Curriculum Vitae

Cecília do Rosário da Mota Aguiar

Data da última actualização »Last update : 17/01/2012


Cecília do Rosário da Mota Aguiar. É do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 7 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 1 livro publicados. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 24 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3899397207413212


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Cecília do Rosário da Mota Aguiar
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Aguiar, Cecília
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: caguiar@ispa.pt
Homepage: www.ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002-2006 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1993-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação) (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2006-2010 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal.

2000-2001 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce).
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Mar/2010-Actual Outra Situação

Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Out/2006-Fev/2010 Outra Situação

Universidade do Porto
Set/2002-Set/2006 Outra Situação





Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Out/2006-Fev/2010
Linhas de investigação»Research fields:


Participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Disabilities; Preschoolers; Child care; Quality; Inclusion; Social participation.




Projectos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2010-
Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância (Enhancing social participation of preschoolers with disabilities)
Referência do projecto»Project reference: RIPD/QRD/109571/2009.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2000-2004
A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
Referência do projecto»Project reference: POCTI/PSI/35207/1999.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Actual Society for Research in Child Development, Membro.
Actual International Society on Early Intervention, Membro.
Actual Association for Psychological Science, Membro.
Actual Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, Membro.
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Aguiar, Cecília. 2009. Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1276-4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. 2009. Educação e Investigação em idades precoces.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão , ed. Gabriela Portugal, 63 - 76. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
2. Aguiar, Cecília; Cruz, Orlanda; Barros, Sílvia; Bairrão, Joaquim. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, ed. Livpsic, 74 - 97. ISBN: 972-8082-76-3. Porto: Livpsic.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Correia, Nadine. 2011. "Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial", Análise Psicológica 1, XXIX: 167 - 178.
2. Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília. 2010. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers", Early Childhood Research Quarterly, 25: 527 - 535.
3. Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Pimentel, Júlia S. 2010. "Classroom Quality and Social Acceptance of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 1: 34 - 41.
4. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
5. Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2009. "Mothers’ interactive behaviors and child engagement: The moderating effect of child care quality", Psicologia 2, XXIII: 87 - 101.
6. CRUZ, O; AGUIAR, C. 2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale : la qualité de l’environnement familial et les comportements interactifs de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée/European Review of Applied Psychology 58, 3: 177 - 184.
7. Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2007. "Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality", Early Childhood Research Quarterly 2, 22: 204 - 214.
8. Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I. 2006. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado", Análise Psicológica 4, XXIV: 447 - 466.
9. Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia. 2004. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF 2, 9: 165 - 171.
10. Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, Sílvia. 2002. "Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na Área Metropolitana do Porto", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 5: 7 - 28.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Grande, Catarina; Aguiar, Cecília. 2011. "O Índice de Capacidades: Dois estudos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Lisboa.
2. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
3. Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Vol. IV, Évora.
4. Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga.
5. Pinto, Ana I; Nunes, Cristina; Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – Um estudo comparativo", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga.
6. Aguiar, Cecília; Cadima, Joana; Silva, Patrícia; Bairrão, Joaquim. 2004. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga.
7. Pinto, Ana I; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, Orlanda. 2004. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto de creche.", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga.

Tradução
Translation
1. Lima, Isabel A; Aguiar, Cecília; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Pinto, Ana I. 2008. "Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância – Edição Revista". Porto: LivPsic/Legis Editora. (Outra)





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd thesis
1. Tânia Boavida, Promoção da qualidade dos objectivos do Programa Educativo Individual, 2010. Tese (Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador) - Em curso.
2. Ana Rita Moiteiro, Efeitos da intervenção interpretativa na participação social de crianças com síndrome de Down em contextos pré-escolares, 2010. Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador) - Em curso.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
1. Marta Rendeiro, Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída.
2. Sofia Cândido, Representações de vinculação parentais, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída.
3. Vanessa Cardoso, Crescer só…entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada  - Concluída.
4. Luís Formas, Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género, 2009. (Orientador) - Concluída.
5. Rita Lourenço, A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação da criança em idade escolar, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída.
6. Marta Macário, Auto-estima e ausência paterna. , 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída.
7. Raquel Pinto, O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída.
8. Maria Silva, Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída.
9. Cláudia Xavier, Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída.
10. Carla Correia, Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída.
11. Dina Somsen, A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA. , 2008. Dissertação (Infecção VIH/SIDA) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador) - Concluída.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cecília do Rosário da Mota Aguiar. Early Childhood Research Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Cecília do Rosário da Mota Aguiar. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Aguiar, Cecília. Laboratório de Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Cecília do Rosário da Mota Aguiar. Da Investigação às Práticas, desde 2011/10/13, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
21

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
7
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
17

Orientações
Orientations
13
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
4


Visualizações do curriculum [ 102 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 19:29:45
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis