Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
19/01/2012 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cruz, O. |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva Porto 4200-392 Porto Portugal Telefone: (+351)226079700 Fax: (+351)226079725 Correio electrónico: orlanda@fpce.up.pt Homepage: www.fpce.up.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1996 |
Doutoramento Phd |
Psicologia.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1987 |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
Psicologia.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1983 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Mai/2007-Actual |
Professor Associado |
Out/2001-Abr/2007 |
Professor Auxiliar |
Out/1996-Set/2001 |
Professor Auxiliar |
Fev/1988-Set/1996 |
Assistente |
Nov/1983-Jan/1988 |
Assistente Estagiário |
Nov/1982-Out/1983 |
Outra Situação |
Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Actividades de Ensino (Teaching activities)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Seminário de Investigação III - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
- Seminário de Projecto I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Questões e Problemáticas na Psicologia Contemporânea I - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
- Seminário de Projecto II - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Questões Aprofundadas de Psicologia I - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Contextos Familiares do Desenvolvimento -Mestrado Integrado em Psicologia (Regente)
- Seminário de Investigação II - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
- Seminário I - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Seminário de Investigação I - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
- Seminário II - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento da Criança - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Seminário de Investigação I - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
- Dissertação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Seminário II - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Seminário I - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Seminário de Investigação II - Programa Doutoral em Psicologia(Regente)
- Seminário de Investigação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Dissertação de Mestrado - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Seminário de Orientação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Contextos Familiares do Desenvolvimento - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Seminário de Projecto II - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Dissertação de Mestrado - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Seminário II - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Seminário de Projecto I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Seminário I - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Prática Psicológica com Crianças - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento da Criança - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Seminário de Orientação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Seminário de Projecto I - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Estágio - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Contextos Familiares do Desenvolvimento - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Seminário de Projecto II - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Seminário de Investigação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Dissertação - Mestrado em Temas de Psicologia(Regente)
- Seminário de Projecto II - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I - Mestrado Integrado em Psicologia (Regente)
- Trabalhos Práticos de Observação do Desenvolvimento - Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento da Criança - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Questões Aprofundadas em Psicologia - Mestrado em Psicologia(Regente)
- Seminário-Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança - Licenciatura em Psicologia(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento - Licenciatura em Psicologia(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento I - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
- Questões Aprofundadas de Psicologia - Mestrado em Psicologia(Regente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento I - Licenciatura em Ciências da Educação(Regente)
- Seminário de Investigação e de Orientação da Dissertação - Mestrado em Psicologia(Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento - Licenciatura em Psicologia(Regente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Questões Aprofundadas de Psicologia do Desenvolvimento - Mestrado em Psicologia(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento I - Licenciatura em Ciências da Educação(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento - Licenciatura em Psicologia(Docente)
- Seminário - Mestrado em Psicologia(Docente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento - Licenciatura em Psicologia(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento I - Licenciatura em Ciências da Educação(Docente)
|
Actividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Dez/2010-Actual |
|
-
Membro do Conselho de Subunidade Orgânica - Psicologia |
Dez/2010-Actual |
|
-
Membro do Conselho Cientifico |
Dez/2010-Actual |
|
-
Membro do Conselho Pedagógico |
Mar/2010-Actual |
|
-
Membro do Conselho de Representantes |
Set/2008-Actual |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
-
Director of the Doctoral Program in Psychology of the University of Porto |
Jan/2005-Dez/2008 |
|
-
President of the Directive Council |
Jan/2004-Dez/2006 |
|
-
Scientific Coordinator of the Master Course on Child Clinical Psychological Intervention |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica em Crianças e Adolescentes |
|
|
Projectos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
1989-1990 Utilização dos testes psicológicos em Portugal |
Referência do projecto»Project reference: ..
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2007- Percursos escolares na adolescência: Determinantes sócio-Cognitivo-Motivacionais |
Referência do projecto»Project reference: CEER.
|
2005-2008 Estudo Longitudinal do envolvimento e adaptação da criança-Engagement and adaptation longitudinal study |
Referência do projecto»Project reference: POCI/PSI/58712/2004.
|
2007-2008 Excelência e Inovação no Ensino/Aprendizagem: Conhecer e concretizar a Mudança de Paradigma na Universidade do Porto |
Referência do projecto»Project reference: POCI/N/04.01.02/0264/0001/2006.
|
2000-2004 Qualidade das Interacções de Criança em Contexto Familiar e Creche e o seu impacto no desenvolvimento sóciocognitivo da criança |
Referência do projecto»Project reference: POCTI/PSI/35207/99.
|
1991-1992 Acções Luso-Espanholas "Análise comparativa de alguns aspectos da situação de cuidados das crianças de 4 anos em Portugal
e Espanha"
|
Referência do projecto»Project reference: ..
|
1984-1992 International Association for the Evaluation of Educational Achievement - Preprimary Project (IEA-PPP) |
Referência do projecto»Project reference: ..
|
1989-1990 Acções Luso-Espanholas "A qualidade de vida das crianças em idade pré-escolar portuguesas e espanholas nos contextos de socialização
familiar e escolar"
|
Referência do projecto»Project reference: ..
|
1989-1990 European Child Care and Education Study (ECCE) |
Referência do projecto»Project reference: ..
|
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1983 |
Melhor média de finalização do curso de licenciatura,
Fundação Engº António Almeida.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/1997 - Actual |
Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC), Membro.
|
Jan/1997 - Actual |
European Society for Developmental Psychology (ESDP), Membro.
|
Jan/1989 - Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Membro.
|
Jan/1988 - Actual |
Society for Research on Child Development (SRCD), Membro.
|
Jan/1986 - Dez/1990 |
International Council of Psychologists (ICP), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Cruz, O.. 2005. Parentalidade. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
2. |
Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Macedo-Pinto, I.. 1990. Perfil nacional dos cuidados prestados às crianças com idade inferior a seis anos. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, C.; Bairrão, J.. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche. In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos , ed. J. Bairrão, 23 - 96. . Porto: Livpsic. |
|
|
|
2. |
Ducharne, M. A; Cruz, O.. 2005. Piaget e Vygotsky – Reflexões sobre a avaliação do desenvolvimento. In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos, ed. J. Bairrão , 10 - 28. . Porto: Livpsic. |
|
|
|
3. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. 2005. Escolaridade da mãe, desempenho escolar e uso do tempo num grupo de crianças com 8 anos de idade. In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos , ed. J. Bairrão , 284 - 307. . Porto: Livpsic. |
|
|
|
4. |
Cruz, O.. 2004. Psicologia do Desenvolvimento. Estudo de caso. In E-learningUP|03-04. Um projecto piloto na Universidade do Porto, ed. GATIUP/IRICUP, 105 - 108. . Porto: Universidade do Porto. |
|
|
|
5. |
Cruz, O.; Jordão, F.; Lencastre, L.. 2004. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem a propósito das plataformas de e-learning. In E-learningUP|03-04. Um projecto piloto na Universidade do Porto, ed. GATIUP/IRICUP , 111 - 118. . Porto: Universidade do Porto. |
|
|
|
6. |
Cruz, O.. 2000. Disciplina materna e auto-controle nas crianças de cinco anos. In Parceria família-escola e desenvolvimento da criança, ed. A. M. Fontaine , 55 - 78. . Porto: Edições ASA. |
|
|
|
7. |
Leal, T.; Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.; Henriques, M.; Bairrão, J.. 1998. General discussion of child care in Portugal. In Qualitat der kinderbetreuung. Deutsche und internationale perspektiven (Quality of child care. German and international perspectives)
, ed. W.E. Fthenakis & M.R. Textor, 200 - 206. . Weinheim: Beltz. |
|
|
|
8. |
Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Macedo-Pinto, I.. 1989. Care and education for children under age 6 in Portugal. In How nations serve children: Profiles of child care and education in 14 countries, ed. P. Olmsted & D. Weikart , 273 - 302. . Ypsilanti, Michigan: The High/Scope Press. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cruz, O.; Aguiar, C.. 2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale: La qualité de l’ambiance familiale et les comportements interactifs
de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée, 58: 177 - 184. |
|
|
|
2. |
Custódio, S.; Cruz, O.. 2008. "As representações mentais das crianças acerca das figuras parentais", Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24: 471 - 483. |
|
|
|
3. |
Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C.. 2008. "Estilo de vida adolescente, práticas educativas parentais e percepção de maturidade", Psicologia, Saúde e Doenças, 9: 117 - 118. |
|
|
|
4. |
Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. 2008. "Filho és, pai serás...: a percepção retrospectiva dos homens acerca das formas de envolvimento do seu próprio pai e suas consequências
desenvolvimentais", INFAD Revista de Psicología/International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4: 101 - 112. |
|
|
|
5. |
Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O.. 2008. "Mãe para mim, pai para ti: o uso do tempo das crianças e as actividades de interacção com os pais", INFAD Revista de Psicología/International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4: 91 - 100. |
|
|
|
6. |
Cruz, O.; Ducharne, M. A. 2006. "A Intervenção na Parentalidade – o caso específico da Formação de Pais", Revista Galego-Portuguesa de Psicología e Educación, 11-12: 295 - 309. |
|
|
|
7. |
Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. 2006. "Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP)", Psicologia e Educação, 1: 63 - 75. |
|
|
|
8. |
Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. 2004. "A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: dados relativos às qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF, 9: 165 - 171. |
|
|
|
9. |
Gonzaga, A.; Cruz, O.. 2000. "A percepção dos avós acerca das suas relações intergeracionais", Infância e Educação, 1: 107 - 123. |
|
|
|
10. |
Cruz, O.. 1999. "O auto-controlo em crianças de cinco anos: implicações educativas das vivências familiares", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 4: 109 - 130. |
|
|
|
11. |
Cruz, O.; Leal, T.. 1998. "Necessidades educativas especiais: uma imagem genérica do contexto português", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacíon, 2: 49 - 54. |
|
|
|
12. |
Neves, S.; Cruz, O.. 1993. "Evolução de alguns aspectos da produção linguística oral em crianças portuguesas dos dois aos dez anos de idade", Comunicare, 1: 63 - 77. |
|
|
|
13. |
Barbosa, M.; Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Henriques, M.; Bairrão, J.; Borges, M. I. 1992. "Situação dos cuidados prestados a crianças de quatro anos de idade em Portugal. Alguns resultados de uma sondagem nacional", Inovação, 5: 57 - 80. |
|
|
|
14. |
Cruz, O.. 1992. "A avaliação da reflexidade/ impulsividade em crianças de idade pré-escolar", Psicologia, 7: 237 - 250. |
|
|
|
15. |
Cruz, O.; Borges, M. I. 1992. "A impulsividade infantil. Algumas reflexões sobre o conceito", Revista de Psicologia e Ciências de Educação, 3/4: 57 - 65. |
|
|
|
16. |
Neves, S.; Cruz, O.. 1992. "Análise descritiva da aquisição de alguns aspectos linguísticos em crianças de idade pré-escolar", Inovação, 5: 121 - 137. |
|
|
|
17. |
Neves, S.; Cruz, O.. 1992. "Os artigos definidos e indefinidos produzidos pela criança dos três aos seis anos - algumas reflexões", Inovação, 5: 139 - 155. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Sousa, M.; Cruz, O.. 2010. "As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus tratos e a construção dos modelos representacionais", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |
|
|
|
2. |
Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R.. 2008. "Escala de avaliação do conhecimento emocional", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga. |
|
|
|
3. |
Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C.. 2008. "Estilo de vida adolescente e percepção de maturidade", Trabalho apresentado em 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, In 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Actas, Porto. |
|
|
|
4. |
Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O.. 2008. "Escala de problemas de comportamento em crianças de idade escolar", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga. |
|
|
|
5. |
Nunes, C.; Cruz, O.. 2008. "O efeito cumulativo do risco no desenvolvimento da criança", Trabalho apresentado em Infâncias Possíveis, Mundos Reais, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga. |
|
|
|
6. |
Santos, S.; Cruz, O.. 2008. "Questionário de Estilos Educativos", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga. |
|
|
|
7. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. 2008. "O uso do tempo das crianças: um estudo comparativo entre 1999 e 2006", Trabalho apresentado em Infâncias possíveis, mundos reais, In Infâncias possíveis, mundos reais, Braga. |
|
|
|
8. |
Cruz, O.. 2006. "A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – comparação dos resultados observados com duas versões da HOME", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
9. |
Cruz, O.; Pinto, A. I. 2006. "A Escala de Personalidade da Criança revisitada: dados de fidelidade teste-reteste", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |
|
|
|
10. |
Pinto, A. I; Nunes, C.; Cruz, O.; Aguiar, C.. 2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – um estudo comparativo", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
11. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. 2006. "O Diário de Uso do Tempo – uma metodologia para estudar o uso do tempo das crianças", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
12. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. 2006. "Children’s Time Use and Social Skills: a contribution to the development of social skills programs", Trabalho apresentado em 28th Annual Conference on Time use Research "Time Use Research: An Interdisciplinary Issue", In 28th Annual Conference on Time use Research "Time Use Research: An Interdisciplinary Issue", Copenhagen.
|
|
|
|
13. |
Lencastre, L.; Cruz, O.; Jordão, F.. 2004. "A componente on-line no ensino superior. Implicações no processo de ensino-aprendizagem", Trabalho apresentado em Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior , In Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior , Aveiro. |
|
|
|
14. |
Pinto, A. I; Aguiar, C.; Barros, S.; Cruz, O.. 2004. "O sistema de avaliação da qualidade do envolvimento III – um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto
de creche", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
15. |
Pinto, A. I; Cruz, O.; Bairrão, J.. 2004. "Escala de avaliação do temperamento", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
16. |
Cruz, O.. 1997. "A escala de avaliação do auto-controlo - comparação dos resultados obtidos com uma amostra de mães e com uma amostra de educadoras", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Vol. V, Braga. |
|
|
|
17. |
Cruz, O.; Almeida, L. S; Simões, C.; Silva, I.. 1997. "A impulsividade/ reflexividade: contributos para a validação de um constructo e de uma escala", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
18. |
Cruz, O.; Gamelas, A.; M., Salvado. 1994. "Como é que as mães das crianças de cinco anos controlam o comportamento dos seus filhos? - apresentação de uma técnica de
avaliação dos comportamentos parentais", Trabalho apresentado em Avaliação psicológica: Formas e contextos, In Avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga. |
|
|
|
19. |
Cruz, O.; M., Salvado; Gamelas, A.. 1994. "Intervenção disciplinar das mães junto dos seus filhos de cinco anos: como e porquê? ", Trabalho apresentado em Família e desenvolvimento, In Família e desenvolvimento, Portalegre. |
|
|
|
20. |
Ribeiro, I.S.; Almeida, L.S.; Cruz, O.. 1993. "Avaliação psicológica e utilização dos testes em Portugal: comportamentos e atitudes dos psicólogos", Trabalho apresentado em Avaliação psicológica: Formas e contextos, In Avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga. |
|
|
|
21. |
Cruz, O.. 1992. "O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano", Trabalho apresentado em 5º Encontro Nacional das Ludotecas, In Comunicações do 5º Encontro Nacional das Ludotecas, .. |
|
|
|
22. |
Cruz, O.. 1989. "Assessment of reflection-impulsivity style in preschoolers - developmental trends", Trabalho apresentado em Social competence in developmental perspective , In Social competence in developmental perspective , .. |
|
|
|
23. |
Borges, M. I; Barbosa, M.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A.. 1985. "O desenvolvimento psicológico da criança nos dois primeiros anos: Alguns aspectos", Trabalho apresentado em Intervenção Psicológica na Educação, In Intervenção Psicológica na Educação, Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Neves, S.; Cruz, O.. 1997. "Da necessidade de abranger a realidade linguística portuguesa. Estudo transversal das produções orais da criança ao adulto", Temas sobre desenvolvimento 5, 30: 20 - 23. |
|
|
|
2. |
Almeida, L.S.; Cruz, O.. 1988. "O uso dos testes como revelador dos modelos de prática psicológica em Portugal", Psicologia: Teoria e Pesquisa, 4: 207 - 224. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I.. 1989. "IEA Preprimary Project. Sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade", Trabalho apresentado em Psicologia e Educação. Investigação e Intervenção, In Psicologia e Educação. Investigação e Intervenção, Porto. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Cruz, O.; Almeida, L.S.. 01 jan. 1987. "A utilização dos testes psicológicos em Portugal: Análise segundo a formação e o domínio da prática profissional" Jornal de Psicologia, 13 - 19. |
2. |
Almeida, L.S.; Cruz, O.. 01 maio 1985. "A utilização dos testes psicológicos: Resultados de um inquérito junto dos psicólogos portugueses" Jornal de Psicologia, 11 - 18. |
3. |
Almeida, L.S.; Cruz, O.. 01 jan. 1985. "Utilização dos testes psicológicos: Algumas considerações sobre a sua evolução" Jornal de Psicologia, 13 - 17. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Cruz, O.. Promovendo uma parentalidade positiva: Determinantes e consequências,Funchal,2010 (Comunicação). |
2. |
Abreu-Lima, I.; Cruz, O.. Promovendo a competência parental: alguns resultados da avaliação dos Programas de Educação Parental em Portugal,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
3. |
Sousa, M.; Cruz, O.. As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
4. |
Cruz, O.. Promovendo uma parentalidade positiva,Comunicação apresentada no 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica,Maia,2009 (Comunicação). |
5. |
Cruz, O.. A formação parental na promoção da parentalidade positiva,Comunicação apresentada no Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ em 2008, integrada no painel temático "As
Responsabilidades parentais, hoje",Braga,2009 (Comunicação). |
6. |
Almeida, A.; Cruz, O.. El apoyo a la familia desde los programas de formación parental: la experiencia portuguesa,Jornadas sobre Parentalidad Positiva,Madrid,2009 (Comunicação). |
7. |
Cruz, O.; Abreu-Lima, I.. Evaluation des programmes d'éducation parentale au Portugal - quelques résultats preliminaires,XII Congrès International de l' AIFREF. Précarités et Education Familiale,Toulouse, França,2009 (Comunicação). |
8. |
Cruz, O.; Nunes, C.. Home environment and maternal interaction behaviors as determinants of child development,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação). |
9. |
Almeida, A.; Abreu-Lima, I.; Cruz, O.; Ribeiro-Santos, M.; Gaspar, F.; Alarcão, M.; Brandão, T.. Parenting education – looking at resources and needs of intervention,. Comunicação integrada no Simpósio "Interventions in context: methodological and practical challenges". 14th European Conference
on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação). |
10. |
Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Almeida, A.; Brandão, T.; Ribeiro-Santos, M.; Alarcão, M.; Gaspar, F.; Marinho, S.. Promoting parental competence: issues and preliminary results of a national study of parenting programmes,Simpósio "Challengies and Opportunities in Parental Education" 14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação). |
11. |
Ducharne, M. A; Cruz, O.; Raposo, J.V.. Estilos educativos parentais e posturas face ao estudo - uma análise comparativa entre a Galiza e o Norte de Portugal,X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação). |
12. |
Sousa, M.; Cruz, O.. As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais,VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural,Porto,2009 (Comunicação). |
13. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. O uso do tempo e o desenvolvimento das crianças: principais resultados de um estudo com crianças portuguesas,VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural,Porto,2009 (Comunicação). |
14. |
Alves, D.; Teixeira, V.; Cruz, O.. Emotional Knowledge and Time with Peers,European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster). |
15. |
Lima, A.; Teixeira, V.; Cruz, O.. The Daily Flow of Portuguese Children: When Fathers Are There?,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster). |
16. |
Teixeira, V.; Cruz, O.; Lima, A.. Participation in Organized Activities as a Pathway to Academic Achievement,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster). |
17. |
Ducharne, M. A; Moreira, C.; Cruz, O.. How are Parenting Styles and Parental Attitudes Toward School Related to Children’ Academic Goals? ,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster). |
18. |
Cruz, O.. Parentalidade positiva ... em contexto institucional,Seminário sobre "O acolhimento de crianças e jovens em instituição: Perspectivas, desafios e paradigmas",Santa Maria da Feira,2008 (Comunicação). |
19. |
Cruz, O.. A parentalidade do ponto de vista da criança,IV Congresso Internacional da Área da Psicologia Forense e da Exclusão Social,Lisboa,2008 (Comunicação). |
20. |
Lima, I.; Cruz, O.; Pessanha, M.; Aguiar, C.; Nunes, C.. Qualidade do Ambiente Familiar,Comunicação integrada no Painel "Qualidade em contextos para a infância", apresentada no VIII Simpósio Internacional do GEDEI
"Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão",Aveiro,2008 (Comunicação). |
21. |
Lima, I.; Cruz, O.. Avaliação dos programas de formação parental. Resultados preliminares,Comunicação apresentada no Seminário Novas abordagens das Políticas e Medidas no âmbito da Parentalidade positiva,Braga,2008 (Comunicação). |
22. |
Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C.. Estilo de vida adolescente e percepção de maturidade,7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Porto,2008 (Comunicação). |
23. |
Nunes, C.; Cruz, O.. O efeito cumulativo do risco no desenvolvimento da criança,I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação). |
24. |
Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Filho és, pais serás… A percepção retrospectiva dos homens acerca das formas de envolvimento do seu próprio pai e suas consequências
desenvolvimentais,Congresso do INFAD,Évora,2008 (Comunicação). |
25. |
Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O.. Mãe para mim, pai para ti: O uso do tempo das crianças e as actividades de interacção com os pais,Congresso do INFAD,Évora,2008 (Comunicação). |
26. |
Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R.. Escala de avaliação do conhecimento emocional,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |
27. |
Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Escala de problemas de comportamento em crianças de idade escolar,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |
28. |
Santos, S.; Cruz, O.. Questionário de Estilos Educativos,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |
29. |
Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. INVOLVE and PerCIF: adult’s perception of their father’s involvement and its developmental consequences,20th Biennial ISSBD Meeting,Wurzburg, Germany,2008 (Poster). |
30. |
Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O.. What children and their parents do together: gender matters? ,20th Biennial ISSBD Meeting,Wurzburg, Germany,2008 (Poster). |
31. |
Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R.. Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE),XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,2008 (Poster). |
32. |
Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Escala de Problemas de Comportamento em Crianças de Idade Escolar,2008 (Poster). |
33. |
Cruz, O.; Santos, S.. Questionário de Estilos Educativos (QEP),XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,2008 (Poster). |
34. |
Cruz, O.. Concepções de parentalidade – o ponto de vista das crianças,Integrado no painel temático sobre "Família, concepções e práticas de parentalidade". I Congresso Internacional Intervenção
com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,2007 (Comunicação). |
35. |
Cruz, O.. O direito da criança à competência,Integrado no painel sobre "A protecção de crianças e jovens - aspectos psicológicos e sociais". Seminário sobre o Sistema
de Promoção e Protecção das Crianças e dos Jovens e a Comunicação Social,Porto,2007 (Comunicação). |
36. |
Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Estilo de vida adolescente: exploração de rotinas diárias à semana e ao fim-de-semana,I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,,2007 (Comunicação). |
37. |
Cruz, O.; Moreira, E.; Pereira, A.P.. Estilos interactivos e comportamentos de controlo maternos,XI Congresso Internacional de Educação Familiar,,Coimbra,2007 (Comunicação). |
38. |
Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Práticas e estilos educativos parentais: a percepção dos filhos adolescentes.,XI Congresso Internacional de Educação Familiar,Coimbra,2007 (Comunicação). |
39. |
Cruz, O.; Pereira, A.P.; Moreira, E.. Development of child compliance and non-compliance behaviours and maternal control strategies,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Comunicação). |
40. |
Nunes, C.; Cruz, O.; Bairrão, J.. Stability of family environment quality and its effects on child developmental outcomes,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Comunicação). |
41. |
Alves, D.; Cruz, O.. Social and emotional predictors of peer acceptance,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Poster). |
42. |
Pinto, A. I; Poppe, L.; Cruz, O.; Bairrão, J.. Efeitos das características de temperamento no envolvimento observado em crianças em contexto de creche,XII Seminário de Desenvolvimento. Os problemas emocionais e comportamentais da criança e do adolescente,Coimbra,2006 (Comunicação). |
43. |
Alves, D.; Cruz, O.. O emocional e o social na idade escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |
44. |
Cruz, O.; Pereira, A.P.; Moreira, E.. Estratégias de controlo maternas e qualidade dos comportamentos de obediência nas crianças de 1 a 3 anos,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |
45. |
Custódio, S.; Cruz, O.. As representações das crianças de idade escolar acerca das figuras parentais e sua relação com a competência social,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |
46. |
Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Os estilos educativos parentais e as rotinas de adolescentes,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |
47. |
Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; Nunes, C.; Bairrão, J.. Predictors of children´s engagement during mother-child dyadic play,Comunicação integrada no simposium temático Quality of Educational Settings and Adult-Child Interactions. 26th International
Congress of Applied Psychology,Atenas, Grécia,2006 (Comunicação). |
48. |
Cruz, O.. A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – comparação dos resultados observados com duas versões da HOME,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |
49. |
Cruz, O.; Pinto, A. I. A Escala de Personalidade da Criança revisitada: dados de fidelidade teste-reteste,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |
50. |
Pinto, A. I; Nunes, C.; Cruz, O.; Aguiar, C.. O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – um estudo comparativo,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |
51. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. O Diário de Uso do Tempo – uma metodologia para estudar o uso do tempo das crianças,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |
52. |
Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; Bairrão, J.. Predictors of maternal responsiveness,26th International Congress of Applied Psychology,Atenas, Grécia,2006 (Poster). |
53. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. Children’s Time Use and Social Skills – a contribution to understand the phenomenon of delinquency,Annual Conference on Time use Research,Copenhagen, Denmark,2006 (Poster). |
54. |
Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP),XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
55. |
Cruz, O.; Aguiar, C.. Mother interaction behaviors, child temperament and child engagement,XII European Conference on Developmental Psychology,La Laguna, Espanha,2005 (Comunicação). |
56. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. Socioeconomic status, academic achievement and time-use in eight-year-old Portuguese children,IATUR 2005 Annual Meeting Time- Use in Daily Life: The Content and Context of Human Behaviour,Halifax, Nova Scotia, Canada,2005 (Comunicação). |
57. |
Cruz, O.. La consistance de l’intervention éducative parentale: La qualité de l’ambiance familiale et les comportements de la mère en
interaction avec son enfant,X Congreso Internacional de Educación Familiar,Las Palmas, Espanha,2005 (Poster). |
58. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. Time use implications in development,XII European Conference on Developmental Psychology,La Laguna, Espanha,2005 (Poster). |
59. |
Cruz, O.; Jordão, F.; Lencastre, L.. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem a propósito das plataformas de e-learning,Workshop e-learningUP|2003-2004,Porto,2004 (Comunicação). |
60. |
Lencastre, L.; Cruz, O.; Jordão, F.. A componente on-line no ensino superior. Implicações no processo de ensino-aprendizagem,Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior,Aveiro,2004 (Comunicação). |
61. |
Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; McWilliam, R. A. Mother interaction behaviors and child observed engagement,Conference on Human Development,Washington, EUA,2004 (Comunicação). |
62. |
Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: dados relativos às qualidades psicométricas dos dados,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |
63. |
Pinto, A. I; Aguiar, C.; Barros, S.; Cruz, O.. O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto
de creche ,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |
64. |
Pinto, A. I; Cruz, O.; Bairrão, J.. A Escala de Personalidade da Criança: Validação de uma medida do temperamento para crianças ,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |
65. |
Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.; Pinto, A. I; Bairrão, J.. A avaliação da qualidade do ambiente familiar – relação com o envolvimento observado nas crianças,(comunicação integrada no Simpósio Temático “A avaliação da qualidade do ambiente familiar dos 12 meses à adolescência – a
Escala HOME”). 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação). |
66. |
Cruz, O.; Moreno, M. C. A avaliação da qualidade do ambiente familiar dos 12 meses à adolescência – a Escala HOME (Coordenação),Simpósio apresentado no 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Simpósio). |
67. |
Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. Dimensions of mother interaction behaviour and child engagement,ISSBD Bienal Meeting,Ghent, Bélgica,2004 (Poster). |
68. |
M., Salvado; Cruz, O.. Representations of attachment and parental authority in Portuguese children: na exploratory study,ISSBD Bienal Meeting,Ghent, Bélgica,2004 (Poster). |
69. |
Teixeira, V.; Cruz, O.. A utilização do tempo na rotina diária da criança de 8 anos,2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa, Portugal,2004 (Poster). |
70. |
Cruz, O.. Trajectórias de risco na Infância e na Adolescência,Seminário Educação e Desenvolvimento,Braga,2003 (Comunicação). |
71. |
Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino – adequação e utilidade para a observação dos comportamentos interactivos maternos,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). |
72. |
Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. Mother Teaching Styles Rating Scale: its adequacy and usefulness,X European Conference on Developmental Psychology,Milão, Itália,2003 (Poster). |
73. |
Cruz, O.. Desenvolvimento social e sexual – papel da família, escola e comunidade,II Encontro de Enfermagem "Sexualidade hoje",Viana do Castelo,2001 (Comunicação). |
74. |
Andrade, M.; Cruz, O.. La résilience comme réponse à la pauvreté: une étude exploratoire à propos des facteurs de risque et de protection,VIIIe Congrès International de l´AIFREF,Québec, Canada,2001 (Poster). |
75. |
Cruz, O.; Pereira, I.. Are preschool teacher-child interactions related to child activity level?,IX European Conference on Developmental Psychology,Uppsala, Suécia,2001 (Poster). |
76. |
M., Salvado; Cruz, O.. Representations of attachment and parental authority in eight-years-old portuguese children – is there a relation?,IX European Conference on Developmental Psychology,Uppsala, Suécia,2001 (Poster). |
77. |
Cruz, O.. Mothers disciplining and teaching strategies – is there a relation? ,IX European Conference on Developmental Psychology,Spetses, Grécia,1999 (Poster). |
78. |
Cruz, O.. Necessidades educativas especiais - uma imagem genérica do contexto português ,(comunicação integrada numa sessão temática sobre Necesidades educativas especiais e adaptacions curriculares). III Congreso
Galego-Portugués de Psicopedagoxía,A Coruña, Espanha,1997 (Comunicação). |
79. |
Cruz, O.; Silva, A.P.; Pereira, I.. Comment construir un château de cartes - une analyse des stratégies utilisées par les mères,VI Congreso Internacional de Educación Familiar,Málaga, Espanha,1997 (Poster). |
80. |
Cruz, O.. Maternal determinants of self-control in five-year-old children,VIII European Conference on Developmental Psychology,Rennes, França,1997 (Poster). |
81. |
Cruz, O.. A escala de avaliação do auto-controlo - comparação dos resultados obtidos com uma amostra de mães e com uma amostra de educadoras,V Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,1997 (Poster). |
82. |
Cruz, O.; Almeida, L.S.; Simões, C.; Silva, I.. A impulsividade/reflexividade: contributos para a validação de um constructo e de uma escala,V Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,1997 (Poster). |
83. |
Cruz, O.. Determinantes maternos do auto-controlo nas crianças de cinco anos,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Comunicação). |
84. |
Cruz, O.. Disciplina materna e auto-controlo nas crianças de cinco anos,V Congresso Internacional da Association International de Formation et de Recherche en Education Familiale,Porto,1995 (Comunicação). |
85. |
Cruz, O.; M., Salvado; Gamelas, A.. Intervenção disciplinar das mães junto dos seus filhos de cinco anos: Como e porquê? ,Convenção Anual da APPORT/94. Família e Desenvolvimento,Portalegre,1994 (Comunicação). |
86. |
Cruz, O.; Gamelas, A.; M., Salvado. Como é que as mães das crianças de 5 anos controlam o comportamento dos seus filhos? - apresentação de uma técnica de avaliação
dos comportamentos parentais,II Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica. Formas e contextos,Braga,1994 (Poster). |
87. |
Cruz, O.. O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano,5º Encontro Nacional das Ludotecas,Porto,1992 (Comunicação). |
88. |
Almeida, L.S.; Cruz, O.; Ribeiro, I.S.. Os psicólogos portugueses e a avaliação psicológica: algumas considerações a propósito do uso dos testes,Convenção Anual da APPORT/92,Lisboa,1992 (Comunicação). |
89. |
Cruz, O.. How do 5-years-olds´mothers think about children and child-rearing: Evaluating parents ideas ,Vth European Conference on Developmental Psychology (ISSBD),Sevilha, Espanha,1992 (Poster). |
90. |
Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. Contributos para a educação pré-escolar. Encontro sobre Educação Pré-escolar e Formação de Educadores,Faro,1989 (Comunicação). |
91. |
Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. Contextos de socialização disponíveis para crianças de 4 anos - um estudo a nível nacional,I Encontro Nacional de Psicologia Educacional,Lisboa,1989 (Comunicação). |
92. |
Almeida, L.S.; Cruz, O.. A utilização dos testes no contexto da avaliação psicológica,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Comunicação). |
93. |
Cruz, O.; Neves, S.. Análise descritiva da aquisição de alguns aspectos linguísticos em crianças de idade pré-escolar,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Comunicação). |
94. |
Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Henriques, M.. Como são frequentados os contextos de socialização pelas crianças de quatro anos em Portugal,Congresso Nacional de Educação Infantil e Básica,Braga,1989 (Comunicação). |
95. |
Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.. Alguns resultados de uma sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster). |
96. |
Cruz, O.. A avaliação da reflexividade/ impulsividade em crianças de idade pré-escolar,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster). |
97. |
Almeida, L.S.; Cruz, O.. A utilização dos testes no contexto da avaliação psicológica,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster). |
98. |
Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.. Where and with whom are four year olds in Portugal. Some findings from a nacional survey. The special case of children staying
only with mother,Third European Conference for Research on Learning and Instruction,Madrid, Espanha,1989 (Poster). |
99. |
Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. The technical challenges of conducting international research in child care: The IEA Preprimary Project in Portugal,Annual Conference of the NAYEC,Anaheim, EUA,1988 (Comunicação). |
100. |
Cruz, O.. Assessment of reflection-impulsivity in preschoolers. Developmental trends,Third European Conference on Developmental Psychology (ISSBD),Budapeste, Hungria,1988 (Poster). |
101. |
Almeida, L.S.; Cruz, O.. Os psicólogos portugueses e o método dos testes: análise segundo o domínio de prática,I Encontro Nacional de Psicologia Clínica e da Saúde,Coimbra,1987 (Comunicação). |
102. |
Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I.. IEA Preprimary Project. Sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade,I Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação,Porto,1987 (Comunicação). |
103. |
Borges, M. I; Barbosa, M.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A.. O desenvolvimento psicológico da criança nos dois primeiros anos: Alguns aspectos,I Encontro Nacional de Intervenção Psicológica na Educação,Porto,1984 (Comunicação). |
104. |
Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I.. Preprimary Project in Portugal,II European Conference on Developmental Psychology (ISSBD) – Development: European Perspectives,Roma, Itália,1984 (Poster). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Borges, M.; Barbosa, A.; Cruz, O.; Pinto, I.. Análise comparativa de alguns aspectos da situação de cuidados das crianças de quatro anos em Portugal e Espanha: relatório
final,1992. |
2. |
Borges, M.; Cruz, O.; Barbosa, A.; Pinto, I.. A qualidade de vida das crianças portuguesas e espanholas em idade pré-escolar nos contextos de socialização familiar e escolar:
relatório final,1990. |
3. |
Pinto, I.; Cruz, O.; Barbosa, A.. National data report from Portugal,1989. |
4. |
Borges, M.; Barbosa, A.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A.. Escala de Inteligência Sensório-Motora de Casati-Lézine: fundamentação teórica,1985. |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo
da criança,2004. |
2. |
Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo
da criança,2003. |
3. |
Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo
da criança,2002. |
4. |
Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo
da criança,2001. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd thesis |
1. |
Diana Rute Pereira Alves, Competência sócio - emocional:contributos para um modelo dos preditores da acutação pelos pares em crianças, 2011. (Orientador) - Em curso. |
2. |
Vítor Manuel dos Santos Teixeira, O Uso do Tempo e o Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças de Idade Escolar, 2010. (Orientador) - Concluída. |
3. |
José Albino Rodrigues Lima, Processos de socialização da criança em idade escolar: o envolvimento paterno, 2001. (Orientador) - Concluída. |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Susana Margarida Soares Santos, Os estilos educativos parentais e as práticas televisivas das crianças em idade pré-escolar, 2009. (Orientador) - Concluída. |
2. |
Catarina Marques Ramalho Ramos Duarte, Conhecimento emocional e competência social em crianças de idade pré-escolar, 2009. (Orientador) - Concluída. |
3. |
Oriana Marlita Machado Fernandes, A Dinâmica do Grupo em Educação Parental, 2009. (Orientador) - Concluída. |
4. |
Filipe da Silva Correia, Estilos Educativos Parentais: influência sobre as capacidades e dificuldades de crianças em idade escolar, 2009. (Orientador) - Concluída. |
5. |
Mariana Lopes Sousa, As Narrativas das Crianças Institucionalizadas. O papel da experiência de maus-tratos na construção dos modelos representacionais, 2009. (Orientador) - Concluída. |
6. |
Bruna Patrícia Santos Granja, Os estilos educativos parentais, o stress parental e as estratégias de coping da criança com asma, 2009. (Orientador) - Concluída. |
7. |
Joana Isabel Silva Vieira, Os Modelos Representacionais e a Competência Social das Crianças Institucionalizadas, 2009. (Orientador) - Concluída. |
8. |
Daniel Ricardo da Silva Campos, A criança com asma: estilos educativos parentais, temperamento e estratégias de coping, 2009. (Orientador) - Concluída. |
9. |
Susana Isabel da Costa Oliveira Martins, Estudo das práticas educativas parentais, das dimensões eficácia parental, satisfação parental e expectativas de desenvolvimento
numa população de risco social, 2009. (Orientador) - Concluída. |
10. |
Carla Cristina Pita Fernandes, Em risco ou à rasca? Estudo comparativo dos factores de risco do abandono escolar precoce, 2008. (Orientador) - Concluída. |
11. |
Carla Fernanda Castro Susano, O stress dos pais de crianças com paralisia cerebral, 2008. (Orientador) - Concluída. |
12. |
Ana Cristina Rodrigues Nunes, Risco ambiental, qualidade do ambiente familiar e desenvolvimento da criança, 2008. (Orientador) - Concluída. |
13. |
Ana Teresa Moreira de Magalhães Pinto, O papel dos avós no quotidiano das crianças em idade escolar, 2008. (Orientador) - Concluída. |
14. |
Paula Cristina Ramos dos Santos Monteiro, Estilos Educativos Parentais e Realização Escolar em Pré Adolescentes, 2008. (Orientador) - Concluída. |
15. |
Diana Rute Pereira Alves, O ajustamento social e o conhecimento emocional em crianças de idade escolar, 2006. (Orientador) - Concluída. |
16. |
António Cirne Barrote Andrade Garcês, Os estilos educativos parentais e o comportamento adaptativo de adolescentes com deficiência mental, 2006. (Orientador) - Concluída. |
17. |
Susana Margarida Rodrigues Custódio, Os pais como figuras de afecto e disciplina. Um olhar sobre as representações das crianças de idade escolar acerca das figuras
parentais, 2005. (Co-orientador) - Concluída. |
18. |
Vítor Manuel dos Santos Teixeira, O dia a dia das crianças portuguesas - seu significado desenvolvimental, 2004. (Orientador) - Concluída. |
19. |
Maria Isabel Brites Sanches Salvado, Representações de vinculação e representações de autoridade. Estudo exploratório com crianças de idade escolar, 2003. (Orientador) - Concluída. |
20. |
Engrácia de Fátima Pereira Almeida Fontes, Os trabalhos de casa como mediadiores da relação escola-família, 2002. (Orientador) - Concluída. |
21. |
Márcia Cristina da Silva Andrade, Resiliência em resposta à pobreza. Um estudo exploratório sobre os factores de risco e protecção envolvidos na resiliência, 2000. (Orientador) - Concluída. |
22. |
Isabel Maria Resende Pereira, Interacções educadora-criança e temperamento. Um estudo exploratório sobre os efeitos do nível de actividade nos comportamentos
interactivos educadora-criança, 1999. (Orientador) - Concluída. |
23. |
Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo, Desenvolvimento linguístico da criança em idade pré-escolar e estimulação no contexto familiar, 1998. (Orientador) - Concluída. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Cruz, O.. Participação no júri de Maria Catarina Leite Rodrigues Grande. Estudo do impacto das interacções educadora-criança no envolvimento das crianças com necessidades educativas especiais em
contexto de creche e de jardim - de - infância, 2010. |
2. |
Cruz, O.. Participação no júri de José Albino Rodrigues Lima. O Envolvimento do Pai no Processo Desenvolvimental da Criança em Idade Escolar: Formas, Factores e Consequências, 2007. |
3. |
Cruz, O.. Participação no júri de José Carlos da Silva Caldas. Anestesia Geral, Cirurgia e Hospitalização: Efeitos cumulativos e diferenciais a curto, médio e longo prazos, sobre a atenção,
a memória. A aptidão visuo-motora, o rendimento académico e o comportamento de crianças em idade escolar, 2006. |
4. |
Cruz, O.. Participação no júri de Maria Manuela Pessanha de Brito e Nóbrega. Vulnerabilidade e Resilência no desenvolvimento dos indivíduos:Influência da Qualidade dos Contextos de Socialização no Desenvolvimento
das Crianças , 2006. |
1. |
Cruz, O.. Participação no júri de Renata Sofia Pereira Fonseca Martins. Conhecimento emocional e temperamento em crianças de idade pré-escolar: em estudo exploratório, 2009. |
2. |
Cruz, O.. Participação no júri de Oriana Marlita Machado Fernandes. A Dinâmica do Grupo em Educação Parental, 2007. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Promovendo uma parentalidade positiva: Determinantes e consequências, 2010 (Outra). Nome da Instituição: Universidade da Madeira; Cidade do evento: Funchal. |
2. |
El apoyo a la familia desde los programas de formación parental: la experiencia portuguesa, 2009 (Outra). Nome do evento: Jornadas sobre Parentalidad Positiva; Cidade do evento: Madrid. |
3. |
A formação parental na promoção da parentalidade positiva, 2009 (Outra). Nome do evento: Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ em 2008; Cidade do evento: Braga. |
4. |
Promovendo uma parentalidade positiva, 2009 (Outra). Nome do evento: 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica; Cidade do evento: Maia. |
5. |
Avaliação dos programas de formação parental. Resultados preliminares, 2008 (Outra). Nome do evento: Seminário Novas abordagens das Políticas e Medidas no âmbito da Parentalidade positiva; Cidade do evento: Braga. |
6. |
Qualidade do Ambiente Familiar, 2008 (Outra). Nome do evento: VIII Simpósio Internacional do GEDEI "Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim
Bairrão"; Cidade do evento: Aveiro. |
7. |
A parentalidade do ponto de vista da criança, 2008 (Outra). Nome do evento: IV Congresso Internacional da Área da Psicologia Forense e da Exclusão Social; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias "Rupturas de Vida"; Cidade do evento: Lisboa. |
8. |
Parentalidade positiva ... em contexto institucional, 2008 (Outra). Nome do evento: Seminário sobre "O acolhimento de crianças e jovens em instituição: Perspectivas, desafios e paradigmas"; Nome da Instituição: ISS, IP; Cidade do evento: Santa Maria da Feira. |
9. |
O direito da criança à competência, 2007 (Outra). Nome do evento: Seminário sobre o Sistema de Promoção e Protecção das Crianças e dos Jovens e a Comunicação Social; Nome da Instituição: Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. |
10. |
Concepções de parentalidade – o ponto de vista das crianças, 2007 (Outra). Nome do evento: I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga. |
11. |
Trajectórias de risco na Infância e na Adolescência, 2003 (Outra). Nome do evento: Seminário Educação e Desenvolvimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Desenvolvimento; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
12. |
Desenvolvimento social e sexual – papel da família, escola e comunidade, 2001 (Outra). Nome do evento: II Encontro de Enfermagem "Sexualidade hoje"; Nome da Instituição: Serviço de Pediatria/Neonatologia do Hospital de Santa Luzia; Cidade do evento: Viana do Castelo. |
13. |
O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano, 1992 (Outra). Nome do evento: 5º Encontro Nacional das Ludotecas; Cidade do evento: Porto. |
14. |
IEA Preprimary Project – aspectos conceptuais e metodológicos. Contributos para a educação pré-escolar, 1989 (Outra). Nome do evento: Encontro sobre Educação Pré-escolar e Formação de Educadores; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Faro; Cidade do evento: Faro. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
1º Simpósio sobre a Prestação de Serviços a Crianças e Famílias em Contextos Universitários, 1999 (Simpósio). Nome do evento: 1º Simpósio sobre a Prestação de Serviços a Crianças e Famílias em Contextos Universitários; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cruz, O.. Psicologia: Teoria, investigação e prática, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Cruz, O.. Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
3. |
Cruz, O.. Saúde & Doenças, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
4. |
Cruz, O.. Infancia y Aprendizaje, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
56 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
10 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
19 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
17 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
24 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
23 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
3 |
Produção técnica Technical production |
112 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
112 |
Dados complementares (Additional data) |
51 |
Orientações Orientations |
26 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
6 |
Participação em Eventos Event participation |
15 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
85
]
|
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM
em
24-01-2012
às
17:38:10
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt |
|