Curriculum Vitae

Feliciano Henriques Veiga

Data da última actualização »Last update : 18/01/2012


Feliciano Henriques Veiga é doutor em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa, sendo, presentemente, professor associado com agregação e coordenador do Doutoramento em Educação, especialidade Psicologia da Educação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi professor visitante em universidades de Espanha. Implementou e coordenou diversos projectos de investigação em Psicologia da Educação - desenvolvimento e aprendizagem -, e orientou numerosas teses de mestrado e doutoramento. A sua investigação actual é nas áreas do ?envolvimento dos alunos na escola?, desenvolvimento dos alunos e formação dos professores. Tem exercido funções de consultadoria e avaliação na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), desde 1995/1996, e no "Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Doutor João Soares", de Lisboa, desde 1999.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8111432416119372


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Feliciano Henriques Veiga
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Veiga, Feliciano Henriques
Categoria profissional
Position
Professor Associado com Agregação
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Instituto de Educação
Área de História e Psicologia da Educação
Alameda da Universidade
Lisboa
1649-013 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217943710Extensão: 1370
Correio electrónico: fhveiga@ie.ul.pt
Homepage: http://www.ie.ul.pt/portal/page?_pageid=406,1295760&_dad=portal&_schema=PORTAL
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002 Agregação
Aggregation
Universidade de Lisboa, Portugal.

1988-1991 Doutoramento
Phd
Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1975-1980 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Set/2010-Actual Professor Associado com Agregação

Universidade de Lisboa
Set/2002-Actual Professor Associado com Agregação
Set/1991-Set/2002 Professor Auxiliar
Set/1985-Set/1991 Assistente
Dez/1981-Jan/1985 Assistente Estagiário





Actividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Lisboa
Set/2010-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação(Docente)
  • Seminário de Investigação 1(Docente)






Actividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade de Lisboa
Set/2010-Actual
Membro do Conselho Científico do Mestrado em Ensino da Universidade de Lisboa


Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Set/2010-Actual
Membro de painéis de avaliação da FCT






Projectos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2011-
Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção
Referência do projecto»Project reference: PTDC/CPE-CED/114362/2009.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Lisboa; Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Coimbra; Universidade de Évora; Universidade do Minho; Universidade dos Açores.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2003 Contribuición ó Eido Educativo, Comissão Organizadora do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual International School Psychological Association (ISPA), Outros (especifique).
Presidente do "Comité Ibero-Latino-Americano".




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Caldeira, S.; Veiga, Feliciano H. 2011. Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito . ed. 1. Lisboa: Fim de Século.
2. Veiga, Feliciano H. 2007. Indisciplina e violência na escola: Práticas comunicacionais para professores e pais. ed. 3, 1 vol., ISBN: 978-972-40-3003-6. Coimbra: Edições Almedina, SA.
3. Sanches, M.; Veiga, Feliciano H; Sousa, F.; Pintassilgo, J.. 2007. Cidadania e Liderança Escolar . ed. 1. Porto : Porto Editora e & Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa.
4. Veiga, Feliciano H. 1996. Transgressão e Autoconceito dos Jovens na Escola . ed. 2. Lisboa: Editora Fim de Século.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Veiga, Feliciano H; Linares, J.. 2011. Eficácia dos modelos de intervenção psico-educacional na indisciplina e violência.  In Intervir em Situações de Indisciplina, Violência e Conflito, 17 - 41. . Lisboa: Fim de Século.
2. Caldeira, S.; Veiga, Feliciano H. 2011. Introdução à Intervenção em Situações de Indisciplina.  In Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito, 9 - 13. . Lisboa: Fim de Século.
3. Musitu, G.; Estevez, E.; Jiménez, T.; Veiga, Feliciano H. 2011. Agentes de socialización de la violencia y victimización escolar.  In Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito, 43 - 80. . Lisboa: Fim de Século.
4. Veiga, Feliciano H. 2011. Escalas de Envolvimento dos Alunos na Escola: Estudo da validade externa da Escala de Engagement usada no PISA e do “Student Engagement in School Scale” .  In Educación, Aprendizaje y Desarrollo en una Sociedad Multicultural, 4619 - 4626. . Madrid: Ediciones de la Associación Nacional de Psicología e Educación.
5. Veiga, Feliciano H. 2009. Transgressão, direitos e comunicação: Estudos com alunos adolescentes .  In A escola como espaço social , 193 - 208. . Porto: Porto Editora & Centro de Investigação em Educação da FCUL.
6. Veiga, Feliciano H. 2009. Transgressão, direitos e comunicação: Estudos com alunos adolescentes.  In A escola como espaço social , 193 - 208. . Porto: Porto Editora & Centro de Investigação em Educação da FCUL.
7. Veiga, Feliciano H. 2007. Os direitos dos alunos jovens: diferenciação e promoção.  In Cidadania e Liderança Escolar , 123 - 141. . Porto: Porto Editora & Centro de Investigação em Educação da FCUL.
8. Veiga, Feliciano H. 2007. Avaliação da disrupção escolar dos alunos: Novos elementos acerca das escalas EDEI e EDEP.  In (Dis) order in Schools: Myths and Realities, 133 - 167. . Coimbra: Quarteto.
9. Veiga, Feliciano H. 2007. Investigação dos comportamentos escolares disruptivos: Duas escalas de evaliação .  In Mejora de la convivencia y programas encaminados a la prevención y intervención de la coso escolar, 71 - 77. . Espanha, Almería: Universidad de Almería, Grupo Editorial Universitario .
10. Veiga, Feliciano H. 2007. Atitudes dos jovens face a si próprios e ao meio ambiente.  In Educação e Formação Profissional: As Perspectivas do Movimento da Escola Cultural , 121 - 138. . Porto: Porto editora.
11. Veiga, Feliciano H. 2007. Primeiros elementos da adaptação portuguesa da “Multidimensional Peer Victimization Scale”.  In Itinerários: Investigar em Educação, 2007, 932 - 936. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
12. Veiga, Feliciano H; Gonçalves, V.. 2007. Atitudes dos Professores face a Si-mesmo: Estudo Confirmatório da “Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional de Professores” (EAPP).  In Itinerários: Investigar em Educação, 2007, 1057 - 1063. . Lisboa: CIEFCUL.
13. Fernandes, L.; Veiga, Feliciano H. 2007. Medos profissionais dos professores em contexto escolar .  In Itinerários: Investigar em Educação, 2007, 965 - 972. . Lisboa: CIEFCUL.
14. Roque, P.; Veiga, Feliciano H. 2007. Elementos sócio-escolares do autoconceito profissional dos professores .  In Itinerários: Investigar em Educação, 1029 - 1037. . Lisboa: CIEFCUL.
15. Veiga, Feliciano H. 2006. Diferenciação e promoção dos direitos dos alunos.  In Itinerários: Investigar em educação, 2006, 1046 - 1054. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
16. Veiga, Feliciano H; Moura, H.. 2005. Adolescents´ vocational identity: adaptation of the occupational identity scale (OIS).  In Itinerários: Investigar em educação, 2004, 1127 - 1132. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
17. Moura, H.; Veiga, Feliciano H. 2005. Vocational identity in adolescence according to family (OIS).  In Itinerários: Investigar em educação, 2004, 997 - 1002. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
18. Veiga, Feliciano H. 2005. Novos elementos acerca da escala de autoconceito “Piers-Harris Children´s Self-concept Scale”.  In Itinerários: Investigar em educação, 2005, 1085 - 1092. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
19. Veiga, Feliciano H; Antunes, J.. 2005. Motivação escolar em função da família na adolescência.  In Itinerários: Investigar em educação, 2005, 1093 - 1102. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
20. Veiga, Feliciano H; Caldeira, M.. 2005. Ser ou não ser percepcionado como criativo pelos professores? Diferenciações pessoais associadas, ao longo da adolescência.  In Itinerários: Investigar em educação, 2005, 1103 - 1114. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
21. Veiga, Feliciano H; Melim, A.. 2005. Representações dos alunos acerca dos comportamentos de cidadania/profissionalidade docente, ao longo da adolescência.  In Itinerários: Investigar em educação, 2005, 1661 - 1672. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
22. Veiga, Feliciano H. 2004. Indisciplina e violência na escola: abordagens psico-educacionais.  In Psicologia Social Aplicada, 203 - 241. . Lisboa: Universidade Aberta.
23. Veiga, Feliciano H. 2004. Promotion of rights and behavioural adequacy of students in school: Effects of a Transactional Analysis Programme.  In Itinerários: Investigar em educação, 2004 , 661 - 670. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
24. Veiga, Feliciano H. 2004. Desenvolvimento psicossocial de professores e futuros professores de ciências e matemática: adaptação da escala Inventory of Psycho-social Balance (IPB).  In Itinerários: Investigar em educação, 2004 , 1055 - 1064. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
25. Veiga, Feliciano H. 2004. Factores pessoais do rendimento dos alunos em matemática.  In Itinerários: Investigar em educação, 2004 , 647 - 660. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
26. Veiga, Feliciano H; Antunes, J.. 2004. Escala de avaliação do “Ambiente Psicossociológico da sala de aula – APSA”.  In Itinerários: Investigar em educação, 2004 , 671 - 678. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
27. Antunes, J.; Veiga, Feliciano H; Guerra, T.; Moura, H.; Fernandes, L.; Roque, P.. 2004. Clima de escola: uma escala de avaliação.  In Itinerários: Investigar em educação, 2004 , 545 - 550. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
28. Veiga, Feliciano H; Antunes, J.. 2004. Aspectos motivacionais dos alunos e do ambiente da aula: Variáveis do contexto escolar.  In Itinerários: Investigar em educação, 2004 , 535 - 544. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UCIEFCUL).
29. Musitu, G.; Veiga, Feliciano; Lila, M.; Martínez, B.; Herrero, J.; Estéves, E.. 2003. Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad Institucional en adolescentes: el rol de la escuela.  In Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad Institucional en adolescentes: el rol de la escuela, 1 - 10. . Porto: Porto Editora.
30. Musitu, G.; Lila, M.; Veiga, Feliciano; Herrero, F.. 2003. Aggressive and non-aggressive rejected students: where are the differences?.  In Aggressive and non-aggressive rejected students: where are the differences?, 1 - 10. . Porto: Porto Editora.
31. Veiga, Feliciano H. 2002. Effects of a psychodynamic authority on indiscipline and violence in school.  In Itinerários: Investigar em educação, 2002 , 319 - 324. . Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL).
32. Veiga, Feliciano H. 2000. Violência dos Jovens nas Escolas em Função da Família.  In Parceria Família-Escola e Desenvolvimento da Criança / Partenariado Familia-Escuela y Desarrolho de los Niños, 121 - 142. . Porto: Edições Asa.
33. Veiga, Feliciano H; Marques, P.. 1998. Escala de representações dos alunos acerca da sobredotação.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , 166 - 169. . Braga: APPORT.
34. Veiga, Feliciano H. 1996. Estudo de um Instrumento de Autoconceito Escolar: Self-concept as a Learner Scale.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , 365 - 380. . Braga: APPORT.
35. Veiga, Feliciano H. 1995. Autoconceito e desempenho escolar dos jovens: Análise por grupos com diferente valorização do sucesso.  In The Child´s Future in School, Family and Society , 179 - 188. . Campinas: Átomo.
36. Veiga, Feliciano H. 1993. Autoridade Paterna, Autoconceito e Rendimento Escolar.  In Escola e Família , 27 - 35. . Lisboa: Lisboa: Comissão das Comunidades Europeias, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Uni.
37. Veiga, Feliciano H. 1993. Autoridade Materna, Autoconceito e Rendimento Escolar.  In Escola e Família , 15 - 25. . Lisboa: Comissão das Comunidades Europeias, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidad.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Villarreal-González, M.; Sánchez-Sosa, J.; Veiga, Feliciano H; Arroyo, G.. 2011. "Development Contexts, Psychological Distress, Social Self-Esteem and School Violence from a Gender Perspective in Mexican Adolescents", Psychosocial Intervention 20, 2: 171 - 181.
2. Veiga, Feliciano H. 2010. "Aspirations of higher education and student´s backgrounds", International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1: 591 - 598.
3. Veiga, Feliciano H. 2009. "Underachievers, overachievers and student's self-concept", International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2: 299 - 306.
4. Veiga, Feliciano H. 2009. "Students´ Family and Violence in Schools.", International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2: 567 - 574.
5. Veiga, Feliciano H; García, F.; Neto, F.; Almeida, L.. 2009. "The Differentiation and Promotion of Students´ Rights in Portugal", School Psychology International, 30: 421 - 436.
6. Veiga, Feliciano H. 2008. "Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS): Development and Validation.", International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 8: 203 - 216.
7. Santos, M.; Pereira, A.; Veiga, Feliciano H. 2008. "Depression in higher education: psychometric investigation and preliminary findings with the portuguese version of the University Student Depression Inventory", Psicoterapia Cognitiva e Comportamental, 14: 104 - 104.
8. Veiga, Feliciano H. 2007. "Investigação da Indisciplina e da Violência com as Escalas de Disrupção Escolar, Inferida e Professada", Revista Galego Portuguesa de Psicoloxía e Educación, n: 63 - 74.
9. Guerra, T.; Veiga, Feliciano H. 2007. "Autonomia profissional dos professores ", Revista da Universidade dos Açores: Arquipélago – Ciências da Educação, 8: 39 - 58.
10. Garcia, J.; Musitu, G.; Veiga, Feliciano H. 2006. "Autoconcepto en Adultos de España y Portugal", Psicothema 18, 3: 551 - 556.
11. Veiga, Feliciano H; Moura, H.; Sá, L.; Rodrigues, A.. 2006. "Expectativas escolares e profissionais dos jovens: Sua relação com o rendimento e as percepções de si mesmo como aluno ", Revista Galego Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 0: 972 - 978.
12. Veiga, Feliciano H. 2006. "Uma nova versão da escala de autoconceito: Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2)", Revista de Educação e Psicologia 5, 1: 39 - 48.
13. Veiga, Feliciano H. 2005. "O que falta aos alunos para serem bons a matemática? ", de Psicologia, Educação e Cultura, 1: 35 - 53.
14. Veiga, Feliciano H; García, F.; Caldeira, M.. 2005. "Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência", Sobredotação 6, 0: 293 - 210.
15. Veiga, Feliciano H; Antunes, J.; Fernandes, L.; Guerra, T.; Roque, P.. 2003. "Motivação escolar dos alunos: um estudo do “inventory of school motivation”", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 8: 2535 - 2540.
16. Veiga, Feliciano H; Guerra, T.; Fernandes, L.; Roque, P.; Antunes, J.. 2003. "Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: elaboração e validação", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 8: 2523 - 2534.
17. Veiga, Feliciano H; Roque, P.; Guerra, T.; Fernandes, L.; Antunes, J.. 2003. "Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação ", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 10, 8: 2501 - 2513.
18. Antunes, J.; Veiga, Feliciano H. 2003. "Motivação e atitudes dos jovens alunos face ao ambiente da aula e da escola ", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 10, 8: 698 - 713.
19. Veiga, Feliciano H; García, F.; Miranda, L.. 2003. "O talento e o atraso em matemática e ciências: diferenças no autoconceito dos alunos", Sobredotação, 2: 53 - 68.
