Curriculum Vitae

Joaquim António de Sousa Pintassilgo

Data da última actualização »Last update : 12/01/2012


Joaquim António de Sousa Pintassilgo. Publicou 22 artigos em revistas especializadas, possui 33 capítulos de livros e 13 livros publicados. Participou em 39 eventos no estrangeiro e 43 em Portugal. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 32 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2400113488448216


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Joaquim António de Sousa Pintassilgo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.




Graus Académicos (Academic Degrees)
1996 Doutoramento
Phd
Geografia e História- História da Educação (5 anos » years) .
Universidad de Salamanca, Espanha.

1988 Mestrado
Master degree
História Cultural e Política (2 anos » years) .
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1982 Licenciatura
Licentiate degree
História (4 anos » years) .
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Set/2011-Actual Professor Associado

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Set/2009-Set/2011 Professor Auxiliar

Depatamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Set/1998-Set/2009 Professor Auxiliar

Instituto Politécnico de Portalegre
Set/1989-Set/1998 Outra Situação

Instituto Politécnico de Castelo Branco
Set/1987-Set/1989 Assistente





Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2003- 2006 Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação , Outros (especifique).
Coordenador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Pintassilgo, Joaquim A. S; Carvalho, M. M. C. 2011. Modelos Culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais. Portugal e Brasil, histórias conectadas. ed. 1. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP).
2. Pintassilgo, Joaquim A. S; Mogarro, Maria J; Henriques, R. P. 2010. A Formação de Professores em Portugal. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri.
3. Pintassilgo, Joaquim A. S; Teixeira, A.; Beato, C.; Dias, I. C. 2010. A História das Disciplinas escolares de Matemática e de Ciências. Contributos para um campo de pesquisa. ed. 1. Lisboa: Escolar Editora.
4. Pintassilgo, Joaquim A. S; Serrazina, L.. 2009. A Escola Normal de Lisboa e a Formação de Professores: arquivo, história e memória. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri / CIE / ESELx.
5. Pintassilgo, Joaquim A. S; Gatti Júnior, D. 2007. Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. ed. 1. Uberlândia: EDUFU.
6. Pintassilgo, Joaquim A. S; Alves, L. A; Correia, L. G; Felgueiras, M. L. 2007. A História da Educação em Portugal: balanço e perspectivas. ed. 1. Porto: Edições ASA.
7. Pintassilgo, Joaquim A. S; Sanches, M. F. C; Veiga, F.; Sousa, F.. 2007. Cidadania e liderança escolar. ed. 1. Lisboa: Porto Editora / Centro de Investigação em Educação da FCUL.
8. Pintassilgo, Joaquim A. S; Freitas, M. C; Mogarro, Maria J; Carvalho, M. M. C. 2006. História da escola em Portugal e no Brasil. Circulação e apropriação de modelos culturais. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri / C.I.E. – F.C.U.L.
9. Pintassilgo, Joaquim A. S; Sousa, F.; Carvalho, C.. 2005. A Educação para a Cidadania como dimensão transversal do currículo escolar. ed. 1. Porto: Porto Editora.
10. Pintassilgo, Joaquim A. S; Fernandes, R.. 2003. A modernização pedagógica e a Escola para Todos na Europa do Sul no século XX. ed. 1. Lisboa: SPICAE.
11. Pintassilgo, Joaquim A. S; Vieira, M. M. 2003. Democratização escolar : intenções e apropriações. ed. 1. Lisboa: C.I.E. – F.C.U.L.
12. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1998. República e formação de cidadãos. A educação cívica nas escolas primárias da 1ª República portuguesa. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri.
13. Pintassilgo, Joaquim A. S; Teixeira, M. A. 1998. Turismo: horizontes alternativos. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2011. O Coronel Frederico Ferreira de Simas e a Educação Nova em Portugal.  In Militares e educação em Portugal e no Brasil , 17 - 43. . Rio de Janeiro: FAPERJ / Quartet.
2. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2011. O público e o privado na História da Educação. O exemplo de Portugal (segunda metade do século XIX – início do século XX).  In O ensino e a pesquisa em História da Educação, 219 - 241. . Maceió / Alagoas / Brasil: Editora da Universidade Federal de Alagoas.
3. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2011. Building professional ethics for teachers. Historical overview of the Portuguese case.  In Contexts of Philosophy of Education in Historical and Contemporary Perspective , 122 - 140. . Trnava: Trnava Pedagogická Faculta / Trnavská Univerzita v Trnave.
4. Pintassilgo, Joaquim A. S; Carvalho, M. M. C. 2011. As Universidades Populares nas primeiras décadas do século XX em Portugal. O exemplo da Academia de Estudos Livres.  In Modelos Culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais. Portugal e Brasil, histórias conectadas, 215 - 243. . São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP).
5. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. Igreja, Estado e Família no debate sobre o ensino particular em Portugal (meados do século XX).  In Estado, Igreja e Educação. O mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX, 181 - 198. . Campinas: Editora Alínea.
6. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. O Ensino Primário.  In Educar. Educação para Todos. Ensino na I República, 70 - 76. . Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
7. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. A utopia demopédica da República.  In Viva a República! , 139 - 143. . Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
8. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. A República e a educação: dos projectos às realizações.  In José Mendes Cabeçadas Júnior e a República no Algarve , 182 - 191. . Loulé: Câmara Municipal de Loulé.
9. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. Analfabetismo e educação popular.  In 25 olhares sobre a I República. Do republicanismo ao 28 de Maio , 129 - 137. . Lisboa: Público.
10. Pintassilgo, Joaquim; Serra, Áurea. 2009. A «Educação feminina» (1913): um projecto das normalistas de Lisboa.  In A «Educação feminina» (1913): um projecto das normalistas de Lisboa, 79 - 98. . Lisboa: Edições Colibri/ CIE/ ESELX.
11. Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria J. 2009. Educação, cidadania e alfabetização em contexto revolucionário.  In Educação, cidadania e alfabetização em contexto revolucionário, 51 - 68. . Porto: Porto Editora/ Centro de Inves.
12. Pintassilgo, Joaquim. 2009. A República e a educação: do ideal às realizações.  In A República e a educação: do ideal às realizações, 25 - 37. . Setúbal: Gi.COM-IPS.
13. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2009. Associativismo docente e construção da profissão nas primeiras décadas do século XX. O exemplo dos professores do ensino liceal.  In La formazione docente tra attualità e storia , 17 - 30. . Parma: Ricerche Pedagogiche / SPICAE.
14. Pintassilgo, Joaquim A. S; Carvalho, M. M. C; Nery, Ana C. B; Mogarro, Maria J; Toledo, M. R. 2009. Movimento associativo, circulação do impresso e apropriação de modelos pedagógicos em Portugal e no Brasil na primeira metade do século XX: uma contribuição para estudos de história da educação comparada.  In História(s) comparada(s) da educação , 285 - 318. . Brasília: Liber Livro.
15. Pintassilgo, Joaquim A. S; Fernandes, A. L. 2009. A influência alemã e a construção da modernidade pedagógica em Portugal – O exemplo da revista Froebel (1882-1885).  In Influencias alemanas en la educación española e iberoamericana (1809-2009), 551 - 567. . Salamanca: Globalia Ediciones Anthema.
16. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2008. Olhares contrastantes sobre a exemplaridade educativa francesa. As viagens pedagógicas de professores portugueses nas primeiras décadas do século XX.  In Influencias francesas en la educación española e Iberoamericana (1808-2008), 607 - 620. . Salamanca: Globales Ediciones Anthema.
17. Pintassilgo, Joaquim. 2007. Imagens e leituras da Educação Nova em Portugal. Os relatórios de bolseiros portugueses em visita a instituições educativas europeias (1907-1909).  In Imagens e leituras da Educação Nova em Portugal. Os relatórios de bolseiros portugueses em visita a instituições educativas europeias (1907-1909), 195 - 216. . São Paulo: Cortez Editora.
18. Pintassilgo, Joaquim. 2007. A construção histórica do tempo escolar em Portugal (do final do século XIX às primeiras décadas do século XX).  In A construção histórica do tempo escolar em Portugal (do final do século XIX às primeiras décadas do século XX), 105 - 130. . El Puerto de Santa Maria: Concejaría de Cultura del Ayun.
19. Pintassilgo, Joaquim. 2007. A Revista de Educação Geral e Técnica no contexto do Portugal republicano. Debate sobre a educação moral e cívica..  In A Revista de Educação Geral e Técnica no contexto do Portugal republicano. Debate sobre a educação moral e cívica., 129 - 154. . Campinas: Alínea Editora.
20. Pintassilgo, Joaquim. 2007. A Educação Nova em contexto republicano. Algumas reflexões a propósito da actividade da Sociedade de Estudos Pedagógicos.  In A Educação Nova em contexto republicano. Algumas reflexões a propósito da actividade da Sociedade de Estudos Pedagógicos, 83 - 99. . Braga: CIED.
21. Pintassilgo, Joaquim. 2007. História do curriculo e das disciplinas escolares: balanço da investigação portuguesa.  In História do curriculo e das disciplinas escolares: balanço da investigação portuguesa, 111 - 146. . Porto: Edições ASA.
22. Pintassilgo, Joaquim. 2007. O debate sobre a Educação para a Cidadania: o contributo do período revolucionário português.  In O debate sobre a Educação para a Cidadania: o contributo do período revolucionário português, 59 - 70. . Porto: Porto Editora/ Centro de Inves.
23. Pintassilgo, Joaquim. 2006. Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: entre a tradição e a inovação.  In Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: entre a tradição e a inovação, 175 - 200. . Lisboa: Edições Colibri/ CIE- FCUL.
24. Pintassilgo, Joaquim. 2005. A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal.  In A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal, 56 - 73. . Rio de Janeiro: Editora FGV/S.B.H.E..
25. Pintassilgo, Joaquim A. S; Mogarro, Maria J. 2004. Citizenship Education within the process of portuguese social democritisation.  In The experience of citizenship, 481 - 486. . London, Kraków: CiCe.
26. Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria J. 2003. A ideia de Escola para todos no pensamento pedagógico português.  In A ideia de Escola para todos no pensamento pedagógico português, 51 - 71. . Lisboa: SPICAE.
27. Pintassilgo, Joaquim. 2003. Construção histórica da noção de democratização do ensino. O contributo do pensamento pedagógico português.  In Construção histórica da noção de democratização do ensino. O contributo do pensamento pedagógico português, 119 - 141. . Lisboa: Centro de Investigação em Educação.
28. Pintassilgo, Joaquim A. S; Trigo-Santos, F.; Carvalho, C.. 2003. Walking the path towards citizenship education: three experiences in Portuguese schools.  In A Europe of many cultures, 397 - 402. . London: CICE.
29. Pintassilgo, Joaquim. 2001. A República e o ensino da história: inovações e permanências.  In A República e o ensino da história: inovações e permanências, 53 - 75. . Lisboa: Edições Colibri.
30. Pintassilgo, Joaquim; Costa, R. A. 2000. A imagem e a ideia de Europa nos manuais escolares do ensino primário em Portugal (1900-1926).  In A imagem e a ideia de Europa nos manuais escolares do ensino primário em Portugal (1900-1926), 159 - 178. . Milano: Franco Angeli.
31. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1999. O mestre como artesão / prático e como intelectual.  In Os professores na história , 83 - 99. . Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
32. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1998. A educação moral e cívica no currículo da escola primária republicana. O debate no movimento pedagógico.  In Fazer e ensinar história da educação , 271 - 285. . Braga: Universidade de Minho.
33. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1989. O absolutismo esclarecido em Portugal: inovações, polémicas e alinhamentos (final do século XVIII – início do século XIX).  In Do antigo regime ao liberalismo (1750-1850), 22 - 31. . Lisboa: Vega.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. "Exemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de Odivelas", Revista Brasileira de História da Educação, 22: 65 - 86.
2. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. "La formazione degli insegnanti in Portogallo: riflessioni sul modello attuale", Annali Online della didattica e della formazione docente. Revista annuale online, 1: 14 - 24.
3. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. "O projecto educativo do republicanismo. O caso português numa perspectiva comparada", Ler História, 59: 183 - 203.
4. Pintassilgo, Joaquim; Teixeira, A.; Dias, I. C. 2008. "A história da disciplina de matemática- abordagens teóricas, fontes e estudos (contributos para um campo de pesquisa)", Revista de Investigação em educação matemática, 1: 5 - 25.
5. Pintassilgo, Joaquim. 2008. "O associativismo docente do ensino liceal português durante o período republicano e a sua imprensa. As representações dos professores sobre a profissão e a construção de identidades", Revista Lusófona de Educação, 1: 79 - 96.
6. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2008. "A «Educação doméstica» nos asilos femininos. O exemplo do asilo D. Pedro V de Lisboa na transição do século XIX para o século XX", História & Perspectivas, 38: 139 - 162.
7. Pintassilgo, Joaquim. 2007. "Reflexões históricas em torno do (eventual) sucesso da Educação Nova. O exemplo do Instituto Feminino de Educação e Trabalho (1911-1942)", História da Educação, 1: 35 - 65.
8. Pintassilgo, Joaquim. 2007. "Associativismo docente e construção da identidade profissional no contexto do Estado Novo. O exemplo do «Sindicato Nacional de Professores» entre o final dos anos 50 e o início dos anos 70", Pensar a Educação, 1: 9 - 32.
9. Pintassilgo, Joaquim. 2006. "Imprensa de Educação e ensino, Universidades Populares e renovação pedagógica", Cadernos de História da Educação, 1: 83 - 94.
10. Pintassilgo, Joaquim. 2006. "O debate sobre as universidades Populares na imprensa portuguesa de educação e ensino. O exemplo de "A vida portuguesa" (1912-1915)", Revista HISTEDBR on line, 1: 93 - 101.
11. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2006. "Portuguese pedagogical textbooks in the first third of the 20th century: between tradition and innovation", History of Education & Children’s Literature, 1: 141 - 166.
12. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2006. "Manuais de pedagogia e inovação educativa no primeiro terço do século XX", Quaestio. Revista de Estudos de Educação, 8: 75 - 87.
13. Pintassilgo, Joaquim. 2003. "Os primórdios do associativismo docente do ensino liceal português (1904-1908): as representações dos professores sobre a profissão e a construção de identidades", Cadernos de História da Educação, 1: 15 - 25.
14. Pintassilgo, Joaquim. 2002. "Ser professor de liceu no Estado Novo português. O discurso dos professores na imprensa pedagógica", História da Educação, 1: 17 - 37.
15. Pintassilgo, Joaquim. 2002. "Etiquette school manuals in Portugal in the 19th century", Paedagogica Historica, 1: 265 - 279.
16. Pintassilgo, Joaquim. 2002. "A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português", Revista Portuguesa de Pedagogia, 1: 429 - 447.
17. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2002. "Being a high school teacher during the Portuguese New State. Teachers’discourse in the pedagogical press", Educational Review, 54: 153 - 164.
18. Pintassilgo, Joaquim A. S. 2001. "Bento de Jesus Caraça. O percurso de “um autêntico mestre”", Revista de Educação, X: 175 - 198.
19. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1999. "The First Portuguese Republic and the secularisation of the primary school", Paedagogica Historica. International Journal of the History of Education. Supplementary series, 5: 159 - 175.
20. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1996. "A regeneração pela educação na escola primária da 1ª República portuguesa", Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, VIII: 115 - 133.
21. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1988. "A Revolução Francesa na perspectiva de um diplomata português (a correspondência oficial de António de Araújo de Azevedo)", Revista de História das Ideias, X: 131 - 144.
22. Pintassilgo, Joaquim A. S; Carrasco, C.; Cunha, C.. 1983. "O pensamento político de Rodrigues Sampaio", História, 57: 51 - 66.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Pintassilgo, Joaquim. 2009. "A formação de professores do ensino secundário em Portugal- reflexões em torno da experiência das Escolas Normais Superiores (1911-1930)". Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio .
2. Pintassilgo, Joaquim; Fernandes, Ana L. C. 2009. "A influência alemã e a construção da modernidade pedagógica em Portugal- O exemplo da revista Froebel (1882-1885)". Salamanca: Globalia Ediciones Anthema.
3. Pintassilgo, Joaquim. 2008. "Regeneração moral e formação do cidadão. O debate na imprensa pedagógica portuguesa do início do século XX". Lisboa: Faculdade de Ciências da Unive.
4. Pintassilgo, Joaquim; Nery, Ana C. B. 2007. "As práticas educativas do escutismo numa perspectiva comparada. O debate no campo pedagógico, em Portugal e no Brasil, nos anos 10 e 20 do século XX". Buenos Aires: Sem publicadora definida.
5. Pintassilgo, Joaquim. 2006. "O projecto pedagógico das Universidades populares no Portugal das primeiras décadas do século XX. O exemplo da Academia de Estudos Livres". Goiânia: Universidade Católica de Goiás.
6. Pintassilgo, Joaquim. 2004. "Educação liberal e conformação social: dos catecismos constitucionais aos manuais de civilidade". Coimbra: Sociedade Portuguesa de Ciênci.
7. Pintassilgo, Joaquim; Veiga, Cyntia G. 2004. "Pesquisas em História da Educação no Brasil e em Portugal: caminhos da polifonia". Coimbra: Sociedade Portuguesa de Ciênci.
8. Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria J. 2004. "Citizenship Education within the process of portuguese social democratization". London, Kraków: CiCe.
9. Pintassilgo, Joaquim; Lume, Filomena. 2002. "A Inspecção Escolar- Entre o Estado Novo e a Democracia". São Leopoldo: Unisinos.
10. Pintassilgo, Joaquim. 2002. "A componente socializadora do curriculo escolar oitocentista". Lisboa: Edições Colibri/ Sociedade Por.
11. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1996. "A Educação Cívica nas escolas primárias da 1ª República portuguesa (1910-1926) [Tese de Doutoramento]". Salamanca: Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca.
12. Pintassilgo, Joaquim A. S. 1987. "Diplomacia, política e economia na transição do século XVIII para o século XIX: o pensamento e a acção de António de Araújo de Azevedo (Conde da Barca) [Dissertação de Mestrado]. ". Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd thesis
1. Rita Santos Agudo do Amaral Rêgo , Externato Fernão Mendes Pinto: organização escolar, práticas educativas e articulação com os pressupostos teóricos do Movimento da Escola Moderna, 2010. (Orientador) - Em curso.
2. François Jean-Marie Denis Paymal , A construção identitária da aluna cadete no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), 2009. (Orientador) - Em curso.
3. Raquel Pereira Henriques , O discurso legal e a prática: métodos de ensino da História do pós-guerra ao 25 de Abril de 1974, 2008. Tese (História) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador) - Concluída.
4. Roberto Paulo dos Ramos Franco Correia , História do Ensino do Inglês (na transição do século XIX para o século XX), 2008. (Orientador) - Em curso.
5. Maria Manuela Ramos Lacerda Correia , Uma história da administração, gestão e direcção da escola primária e da escola infantil em Portugal, 2008. (Orientador) - Em curso.
6. Anabela de Almeida Teixeira , A Matemática Moderna em Portugal (1950-1974), 2007. (Orientador) - Em curso.
7. Carlos Alberto da Silva Beato , Os liceus e as ciências (1836-1895): um estudo sobre o processo de criação e consolidação das disciplinas de ciências físico-naturais nos liceus portugueses, 2006. (Orientador) - Em curso.
8. Isabel Cristina Almeida Lopes Filipe Colaço Dias , História da disciplina de Matemática em Portugal (1935-1960): contributo da História da Educação na procura de permanências e mudanças, 2006. (Orientador) - Em curso.
9. Filomena Octávia Fernandes de Nóbrega Lume , O ensino primário na Madeira nas primeiras décadas do século XX: espaços, práticas e controlo, 2006. (Orientador) - Em curso.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
1. Luísa Maria Pina Valente Antunes , O Ensino Técnico Profissional Industrial e Comercial em Lourenço Marques durante o Estado Novo - A Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva, 2011. (Orientador) - Concluída.
2. Marilda Arantes Loureiro , Escola de Farmácia e Odontologia de Uberaba: génese e desenvolvimento (1926-1936), 2010. (Orientador) - Concluída.
3. Teresa Maria Gomes Rebelo Paulo , A Escola Portuguesa de Maputo (1985/1999): entre o arquivo e a memória, 2009. (Orientador) - Concluída.
4. Ana Lisa Diogo, Ética e Identidade Profissional dos Professores do 1º Ciclo: um Estudo de Caso, 2009. (Orientador) - Em curso.
5. Alexandra Cristina de Oliveira Fitas , A Literatura Infantil na construção da Cidadania nos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2009. (Orientador) - Em curso.
6. Isabel Sofia Vieira Reis , História e Memória do Colégio Manuel Bernardes, 2009. (Orientador) - Em curso.
7. Luís Manuel Andrea Gameiro de Sousa , Jovens delinquentes e o seu relacionamento com a escola, 2009. (Orientador) - Em curso.
8. Hélder Manuel de Almeida Lopes , Perspectivas dos alunos sobre os valores na poética de José Craveirinha, 2008. (Orientador) - Concluída.
9. Rita Santos Agudo do Amaral Rêgo , Cidadania através da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso, 2008. (Orientador) - Concluída.
10. François Jean-Marie Paymal , A construção da identidade do aluno-cadete do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, 2008. (Orientador) - Concluída.
11. Teresa Paula Resende Silveira Soares , O currículo de Geografia do 3º Ciclo e suas implicações na formação da cidadania dos alunos, 2008. (Orientador) - Concluída.
12. Carla Marta Carvalho , A relação entre a Escola e o Meio: o Director de Turma como elo privilegiado, 2008. (Orientador) - Em curso.
13. Tânia Filipa Borges Correia Galeão , O professorado liceal no final do Estado Novo. Representações dos professores, 2006. (Orientador) - Concluída.
14. Luz dos Anjos Faleiro Baião, Os currículos de inglês e de alemão no ensino secundário. Reconceptualizar os seus objectivos numa perspectiva axiologicamente formativa, 2005. (Orientador) - Concluída.
15. José Manuel Fernandes dos Santos, Docência, ética e deontologia profissional. Contributo para a reflexão sobre um código de conduta., 2005. (Orientador) - Concluída.
16. Alice Maria Campos Martins Pinto Coelho , Formar professores de história em património industrial. Concepção, realização e avaliação de um módulo de formação, 2004. (Orientador) - Concluída.
17. Filomena Octávia Fernandes de Nóbrega Lume , A Inspecção Escolar, entre o Estado Novo e a Democracia. Representações, dinâmicas e estruturas organizacionais, 2004. (Orientador) - Concluída.
18. Graziela Maria Lopes de Brito Saraiva Barreto, Em nome do pai... João de Deus Ramos e a Escola Nova, 2004. (Orientador) - Concluída.
19. Carlos Alberto da Silva Beato, História do ensino das Ciências Físico-Químicas, 2003. (Orientador) - Em curso.
20. Isabel Cristina Almeida Lopes Filipe Colaço Dias , A história da matemática no ensino da matemática, 2003. (Orientador) - Concluída.
21. José Manuel Cordeiro Batalha , As práticas punitivas no Estado Novo (1933-1940), 2002. (Orientador) - Concluída.


Orientação de outra natureza
Other orientation
1. Sara Ramos Zamora , Situação actual de conservação, tratamento e uso docente do património histórico-educativo nas escolas portuguesas e espanholas, 2011. (Orientador) - Concluída.
2. Francisco Jean Carlos da Silva , Entre Cristo e no Diabo. O ideário da Escola Americano Batista em Recife (PE). 1906-1940, 2011. (Orientador) - Concluída.
3. Maria Aparecida Arruda , Formar almas, plasmar corações, dirigir vontades: o Curso Normal do Colégio Nossa Senhora das Dores (São João del-Rei, MG, 1898-1905), 2010. (Orientador) - Concluída.
4. Áurea Esteves Serra , As associações de alunos das escolas normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1910-1930), 2007. (Orientador) - Concluída.
5. Iomar Barbosa Zaia , Aproximações entre a escrituração escolar portuguesa e brasileira para a compreensão da instituição primária no Brasil e em Portugal , 2007. (Co-orientador) - Concluída.
6. Eva Cristina Leite da Silva , Os registos escolares da Escola Normal: histórias, memórias e práticas de arquivamento , 2006. (Orientador) - Concluída.
7. Luiz Carlos Barreira , Fontes para uma história das escolas operárias em Portugal e no Brasil no início do século XX: circulação e apropriação de modelos pedagógicos alternativos , 2005. (Orientador) - Concluída.
8. Ana Clara Bortoleto Nery , Divulgando práticas e saberes: a produção de impressos pelos docentes das Escolas Normais , 2005. (Orientador) - Concluída.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Aparecida Arruda. Formar almas, plasmar corações, dirigir vontades: o Curso Normal do Colégio Nossa Senhora das Dores (São João del-Rei, MG, 1898-1905), 2011.
2. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Cristina Maria Ferreira da Costa Ribeiro Maia. Guerra Fria e manuais escolares. Distanciamentos e aproximações, 2011.
3. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Elisabetta Girotto. Il trenó dei desideri. La famiglia italiana negli anni cinquanta attraverso la sua rappresentazione áudio-visiva, 2010.
4. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Áurea Esteves Serra. As associações de alunos das Escolas Normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1906-1927), 2010.
5. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Cláudia Sofia Pinto Ribeiro de Castro. Os outros. A Casa Pia de Lisboa como espaço de inclusão da diferença, 2009.
6. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Manuela Rute Martins de Passos Teodoro. O ensino militar português oitocentista: recruta e formação dos oficiais do Exército e da Armada, 2009.
7. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Judite Taborda da Fonseca. Do conceito de cidadania às práticas escolares de formação cívica, 2009.
8. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Neves Leal Gonçalves. O ideário educativo republicano. Da propaganda eleitoral republicana aos debates parlamentares (1878-1910), 2008.
9. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas. A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal (1836-2005), 2008.
10. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Helena Costa Pinto dos Reis Miranda Ribeiro de Castro. Teresa de Saldanha: Um projecto pedagógico inovador no século XIX, uma interrogação para o século XXI, 2008.
11. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Raquel Pereira Henriques. O discurso legal e a prática: métodos de ensino da História do pós-guerra ao 25 de Abril de 1974, 2008.
12. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Manuela P. Figueiredo Rodrigues. O verde e o vermelho dos bancos de escola. O ensino primário na 1ª República no Barreiro, 2007.
13. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de César Urbino Rodríguez. La representación del outro en el Estado Nuevo. El outro- ciudadano português y el outro-país vecino en los discursos de Salazar, en los manuales escolares, en los boletines da mocidade portuguesa, 2006.
14. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Fernando Humberto Santos Serra Gonçalves. Concepções educacionais em tempos revolucionários. Uma abordagem histórico-sociológica do ensino primário e da formação de professores em Portugal no pós-25 de Abril de 1974, 2004.
15. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Casimiro Manuel Martins Amado. Impacte do associativismo mutualista do professorado primário oficial português no associativismo de classe (1925-1930), 2001.
16. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Judite de Carvalho Ribeiro Seabra. Os liceus na sociedade coimbrã (1840-1930), 2000.


Mestrado
Master degree
1. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria de Fátima Castanheira Martins. Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaço de aprendizagem, 2011. 
2. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de João Luís Ferreira Vinhas Reis. Europa. As visões do outro, 2010. 
3. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Ester da Assunção Teiga Frutuoso Esteves. Alfabetização e educação de adultos – um percurso de 1910 a 1926. Das intenções políticas às medidas concretas, 2009. 
4. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Alfredo João Munquela. O abandono escolar no distrito de Mecubúri, 2008. 
5. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Basílio Francisco Queirós Martins. Politicas Educativo-Sanitárias em Portugal - Iniciativas da Câmara Municipal do Porto no Período da 1ª República (1910-1926), 2007. 
6. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Alícia Maria Faria Abreu. Operacionalização da educação para a cidadania no PCT: um desafio à inovação pedagógica no 1º CEB, 2007. 
7. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Hélder César Spínola Teixeira. O liceu nacional do Funchal (1837-1900) – subsídios para a sua história, 2006. 
8. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Isolina Júlia dos Reis Medeiros. Revista pedagógica (1906-1916): a modernidade do pensamento pedagógico em S. Miguel nos inícios do século XX, 2006. 
9. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Thabatha Aline Trevisan. A pedagogia por meio de pedagogia: Teoria e prática (1954), de Antônio D’ Ávila, 2006. 
10. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Filomena Maria Moreira da Silva. Mandar e obedecer — a representação da acção disciplinadora da escola no Estado Novo, 2006. 
11. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de António Francisco Dantas Barbosa. O conhecimento tácito: substantivos históricos sobre o encontro entre povos e culturas na época dos descobrimentos: um estudo com alunos dos 7º e 10ºanos de escolaridade, 2006. 
12. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Sylvie Gonçalves Pereira. A Parte Recreativa da Festa (o papel e funções das festas escolares no 1º ciclo), 2006. 
13. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Ana Cristina Guerreiro Rainha. Relação educativa do docente de matemática do terceiro ciclo na educação para a cidadania, 2006. 
14. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Carlos José Gaspar Badalo. Educação de adultos e ensino recorrente: quando o desejo de ser cruza com a razão, 2006. 
15. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Ana Luísa Sousa Mendes. Práticas de avaliação no quadro de um projecto – Estudo com alunos do jardim-de-infância, 2006. 
16. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Noémia Cardoso Valente da Encarnação. Educar em valores no pré-escolar, 2006. 
17. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Rui José Nunes Lopes. Captar a atenção, ilustrar a memória! Viagem ao universo de mapas e outras imagens parietais do Liceu de Passos Manuel, 2005. 
18. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Manuel de Azevedo Almeida Igreja. A educação para a cidadania nos programas e manuais escolares de história e geografia de Portugal e História - 2.º e 3.º ciclos do ensino básico: da reforma curricular (1989) à reorganização curricular (2001), 2004. 
19. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Denise Guilherme da Silva. Ilhas de saber: prescrições e práticas das escolas isoladas do Estado de São Paulo (1933-1943), 2004. 
20. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Manuela Pereira Figueiredo Rodrigues. O diálogo das pedras. A dimensão ecológica dos espaços escolares de ensino primário (1772-1926), 2002. 
21. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Albérico Afonso Alho. Sob a urgência da técnica, cerzir as almas em tempos de mudança. Contributos para o estudo da reforma do ensino técnico de 1948, 2002. 
22. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de José Raínho Caldeira. O contributo do ensino das ciências no modelo de educação e formação de adultos, 2002. 
23. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Manuel Henrique da Silva Figueira. Um roteiro da Educação Nova em Portugal. Escolas Novas e práticas pedagógicas inovadoras (1882-1935), 2001. 
24. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de António Jorge Fidalgo Martins. Sociedade Martins Sarmento. Instituição secular de educação e cultura, 2000. 
25. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Abílio João da Fonseca Pinto. Escolarização e desenvolvimento do concelho de Vila Verde (1850-1950). Uma modernização adiada, 2000. 


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Reflexões históricas em torno do (eventual) sucesso da Educação Nova. O exemplo do Instituto Feminino de Educação e Trabalho (1911-1941), 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: educação para o sucesso: políticas e actores; Nome da Instituição: Universidade da Madeira, S.P.C.E; Cidade do evento: Funchal.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Em torno da arte de ensinar… , 2011 (Conferência).
Cidade do evento: Rio de Janeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2. História da Educação e formação de professores – experiências e desafios, 2011 (Conferência).
Cidade do evento: Minas Gerais / Universidade Federal de São João del-Rei.
3. Reformismo republicano e inovação pedagógica: a difusão do “ensino intuitivo”, 2011 (Conferência).
Nome do evento: «O homem vale sobretudo pela educação que possui. Revisitando a primeira reforma republicana do ensino (1911)»; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa..
4. Em torno da arte de ensinar: vocação, paixão, exemplaridade moral e prática, 2011 (Outra).
Nome do evento: Arte y oficio de enseñar. Dos siglos de perspectiva histórica. XVI Coloquio Nacional de Historia de la Educación ; Nome da Instituição: Sociedad Española de Historia de la Educación / Universidad de Valladolid / Centro Internacional de la Cultura Escolar; Cidade do evento: El Burgo de Osma.
5. Educação Pública e Cidadania, 2010 (Conferência).
Nome do evento: As grandes Utopias da República e do Republicanismo; Nome da Instituição: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República/ Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / Cordoaria Nacional.
6. Chiesa, Stato e famiglia nel dibattito sull’ insegnamento privato in Portogallo alla metà del XX secolo, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Seminario internazionale Scuola statale e scuola privata nell’ Europa mediterrânea; Nome da Instituição: Università di Cassino/SPICAE; Cidade do evento: Parma.
7. Formação de Professores em Portugal e no Brasil: Itinerários históricos e actualidade, 2010 (Conferência).
Cidade do evento: Portalegre / Escola Superior de Educação de Portalegre.
8. A Pesquisa em Educação a partir do olhar da História, 2010 (Congresso).
Nome do evento: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Cidade do evento: Marília / UNESP.
9. A Escola Primária Republicana, 2010 (Conferência).
Nome do evento: República e Ensino; Nome da Instituição: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Nova de Lisboa .
10. A República e a Educação Nova: reflexões em torno do projecto do Instituto Feminino de Educação e Trabalho, 2010 (Conferência).
Nome do evento: O imperativo republicano em debate; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
11. República, Educação e Cidadania, 2010 (Congresso).
Nome do evento: 1ª República e a Educação; Cidade do evento: Joane / Escola Secundária Padre Benjamim Salgado .
12. Educação e Festas Cívicas no Republicanismo, 2010 (Conferência).
Nome do evento: O ideal republicano e a luta pela cidadania; Nome da Instituição: Município de Seia; Cidade do evento: Seia / Casa Municipal da Cultura.
13. Em torno da arte de ensinar. Reflexões entre o passado e o presente, 2010 (Conferência).
Nome do evento: A profissão e a formação: entre a ciência e a arte de ensinar; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
14. O debate sobre ensino público e ensino privado no Estado Novo português, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Internacional Scuola statale e scuola privata nell Europa mediterrânea; Nome da Instituição: SPICAE; Cidade do evento: Cassino / Università degli Studi di Cassino .
15. Building Professional Ethics for teachers – historical overview of the Portuguese case, 2010 (Conferência).
Nome do evento: International Conference Contexts of Philosophy of Education in Historical and Contemporary Perspective; Cidade do evento: Smolenice.
16. A Formação de Professores do Ensino Secundário em Portugal – reflexões em torno da experiência das Escolas Normais Superiores (1911-1930), 2010 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana - «Educação, autonomia e identidades na América Latina»; Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Sociedade Brasileira de História da Educação ; Cidade do evento: Rio de Janeiro.
17. A formação de professores do ensino secundário nas primeiras décadas do século XX – O debate no campo educativo português, 2010 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Infância, juventude e relações de género na História da Educação. Resumos e Textos; Nome da Instituição: Universidade Federal do Maranhão - ANPED ; Cidade do evento: São Luís do Maranhão.
18. República e a Educação: do Ideal às Realizações, 2009 (Conferência).
Nome do evento: O Congresso Republicano de Setúbal. 100 anos. O Republicanismo entre a Revolução e a Ordem; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal.
19. A formação de professores na Universidade de Lisboa: do modelo à sua concretização, 2009 (Congresso).
Nome do evento: História - Que futuro?; Nome da Instituição: Associação de Professores de História; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
20. A educação cívica na I República: o caso da Festa da Árvore, 2009 (Conferência).
Nome do evento: A I República e a educação; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
21. Associativismo docente e construção da profissão nas primeiras décadas do século XX. O exemplo dos professores do ensino liceal, 2009 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio Internacional «La formazione docente tra attualità e storia»; Nome da Instituição: Universidade de Ferrara e SPICAE; Cidade do evento: Ferrara / Universidade de Ferrara.
22. Les intellectuels et l’éducation du peuple : l’exemple des Universités Populaires au Portugal au début du XXe siècle, 2009 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio Internacional «Formas y espacios de la Educación Popular en la Europa Mediterránea»; Nome da Instituição: Casa Velásquez e UNED; Cidade do evento: Madrid.
23. Experiências republicanas e intervenções educativas, 2009 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana - «Educação, autonomia e identidades na América Latina».
24. The Popular Universities and the Popular Education in Portugal in the beginning of the 20th century, 2009 (Conferência).
Nome do evento: ISCHE31 - International Standing Conference for the History of Education; Nome da Instituição: Universidade de Utrecht; Cidade do evento: Utrecht.
25. Igreja, Estado e Família no debate sobre o Ensino Particular em Portugal (anos 40 a 60 do século XX), 2009 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana - «Educação, autonomia e identidades na América Latina»; Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Rio de Janeiro.
26. A utopia educativa republicana, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Curso Livre de História Contemporânea – O Algarve no contexto da Primeira República; Cidade do evento: Loulé / Arquivo Municipal de Loulé.
27. Educación para a cidadania e democratización do ensino, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Educación e cidadanía. Perspectiva histórica dende a escolaridade; Nome da Instituição: Universidade de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Foz (Lugo) .
28. História da profissão docente: o exemplo dos professores do ensino liceal português, 2008 (Conferência).
Nome do evento: IV Ciclo de Conferências Temáticas sobre Educação: História e Práticas de Formação de Professor; Nome da Instituição: UNIT - Universidade Tiradentes ; Cidade do evento: Aracajú.
29. Moral regeneration and training of the citizen – the debate in the Portuguese pedagogical press in the start oh the 20th century, 2008 (Conferência).
Nome do evento: ESSHC 2008 - European Social Science History Conference ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
30. A História das Disciplinas: entre a Cultura escolar e a Transposição Didáctica, 2008 (Conferência).
Nome do evento: História do Currículo; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa.
31. O público e o privado na História da Educação, 2008 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso Brasileiro de História da Educação – O ensino e a pesquisa em História da Educação ; Nome da Instituição: Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Sergipe.
32. Domestic education in the context of female education. The press debate and institutional experiences in the first decades oh the 20th century in Portugal, 2008 (Conferência).
Nome do evento: ISCHE 30 – International Standing Conference for the History of Education – Historical approaches to schooling and social stratification; Nome da Instituição: Rutgers University; Cidade do evento: Newark.
33. Reflexões históricas em torno do (eventual) sucesso da Educação Nova. O exemplo do Instituto Feminino de Educação e Trabalho (1911-1942), 2008 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso da SPCE- Educação para o sucesso: políticas e actores.; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Livpsic; Cidade do evento: Funchal.
34. Regeneração moral e formação do cidadão. O debate na imprensa pedagógica portuguesa do início do século XX, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Educação para a Cidadania. Conferência Ibérica; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
35. Escolas liberais e sindicais na República, 2007 (Conferência).
Cidade do evento: Sines / Centro de Artes .
36. A «educação doméstica» nos asilos femininos. O exemplo do Asilo D. Pedro V de Lisboa na transição do século XIX para o século XX, 2007 (Conferência).
Nome do evento: XXVII Encontro da A.P.H.E.S. – Globalização: perspectivas de longo prazo; Nome da Instituição: Faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
37. The Feminine Asylums in the Republican Portugal, 2007 (Conferência).
Nome do evento: ISCHE 29 – International Standing Conference for the History of Education – Children and youth at risk. Approaches in the History of Education; Nome da Instituição: Universidade de Hamburgo; Cidade do evento: Hamburgo.
38. Ideal republicano e Educação Nova. Algumas reflexões em torno do percurso da Revista de Educação Geral e Técnica, 2007 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação- Cenários da educação / formação: novos espaços, culturas e saberes. ; Nome da Instituição: S.P.C.E.
39. As práticas educativas do escutismo numa perspectiva comparada. O debate no campo pedagógico, em Portugal e no Brasil, nos anos 10 e 20 do século XX, 2007 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana – Contactos, cruces y luchas en la Historia de la Educación Latinoamericana; Cidade do evento: Buenos Aires.
40. Educação popular durante a Primeira República Portuguesa (1910-1926), 2006 (Conferência).
41. O professor: entre a ciência e a arte de ensinar, 2006 (Outra).
Nome do evento: Fórum permanente de Arte & Cultura; Cidade do evento: Campinas / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
42. A construção histórica do tempo escolar em Portugal (do final do século XIX às primeiras décadas do século XX), 2006 (Conferência).
Nome do evento: III Colóquio Internacional do S.P.I.C.A.E – Las culturas de la escuela en la Europa del sur en el siglo XX.; Nome da Instituição: Universidade de Cádiz; Cidade do evento: Cádiz / Puerto de Santa Maria.
43. Imprensa de educação e ensino, universidades populares e renovação pedagógica, 2006 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação; Nome da Instituição: EDUFU / Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação; Cidade do evento: Uberlândia.
44. O debate sobre as universidades populares na imprensa portuguesa de educação e ensino. O exemplo de «A Vida Portuguesa» (1912-1915), 2006 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso Brasileiro de História da Educação – A educação e os seus sujeitos na história; Nome da Instituição: Universidade Católica de Goiás – Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Goiás.
45. O projecto pedagógico das universidades populares no Portugal das primeiras décadas do século XX. O exemplo da Academia de Estudos Livres, 2006 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso Brasileiro de História da Educação – A educação e os seus sujeitos na história.; Nome da Instituição: Universidade Católica de Goiás – Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Goiás.
46. Cidadania, educação e desenvolvimento, 2005 (Encontro).
Nome do evento: Encontro 4 do Ciclo de Encontros Cidadania pela educação: aprender e viver em democracia; Nome da Instituição: Instituto da Segurança Social ; Cidade do evento: Lisboa.
47. República e Educação Nova / História da profissão docente / História das disciplinas escolares, 2005 (Conferência).
48. História do currículo e das disciplinas escolares, 2005 (Encontro).
Nome do evento: III Encontro de História da Educação – A História da Educação em Portugal: balanço e perspectivas; Nome da Instituição: Universidade do Porto, Secção de História da Educação da S.P.C.E; Cidade do evento: Porto.
49. República e Educação Nova em Portugal. Algumas reflexões a partir da actividade da Sociedade de Estudos Pedagógicos, 2005 (Conferência).
Nome do evento: VIII Colóquio História, Educação e Imaginário; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
50. O debate sobre a Educação para a Cidadania: o contributo do período revolucionário português (1974-76), 2005 (Conferência).
Nome do evento: Cidadania e liderança escolar. Contextos, discursos, experiências e imagens; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Educação; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa .
51. Imprensa de educação e ensino e formação do campo pedagógico, 2005 (Conferência).
Nome do evento: Imprensa de educação e ensino e formação do campo pedagógico em Portugal na 1ª metade do século XX; Nome da Instituição: projecto de cooperação internacional «História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais» do Centro de Investigação em Educação; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa .
52. República, Educação Nova e Cidadania, 2005 (Congresso).
Nome do evento: VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana – Educación, ciudadanía, interculturalidad e integración en los procesos históricos latinoamericanos; Nome da Instituição: Universidade Andina Simón Bolívar; Cidade do evento: Quito.
53. Rui Grácio: pedagogia e cidadania, 2004 (Conferência).
Nome da Instituição: Escola Básica 2-3 Dr. Rui Grácio .
54. Os manuais de pedagogia em Portugal nas primeiras décadas do século XX, 2004 (Seminário).
Nome do evento: A história da Escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais; Cidade do evento: São Paulo / Centro de Memória da Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
55. Os manuais de pedagogia em Portugal nas primeiras décadas do século XX, 2004 (Conferência).
Nome do evento: A história da Escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais; Cidade do evento: Campinas / Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
56. Manuais de pedagogia e inovação educativa no primeiro terço do século XX, 2004 (Conferência).
Nome do evento: V Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Igreja, Estado, Sociedade Civil - instâncias promotoras de ensino; Nome da Instituição: Universidade de Évora ; Cidade do evento: Évora.
57. Images and interpretations of New Education in Portugal. The reports of Portuguese teachers holders visiting European educational institutions, 2004 (Conferência).
Nome do evento: ISCHE29 - International Standing Conference for the History of Education- “New Education: génesis and metamorphoses”; Nome da Instituição: Universidade de Genève; Cidade do evento: Genéve.
58. Pesquisas em História da Educação no Brasil e em Portugal: caminhos da polifonia, 2004 (Congresso).
Nome do evento: III Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Escolas, culturas e identidades ; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Coimbra.
59. Educação liberal e conformação social: dos catecismos constitucionais aos manuais de civilidade, 2004 (Congresso).
Nome do evento: III Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Escolas, culturas e identidades; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Coimbra.
60. A 1.ª República portuguesa: cultura escolar, pedagogia e controlo do ensino, 2003 (Conferência).
Nome do evento: A História da Escola em Portugal e no Brasil; Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira .
61. A 1.ª República portuguesa: cultura escolar, pedagogia e controlo do ensino, 2003 (Conferência).
Nome do evento: A História da Escola em Portugal e no Brasil. Circulação e apropriação de modelos culturais; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa .
62. História da Escola em Portugal e Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais, 2003 (Congresso).
Nome do evento: 14.º Congresso de Leitura do Brasil; Cidade do evento: Campinas / Universidade Estadual de Campinas .
63. The beginning of Portuguese high school teachers’ associativism (1904-1908). Teachers’ representations of their profession and identity construction, 2003 (Conferência).
Nome do evento: ISCHE25 - International Standing Conference for the History of Education; Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Cidade do evento: São Paulo.
64. Matemática, educação e cidadania: o exemplo de Bento de Jesus Caraça, 2002 (Conferência).
Cidade do evento: Torres Vedras / Escola Secundária Henriques Nogueira.
65. Educação, utopia e humanismo. Um olhar sobre a exemplaridade cívica de Bento de Jesus Caraça, 2002 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso “Caminhos da sobrevivência – (Des)encontros”; Cidade do evento: Torres Vedras / Auditório Municipal de Torres Vedras.
66. Contributos para a construção histórica da profissão docente. O discurso dos professores do ensino liceal português, 2002 (Conferência).
67. A ideia de escola para todos no pensamento pedagógico Português, 2002 (Conferência).
Nome do evento: 2º Colóquio Internacional do Grupo SPICAE- A modernização Pedagógica e a Escola para todos na Europa do Sul no século XX; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
68. A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal português (1930-1970), 2002 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso Brasileiro de História da Educação – História e memória da educação brasileira; Cidade do evento: Natal.
69. The construction of a professional deontology of portuguese high school teachers, 2002 (Conferência).
Nome do evento: ISCHE XXIV - International Standing Conference for the History of Education – Secondary Education: institutional, cultural and social history; Nome da Instituição: Lycée Louis-le-Grand; Cidade do evento: Paris.
70. A Inspecção Escolar – Entre o Estado Novo e a Democracia, 2002 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. O Oral, o escrito e o digital na História da Educação; Nome da Instituição: Unisinos; Cidade do evento: São Leopoldo.
71. Ser cidadão no século XXI, 2001 (Conferência).
Cidade do evento: Parede / Escola Secundária da Parede .
72. Educação e cidadania, 2001 (Conferência).
Nome do evento: Educação para a cidadania; Nome da Instituição: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
73. Educação para a cidadania: o percurso histórico de uma ideia recente, 2001 (Encontro).
Nome do evento: Cidadania, Educação e Território; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação de Setúbal.
74. A profissão docente: um olhar entre o passado e o presente, 2000 (Conferência).
75. A utopia educativa do republicanismo. O exemplo de João de Barros, 2000 (Conferência).
Nome do evento: Figuras do Século na educação portuguesa; Nome da Instituição: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
76. Educação, Valores e Pós-modernidade, 1999 (Outra).
Nome do evento: Jornadas Pedagógicas do Pinhal/99; Cidade do evento: Sertã / Escola Secundária da Sertã.
77. L’ immagine e l’ idea di Europa nei manuali scolastici dell’ insegnamento primário in Portogallo (1900-1926), 1999 (Conferência).
Nome do evento: 1º Convegno Internazionale SPICAE- L’ immagine e l’ idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945); Cidade do evento: Cassino / Università degli Studi di Cassino.
78. O mestre como artesão/prático e como intelectual, 1998 (Encontro).
Nome do evento: 3º Encontro Ibérico de História da Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
79. Religiosidade cívica republicana. O exemplo da festa da árvore, 1998 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente; Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Cidade do evento: São Paulo.
80. A festa da árvore em Portalegre. Um exemplo da pedagogia cívica republicana, 1996 (Encontro).
Nome do evento: 2º Encontro de História Regional e Local do Distrito de Portalegre; Nome da Instituição: Associação de Professores de História; Cidade do evento: Portalegre.
81. Diplomacia e reformismo político (no final do século XVIII), 1988 (Outra).
Nome do evento: Arqueologia do Estado – Primeiras Jornadas sobre Formas de Organização e Exercício dos Poderes na Europa do Sul (Séculos XIII-XVIII); Cidade do evento: Lisboa.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. History of Education & Children’s Literature, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Universidade de Macerata.
2. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Educatio Siglo XXI, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Universidade de Múrcia.
3. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. História da Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Associação Sul-riograndense de Pesquisadores.
4. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Cadernos de História da Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
5. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Quaestio. Revista de Estudos de Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba e editado pela Mercado de Letras.
6. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Ícone. Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Programa de pós-graduação em Educação do Centro Universitário do Triângulo. Uberlândia – Minas Gerais – Brasil.
7. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Ariús. Revista de Ciências Humanas, Editora: Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande.
8. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Revista de Educação, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa .
9. Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, até 1999/12/31, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
80

Livros e capítulos
Books and book chapters
46
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
13
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
33
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
22
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
22
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
12

Total
Dados complementares
(Additional data)
170

Orientações
Orientations
38
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
41
Participação em Eventos
Event participation
82
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
9


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Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 19:24:41
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
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