Joaquim António de Sousa Pintassilgo
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Data da última actualização
»Last update
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12/01/2012 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Joaquim António de Sousa Pintassilgo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
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Graus Académicos
(Academic Degrees)
1996 |
Doutoramento Phd |
Geografia e História- História da Educação
(5 anos » years)
.
Universidad de Salamanca,
Espanha.
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1988 |
Mestrado Master degree |
História Cultural e Política
(2 anos » years)
.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
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1982 |
Licenciatura Licentiate degree |
História
(4 anos » years)
.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
Portugal.
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Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Set/2011-Actual |
Professor Associado |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Set/2009-Set/2011 |
Professor Auxiliar |
Depatamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Set/1998-Set/2009 |
Professor Auxiliar |
Instituto Politécnico de Portalegre |
Set/1989-Set/1998 |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Castelo Branco |
Set/1987-Set/1989 |
Assistente |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2003- 2006 |
Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação , Outros (especifique).
Coordenador.
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Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Carvalho, M. M. C. 2011. Modelos Culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais. Portugal e Brasil, histórias conectadas. ed. 1. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). |
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2. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Mogarro, Maria J; Henriques, R. P. 2010. A Formação de Professores em Portugal. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri. |
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3. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Teixeira, A.; Beato, C.; Dias, I. C. 2010. A História das Disciplinas escolares de Matemática e de Ciências. Contributos para um campo de pesquisa. ed. 1. Lisboa: Escolar Editora. |
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4. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Serrazina, L.. 2009. A Escola Normal de Lisboa e a Formação de Professores: arquivo, história e memória. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri / CIE / ESELx. |
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5. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Gatti Júnior, D. 2007. Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. ed. 1. Uberlândia: EDUFU. |
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6. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Alves, L. A; Correia, L. G; Felgueiras, M. L. 2007. A História da Educação em Portugal: balanço e perspectivas. ed. 1. Porto: Edições ASA. |
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7. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Sanches, M. F. C; Veiga, F.; Sousa, F.. 2007. Cidadania e liderança escolar. ed. 1. Lisboa: Porto Editora / Centro de Investigação em Educação da FCUL. |
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8. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Freitas, M. C; Mogarro, Maria J; Carvalho, M. M. C. 2006. História da escola em Portugal e no Brasil. Circulação e apropriação de modelos culturais. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri / C.I.E. – F.C.U.L. |
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9. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Sousa, F.; Carvalho, C.. 2005. A Educação para a Cidadania como dimensão transversal do currículo escolar. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
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10. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Fernandes, R.. 2003. A modernização pedagógica e a Escola para Todos na Europa do Sul no século XX. ed. 1. Lisboa: SPICAE. |
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11. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Vieira, M. M. 2003. Democratização escolar : intenções e apropriações. ed. 1. Lisboa: C.I.E. – F.C.U.L. |
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12. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1998. República e formação de cidadãos. A educação cívica nas escolas primárias da 1ª República portuguesa. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri. |
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13. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Teixeira, M. A. 1998. Turismo: horizontes alternativos. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri. |
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Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2011. O Coronel Frederico Ferreira de Simas e a Educação Nova em Portugal. In Militares e educação em Portugal e no Brasil , 17 - 43. . Rio de Janeiro: FAPERJ / Quartet. |
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2. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2011. O público e o privado na História da Educação. O exemplo de Portugal (segunda metade do século XIX – início do século XX). In O ensino e a pesquisa em História da Educação, 219 - 241. . Maceió / Alagoas / Brasil: Editora da Universidade Federal de Alagoas. |
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3. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2011. Building professional ethics for teachers. Historical overview of the Portuguese case. In Contexts of Philosophy of Education in Historical and Contemporary Perspective , 122 - 140. . Trnava: Trnava Pedagogická Faculta / Trnavská Univerzita v Trnave. |
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4. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Carvalho, M. M. C. 2011. As Universidades Populares nas primeiras décadas do século XX em Portugal. O exemplo da Academia de Estudos Livres. In Modelos Culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais. Portugal e Brasil, histórias conectadas, 215 - 243. . São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). |
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5. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. Igreja, Estado e Família no debate sobre o ensino particular em Portugal (meados do século XX). In Estado, Igreja e Educação. O mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX, 181 - 198. . Campinas: Editora Alínea. |
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6. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. O Ensino Primário. In Educar. Educação para Todos. Ensino na I República, 70 - 76. . Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. |
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7. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. A utopia demopédica da República. In Viva a República! , 139 - 143. . Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. |
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8. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. A República e a educação: dos projectos às realizações. In José Mendes Cabeçadas Júnior e a República no Algarve , 182 - 191. . Loulé: Câmara Municipal de Loulé. |
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9. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. Analfabetismo e educação popular. In 25 olhares sobre a I República. Do republicanismo ao 28 de Maio , 129 - 137. . Lisboa: Público. |
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10. |
Pintassilgo, Joaquim; Serra, Áurea. 2009. A «Educação feminina» (1913): um projecto das normalistas de Lisboa. In A «Educação feminina» (1913): um projecto das normalistas de Lisboa, 79 - 98. . Lisboa: Edições Colibri/ CIE/ ESELX. |
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11. |
Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria J. 2009. Educação, cidadania e alfabetização em contexto revolucionário. In Educação, cidadania e alfabetização em contexto revolucionário, 51 - 68. . Porto: Porto Editora/ Centro de Inves. |
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12. |
Pintassilgo, Joaquim. 2009. A República e a educação: do ideal às realizações. In A República e a educação: do ideal às realizações, 25 - 37. . Setúbal: Gi.COM-IPS. |
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13. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2009. Associativismo docente e construção da profissão nas primeiras décadas do século XX. O exemplo dos professores do ensino liceal. In La formazione docente tra attualità e storia , 17 - 30. . Parma: Ricerche Pedagogiche / SPICAE. |
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14. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Carvalho, M. M. C; Nery, Ana C. B; Mogarro, Maria J; Toledo, M. R. 2009. Movimento associativo, circulação do impresso e apropriação de modelos pedagógicos em Portugal e no Brasil na primeira metade
do século XX: uma contribuição para estudos de história da educação comparada. In História(s) comparada(s) da educação , 285 - 318. . Brasília: Liber Livro. |
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15. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Fernandes, A. L. 2009. A influência alemã e a construção da modernidade pedagógica em Portugal – O exemplo da revista Froebel (1882-1885). In Influencias alemanas en la educación española e iberoamericana (1809-2009), 551 - 567. . Salamanca: Globalia Ediciones Anthema. |
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16. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2008. Olhares contrastantes sobre a exemplaridade educativa francesa. As viagens pedagógicas de professores portugueses nas primeiras
décadas do século XX. In Influencias francesas en la educación española e Iberoamericana (1808-2008), 607 - 620. . Salamanca: Globales Ediciones Anthema. |
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17. |
Pintassilgo, Joaquim. 2007. Imagens e leituras da Educação Nova em Portugal. Os relatórios de bolseiros portugueses em visita a instituições educativas
europeias (1907-1909). In Imagens e leituras da Educação Nova em Portugal. Os relatórios de bolseiros portugueses em visita a instituições educativas
europeias (1907-1909), 195 - 216. . São Paulo: Cortez Editora. |
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18. |
Pintassilgo, Joaquim. 2007. A construção histórica do tempo escolar em Portugal (do final do século XIX às primeiras décadas do século XX). In A construção histórica do tempo escolar em Portugal (do final do século XIX às primeiras décadas do século XX), 105 - 130. . El Puerto de Santa Maria: Concejaría de Cultura del Ayun. |
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19. |
Pintassilgo, Joaquim. 2007. A Revista de Educação Geral e Técnica no contexto do Portugal republicano. Debate sobre a educação moral e cívica.. In A Revista de Educação Geral e Técnica no contexto do Portugal republicano. Debate sobre a educação moral e cívica., 129 - 154. . Campinas: Alínea Editora. |
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20. |
Pintassilgo, Joaquim. 2007. A Educação Nova em contexto republicano. Algumas reflexões a propósito da actividade da Sociedade de Estudos Pedagógicos. In A Educação Nova em contexto republicano. Algumas reflexões a propósito da actividade da Sociedade de Estudos Pedagógicos, 83 - 99. . Braga: CIED. |
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21. |
Pintassilgo, Joaquim. 2007. História do curriculo e das disciplinas escolares: balanço da investigação portuguesa. In História do curriculo e das disciplinas escolares: balanço da investigação portuguesa, 111 - 146. . Porto: Edições ASA. |
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22. |
Pintassilgo, Joaquim. 2007. O debate sobre a Educação para a Cidadania: o contributo do período revolucionário português. In O debate sobre a Educação para a Cidadania: o contributo do período revolucionário português, 59 - 70. . Porto: Porto Editora/ Centro de Inves. |
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23. |
Pintassilgo, Joaquim. 2006. Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: entre a tradição e a inovação. In Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: entre a tradição e a inovação, 175 - 200. . Lisboa: Edições Colibri/ CIE- FCUL. |
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24. |
Pintassilgo, Joaquim. 2005. A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal. In A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal, 56 - 73. . Rio de Janeiro: Editora FGV/S.B.H.E.. |
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25. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Mogarro, Maria J. 2004. Citizenship Education within the process of portuguese social democritisation. In The experience of citizenship, 481 - 486. . London, Kraków: CiCe. |
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26. |
Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria J. 2003. A ideia de Escola para todos no pensamento pedagógico português. In A ideia de Escola para todos no pensamento pedagógico português, 51 - 71. . Lisboa: SPICAE. |
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27. |
Pintassilgo, Joaquim. 2003. Construção histórica da noção de democratização do ensino. O contributo do pensamento pedagógico português. In Construção histórica da noção de democratização do ensino. O contributo do pensamento pedagógico português, 119 - 141. . Lisboa: Centro de Investigação em Educação. |
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28. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Trigo-Santos, F.; Carvalho, C.. 2003. Walking the path towards citizenship education: three experiences in Portuguese schools. In A Europe of many cultures, 397 - 402. . London: CICE. |
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29. |
Pintassilgo, Joaquim. 2001. A República e o ensino da história: inovações e permanências. In A República e o ensino da história: inovações e permanências, 53 - 75. . Lisboa: Edições Colibri. |
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30. |
Pintassilgo, Joaquim; Costa, R. A. 2000. A imagem e a ideia de Europa nos manuais escolares do ensino primário em Portugal (1900-1926). In A imagem e a ideia de Europa nos manuais escolares do ensino primário em Portugal (1900-1926), 159 - 178. . Milano: Franco Angeli. |
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31. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1999. O mestre como artesão / prático e como intelectual. In Os professores na história , 83 - 99. . Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. |
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32. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1998. A educação moral e cívica no currículo da escola primária republicana. O debate no movimento pedagógico. In Fazer e ensinar história da educação , 271 - 285. . Braga: Universidade de Minho. |
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33. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1989. O absolutismo esclarecido em Portugal: inovações, polémicas e alinhamentos (final do século XVIII – início do século XIX). In Do antigo regime ao liberalismo (1750-1850), 22 - 31. . Lisboa: Vega. |
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Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. "Exemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de Odivelas", Revista Brasileira de História da Educação, 22: 65 - 86. |
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2. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. "La formazione degli insegnanti in Portogallo: riflessioni sul modello attuale", Annali Online della didattica e della formazione docente. Revista annuale online, 1: 14 - 24.
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3. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2010. "O projecto educativo do republicanismo. O caso português numa perspectiva comparada", Ler História, 59: 183 - 203. |
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4. |
Pintassilgo, Joaquim; Teixeira, A.; Dias, I. C. 2008. "A história da disciplina de matemática- abordagens teóricas, fontes e estudos (contributos para um campo de pesquisa)", Revista de Investigação em educação matemática, 1: 5 - 25.
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5. |
Pintassilgo, Joaquim. 2008. "O associativismo docente do ensino liceal português durante o período republicano e a sua imprensa. As representações dos
professores sobre a profissão e a construção de identidades", Revista Lusófona de Educação, 1: 79 - 96.
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6. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2008. "A «Educação doméstica» nos asilos femininos. O exemplo do asilo D. Pedro V de Lisboa na transição do século XIX para o século
XX", História & Perspectivas, 38: 139 - 162. |
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7. |
Pintassilgo, Joaquim. 2007. "Reflexões históricas em torno do (eventual) sucesso da Educação Nova. O exemplo do Instituto Feminino de Educação e Trabalho
(1911-1942)", História da Educação, 1: 35 - 65.
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8. |
Pintassilgo, Joaquim. 2007. "Associativismo docente e construção da identidade profissional no contexto do Estado Novo. O exemplo do «Sindicato Nacional
de Professores» entre o final dos anos 50 e o início dos anos 70", Pensar a Educação, 1: 9 - 32. |
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9. |
Pintassilgo, Joaquim. 2006. "Imprensa de Educação e ensino, Universidades Populares e renovação pedagógica", Cadernos de História da Educação, 1: 83 - 94.
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10. |
Pintassilgo, Joaquim. 2006. "O debate sobre as universidades Populares na imprensa portuguesa de educação e ensino. O exemplo de "A vida portuguesa" (1912-1915)", Revista HISTEDBR on line, 1: 93 - 101.
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11. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2006. "Portuguese pedagogical textbooks in the first third of the 20th century: between tradition and innovation", History of Education & Children’s Literature, 1: 141 - 166. |
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12. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2006. "Manuais de pedagogia e inovação educativa no primeiro terço do século XX", Quaestio. Revista de Estudos de Educação, 8: 75 - 87. |
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13. |
Pintassilgo, Joaquim. 2003. "Os primórdios do associativismo docente do ensino liceal português (1904-1908): as representações dos professores sobre a
profissão e a construção de identidades", Cadernos de História da Educação, 1: 15 - 25.
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14. |
Pintassilgo, Joaquim. 2002. "Ser professor de liceu no Estado Novo português. O discurso dos professores na imprensa pedagógica", História da Educação, 1: 17 - 37.
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15. |
Pintassilgo, Joaquim. 2002. "Etiquette school manuals in Portugal in the 19th century", Paedagogica Historica, 1: 265 - 279. |
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16. |
Pintassilgo, Joaquim. 2002. "A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português", Revista Portuguesa de Pedagogia, 1: 429 - 447. |
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17. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2002. "Being a high school teacher during the Portuguese New State. Teachers’discourse in the pedagogical press", Educational Review, 54: 153 - 164. |
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18. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 2001. "Bento de Jesus Caraça. O percurso de “um autêntico mestre”", Revista de Educação, X: 175 - 198. |
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19. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1999. "The First Portuguese Republic and the secularisation of the primary school", Paedagogica Historica. International Journal of the History of Education. Supplementary series, 5: 159 - 175. |
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20. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1996. "A regeneração pela educação na escola primária da 1ª República portuguesa", Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, VIII: 115 - 133. |
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21. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1988. "A Revolução Francesa na perspectiva de um diplomata português (a correspondência oficial de António de Araújo de Azevedo)", Revista de História das Ideias, X: 131 - 144. |
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22. |
Pintassilgo, Joaquim A. S; Carrasco, C.; Cunha, C.. 1983. "O pensamento político de Rodrigues Sampaio", História, 57: 51 - 66. |
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Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Pintassilgo, Joaquim. 2009. "A formação de professores do ensino secundário em Portugal- reflexões em torno da experiência das Escolas Normais Superiores
(1911-1930)". Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio . |
2. |
Pintassilgo, Joaquim; Fernandes, Ana L. C. 2009. "A influência alemã e a construção da modernidade pedagógica em Portugal- O exemplo da revista Froebel (1882-1885)". Salamanca: Globalia Ediciones Anthema. |
3. |
Pintassilgo, Joaquim. 2008. "Regeneração moral e formação do cidadão. O debate na imprensa pedagógica portuguesa do início do século XX". Lisboa: Faculdade de Ciências da Unive. |
4. |
Pintassilgo, Joaquim; Nery, Ana C. B. 2007. "As práticas educativas do escutismo numa perspectiva comparada. O debate no campo pedagógico, em Portugal e no Brasil, nos
anos 10 e 20 do século XX". Buenos Aires: Sem publicadora definida. |
5. |
Pintassilgo, Joaquim. 2006. "O projecto pedagógico das Universidades populares no Portugal das primeiras décadas do século XX. O exemplo da Academia de
Estudos Livres". Goiânia: Universidade Católica de Goiás. |
6. |
Pintassilgo, Joaquim. 2004. "Educação liberal e conformação social: dos catecismos constitucionais aos manuais de civilidade". Coimbra: Sociedade Portuguesa de Ciênci. |
7. |
Pintassilgo, Joaquim; Veiga, Cyntia G. 2004. "Pesquisas em História da Educação no Brasil e em Portugal: caminhos da polifonia". Coimbra: Sociedade Portuguesa de Ciênci. |
8. |
Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria J. 2004. "Citizenship Education within the process of portuguese social democratization". London, Kraków: CiCe. |
9. |
Pintassilgo, Joaquim; Lume, Filomena. 2002. "A Inspecção Escolar- Entre o Estado Novo e a Democracia". São Leopoldo: Unisinos. |
10. |
Pintassilgo, Joaquim. 2002. "A componente socializadora do curriculo escolar oitocentista". Lisboa: Edições Colibri/ Sociedade Por. |
11. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1996. "A Educação Cívica nas escolas primárias da 1ª República portuguesa (1910-1926) [Tese de Doutoramento]". Salamanca: Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca. |
12. |
Pintassilgo, Joaquim A. S. 1987. "Diplomacia, política e economia na transição do século XVIII para o século XIX: o pensamento e a acção de António de Araújo
de Azevedo (Conde da Barca) [Dissertação de Mestrado]. ". Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd thesis |
1. |
Rita Santos Agudo do Amaral Rêgo , Externato Fernão Mendes Pinto: organização escolar, práticas educativas e articulação com os pressupostos teóricos do Movimento
da Escola Moderna, 2010. (Orientador) - Em curso. |
2. |
François Jean-Marie Denis Paymal , A construção identitária da aluna cadete no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), 2009. (Orientador) - Em curso. |
3. |
Raquel Pereira Henriques , O discurso legal e a prática: métodos de ensino da História do pós-guerra ao 25 de Abril de 1974, 2008. Tese (História) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador) - Concluída. |
4. |
Roberto Paulo dos Ramos Franco Correia , História do Ensino do Inglês (na transição do século XIX para o século XX), 2008. (Orientador) - Em curso. |
5. |
Maria Manuela Ramos Lacerda Correia , Uma história da administração, gestão e direcção da escola primária e da escola infantil em Portugal, 2008. (Orientador) - Em curso. |
6. |
Anabela de Almeida Teixeira , A Matemática Moderna em Portugal (1950-1974), 2007. (Orientador) - Em curso. |
7. |
Carlos Alberto da Silva Beato , Os liceus e as ciências (1836-1895): um estudo sobre o processo de criação e consolidação das disciplinas de ciências físico-naturais
nos liceus portugueses, 2006. (Orientador) - Em curso. |
8. |
Isabel Cristina Almeida Lopes Filipe Colaço Dias , História da disciplina de Matemática em Portugal (1935-1960): contributo da História da Educação na procura de permanências
e mudanças, 2006. (Orientador) - Em curso. |
9. |
Filomena Octávia Fernandes de Nóbrega Lume , O ensino primário na Madeira nas primeiras décadas do século XX: espaços, práticas e controlo, 2006. (Orientador) - Em curso. |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Luísa Maria Pina Valente Antunes , O Ensino Técnico Profissional Industrial e Comercial em Lourenço Marques durante o Estado Novo - A Escola Comercial Dr. Azevedo
e Silva, 2011. (Orientador) - Concluída. |
2. |
Marilda Arantes Loureiro , Escola de Farmácia e Odontologia de Uberaba: génese e desenvolvimento (1926-1936), 2010. (Orientador) - Concluída. |
3. |
Teresa Maria Gomes Rebelo Paulo , A Escola Portuguesa de Maputo (1985/1999): entre o arquivo e a memória, 2009. (Orientador) - Concluída. |
4. |
Ana Lisa Diogo, Ética e Identidade Profissional dos Professores do 1º Ciclo: um Estudo de Caso, 2009. (Orientador) - Em curso. |
5. |
Alexandra Cristina de Oliveira Fitas , A Literatura Infantil na construção da Cidadania nos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2009. (Orientador) - Em curso. |
6. |
Isabel Sofia Vieira Reis , História e Memória do Colégio Manuel Bernardes, 2009. (Orientador) - Em curso. |
7. |
Luís Manuel Andrea Gameiro de Sousa , Jovens delinquentes e o seu relacionamento com a escola, 2009. (Orientador) - Em curso. |
8. |
Hélder Manuel de Almeida Lopes , Perspectivas dos alunos sobre os valores na poética de José Craveirinha, 2008. (Orientador) - Concluída. |
9. |
Rita Santos Agudo do Amaral Rêgo , Cidadania através da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso, 2008. (Orientador) - Concluída. |
10. |
François Jean-Marie Paymal , A construção da identidade do aluno-cadete do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, 2008. (Orientador) - Concluída. |
11. |
Teresa Paula Resende Silveira Soares , O currículo de Geografia do 3º Ciclo e suas implicações na formação da cidadania dos alunos, 2008. (Orientador) - Concluída. |
12. |
Carla Marta Carvalho , A relação entre a Escola e o Meio: o Director de Turma como elo privilegiado, 2008. (Orientador) - Em curso. |
13. |
Tânia Filipa Borges Correia Galeão , O professorado liceal no final do Estado Novo. Representações dos professores, 2006. (Orientador) - Concluída. |
14. |
Luz dos Anjos Faleiro Baião, Os currículos de inglês e de alemão no ensino secundário. Reconceptualizar os seus objectivos numa perspectiva axiologicamente
formativa, 2005. (Orientador) - Concluída. |
15. |
José Manuel Fernandes dos Santos, Docência, ética e deontologia profissional. Contributo para a reflexão sobre um código de conduta., 2005. (Orientador) - Concluída. |
16. |
Alice Maria Campos Martins Pinto Coelho , Formar professores de história em património industrial. Concepção, realização e avaliação de um módulo de formação, 2004. (Orientador) - Concluída. |
17. |
Filomena Octávia Fernandes de Nóbrega Lume , A Inspecção Escolar, entre o Estado Novo e a Democracia. Representações, dinâmicas e estruturas organizacionais, 2004. (Orientador) - Concluída. |
18. |
Graziela Maria Lopes de Brito Saraiva Barreto, Em nome do pai... João de Deus Ramos e a Escola Nova, 2004. (Orientador) - Concluída. |
19. |
Carlos Alberto da Silva Beato, História do ensino das Ciências Físico-Químicas, 2003. (Orientador) - Em curso. |
20. |
Isabel Cristina Almeida Lopes Filipe Colaço Dias , A história da matemática no ensino da matemática, 2003. (Orientador) - Concluída. |
21. |
José Manuel Cordeiro Batalha , As práticas punitivas no Estado Novo (1933-1940), 2002. (Orientador) - Concluída. |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Sara Ramos Zamora , Situação actual de conservação, tratamento e uso docente do património histórico-educativo nas escolas portuguesas e espanholas, 2011. (Orientador) - Concluída. |
2. |
Francisco Jean Carlos da Silva , Entre Cristo e no Diabo. O ideário da Escola Americano Batista em Recife (PE). 1906-1940, 2011. (Orientador) - Concluída. |
3. |
Maria Aparecida Arruda , Formar almas, plasmar corações, dirigir vontades: o Curso Normal do Colégio Nossa Senhora das Dores (São João del-Rei, MG,
1898-1905), 2010. (Orientador) - Concluída. |
4. |
Áurea Esteves Serra , As associações de alunos das escolas normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1910-1930), 2007. (Orientador) - Concluída. |
5. |
Iomar Barbosa Zaia , Aproximações entre a escrituração escolar portuguesa e brasileira para a compreensão da instituição primária no Brasil e em
Portugal , 2007. (Co-orientador) - Concluída. |
6. |
Eva Cristina Leite da Silva , Os registos escolares da Escola Normal: histórias, memórias e práticas de arquivamento , 2006. (Orientador) - Concluída. |
7. |
Luiz Carlos Barreira , Fontes para uma história das escolas operárias em Portugal e no Brasil no início do século XX: circulação e apropriação de
modelos pedagógicos alternativos , 2005. (Orientador) - Concluída. |
8. |
Ana Clara Bortoleto Nery , Divulgando práticas e saberes: a produção de impressos pelos docentes das Escolas Normais , 2005. (Orientador) - Concluída. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Aparecida Arruda. Formar almas, plasmar corações, dirigir vontades: o Curso Normal do Colégio Nossa Senhora das Dores (São João del-Rei, MG,
1898-1905), 2011. |
2. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Cristina Maria Ferreira da Costa Ribeiro Maia. Guerra Fria e manuais escolares. Distanciamentos e aproximações, 2011. |
3. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Elisabetta Girotto. Il trenó dei desideri. La famiglia italiana negli anni cinquanta attraverso la sua rappresentazione áudio-visiva, 2010. |
4. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Áurea Esteves Serra. As associações de alunos das Escolas Normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1906-1927), 2010. |
5. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Cláudia Sofia Pinto Ribeiro de Castro. Os outros. A Casa Pia de Lisboa como espaço de inclusão da diferença, 2009. |
6. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Manuela Rute Martins de Passos Teodoro. O ensino militar português oitocentista: recruta e formação dos oficiais do Exército e da Armada, 2009. |
7. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Judite Taborda da Fonseca. Do conceito de cidadania às práticas escolares de formação cívica, 2009. |
8. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Neves Leal Gonçalves. O ideário educativo republicano. Da propaganda eleitoral republicana aos debates parlamentares (1878-1910), 2008. |
9. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas. A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal (1836-2005), 2008. |
10. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Helena Costa Pinto dos Reis Miranda Ribeiro de Castro. Teresa de Saldanha: Um projecto pedagógico inovador no século XIX, uma interrogação para o século XXI, 2008. |
11. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Raquel Pereira Henriques. O discurso legal e a prática: métodos de ensino da História do pós-guerra ao 25 de Abril de 1974, 2008. |
12. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Manuela P. Figueiredo Rodrigues. O verde e o vermelho dos bancos de escola. O ensino primário na 1ª República no Barreiro, 2007. |
13. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de César Urbino Rodríguez. La representación del outro en el Estado Nuevo. El outro- ciudadano português y el outro-país vecino en los discursos de Salazar,
en los manuales escolares, en los boletines da mocidade portuguesa, 2006. |
14. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Fernando Humberto Santos Serra Gonçalves. Concepções educacionais em tempos revolucionários. Uma abordagem histórico-sociológica do ensino primário e da formação de
professores em Portugal no pós-25 de Abril de 1974, 2004. |
15. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Casimiro Manuel Martins Amado. Impacte do associativismo mutualista do professorado primário oficial português no associativismo de classe (1925-1930), 2001. |
16. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Judite de Carvalho Ribeiro Seabra. Os liceus na sociedade coimbrã (1840-1930), 2000. |
1. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria de Fátima Castanheira Martins. Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaço de aprendizagem, 2011. |
2. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de João Luís Ferreira Vinhas Reis. Europa. As visões do outro, 2010. |
3. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Ester da Assunção Teiga Frutuoso Esteves. Alfabetização e educação de adultos – um percurso de 1910 a 1926. Das intenções políticas às medidas concretas, 2009. |
4. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Alfredo João Munquela. O abandono escolar no distrito de Mecubúri, 2008. |
5. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Basílio Francisco Queirós Martins. Politicas Educativo-Sanitárias em Portugal - Iniciativas da Câmara Municipal do Porto no Período da 1ª República (1910-1926), 2007. |
6. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Alícia Maria Faria Abreu. Operacionalização da educação para a cidadania no PCT: um desafio à inovação pedagógica no 1º CEB, 2007. |
7. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Hélder César Spínola Teixeira. O liceu nacional do Funchal (1837-1900) – subsídios para a sua história, 2006. |
8. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Isolina Júlia dos Reis Medeiros. Revista pedagógica (1906-1916): a modernidade do pensamento pedagógico em S. Miguel nos inícios do século XX, 2006. |
9. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Thabatha Aline Trevisan. A pedagogia por meio de pedagogia: Teoria e prática (1954), de Antônio D’ Ávila, 2006. |
10. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Filomena Maria Moreira da Silva. Mandar e obedecer — a representação da acção disciplinadora da escola no Estado Novo, 2006. |
11. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de António Francisco Dantas Barbosa. O conhecimento tácito: substantivos históricos sobre o encontro entre povos e culturas na época dos descobrimentos: um estudo
com alunos dos 7º e 10ºanos de escolaridade, 2006. |
12. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Sylvie Gonçalves Pereira. A Parte Recreativa da Festa (o papel e funções das festas escolares no 1º ciclo), 2006. |
13. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Ana Cristina Guerreiro Rainha. Relação educativa do docente de matemática do terceiro ciclo na educação para a cidadania, 2006. |
14. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Carlos José Gaspar Badalo. Educação de adultos e ensino recorrente: quando o desejo de ser cruza com a razão, 2006. |
15. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Ana Luísa Sousa Mendes. Práticas de avaliação no quadro de um projecto – Estudo com alunos do jardim-de-infância, 2006. |
16. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Noémia Cardoso Valente da Encarnação. Educar em valores no pré-escolar, 2006. |
17. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Rui José Nunes Lopes. Captar a atenção, ilustrar a memória! Viagem ao universo de mapas e outras imagens parietais do Liceu de Passos Manuel, 2005. |
18. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Manuel de Azevedo Almeida Igreja. A educação para a cidadania nos programas e manuais escolares de história e geografia de Portugal e História - 2.º e 3.º ciclos
do ensino básico: da reforma curricular (1989) à reorganização curricular (2001), 2004. |
19. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Denise Guilherme da Silva. Ilhas de saber: prescrições e práticas das escolas isoladas do Estado de São Paulo (1933-1943), 2004. |
20. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Maria Manuela Pereira Figueiredo Rodrigues. O diálogo das pedras. A dimensão ecológica dos espaços escolares de ensino primário (1772-1926), 2002. |
21. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Albérico Afonso Alho. Sob a urgência da técnica, cerzir as almas em tempos de mudança. Contributos para o estudo da reforma do ensino técnico de
1948, 2002. |
22. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de José Raínho Caldeira. O contributo do ensino das ciências no modelo de educação e formação de adultos, 2002. |
23. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Manuel Henrique da Silva Figueira. Um roteiro da Educação Nova em Portugal. Escolas Novas e práticas pedagógicas inovadoras (1882-1935), 2001. |
24. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de António Jorge Fidalgo Martins. Sociedade Martins Sarmento. Instituição secular de educação e cultura, 2000. |
25. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Participação no júri de Abílio João da Fonseca Pinto. Escolarização e desenvolvimento do concelho de Vila Verde (1850-1950). Uma modernização adiada, 2000. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Reflexões históricas em torno do (eventual) sucesso da Educação Nova. O exemplo do Instituto Feminino de Educação e Trabalho
(1911-1941), 2007 (Congresso). Nome do evento: IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: educação para o sucesso: políticas e actores; Nome da Instituição: Universidade da Madeira, S.P.C.E; Cidade do evento: Funchal. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Em torno da arte de ensinar… , 2011 (Conferência). Cidade do evento: Rio de Janeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. |
2. |
História da Educação e formação de professores – experiências e desafios, 2011 (Conferência). Cidade do evento: Minas Gerais / Universidade Federal de São João del-Rei. |
3. |
Reformismo republicano e inovação pedagógica: a difusão do “ensino intuitivo”, 2011 (Conferência). Nome do evento: «O homem vale sobretudo pela educação que possui. Revisitando a primeira reforma republicana do ensino (1911)»; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.. |
4. |
Em torno da arte de ensinar: vocação, paixão, exemplaridade moral e prática, 2011 (Outra). Nome do evento: Arte y oficio de enseñar. Dos siglos de perspectiva histórica. XVI Coloquio Nacional de Historia de la Educación ; Nome da Instituição: Sociedad Española de Historia de la Educación / Universidad de Valladolid / Centro Internacional de la Cultura Escolar; Cidade do evento: El Burgo de Osma. |
5. |
Educação Pública e Cidadania, 2010 (Conferência). Nome do evento: As grandes Utopias da República e do Republicanismo; Nome da Instituição: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República/ Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / Cordoaria Nacional. |
6. |
Chiesa, Stato e famiglia nel dibattito sull’ insegnamento privato in Portogallo alla metà del XX secolo, 2010 (Conferência). Nome do evento: Seminario internazionale Scuola statale e scuola privata nell’ Europa mediterrânea; Nome da Instituição: Università di Cassino/SPICAE; Cidade do evento: Parma. |
7. |
Formação de Professores em Portugal e no Brasil: Itinerários históricos e actualidade, 2010 (Conferência). Cidade do evento: Portalegre / Escola Superior de Educação de Portalegre. |
8. |
A Pesquisa em Educação a partir do olhar da História, 2010 (Congresso). Nome do evento: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Cidade do evento: Marília / UNESP. |
9. |
A Escola Primária Republicana, 2010 (Conferência). Nome do evento: República e Ensino; Nome da Instituição: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Nova de Lisboa . |
10. |
A República e a Educação Nova: reflexões em torno do projecto do Instituto Feminino de Educação e Trabalho, 2010 (Conferência). Nome do evento: O imperativo republicano em debate; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
11. |
República, Educação e Cidadania, 2010 (Congresso). Nome do evento: 1ª República e a Educação; Cidade do evento: Joane / Escola Secundária Padre Benjamim Salgado . |
12. |
Educação e Festas Cívicas no Republicanismo, 2010 (Conferência). Nome do evento: O ideal republicano e a luta pela cidadania; Nome da Instituição: Município de Seia; Cidade do evento: Seia / Casa Municipal da Cultura. |
13. |
Em torno da arte de ensinar. Reflexões entre o passado e o presente, 2010 (Conferência). Nome do evento: A profissão e a formação: entre a ciência e a arte de ensinar; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
14. |
O debate sobre ensino público e ensino privado no Estado Novo português, 2010 (Seminário). Nome do evento: Seminário Internacional Scuola statale e scuola privata nell Europa mediterrânea; Nome da Instituição: SPICAE; Cidade do evento: Cassino / Università degli Studi di Cassino . |
15. |
Building Professional Ethics for teachers – historical overview of the Portuguese case, 2010 (Conferência). Nome do evento: International Conference Contexts of Philosophy of Education in Historical and Contemporary Perspective; Cidade do evento: Smolenice. |
16. |
A Formação de Professores do Ensino Secundário em Portugal – reflexões em torno da experiência das Escolas Normais Superiores
(1911-1930), 2010 (Congresso). Nome do evento: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana - «Educação, autonomia e identidades na América Latina»; Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Sociedade Brasileira de História da Educação ; Cidade do evento: Rio de Janeiro. |
17. |
A formação de professores do ensino secundário nas primeiras décadas do século XX – O debate no campo educativo português, 2010 (Congresso). Nome do evento: VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Infância, juventude e relações de género na História da Educação.
Resumos e Textos; Nome da Instituição: Universidade Federal do Maranhão - ANPED ; Cidade do evento: São Luís do Maranhão. |
18. |
República e a Educação: do Ideal às Realizações, 2009 (Conferência). Nome do evento: O Congresso Republicano de Setúbal. 100 anos. O Republicanismo entre a Revolução e a Ordem; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal. |
19. |
A formação de professores na Universidade de Lisboa: do modelo à sua concretização, 2009 (Congresso). Nome do evento: História - Que futuro?; Nome da Instituição: Associação de Professores de História; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
20. |
A educação cívica na I República: o caso da Festa da Árvore, 2009 (Conferência). Nome do evento: A I República e a educação; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
21. |
Associativismo docente e construção da profissão nas primeiras décadas do século XX. O exemplo dos professores do ensino liceal, 2009 (Conferência). Nome do evento: Colóquio Internacional «La formazione docente tra attualità e storia»; Nome da Instituição: Universidade de Ferrara e SPICAE; Cidade do evento: Ferrara / Universidade de Ferrara. |
22. |
Les intellectuels et l’éducation du peuple : l’exemple des Universités Populaires au Portugal au début du XXe siècle, 2009 (Conferência). Nome do evento: Colóquio Internacional «Formas y espacios de la Educación Popular en la Europa Mediterránea»; Nome da Instituição: Casa Velásquez e UNED; Cidade do evento: Madrid. |
23. |
Experiências republicanas e intervenções educativas, 2009 (Congresso). Nome do evento: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana - «Educação, autonomia e identidades na América Latina». |
24. |
The Popular Universities and the Popular Education in Portugal in the beginning of the 20th century, 2009 (Conferência). Nome do evento: ISCHE31 - International Standing Conference for the History of Education; Nome da Instituição: Universidade de Utrecht; Cidade do evento: Utrecht. |
25. |
Igreja, Estado e Família no debate sobre o Ensino Particular em Portugal (anos 40 a 60 do século XX), 2009 (Congresso). Nome do evento: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana - «Educação, autonomia e identidades na América Latina»; Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Rio de Janeiro. |
26. |
A utopia educativa republicana, 2008 (Conferência). Nome do evento: Curso Livre de História Contemporânea – O Algarve no contexto da Primeira República; Cidade do evento: Loulé / Arquivo Municipal de Loulé. |
27. |
Educación para a cidadania e democratización do ensino, 2008 (Conferência). Nome do evento: Educación e cidadanía. Perspectiva histórica dende a escolaridade; Nome da Instituição: Universidade de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Foz (Lugo) . |
28. |
História da profissão docente: o exemplo dos professores do ensino liceal português, 2008 (Conferência). Nome do evento: IV Ciclo de Conferências Temáticas sobre Educação: História e Práticas de Formação de Professor; Nome da Instituição: UNIT - Universidade Tiradentes ; Cidade do evento: Aracajú. |
29. |
Moral regeneration and training of the citizen – the debate in the Portuguese pedagogical press in the start oh the 20th century, 2008 (Conferência). Nome do evento: ESSHC 2008 - European Social Science History Conference ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
30. |
A História das Disciplinas: entre a Cultura escolar e a Transposição Didáctica, 2008 (Conferência). Nome do evento: História do Currículo; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa. |
31. |
O público e o privado na História da Educação, 2008 (Congresso). Nome do evento: V Congresso Brasileiro de História da Educação – O ensino e a pesquisa em História da Educação ; Nome da Instituição: Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Sergipe. |
32. |
Domestic education in the context of female education. The press debate and institutional experiences in the first decades
oh the 20th century in Portugal, 2008 (Conferência). Nome do evento: ISCHE 30 – International Standing Conference for the History of Education – Historical approaches to schooling and social
stratification; Nome da Instituição: Rutgers University; Cidade do evento: Newark. |
33. |
Reflexões históricas em torno do (eventual) sucesso da Educação Nova. O exemplo do Instituto Feminino de Educação e Trabalho
(1911-1942), 2008 (Congresso). Nome do evento: IX Congresso da SPCE- Educação para o sucesso: políticas e actores.; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Livpsic; Cidade do evento: Funchal. |
34. |
Regeneração moral e formação do cidadão. O debate na imprensa pedagógica portuguesa do início do século XX, 2008 (Conferência). Nome do evento: Educação para a Cidadania. Conferência Ibérica; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
35. |
Escolas liberais e sindicais na República, 2007 (Conferência). Cidade do evento: Sines / Centro de Artes . |
36. |
A «educação doméstica» nos asilos femininos. O exemplo do Asilo D. Pedro V de Lisboa na transição do século XIX para o século
XX, 2007 (Conferência). Nome do evento: XXVII Encontro da A.P.H.E.S. – Globalização: perspectivas de longo prazo; Nome da Instituição: Faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
37. |
The Feminine Asylums in the Republican Portugal, 2007 (Conferência). Nome do evento: ISCHE 29 – International Standing Conference for the History of Education – Children and youth at risk. Approaches in the
History of Education; Nome da Instituição: Universidade de Hamburgo; Cidade do evento: Hamburgo. |
38. |
Ideal republicano e Educação Nova. Algumas reflexões em torno do percurso da Revista de Educação Geral e Técnica, 2007 (Congresso). Nome do evento: VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação- Cenários da educação / formação: novos espaços, culturas e
saberes. ; Nome da Instituição: S.P.C.E. |
39. |
As práticas educativas do escutismo numa perspectiva comparada. O debate no campo pedagógico, em Portugal e no Brasil, nos
anos 10 e 20 do século XX, 2007 (Congresso). Nome do evento: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana – Contactos, cruces y luchas en la Historia de la
Educación Latinoamericana; Cidade do evento: Buenos Aires. |
40. |
Educação popular durante a Primeira República Portuguesa (1910-1926), 2006 (Conferência).
|
41. |
O professor: entre a ciência e a arte de ensinar, 2006 (Outra). Nome do evento: Fórum permanente de Arte & Cultura; Cidade do evento: Campinas / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). |
42. |
A construção histórica do tempo escolar em Portugal (do final do século XIX às primeiras décadas do século XX), 2006 (Conferência). Nome do evento: III Colóquio Internacional do S.P.I.C.A.E – Las culturas de la escuela en la Europa del sur en el siglo XX.; Nome da Instituição: Universidade de Cádiz; Cidade do evento: Cádiz / Puerto de Santa Maria. |
43. |
Imprensa de educação e ensino, universidades populares e renovação pedagógica, 2006 (Congresso). Nome do evento: VI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação; Nome da Instituição: EDUFU / Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação; Cidade do evento: Uberlândia. |
44. |
O debate sobre as universidades populares na imprensa portuguesa de educação e ensino. O exemplo de «A Vida Portuguesa» (1912-1915), 2006 (Congresso). Nome do evento: IV Congresso Brasileiro de História da Educação – A educação e os seus sujeitos na história; Nome da Instituição: Universidade Católica de Goiás – Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Goiás. |
45. |
O projecto pedagógico das universidades populares no Portugal das primeiras décadas do século XX. O exemplo da Academia de
Estudos Livres, 2006 (Congresso). Nome do evento: IV Congresso Brasileiro de História da Educação – A educação e os seus sujeitos na história.; Nome da Instituição: Universidade Católica de Goiás – Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Goiás. |
46. |
Cidadania, educação e desenvolvimento, 2005 (Encontro). Nome do evento: Encontro 4 do Ciclo de Encontros Cidadania pela educação: aprender e viver em democracia; Nome da Instituição: Instituto da Segurança Social ; Cidade do evento: Lisboa. |
47. |
República e Educação Nova / História da profissão docente / História das disciplinas escolares, 2005 (Conferência).
|
48. |
História do currículo e das disciplinas escolares, 2005 (Encontro). Nome do evento: III Encontro de História da Educação – A História da Educação em Portugal: balanço e perspectivas; Nome da Instituição: Universidade do Porto, Secção de História da Educação da S.P.C.E; Cidade do evento: Porto. |
49. |
República e Educação Nova em Portugal. Algumas reflexões a partir da actividade da Sociedade de Estudos Pedagógicos, 2005 (Conferência). Nome do evento: VIII Colóquio História, Educação e Imaginário; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga. |
50. |
O debate sobre a Educação para a Cidadania: o contributo do período revolucionário português (1974-76), 2005 (Conferência). Nome do evento: Cidadania e liderança escolar. Contextos, discursos, experiências e imagens; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Educação; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa . |
51. |
Imprensa de educação e ensino e formação do campo pedagógico, 2005 (Conferência). Nome do evento: Imprensa de educação e ensino e formação do campo pedagógico em Portugal na 1ª metade do século XX; Nome da Instituição: projecto de cooperação internacional «História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais»
do Centro de Investigação em Educação; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa . |
52. |
República, Educação Nova e Cidadania, 2005 (Congresso). Nome do evento: VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana – Educación, ciudadanía, interculturalidad e integración
en los procesos históricos latinoamericanos; Nome da Instituição: Universidade Andina Simón Bolívar; Cidade do evento: Quito. |
53. |
Rui Grácio: pedagogia e cidadania, 2004 (Conferência). Nome da Instituição: Escola Básica 2-3 Dr. Rui Grácio . |
54. |
Os manuais de pedagogia em Portugal nas primeiras décadas do século XX, 2004 (Seminário). Nome do evento: A história da Escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais; Cidade do evento: São Paulo / Centro de Memória da Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. |
55. |
Os manuais de pedagogia em Portugal nas primeiras décadas do século XX, 2004 (Conferência). Nome do evento: A história da Escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais; Cidade do evento: Campinas / Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. |
56. |
Manuais de pedagogia e inovação educativa no primeiro terço do século XX, 2004 (Conferência). Nome do evento: V Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Igreja, Estado, Sociedade Civil - instâncias promotoras de ensino; Nome da Instituição: Universidade de Évora ; Cidade do evento: Évora. |
57. |
Images and interpretations of New Education in Portugal. The reports of Portuguese teachers holders visiting European educational
institutions, 2004 (Conferência). Nome do evento: ISCHE29 - International Standing Conference for the History of Education- “New Education: génesis and metamorphoses”; Nome da Instituição: Universidade de Genève; Cidade do evento: Genéve. |
58. |
Pesquisas em História da Educação no Brasil e em Portugal: caminhos da polifonia, 2004 (Congresso). Nome do evento: III Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Escolas, culturas e identidades ; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Coimbra. |
59. |
Educação liberal e conformação social: dos catecismos constitucionais aos manuais de civilidade, 2004 (Congresso). Nome do evento: III Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Escolas, culturas e identidades; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Coimbra. |
60. |
A 1.ª República portuguesa: cultura escolar, pedagogia e controlo do ensino, 2003 (Conferência). Nome do evento: A História da Escola em Portugal e no Brasil; Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira . |
61. |
A 1.ª República portuguesa: cultura escolar, pedagogia e controlo do ensino, 2003 (Conferência). Nome do evento: A História da Escola em Portugal e no Brasil. Circulação e apropriação de modelos culturais; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa . |
62. |
História da Escola em Portugal e Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais, 2003 (Congresso). Nome do evento: 14.º Congresso de Leitura do Brasil; Cidade do evento: Campinas / Universidade Estadual de Campinas . |
63. |
The beginning of Portuguese high school teachers’ associativism (1904-1908). Teachers’ representations of their profession
and identity construction, 2003 (Conferência). Nome do evento: ISCHE25 - International Standing Conference for the History of Education; Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Cidade do evento: São Paulo. |
64. |
Matemática, educação e cidadania: o exemplo de Bento de Jesus Caraça, 2002 (Conferência). Cidade do evento: Torres Vedras / Escola Secundária Henriques Nogueira. |
65. |
Educação, utopia e humanismo. Um olhar sobre a exemplaridade cívica de Bento de Jesus Caraça, 2002 (Congresso). Nome do evento: X Congresso “Caminhos da sobrevivência – (Des)encontros”; Cidade do evento: Torres Vedras / Auditório Municipal de Torres Vedras. |
66. |
Contributos para a construção histórica da profissão docente. O discurso dos professores do ensino liceal português, 2002 (Conferência).
|
67. |
A ideia de escola para todos no pensamento pedagógico Português, 2002 (Conferência). Nome do evento: 2º Colóquio Internacional do Grupo SPICAE- A modernização Pedagógica e a Escola para todos na Europa do Sul no século XX; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. |
68. |
A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal português (1930-1970), 2002 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Brasileiro de História da Educação – História e memória da educação brasileira; Cidade do evento: Natal. |
69. |
The construction of a professional deontology of portuguese high school teachers, 2002 (Conferência). Nome do evento: ISCHE XXIV - International Standing Conference for the History of Education – Secondary Education: institutional, cultural
and social history; Nome da Instituição: Lycée Louis-le-Grand; Cidade do evento: Paris. |
70. |
A Inspecção Escolar – Entre o Estado Novo e a Democracia, 2002 (Congresso). Nome do evento: IV Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. O Oral, o escrito e o digital na História da Educação; Nome da Instituição: Unisinos; Cidade do evento: São Leopoldo. |
71. |
Ser cidadão no século XXI, 2001 (Conferência). Cidade do evento: Parede / Escola Secundária da Parede . |
72. |
Educação e cidadania, 2001 (Conferência). Nome do evento: Educação para a cidadania; Nome da Instituição: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
73. |
Educação para a cidadania: o percurso histórico de uma ideia recente, 2001 (Encontro). Nome do evento: Cidadania, Educação e Território; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação de Setúbal. |
74. |
A profissão docente: um olhar entre o passado e o presente, 2000 (Conferência).
|
75. |
A utopia educativa do republicanismo. O exemplo de João de Barros, 2000 (Conferência). Nome do evento: Figuras do Século na educação portuguesa; Nome da Instituição: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
76. |
Educação, Valores e Pós-modernidade, 1999 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas do Pinhal/99; Cidade do evento: Sertã / Escola Secundária da Sertã. |
77. |
L’ immagine e l’ idea di Europa nei manuali scolastici dell’ insegnamento primário in Portogallo (1900-1926), 1999 (Conferência). Nome do evento: 1º Convegno Internazionale SPICAE- L’ immagine e l’ idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945); Cidade do evento: Cassino / Università degli Studi di Cassino. |
78. |
O mestre como artesão/prático e como intelectual, 1998 (Encontro). Nome do evento: 3º Encontro Ibérico de História da Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
79. |
Religiosidade cívica republicana. O exemplo da festa da árvore, 1998 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente; Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Cidade do evento: São Paulo. |
80. |
A festa da árvore em Portalegre. Um exemplo da pedagogia cívica republicana, 1996 (Encontro). Nome do evento: 2º Encontro de História Regional e Local do Distrito de Portalegre; Nome da Instituição: Associação de Professores de História; Cidade do evento: Portalegre. |
81. |
Diplomacia e reformismo político (no final do século XVIII), 1988 (Outra). Nome do evento: Arqueologia do Estado – Primeiras Jornadas sobre Formas de Organização e Exercício dos Poderes na Europa do Sul (Séculos XIII-XVIII); Cidade do evento: Lisboa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. History of Education & Children’s Literature, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Universidade de Macerata. |
2. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Educatio Siglo XXI, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Universidade de Múrcia. |
3. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. História da Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Associação Sul-riograndense de Pesquisadores. |
4. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Cadernos de História da Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. |
5. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Quaestio. Revista de Estudos de Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba e editado pela Mercado de Letras. |
6. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Ícone. Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Programa de pós-graduação em Educação do Centro Universitário do Triângulo. Uberlândia – Minas Gerais – Brasil. |
7. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Ariús. Revista de Ciências Humanas, Editora: Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. |
8. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Revista de Educação, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa . |
9. |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa. Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, até 1999/12/31, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
80 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
46 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
13 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
33 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
22 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
22 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
12 |
Dados complementares (Additional data) |
170 |
Orientações Orientations |
38 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
41 |
Participação em Eventos Event participation |
82 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
9 |
Visualizações do curriculum [
271
]
|
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM
em
24-01-2012
às
19:24:41
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt |
|