20. Veiga, Feliciano H. 2002. "Os direitos dos alunos na escola: Um programa de promoção", Psicologia, Educação e Cultura, 1: 115 - 128.
21. Veiga, Feliciano H. 2001. "Students´ Perceptions of their Rights in Portugal", School Psychology International, 22: 174 - 189.
22. Veiga, Feliciano H; Marques, P.. 2001. "Escala de Representações dos Professores acerca da Sobredotação: Construção de uma escala de avaliação (ERPAS). ", Sobredotação, 2: 25 - 40.
23. Musitu, G.; Veiga, Feliciano H. 2001. "Auto-estima familiar e social como amortecedores de acontecimentos stressantes", Revista de Psicologia, Educação e Cultura 5, 2: 319 - 332.
24. Veiga, Feliciano H. 1999. "Percepções dos Alunos Portugueses acerca dos seus Direitos na Escola e na Família", Revista de Educação, 2: 187 - 199.
25. Veiga, Feliciano H; Moura, H.; Menezes, J.; Ribeiro, A.; Abreu, R.. 1997. "Alunos sobredotados vistos pelos professores", Revista Portuguesa de Pedagogia, 31: 261 - 282.
26. Veiga, Feliciano H. 1996. "Autoconceito e Realização dos Jovens em Ciências e Matemática", Revista de Educação, 2: 41 - 53.
27. Veiga, Feliciano H. 1995. "Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos Professores (EDEI): Construção e Validação.", Revista Portuguesa de Pedagogia, 29: 99 - 118.
28. Veiga, Feliciano H; Moura, H.. 1993. "Disrupção Escolar e Autoconceito dos Jovens", Jornal de Psicologia, 11: 15 - 21.
29. Veiga, Feliciano H. 1992. "Disrupção Escolar dos Jovens em Função da Idade e do Autoconceito", de Educação, 2: 22 - 33.
30. Veiga, Feliciano H. 1992. "Transgressão e Agressão à Autoridade em Função do Autoconceito e da Idade", Revista de Psicologia Militar, 2: 149 - 164.
31. Veiga, Feliciano H. 1989. "Escala de autoconceito: Adaptação portuguesa do "Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale"", Psicologia 3, 3: 275 - 284.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Veiga, Feliciano; Gonçalves, V.; Guedes, L.; Antunes, J.; Caldeira, M.; Ferreira, A.. 2007. "Uma “Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente” (ERA-CPD)", Revista Galego Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 1: 979 - 989.
2. Veiga, Feliciano; García, F.; Caldeira, M. J. 2005. "Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência", Sobredotação, 1: 1 - 10.
3. Veiga, Feliciano; Guerra, Luisa; Fernandes, Paula; Roque, Teresa; Antunes, Júlia. 2003. "Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 1: 2541 - 2553.
4. Veiga, Feliciano; Roque, Paula; Guerra, Teresa; Fernandes, Luisa; Antunes, Júlia. 2003. "Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 1: 2501 - 2513.
5. Veiga, Feliciano; Guerra, Teresa; Fernandes, Luisa; Roque, Paula; Antunes, Júlia. 2003. "Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores:", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 1: 2523 - 2534.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Veiga, Feliciano H. 2010. "Students´ Engagement in Schools: Diferenciation And Promotion", Trabalho apresentado em XI Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) - Da exclusão à excelência - caminhos organizacionais para a qualidade da educação, In Actas do XI Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) - Da exclusão à excelência - caminhos organizacionais para a qualidade da educação, Évora.
2. Veiga, Feliciano H; Fonseca, M.. 2010. "Auto-conceito Profissional dos Professores de Matemática e Ciências: Sua Adequação e Relação com a Literacia Científica e o Género", Trabalho apresentado em XVII Colóquio AFIRSE: A escola e o mundo do trabalho, In Actas do XVII Colóquio AFIRSE: A escola e o mundo do trabalho, Lisboa.
3. Veiga, Feliciano H; Quental, C.. 2010. "Maltrato entre alunos do ensino básico: Análise em função do rendimento e da disrupção escolar", Trabalho apresentado em XVII Colóquio AFIRSE: A escola e o mundo do trabalho, In Actas do XVII Colóquio AFIRSE: A escola e o mundo do trabalho, Lisboa.
4. Santos, L.; Pereira, A.; Veiga, Feliciano H. 2010. "Bem-Estar, Sintomas Emocionais e Dificuldades Interpessoais dos Estudantes do Ensino Superior", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
5. Veiga, Feliciano H; Pavlovic, Z.; García, F.; Ochoa, M.. 2010. "Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: Adaptação Portuguesa da “Student Engagement in School Scale", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga.
6. Veiga, Feliciano H; Almeida, T.; Carvalho, C.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Melo, M.; Festas, M.; Baía, S.; Caldeira, S.. 2009. "Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
7. Sá, L.; Veiga, Feliciano H. 2009. "Aprendizagem e realização escolar dos jovens do ensino básico e secundário.", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE / AIPELF: A escola e o mundo do trabalho, In Actas XVII Colóquio da AFIRSE / AIPELF: A escola e o mundo do trabalho, Lisboa.
8. Veiga, Feliciano H; Sá, L.. 2009. "Learning processes and school performance: Aspects of a study with primary and secondary school pupils", Trabalho apresentado em 1st International Conference of Psychology and Education, In Actas da 1st International Conference of Psychology and Education, Covilhã.
9. Santos, L.; Pereira, A.; Veiga, Feliciano H. 2009. "How’s the mental health of higher education students in Portugal?", Trabalho apresentado em 1st International Conference of Psychology and Education, In Actas da 1st International Conference of Psychology and Education., Covilhã.
10. Gonçalves, V.; Veiga, Feliciano H. 2009. "Percepções dos professores acerca de si próprios enquanto profissionais da docência", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
11. Veiga, Feliciano H; Fonseca, I.. 2007. "Violência Escolar e Bullying em Países Europeus ", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , In Libro de Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , Coruna.
12. Veiga, Feliciano H; Melim, A.. 2007. "Organização dos Tempos de Estudo em Jovens Alunos ", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña.
13. Veiga, Feliciano H; Gonçalves, V.; Moura, H.; Antunes, J.. 2007. "Uma “Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente” (ERA-CPD)", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braga.
14. Santos, F.; Veiga, Feliciano H. 2007. "A Gravidade da Violência e da Indisciplina Escolar dos Alunos Percepcionada por Pais e Encarregados de Educação ", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , In Libro de Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , Coruña.
15. Veiga, Feliciano H; Gonçalves, V.. 2007. "Atitudes dos Professores face a Si-mesmo: Estudo Confirmatório da Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional de Professores (EAPP)", Trabalho apresentado em XV Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, In Actas do XV Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, Lisboa.
16. Veiga, Feliciano H; Rodrigues, C.. 2006. "Um estudo exploratório do Inventário das Dimensões do Cuidar: Versão ampliada do instrumento, em estudantes de Enfermagem", Trabalho apresentado em Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Investigação em Psicologia, Actas VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
17. Gonçalves, V.; Veiga, Feliciano H. 2006. "Autoconceito profissional dos professores", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Évora.
18. Tavares, C.; Veiga, Feliciano H. 2006. "Atitudes dos alunos face a si próprios e aos comportamentos de profissionalidade docente: um estudo com alunos do 5º e 7º anos de escolaridade", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In em Psicologia, Actas VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Évora.
19. Caldeira, M.; Veiga, Feliciano H. 2006. "Criatividade, autoconceito e rendimento escolar em alunos do ensino básico", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Investigação em Psicologia, Actas VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
20. Veiga, Feliciano H. 2006. "Perspectivas de educação superior: direitos na escola e contextos de vida em estudantes portugueses", Trabalho apresentado em Fifth International Congress on Higher Education, In Actas do Fifth International Congress on Higher Education, Havana, Cuba.
21. Veiga, Feliciano H. 2006. "Representações de alunos filhos de imigrantes e não imigrantes acerca dos seus direitos na escola", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional: A Imigração em Portugal e na União Europeia, In Actas do I Congresso Internacional: A Imigração em Portugal e na União Europeia, Póvoa de Varzim.
22. Veiga, Feliciano H. 2006. "Representações dos professores acerca de si mesmos: Adaptação portuguesa da escala Teacher self-concept evaluation scale", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, sobre o tema Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 - Teorias e Práticas, In Actas do XIV Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, sobre o tema Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 - Teorias e Práticas, Lisboa.
23. Rodrigues, C.; Veiga, Feliciano H. 2006. "Stress em estagiários de enfermagem e sua influência na relação de ajuda ao doente", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico , In Actas do Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico , Aveiro.
24. Fernandes, P.; Veiga, Feliciano H. 2006. "Impulsividade do consumidor na compra", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico , In Actas do Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico , Aveiro.
25. Abreu, M.; Veiga, Feliciano H; Antunes, J.; Ferreira, A.. 2006. "Atitudes face à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferenciados", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico , In Actas do Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico , Aveiro.
26. Antunes, J.; Veiga, Feliciano H. 2006. "Motivação e ambiente da aula: Influência de variáveis de contexto escolar", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico, In Livro de Actas do Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico, Aveiro.
27. Veiga, Feliciano H; Gonçalves, V.; Guedes, L.; Antunes, J.; Caldeira, M.; Ferreira, A.. 2006. "Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-português de Psicopedagogia, Braga.
28. Veiga, Feliciano H; Moura, H.; Rodrigues, A.; Sá, L.. 2005. "Aspirações profissionais e escolares em adolescentes de diferentes nacionalidades, níveis de instrução familiar e género", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais , In Livro de actas do Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais , Aveiro.
29. Veiga, Feliciano H; Antunes, J.; Rodrigues, A.. 2005. "Educação Familiar e Motivação dos Jovens", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, In Livro de actas do Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, Aveiro.
30. Veiga, Feliciano H; Ochoa, M.. 2001. "Atitudes dos jovens face a si próprios e ao meio ambiente", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
31. Ochoa, M.; Murillo, S.; Veiga, Feliciano H. 2001. "Autoconcepto y socialización de los adolescentes", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
32. Martins, C.; Veiga, Feliciano H. 2001. "Atitudes face ao ambiente: Elaboração de uma escala de atitudes dos jovens face ao ambiente - EAJFA", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
33. Marques, P.; Veiga, Feliciano H. 2001. "Representações dos alunos acerca da sobredotação: Análise diferencial", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
34. Veiga, Feliciano H. 2001. "Indisciplina e violência nas escolas", Trabalho apresentado em Encontro de Educação de Sintra, In Actas do Encontro de Educação de Sintra, Associação de Professores de Sintra, Sintra.
35. Musitu, G.; Vasquez, S.; Pérez, F.; Peirats, E.; Diez, J.; Veiga, Feliciano H. 1991. "Comunicacion, Familiar y Educacion Familiar", Trabalho apresentado em VIII Congreso Nacional de Psicología, In Actas do VIII Congreso Nacional de Psicología, Santiago de Compostela.
36. Musitu, G.; Vasquez, S.; Pérez, F.; Peirats, E.; Diez, J.; Veiga, Feliciano H. 1991. "Comunicacion Familiar y autoconcepto: Una aproximacion psicosocial", Trabalho apresentado em III Congreso Nacional de Psicologia Social, In Actas do III Congreso Nacional de Psicologia Social, . Santiago de Compostela.
37. Lila, M.; Herrero, J.; Musitu, G.; Garcia, F.; Allat, P.; Veiga, Feliciano H. 1990. "Comunicacion, Familiar y Educacion Familiar", Trabalho apresentado em VIII Congreso Nacional de Psicología, In Actas do VIII Congreso Nacional de Psicología, Barcelona.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Veiga, Feliciano H. 20 ago. 2011. "Formar para a Liderança" Jornal de Letras, Artes e ideias, 4 - 4.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Veiga, Feliciano H. 2007. "(Des)ordem na Escola: Mitos e Realidades ". Coimbra. (Prefácio)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Veiga, Feliciano. 2006. "Diferenciação e promoção dos direitos dos alunos". Lisboa: Sem publicadora definida.



Organização de evento
Event organization
1. Veiga, Feliciano H. I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,2010 (Seminário / Organização).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Cera, M.; Gameiro, M.; Veiga, Feliciano H. Quando a Violência vai à Escola,2009 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd thesis
1. Maria Luísa R. R. Santos , Comportamentos de Risco e Saúde Mental no Ensino Superior, 2011. Tese (Psicologia) - Universidade de Aveiro (Co-orientador) - Concluída.
2. Avaliação e análise da motivação, das concepções de inteligência e do rendimento escolar dos jovens, 2011. (Orientador) - Em curso.
3. Júlia Antunes , Avaliação e análise da motivação, das concepções de inteligência e do rendimento escolar dos jovens, 2010. Tese (Educação Análise da relação Educativa) - Universidade do Algarve (Co-orientador) - Em curso.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
1. Maria Fernanda Pardaleiro Velez , Indisciplina e violência na escola: Factores de risco – um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade, 2010. Dissertação (Educação Formação Pessoal e Social) - Universidade de Lisboa (Orientador) - Concluída.
2. Violência na escola: Um estudo com alunos do 3º ciclo , 2009. (Orientador) - Concluída.
3. Maltrato entre alunos do ensino básico , 2009. (Co-orientador) - Concluída.
4. Autoconceito profissional dos professores no 2º ciclo do ensino básico, 2009. (Orientador) - Concluída.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Congresso Anual da ANEIS 2010 – Perspectivas Actuais e Desafios para o Futuro, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Anual da ANEIS 2010 – Perspectivas Actuais e Desafios para o Futuro; Cidade do evento: Leiria / ESSE do Politécnico.
2. Conferencia Desenvolvimento Vocacional 2010: Avaliação e Intervenção, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Conferencia Desenvolvimento Vocacional 2010: Avaliação e Intervenção; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Escola de Psicologia.
3. VII Simpósio Investigação em Psicologia, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: VII Simpósio Investigação em Psicologia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
4. I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2010 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos; Cidade do evento: Braga / universidade do Minho.
5. I Congresso Nacional sobre “Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas, 2010 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Nacional sobre “Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e Práticas; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Adaptação de escalas de avaliação: Novos elementos com o SPSS, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Instrumentos de Avaliação: Validade e Fidelidade; Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro.
2. Indisciplina e violência na escola: um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade, 2010 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) - Da exclusão à excelência - caminhos organizacionais para a qualidade da educação.
3. O Plano de Avaliação do Projecto EQ4CCI Carreira e Cidadania: Condições Pessoais e do Contexto para o Questionamento Ético dos Projectos de Vida, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Conferencia Desenvolvimento Vocacional 2010: Avaliação e Intervenção; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
4. Depressive Symptoms in University: a cross-sectional study with Portuguese, 2010 (Congresso).
Nome do evento: International Congress of Applied Psychology; Cidade do evento: Melbourne .
5. Representações dos Alunos do Ensino Básico acerca da Comunicação Interpessoal nas Escolas, 2010 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) - Da exclusão à excelência - caminhos organizacionais para a qualidade da educação; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
6. Autoconceito Profissional dos Professores de Ciências e Matemática do 2ºciclo do Ensino Básico: Adequação e Relação com o Tempo de Serviço, a Formação e a Cidadania, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: VII Simpósio Investigação em Psicologia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
7. Auto-conceito Profissional dos Professores de Matemática e Ciências: Sua Adequação e Relação com a Literacia Científica e o Género., 2010 (Outra).
Nome do evento: XVIII Colóquio da AFIRSE, sobre o tema Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação-Universidade de Lisboa.
8. Representações dos Professores acerca da Comunicação nas Escolas. Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) - Da exclusão à excelência - caminhos organizacionais para a qualidade da educação, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Representações dos Professores acerca da Comunicação nas Escolas. Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) - Da exclusão à excelência - caminhos organizacionais para a qualidade da edu; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
9. Portugueses adaptation of the academic time management questionnaire: New elements, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional INFAD: Dificuldades Sociais e Psicologia Positiva de la Vida; Cidade do evento: Zamora.
10. Aspirations of higher education and student´s backgrounds, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional INFAD: Dificuldades Sociais e Psicologia Positiva de la Vida; Cidade do evento: Zamora.
11. Bem-Estar, Sintomas Emocionais e Dificuldades Interpessoais dos Estudantes do Ensino Superior, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: VII Simpósio Investigação em Psicologia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
12. Maltrato entre alunos do ensino básico: Análise em função do rendimento e da disrupção escolar, 2010 (Outra).
Nome do evento: Comunicação apresentada no XVIII Colóquio da AFIRSE, sobre o tema Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
13. Percepções de Professores e Alunos acerca dos Comportamentos Violentos numa Escola E.B. 2,3, 2010 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) - Da exclusão à excelência - caminhos organizacionais para a qualidade da educação; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
14. Identidade Vocacional de Jovens com Baixo e Elevado Rendimento Escolar, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Conferencia Desenvolvimento Vocacional 2010: Avaliação e Intervenção; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Escola de Psicologia.
15. Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: Adaptação Portuguesa da “Student Engagement in School Scale", 2010 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
16. Students´ Engagement in Schools: Diferenciation And Promotion, 2010 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso da AEPEC (Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural) - Da exclusão à excelência - caminhos organizacionais para a qualidade da educação.
17. Well-being and Distress in Higher Education Students: Gender Differences and Similarities, 2009 (Conferência).
Nome do evento: 31st ISPA Conference: School Psychology for Diversity; Cidade do evento: Malta.
18. Exploring Student Engagement in Schools Internationally: A Collaborative International Study Yields Further Insights, 2009 (Simpósio).
Nome do evento: 31st ISPA Colloquium: School Psychology for Diversity; Cidade do evento: Malta.
19. Percepções dos professores acerca de si próprios enquanto profissionais da docência, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
20. Variações do autoconceito profissional dos professores de ciências e de matemática, no segundo ciclo, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
21. A comunicação nas escolas percepcionada pelos professores, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
22. Comunicação interpessoal nas escolas: Um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
23. Maltrato entre alunos do ensino básico, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
24. Leasing processes and school performance: Aspects of a study with primary and secondary school pupils, 2009 (Conferência).
Nome do evento: 1st International Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research; Cidade do evento: Covilhã.
25. Aprendizagem e realização escolar dos jovens do ensino básico e secundário, 2009 (Outra).
Nome do evento: XVII Colóquio da AFIRSE / AIPELF: A escola e o mundo do trabalho; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
26. Drinking patterns among Portuguese university students: gender differences and association with self-perception of mental health, 2009 (Congresso).
Nome do evento: 11th European Congress of Psychology: A Rapidly Changing World – Challenges for Psychology; Cidade do evento: Oslo.
27. How’s the mental health of higher education students in Portugal?, 2009 (Conferência).
Nome do evento: 1st International Conference of Psychology and Education; Cidade do evento: Covilhã.
28. Student Engagement in Portuguese Schools: From an International Project to its Implementation in Portugal, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Investigar, Avaliar, Descentralizar; Cidade do evento: Bragança / Auditório da Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
29. Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
30. Violência, direitos psicossociais e interacções comunicacionais em jovens alunos: Elementos de alguns projectos, 2009 (Congresso).
Nome do evento: XVI Congresso Internacional INFAD, Psicología y Sociedad en el XXI - Competencias Relacionales; Cidade do evento: Turim / Centro de Congreso Villa Gualino.
31. Students´ Family and Violence in Schools, 2009 (Congresso).
Nome do evento: XVI Congresso Internacional INFAD, Psicología y Sociedad en el XXI - Competencias Relacionales; Cidade do evento: Turim / Centro de Congreso Villa Gualino.
32. Underachievers, overachievers and student's self-concept, 2009 (Congresso).
Nome do evento: XVI Congresso Internacional INFAD, Psicología y Sociedad en el XXI - Competencias Relacionales; Cidade do evento: Turim.
33. Linhas de investigação da Indisciplina e da Violência, 2007 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Bullying, Violência e Agressividade em Contexto Escolar.
34. Educação para a Saúde para Todos, 2007 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional e Multidisciplinar “Igualdade para Todos: Contributos da Educação e da Psicologia.
35. Factores familiares do comportamento de estudo, 2007 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso Internacional de Educação Familiar.
36. Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS): Development and Validation, 2007 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional de Violência Escolar.
37. Perfil familiar dos alunos do ensino básico com baixo e elevado desempenho escolar, 2007 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso Internacional de Educação Familiar.
38. Investigação dos Comportamentos Escolares Disruptivos: Duas Escalas de Avaliação, 2007 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional de Violência Escolar. Espanha, Alméria: Universidad de Almería.
39. Atitudes dos Professores face a Si-mesmo: Estudo Confirmatório da “Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional de Professores” (EAPP). , 2007 (Outra).
Nome do evento: Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF.
40. Medos profissionais dos professores em contexto escolar, 2007 (Outra).
Nome do evento: XV Colóquio da AFIRSE.
41. Organização dos Tempos de Estudo em Jovens Adultos, 2007 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional Galaico-português de Psicopedagoxía.
42. Violência Escolar e Bullying em Países Europeus, 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso Internacional Galaico-português de Psicopedagoxía.
43. A Gravidade da Violência e da Indisciplina Escolar dos Alunos Percepcionada por Pais e Encarregados de Educação, 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso Internacional Galaico-português de Psicopedagoxía.
44. Time Management Questionnaire: Adaptação Poruguesa do Questionário de Gestão do Tempo Académico., 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso Internacional Galaico-português de Psicopedagoxía.
45. Saúde Mental e Comportamentos de Risco no Ensino Superior, 2007 (Outra).
Nome do evento: 1ª Jornadas de Psicologia Clínica: Investigação em Diferentes Contextos.
46. Investigação da Indisciplina e da Violência com as Escalas de Disrupção Escolar, Inferida e Professada, 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso Internacional Galaico-português de Psicopedagoxía.
47. Controlo do stress e prevenção da depressão pela promoção de comportamentos de saúde no Ensino Superior, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
48. Organização do tempo de estudo em alunos do básico e do secundário, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
49. Autoconceito profissional dos professores, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
50. Criatividade, autoconceito e rendimento escolar em alunos do ensino básic, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
51. Um estudo exploratório do Inventário das Dimensões do Cuidar: Versão ampliada do instrumento, em estudantes de Enfermagem, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
52. Oscilações da identidade vocacional com factores escolares: Um estudo em alunos do 9º ano., 2006 (Conferência).
Nome do evento: III Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira e Longevidade.
53. Autoconceito profissional e mal-estar dos professores. , 2006 (Simpósio).
Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
54. Diferenciação e promoção dos direitos dos alunos jovens, 2006 (Outra).
Nome do evento: Colóquio – Cidadania e Liderança Escolar.
55. Factores de stress em estagiários de enfermagem e sua influência na relação de ajuda ao doente, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico.
56. Impulsividade do consumidor na compra, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico. Simpósio Internacional.
57. Atitudes face à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferenciados, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio Internacional Activação do Desenvolvimento Psicológico.
58. Representações dos professores acerca de si mesmos: Adaptação portuguesa da escala Teacher self-concept evaluation scale, 2006 (Outra).
Nome do evento: Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, sobre o tema Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 - Teorias e Práticas.
59. A paz e a violência percepcionadas por jovens alunos portugueses, 2006 (Encontro).
Nome do evento: XX Encontro Galaico-português De Educadoras E Educadores Pola Paz.
60. Representações dos professores acerca de si mesmos: Adaptação portuguesa da escala “Teacher self-concept evaluation scale, 2006 (Outra).
Nome do evento: XIV Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, sobre o tema “Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas”.
61. Disrupção escolar dos alunos: Novos elementos acerca das escalas EDEI e EDEP, 2006 (Conferência).
Nome do evento: XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos.
62. Perspectivas de educação superior: direitos na escola e contextos de vida em estudantes portugueses, 2006 (Congresso).
Nome do evento: Fifth International Congress on Higher Education.
63. Vocational identity in adolescence according to family, 2005 (Conferência).
Nome do evento: International conference AIOSP 2005: Careers in context: new challenges and tasks for guidance and counselling; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
64. Caminhos para o sucesso, 2005 (Seminário).
Nome do evento: VII Seminário Regional de Educação; Cidade do evento: Tomar / Tomar: Biblioteca municipal.
65. Representações dos alunos acerca dos comportamentos de cidadania/profissionalidade docente, ao longo da adolescência, 2005 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) — Cenários da educação/formação: Novos espaços, culturas e saberes; Cidade do evento: Castelo Branco / Instituto Politécnico Castelo Branco.
66. Novos elementos da Escala de autoconceito Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale, 2005 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso da ANEIS. Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação; Cidade do evento: Albufeira / Auditório Municipal de Albufeira.
67. Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência, 2005 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação; Cidade do evento: Albufeira / Auditório Municipal de Albufeira.
68. Educação Familiar e Motivação dos Jovens, 2005 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
69. Aspirações profissionais e escolares em adolescentes de diferentes nacionalidades, níveis de instrução familiar e género, 2005 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
70. Motivação escolar em função da família na adolescência, 2005 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.
71. Uma Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente (ERA-CPD) , 2005 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.
72. Ser ou não ser percepcionado como criativo pelos professores? Diferenciações pessoais associadas, ao longo da adolescência, 2005 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.
73. Direitos dos alunos, em função da escolaridade e da nacionalidade, ao longo da adolescência., 2005 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional de Psicologia da (In)Justiça: Crimes, Vítimas e Ofensores; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
74. Adolescents´ vocational identity: Adaptation of the occupational identity scale (OIS), 2005 (Conferência).
Nome do evento: International conference AIOSP 2005: Careers in context: new challenges and tasks for guidance and counselling; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
75. Vocational identity in adolescence, 2005 (Outra).
Nome do evento: XXVIIth International School Psychology Colloquium — Promoting the well-being of children and youth: A challange for the school, the family and the school psychologist.; Cidade do evento: Atenas.
76. Direitos de alunos filhos de imigrantes e não imigrantes na escola, 2005 (Outra).
Nome do evento: Colóquio Cidadania e Liderança Escolar; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
77. Representações de alunos filhos de imigrantes e não imigrantes acerca dos seus direitos na escola, 2005 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional: A Imigração em Portugal e na União Europeia; Cidade do evento: Vila Real de Santo António / Centro Cultural António Aleixo.
78. Motivação e ambiente da aula: Influência de variáveis de contexto escolar, 2004 (Outra).
Nome do evento: II Jornadas de Psicologia do Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Campus Universitário, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares.
79. Desenvolvimento psicossocial de professores e futuros professores de ciências e matemática: adaptação portuguesa de uma escala de avaliação, 2004 (Simpósio).
Nome do evento: 3º Simpósio de Ensino das Ciências e da Matemática; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação.
80. Desenvolvimento do autoconceito pessoal e profissional dos professores de ciências e de outros grupos disciplinares, 2004 (Simpósio).
Nome do evento: 3º Simpósio de Ensino das Ciências e da Matemática; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação.
81. Competências didáctico-pedagógicas dos professores: sua relação com a autonomia profissional, 2004 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso da AEPEC: «Didáctica da escola cultural: caminhos para a construção de si e dos sabere; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
82. O autoconceito profissional dos professores como factor das suas competências didáctico-pedagógicas, 2004 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso da AEPEC: «Didáctica da escola cultural: caminhos para a construção de si e dos saberes; Cidade do evento: Évora / Évora: Universidade de Évora.
83. Competências didáctico-pedagógicas e desenvolvimento psicossocial dos professores, 2004 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso da AEPEC: «Didáctica da escola cultural: caminhos para a construção de si e dos saberes; Cidade do evento: Évora / Évora: Universidade de Évora.
84. medos profissionais dos professores como factores das suas competências didáctico-pedagógicas, 2004 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso da AEPEC: «Didáctica da escola cultural: caminhos para a construção de si e dos saberes; Cidade do evento: Évora / Évora: Universidade de Évora.
85. O que falta aos alunos para serem bons a matemática, 2004 (Outra).
Nome do evento: Nonas Jornadas Psicopedagógicas de Gaia: Português e Matemática: o que falha?; Cidade do evento: Gaia / Gaia: Colégio dos Carvalhos.
86. Avaliação dos estádios de desenvolvimento psicossocial de professores: Adaptação portuguesa do Inventory of psycho-social balance, 2004 (Conferência).
Nome do evento: X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.
87. Avaliação dos estádios de desenvolvimento psicossocial de professores: Adaptação portuguesa do Inventory of psycho-social balance, 2004 (Conferência).
Nome do evento: X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.
88. Clima de escola: Uma escala de avaliação, 2004 (Conferência).
Nome do evento: X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Instituto de educação e Psicologia.
89. de avaliação do “Ambiente Psicossociológico da sala de aula – APSA”, 2004 (Conferência).
Nome do evento: X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Instituto de educação e Psicologia.
90. Evaluation of Teachers’ Professional and Personal Self-Concept, 2004 (Outra).
Nome do evento: XXVth International School Psychology Colloquium — News: School Psychology: Whose needs? Whose benefit?; Cidade do evento: Exeter.
91. Promotion of rights and behavioural adequacy of students in school: Effects of a Transactional Analysis Programme, 2004 (Outra).
Nome do evento: XXVth International School Psychology Colloquium — News: School Psychology: Whose needs? Whose benefit?; Cidade do evento: Exeter.
92. O talento e o atraso em matemática e ciências: diferenças no autoconceito dos alunos, 2003 (Congresso).
Nome do evento: Congresso anual da ANEIS. Sobredotação: Contextos de aprendizagem e desenvolvimento; Cidade do evento: Lisboa / Torre do Tombo.
93. Motivação e atitudes dos jovens alunos face ao ambiente da aula e da escola, 2003 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha / Universidade da Corunha.
94. Autoconceito profissional dos professores: construção de uma escala de avaliação, 2003 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha. / Universidade da Corunha. .
95. Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: elaboração e validação., 2003 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha / Universidade da Corunha.
96. Os medos dos professores: elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores, 2003 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha / Universidade da Corunha.
97. Motivação escolar dos alunos: um estudo do “inventory of school motivation", 2003 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha / Universidade da Corunha.
98. Olhares da Psicologia da Educação sobre a Indisciplina e a Violência nas Escolas, 2002 (Encontro).
Nome do evento: XII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência; Cidade do evento: Porto / Ordem dos Médicos.
99. Actitudes hacia la autoridad institucional y conductas delictivas del adolescente en la escuela: El rol de la familia, 2002 (Conferência).
Nome do evento: VII Congresso da AEPEC: Por uma escola sem violência; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
100. Das conceptualizações à intervenção na indisciplina e violência nas escolas, 2002 (Congresso).
Nome do evento: Congresso da Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural" (AEPEC), sobre o tema“Por uma escola sem violência”, inserida no Painel “História da violência na escola, causas e origens”; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
101. Indiscipline and violence in school: Effects of a psychodynamic authority, 2002 (Congresso).
Nome do evento: XXIVth International School Psychology Colloquium — Give the children a voice — Draw a school for the future; Cidade do evento: Nyborg.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Student engagement in Portuguese schools: A national project. Simposium “Exploring Student Engagement in Schools Internationally: A Collaborative International Study Yields Further Insights, 2009 (Outra).
Nome do evento: 31st ISPA Colloquium: School Psychology for Diversity.; Cidade do evento: Malta.
2. dos alunos face a si próprios e aos comportamentos de profissionalidade docente: um estudo com alunos do 5º e 7º ano de escolaridade, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
3. Expectativas escolares e profissionais dos jovens: sua relação com o rendimento e as percepções de si mesmo como aluno, 2005 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Veiga, Feliciano Henriques. International Journal of Cross-Cultural Studies, de 2011/03/21 até 2011/03/21, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Brown Walker Press.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
117

Livros e capítulos
Books and book chapters
41
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
37
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
36
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
31
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
37
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
37
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
2

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
2

Total
Dados complementares
(Additional data)
117

Orientações
Orientations
7
Participação em Eventos
Event participation
109
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 526 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 17:35:19
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis