999 (Poster).
78. Cruz, O.. Necessidades educativas especiais - uma imagem genérica do contexto português ,(comunicação integrada numa sessão temática sobre Necesidades educativas especiais e adaptacions curriculares). III Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía,A Coruña, Espanha,1997 (Comunicação).
79. Cruz, O.; Silva, A.P.; Pereira, I.. Comment construir un château de cartes - une analyse des stratégies utilisées par les mères,VI Congreso Internacional de Educación Familiar,Málaga, Espanha,1997 (Poster).
80. Cruz, O.. Maternal determinants of self-control in five-year-old children,VIII European Conference on Developmental Psychology,Rennes, França,1997 (Poster).
81. Cruz, O.. A escala de avaliação do auto-controlo - comparação dos resultados obtidos com uma amostra de mães e com uma amostra de educadoras,V Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,1997 (Poster).
82. Cruz, O.; Almeida, L.S.; Simões, C.; Silva, I.. A impulsividade/reflexividade: contributos para a validação de um constructo e de uma escala,V Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,1997 (Poster).
83. Cruz, O.. Determinantes maternos do auto-controlo nas crianças de cinco anos,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Comunicação).
84. Cruz, O.. Disciplina materna e auto-controlo nas crianças de cinco anos,V Congresso Internacional da Association International de Formation et de Recherche en Education Familiale,Porto,1995 (Comunicação).
85. Cruz, O.; M., Salvado; Gamelas, A.. Intervenção disciplinar das mães junto dos seus filhos de cinco anos: Como e porquê? ,Convenção Anual da APPORT/94. Família e Desenvolvimento,Portalegre,1994 (Comunicação).
86. Cruz, O.; Gamelas, A.; M., Salvado. Como é que as mães das crianças de 5 anos controlam o comportamento dos seus filhos? - apresentação de uma técnica de avaliação dos comportamentos parentais,II Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica. Formas e contextos,Braga,1994 (Poster).
87. Cruz, O.. O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano,5º Encontro Nacional das Ludotecas,Porto,1992 (Comunicação).
88. Almeida, L.S.; Cruz, O.; Ribeiro, I.S.. Os psicólogos portugueses e a avaliação psicológica: algumas considerações a propósito do uso dos testes,Convenção Anual da APPORT/92,Lisboa,1992 (Comunicação).
89. Cruz, O.. How do 5-years-olds´mothers think about children and child-rearing: Evaluating parents ideas ,Vth European Conference on Developmental Psychology (ISSBD),Sevilha, Espanha,1992 (Poster).
90. Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. Contributos para a educação pré-escolar. Encontro sobre Educação Pré-escolar e Formação de Educadores,Faro,1989 (Comunicação).
91. Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. Contextos de socialização disponíveis para crianças de 4 anos - um estudo a nível nacional,I Encontro Nacional de Psicologia Educacional,Lisboa,1989 (Comunicação).
92. Almeida, L.S.; Cruz, O.. A utilização dos testes no contexto da avaliação psicológica,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Comunicação).
93. Cruz, O.; Neves, S.. Análise descritiva da aquisição de alguns aspectos linguísticos em crianças de idade pré-escolar,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Comunicação).
94. Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Henriques, M.. Como são frequentados os contextos de socialização pelas crianças de quatro anos em Portugal,Congresso Nacional de Educação Infantil e Básica,Braga,1989 (Comunicação).
95. Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.. Alguns resultados de uma sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster).
96. Cruz, O.. A avaliação da reflexividade/ impulsividade em crianças de idade pré-escolar,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster).
97. Almeida, L.S.; Cruz, O.. A utilização dos testes no contexto da avaliação psicológica,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster).
98. Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.. Where and with whom are four year olds in Portugal. Some findings from a nacional survey. The special case of children staying only with mother,Third European Conference for Research on Learning and Instruction,Madrid, Espanha,1989 (Poster).
99. Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. The technical challenges of conducting international research in child care: The IEA Preprimary Project in Portugal,Annual Conference of the NAYEC,Anaheim, EUA,1988 (Comunicação).
100. Cruz, O.. Assessment of reflection-impulsivity in preschoolers. Developmental trends,Third European Conference on Developmental Psychology (ISSBD),Budapeste, Hungria,1988 (Poster).
101. Almeida, L.S.; Cruz, O.. Os psicólogos portugueses e o método dos testes: análise segundo o domínio de prática,I Encontro Nacional de Psicologia Clínica e da Saúde,Coimbra,1987 (Comunicação).
102. Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I.. IEA Preprimary Project. Sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade,I Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação,Porto,1987 (Comunicação).
103. Borges, M. I; Barbosa, M.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A.. O desenvolvimento psicológico da criança nos dois primeiros anos: Alguns aspectos,I Encontro Nacional de Intervenção Psicológica na Educação,Porto,1984 (Comunicação).
104. Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I.. Preprimary Project in Portugal,II European Conference on Developmental Psychology (ISSBD) – Development: European Perspectives,Roma, Itália,1984 (Poster).

Relatório de investigação
Technical report
1. Borges, M.; Barbosa, A.; Cruz, O.; Pinto, I.. Análise comparativa de alguns aspectos da situação de cuidados das crianças de quatro anos em Portugal e Espanha: relatório final,1992.
2. Borges, M.; Cruz, O.; Barbosa, A.; Pinto, I.. A qualidade de vida das crianças portuguesas e espanholas em idade pré-escolar nos contextos de socialização familiar e escolar: relatório final,1990.
3. Pinto, I.; Cruz, O.; Barbosa, A.. National data report from Portugal,1989.
4. Borges, M.; Barbosa, A.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A.. Escala de Inteligência Sensório-Motora de Casati-Lézine: fundamentação teórica,1985.

Outra produção técnica
Other technical production
1. Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo da criança,2004.
2. Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo da criança,2003.
3. Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo da criança,2002.
4. Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo da criança,2001.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd thesis
1. Diana Rute Pereira Alves, Competência sócio - emocional:contributos para um modelo dos preditores da acutação pelos pares em crianças, 2011. (Orientador) - Em curso.
2. Vítor Manuel dos Santos Teixeira, O Uso do Tempo e o Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças de Idade Escolar, 2010. (Orientador) - Concluída.
3. José Albino Rodrigues Lima, Processos de socialização da criança em idade escolar: o envolvimento paterno, 2001. (Orientador) - Concluída.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
1. Susana Margarida Soares Santos, Os estilos educativos parentais e as práticas televisivas das crianças em idade pré-escolar, 2009. (Orientador) - Concluída.
2. Catarina Marques Ramalho Ramos Duarte, Conhecimento emocional e competência social em crianças de idade pré-escolar, 2009. (Orientador) - Concluída.
3. Oriana Marlita Machado Fernandes, A Dinâmica do Grupo em Educação Parental, 2009. (Orientador) - Concluída.
4. Filipe da Silva Correia, Estilos Educativos Parentais: influência sobre as capacidades e dificuldades de crianças em idade escolar, 2009. (Orientador) - Concluída.
5. Mariana Lopes Sousa, As Narrativas das Crianças Institucionalizadas. O papel da experiência de maus-tratos na construção dos modelos representacionais, 2009. (Orientador) - Concluída.
6. Bruna Patrícia Santos Granja, Os estilos educativos parentais, o stress parental e as estratégias de coping da criança com asma, 2009. (Orientador) - Concluída.
7. Joana Isabel Silva Vieira, Os Modelos Representacionais e a Competência Social das Crianças Institucionalizadas, 2009. (Orientador) - Concluída.
8. Daniel Ricardo da Silva Campos, A criança com asma: estilos educativos parentais, temperamento e estratégias de coping, 2009. (Orientador) - Concluída.
9. Susana Isabel da Costa Oliveira Martins, Estudo das práticas educativas parentais, das dimensões eficácia parental, satisfação parental e expectativas de desenvolvimento numa população de risco social, 2009. (Orientador) - Concluída.
10. Carla Cristina Pita Fernandes, Em risco ou à rasca? Estudo comparativo dos factores de risco do abandono escolar precoce, 2008. (Orientador) - Concluída.
11. Carla Fernanda Castro Susano, O stress dos pais de crianças com paralisia cerebral, 2008. (Orientador) - Concluída.
12. Ana Cristina Rodrigues Nunes, Risco ambiental, qualidade do ambiente familiar e desenvolvimento da criança, 2008. (Orientador) - Concluída.
13. Ana Teresa Moreira de Magalhães Pinto, O papel dos avós no quotidiano das crianças em idade escolar, 2008. (Orientador) - Concluída.
14. Paula Cristina Ramos dos Santos Monteiro, Estilos Educativos Parentais e Realização Escolar em Pré Adolescentes, 2008. (Orientador) - Concluída.
15. Diana Rute Pereira Alves, O ajustamento social e o conhecimento emocional em crianças de idade escolar, 2006. (Orientador) - Concluída.
16. António Cirne Barrote Andrade Garcês, Os estilos educativos parentais e o comportamento adaptativo de adolescentes com deficiência mental, 2006. (Orientador) - Concluída.
17. Susana Margarida Rodrigues Custódio, Os pais como figuras de afecto e disciplina. Um olhar sobre as representações das crianças de idade escolar acerca das figuras parentais, 2005. (Co-orientador) - Concluída.
18. Vítor Manuel dos Santos Teixeira, O dia a dia das crianças portuguesas - seu significado desenvolvimental, 2004. (Orientador) - Concluída.
19. Maria Isabel Brites Sanches Salvado, Representações de vinculação e representações de autoridade. Estudo exploratório com crianças de idade escolar, 2003. (Orientador) - Concluída.
20. Engrácia de Fátima Pereira Almeida Fontes, Os trabalhos de casa como mediadiores da relação escola-família, 2002. (Orientador) - Concluída.
21. Márcia Cristina da Silva Andrade, Resiliência em resposta à pobreza. Um estudo exploratório sobre os factores de risco e protecção envolvidos na resiliência, 2000. (Orientador) - Concluída.
22. Isabel Maria Resende Pereira, Interacções educadora-criança e temperamento. Um estudo exploratório sobre os efeitos do nível de actividade nos comportamentos interactivos educadora-criança, 1999. (Orientador) - Concluída.
23. Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo, Desenvolvimento linguístico da criança em idade pré-escolar e estimulação no contexto familiar, 1998. (Orientador) - Concluída.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Cruz, O.. Participação no júri de Maria Catarina Leite Rodrigues Grande. Estudo do impacto das interacções educadora-criança no envolvimento das crianças com necessidades educativas especiais em contexto de creche e de jardim - de - infância, 2010.
2. Cruz, O.. Participação no júri de José Albino Rodrigues Lima. O Envolvimento do Pai no Processo Desenvolvimental da Criança em Idade Escolar: Formas, Factores e Consequências, 2007.
3. Cruz, O.. Participação no júri de José Carlos da Silva Caldas. Anestesia Geral, Cirurgia e Hospitalização: Efeitos cumulativos e diferenciais a curto, médio e longo prazos, sobre a atenção, a memória. A aptidão visuo-motora, o rendimento académico e o comportamento de crianças em idade escolar, 2006.
4. Cruz, O.. Participação no júri de Maria Manuela Pessanha de Brito e Nóbrega. Vulnerabilidade e Resilência no desenvolvimento dos indivíduos:Influência da Qualidade dos Contextos de Socialização no Desenvolvimento das Crianças , 2006.


Mestrado
Master degree
1. Cruz, O.. Participação no júri de Renata Sofia Pereira Fonseca Martins. Conhecimento emocional e temperamento em crianças de idade pré-escolar: em estudo exploratório, 2009. 
2. Cruz, O.. Participação no júri de Oriana Marlita Machado Fernandes. A Dinâmica do Grupo em Educação Parental, 2007. 


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Promovendo uma parentalidade positiva: Determinantes e consequências, 2010 (Outra).
Nome da Instituição: Universidade da Madeira; Cidade do evento: Funchal.
2. El apoyo a la familia desde los programas de formación parental: la experiencia portuguesa, 2009 (Outra).
Nome do evento: Jornadas sobre Parentalidad Positiva; Cidade do evento: Madrid.
3. A formação parental na promoção da parentalidade positiva, 2009 (Outra).
Nome do evento: Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ em 2008; Cidade do evento: Braga.
4. Promovendo uma parentalidade positiva, 2009 (Outra).
Nome do evento: 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica; Cidade do evento: Maia.
5. Avaliação dos programas de formação parental. Resultados preliminares, 2008 (Outra).
Nome do evento: Seminário Novas abordagens das Políticas e Medidas no âmbito da Parentalidade positiva; Cidade do evento: Braga.
6. Qualidade do Ambiente Familiar, 2008 (Outra).
Nome do evento: VIII Simpósio Internacional do GEDEI "Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão"; Cidade do evento: Aveiro.
7. A parentalidade do ponto de vista da criança, 2008 (Outra).
Nome do evento: IV Congresso Internacional da Área da Psicologia Forense e da Exclusão Social; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias "Rupturas de Vida"; Cidade do evento: Lisboa.
8. Parentalidade positiva ... em contexto institucional, 2008 (Outra).
Nome do evento: Seminário sobre "O acolhimento de crianças e jovens em instituição: Perspectivas, desafios e paradigmas"; Nome da Instituição: ISS, IP; Cidade do evento: Santa Maria da Feira.
9. O direito da criança à competência, 2007 (Outra).
Nome do evento: Seminário sobre o Sistema de Promoção e Protecção das Crianças e dos Jovens e a Comunicação Social; Nome da Instituição: Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
10. Concepções de parentalidade – o ponto de vista das crianças, 2007 (Outra).
Nome do evento: I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
11. Trajectórias de risco na Infância e na Adolescência, 2003 (Outra).
Nome do evento: Seminário Educação e Desenvolvimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Desenvolvimento; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
12. Desenvolvimento social e sexual – papel da família, escola e comunidade, 2001 (Outra).
Nome do evento: II Encontro de Enfermagem "Sexualidade hoje"; Nome da Instituição: Serviço de Pediatria/Neonatologia do Hospital de Santa Luzia; Cidade do evento: Viana do Castelo.
13. O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano, 1992 (Outra).
Nome do evento: 5º Encontro Nacional das Ludotecas; Cidade do evento: Porto.
14. IEA Preprimary Project – aspectos conceptuais e metodológicos. Contributos para a educação pré-escolar, 1989 (Outra).
Nome do evento: Encontro sobre Educação Pré-escolar e Formação de Educadores; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Faro; Cidade do evento: Faro.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. 1º Simpósio sobre a Prestação de Serviços a Crianças e Famílias em Contextos Universitários, 1999 (Simpósio).
Nome do evento: 1º Simpósio sobre a Prestação de Serviços a Crianças e Famílias em Contextos Universitários; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cruz, O.. Psicologia: Teoria, investigação e prática, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Cruz, O.. Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Cruz, O.. Saúde & Doenças, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Cruz, O.. Infancia y Aprendizaje, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
56

Livros e capítulos
Books and book chapters
10
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
19
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
17
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
24
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
23
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Revistas
Magazines
3

Total
Produção técnica
Technical production
112

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
112

Total
Dados complementares
(Additional data)
51

Orientações
Orientations
26
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
6
Participação em Eventos
Event participation
15
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
4


Visualizações do curriculum [ 85 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 17:38:10
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis