Luís Miguel Madeira Faísca
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
20/02/2011 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Luís Miguel Madeira Faísca |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Faísca, Luís |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Departamento Psicologia Campus de Gambelas 8000-810 Faro Portugal Telefone: (+351)289800900Extensão: 7659 Correio electrónico: lfaisca@ualg.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1999-2004 |
Doutoramento Phd |
Psicologia Experimental e Cognitiva.
Universidade do Algarve,
Portugal.
|
1990-1992 |
Mestrado Master degree |
Probabilidades e Estatística.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1983-1988 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Sociedade Portuguesa de Estatística, Membro.
|
Actual |
Sociedade Portuguesa de Etologia, Membro fundador.
|
Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
|
Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge C. 2006. Representações Sociais da Comunidade Cigana na Sociedade Portuguesa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 989-8000-24-4. Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge C. 2005. A representação social do Cigano pelos outros Portugueses: resultados de um inquérito telefónico. In Perspectivas teórico-metodológicas em Representações Sociais, ed. Antónia Silva Paredes Moreira, Brigido Vizeu Camargo, Jorge Correia Jesuíno e Sheva Maia Nóbrega, 425 - 457. . João Pessoa, Paraíba, Brasil: Editora Universitária – UFPB. |
|
|
|
2. |
Gonçalves, Fernando R; Valadas, Sandra; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2005. Student’s voices at a Portuguese University: academic motivation and its relationship with academic success. In Connecting Policy and Practice: Challenges for teaching and Learning in Schools and Universities, ed. Pam M. Denicolo e Michael Kompf, 109 - 119. . London: Routledge. |
|
|
|
3. |
Valadas, S. C; Ribeiro Gonçalves, F; Faísca, L.; Vilhena, C.. 2005. Students’ Voices at a Portuguese University: Academic Motivation and its Relationship with Academic Success.. In Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., 222 - 222. . Oxford: Routledge. |
|
|
|
4. |
Faísca, Luís. 2004. Como “pensam” os jornais os ciganos? Um estudo lexicográfico das representações sociais do cigano num jornal diário nacional
durante a década 1991-2000. In Em torno da Psicologia: Homenagem a Jorge Correia Jesuíno, ed. Célia Soares e Lígia Amâncio, 113 - 126. . Lisboa: Livros Horizonte. |
|
|
|
5. |
LIMA, Maria L. S. A. P.; Faísca, L. 1992. Contribuição das Ciências Sociais para o Estudo dos Impactes das Cheias. In Informação Técnica: Ecologia Social ITECS 13. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Faísca, L.; Ribeiro Gonçalves, F. 2010. "Approaches to Study in Higher Education Portuguese Students: A Portuguese version of the Approaches and Study Skills Inventory
for Students (ASSIST).", Higher Education 59, 3: 259 - 275.
|
|
|
|
2. |
Monteiro, J.; Faísca, L.; Nunes, O.; Hipólito, João E. J. 2010. "Questionário de Incapacidade de Rolan Morris: adaptação e validação para a população portuguesa com lombalgia", Acta Médica Portuguesa, 1a: 1 - 2. |
|
|
|
3. |
Valadas, S. C; Faísca, L.M.; Lemos, I.T.. 2010. "Assessment of Psychopathological Problems in School Context: The Psychometric Properties of a Portuguese Version of the Adolescent
Psychopathology Scale – Short Form.", Journal of Psychoeducational Assessment, 3: 222 - 222.
|
|
|
|
4. |
Bramão, Inês; Petersson, Karl M; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Mendonça, Alexandra; Reis, Alexandra. 2007. "The impact of reading and writing skills on a visual-motor integration task: A comparison between illiterate and literate
subjects", Journal of the International Neuropsychological Society, 13: 359 - 364. |
|
|
|
5. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2007. "Semantic Interference on a phonological task in illiterate subjects", Scandinavian Journal of Psychology, 48: 69 - 74. |
|
|
|
6. |
Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2007. "The impact of reading and writing skills on a visuo-motor integration task: A comparison between illiterate and literate subjects", Journal of the International Neuropsychological Society , 13: 359 - 364. |
|
|
|
7. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2006. "Color makes a difference: Two-dimensional object naming in literate and illiterate subjects", Brain and Cognition, 60: 49 - 54. |
|
|
|
8. |
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2005. "Influência dos atributos visuais na nomeação de objectos biológicos e não biológicos", Psychologica 40, 40: 231 - 245. |
|
|
|
9. |
Silva, Catarina; Petersson, Karl M; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra. 2004. "The effects of formal education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency", of Clinical and Experimental Neuropsychology 26, 2: 266 - 277. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L; Petersson, K. M. 2010. "Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |
|
|
|
2. |
Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L; Petersson, K. M. 2010. "Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida
[Predictors of reading skill: dynamic changes in the role of phonological awareness and rapid naming from years 1 to 4]", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
|
|
|
|
3. |
Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L; Petersson, K. M; Reis, A.. 2009. "Profiling dislexic children: Phonology and visual naming skills", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, In Abstracts presented at the International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, Helsinki and Tallinn.
|
|
|
|
4. |
Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L; Petersson, K. M; Reis, A.. 2009. "Cognitive profiles in Portuguese children with dyslexia", Trabalho apresentado em Bridging research and practice in clinical neuropsychology. INS Mid-Year Meeting 2009, In Bridging research and practice in clinical neuropsychology. INS Mid-Year Meeting 2009, Helsinki and Tallin. |
|
|
|
5. |
Faísca, Luís; Bramão, Inês; Forkstam, Christian; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2007. "Implicit learning of structured auditory sequences: An advantage for verbal stimulus", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao. |
|
|
|
6. |
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela. 2007. "Semantic Memory Organization: Differential Weighting of Perceptual and Functional Features", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao. |
|
|
|
7. |
Reis, Alexandra; Silva, Carla; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Miranda, Pedro C; Andrade, Alexandre; Tinoco, Paulo; Tackenberg, Lanbertine; Petersson, Karl M. 2007. "The impact of reading and writing skills on brain morphometry: A voxel-based morphometry study", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao. |
|
|
|
8. |
Mendonça, Alexandra; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "The effects of literacy on errors in a dichotic listening task", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin. |
|
|
|
9. |
Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "Schooling and hemispheric specialization: A dichotic listening study", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin. |
|
|
|
10. |
Faísca, Luís; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "A dynamic analysis of clustering and switching strategies in semantic verbal fluency", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting. Dublin, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin. |
|
|
|
11. |
Faísca, Luís; Bernardo, Marta; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2004. "Em que medida a produção em provas de fluência verbal permite caracterizar a organização do conhecimento semântico? Estudo
comparativo de metodologias de análise", Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, In 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa. |
|
|
|
12. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; SIlva, Ricardo; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2004. "Os efeitos da escolaridade nas estratégias cognitivas subjacentes a provas de fluência verbal com diferentes critérios semânticos", Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, In 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa. |
|
|
|
13. |
Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "A organização das redes semânticas e a sua relação com a escolaridade: O estudo da categoria semântica animais", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal. |
|
|
|
14. |
Mendonça, Susana; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Literacia e sensibilidade fonológica: Que relação?", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal. |
|
|
|
15. |
Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Literacia, processamento fonológico e memória de trabalho: Que relação? ", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa. |
|
|
|
16. |
Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Os efeitos da escolaridade nos diferentes sub-sistemas da memória de trabalho", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal. |
|
|
|
17. |
Mendonça, Alexandra; Mendonça, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O Reconhecimento de unidades lexicais em contexto frásico: O efeito da literacia. ", Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, In Congresso em Neurociências Cognitivas, Livro de Resumos, Évora. |
|
|
|
18. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O efeito da cor versus o efeito da forma na nomeação de representações bi-dimensionais de objectos numa população analfabeta", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia., In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal. |
|
|
|
19. |
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2003. "Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas", Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, In Congresso em Neurociências Cognitivas, Livro de Resumos, Évora. |
|
|
|
20. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Fernandes, Lisandra; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "A influência da escolaridade na nomeação visual de objectos: O estudo do efeito da cor versus o efeito da forma", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa. |
|
|
|
21. |
Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O efeito da escolaridade na organização das redes semânticas: Utilização de técnicas de escalonamento no estudo da categoria
semântica “animais”", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa. |
|
|
|
22. |
Mendonça, Susana; Silva, Catarina; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "Aprendizagem da leitura e da escrita e a sua relação com as competências fonológicas", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa. |
|
|
|
23. |
Mendonça, Susana; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2002. "The role of literacy in the awareness of words as independent lexical units", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Stockholm. |
|
|
|
24. |
Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2002. "Awareness of words as phonological entities in an illiterate population", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Stockholm. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2005. "Influência dos atributos visuais na nomeação de objectos biológicos e não biológicos", Psychologica, 40: 231 - 245. |
|
|
|
2. |
Baptista, Jorge; Faísca, Luís. 2001. "Um filtro para palavras exóticas frequentes em Português", Seminários de Linguística, 4: 1 - 24. |
|
|
|
3. |
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 1999. "Portugal, a propósito das representações sociais", Economia e Sociologia, 68: 439 - 445. |
|
|
|
4. |
LIMA, Maria L. S. A. P.; Faísca, L. 1994. "O ajustamento das populações ao risco de cheias: estudo exploratório em Portugal", Recursos Hídricos 15, 2: 3 - 19. |
|
|
|
5. |
Lima, Maria L; Faísca, Luís. 1993. "O ajustamento das populações ao risco de cheias: estudo exploratório em Portugal", Recursos Hídricos 2, 15: 3 - 19. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Valadas, S. C; Ribeiro Gonçalves, F; Vilhena, C.; Faísca, L.. 2001. "Students’ voices at a Portuguese university: academic motivation and its relationship with academic success.", Trabalho apresentado em ISATT Conference 2001 – Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., In ISATT Conference 2001 – Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., Faro. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 10 mar. 1995. "Do tamanho do nosso olhar. III. As diferenças e o lago que chorou Narciso" Jornal da Serra, 10 (Março)., 8 - 8. |
2. |
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 31 dez. 1994. "Do tamanho do nosso olhar. II. O antigo peso de ser homem e de ser mulher" Jornal da Serra, 8 - 8. |
3. |
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 31 out. 1994. "Do tamanho do nosso olhar. I. De Salir com as mulheres e o findar das idas à Ribeira" Jornal da Serra, 8 - 8. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
48 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
6 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
14 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
9 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
25 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
24 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
3 |
Jornais de notícias Newspapers |
3 |
Visualizações do curriculum [
100
]
|
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM
em
26-01-2012
às
15:40:17
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt |
|