Curriculum Vitae

Laurinda Sousa Ferreira Leite

Data da última actualização »Last update : 27/10/2013


Laurinda Sousa Ferreira Leite. É Professor Catedrático na Universidade do Minho. Publicou 27 artigos em revistas especializadas e 79 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 42 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 71 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2474920661477797


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Laurinda Sousa Ferreira Leite
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Leite, L.
Categoria profissional
Position
Professor Catedrático
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604274
Correio electrónico: lleite@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003 Agregação
Aggregation
Universidade do Minho, Portugal.

1994 Doutoramento
Phd
Education (Science Education) (4 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1986 Mestrado
Master degree
Science Education.
University of London, Reino Unido.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Minho.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Nov/2005-Actual Professor Catedrático

Universidade do Minho
Mar/1998-Nov/2005 Professor Associado

Universidade do Minho
Mar/1994-Mar/1998 Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Jan/1987-Fev/1994 Assistente

Universidade do Minho
Jan/1984-Jan/1987 Assistente Estagiário





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Minho
Jan/2007-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento


Jan/1984-Nov/2006 Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão,Instituto de Educação e Psicologia
Linhas de investigação»Research fields:


Processos de Ensino e Aprendizagem




Universidade do Minho
Jan/1984-Jan/1987 Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão,Instituto de Educação e Psicologia






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Minho
Set/2008-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Metodologia da Investigação em Educação(Docente)
  • Investigação em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências(Docente)
  • Supervisão de Estágios Pedagógicos de Física e Química(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Física e Química(Docente)
  • Investigação em Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e Química(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Física(Docente)
  • Investigação em Ensino da Física(Docente)
  • Metodologia do Ensino das Ciências(Docente)
  • Investigação em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências(Docente)
  • Temas de Didáctica de Química(Docente)
  • Avaliação em Supervisão Pedagógica no Ensino das Ciências(Docente)




Universidade do Minho
Mar/1998-Nov/2005
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Metodologia da Investigação em Educação(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Física e Química(Docente)
  • Investigação em Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e Química(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Física(Docente)
  • Temas de Didáctica da Química(Docente)
  • Investigação em Ensino da Física(Docente)
  • Investigação em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências(Docente)
  • Avaliação em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências(Docente)




Universidade do Minho
Mar/1994-Mar/1998
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Metodologia da Investigação em Educação(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Física e Química(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Física(Docente)
  • Temas de Didáctica da Química(Docente)
  • Investigação em Ensino da Física(Docente)
  • Supervisão de Estágios Pedagógicos de Física e Química(Docente)




Universidade do Minho
Jan/1987-Fev/1994
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Metodologia do Ensino da Física e Química(Docente)
  • Supervisão de Estágios Pedagógicos de Física e Química(Docente)




Universidade do Minho
Jan/1984-Jan/1987
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Metodologia do Ensino da Física e Química(Docente)
  • Supervisão de Estágios Pedagógicos de Física e Química(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade do Minho
Set/2009-Actual
Directora do Mestrado em Ciências da Educação


Fev/2008-Actual
Coordenadora do acordo específico entre a Universidade do Minho e a Universidade Pedagógica de Moçambique


Mar/2010-Nov/2011
Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação (IE)


Fev/2010-Nov/2011
Vice-Presidente do Instituto de Educação (IE)


Mar/2008-Jul/2010
Coordenadora académica do "Online Teaching and Learning & Professional Development of Teachers", UM/UNICEF, Maldivas


Jun/2006-Dez/2009
Directora do Departamento de Metodologias da Educação (DME)


Set/2006-Ago/2009
Directora do Mestrado em Educação




Universidade do Minho
Nov/2003-Out/2006
Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (IEP)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento
Objectivos»Goals: - Investigar concepções, práticas e atitudes de professores de Ciências, no que respeita à introdução de inovações didácticas no ensino e na aprendizagem das ciências; - Analisar recursos e materiais didácticos (tradicionais e inovadores) quanto às suas potencialidades de promover a aprendizagem das ciências; - Avaliar acções de formação de professores com vista à inovação didáctica; - Avaliar estratégias inovadoras de ensino das Ciências.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Palavras-chave: Science Education; Physical Sciences Education; Educational Research; Research in Educational Supervision.
2. Processos de Ensino e Aprendizagem

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2010-2013
Educação em Ciências Para a Cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/108197/2008.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2007-2008
Inovação e Educação em Ciências
Referência do projeto»Project reference: PC04-LII-07.

2005-2007
O Ensino Integrado das Ciências da Natureza
Referência do projeto»Project reference: CIEd.
Financiador(es)»Funding: Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho.

2002-2006
Inovação e Educação em Ciências
Referência do projeto»Project reference: PC-D1;PI-D.
Financiador(es)»Funding: Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho.

2002-2006
Trabalho Laboratorial no ensino das Ciências (III)
Referência do projeto»Project reference: CIEd.
Financiador(es)»Funding: Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho.

1994-2002
A Reforma Curricular e o ensino das Ciências
Referência do projeto»Project reference: CIEd.
Financiador(es)»Funding: Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho.

1997-2001
Trabalho Laboratorial no ensino das Ciências (I)
Referência do projeto»Project reference: CIEd.
Financiador(es)»Funding: Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho.

1999-2000
Trabalho Laboratorial no ensino da Física: Formação e desempenho de futuros professores
Referência do projeto»Project reference: IIE.
SIQE - medida 2
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional.

1998-1999
Trabalho Laboratorial no ensino das Ciências (II)
Referência do projeto»Project reference: CIEd.
SIQE - medida 2
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional.

1997-1998
Promover a qualidade do ensino-aprendizagem de "O som e a audição"
Referência do projeto»Project reference: IIE.
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional.

1989-1994
Concepções Alternativas em Mecânica: Um estudo sobre a sua origem
Referência do projeto»Project reference: INIC/JNICT.
Financiador(es)»Funding: Instituto Nacional de Investigação Científica; Junta Nacional de Investigação Científica.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2001-2005
O Ensino Integrado das Ciências e da Tecnologia no quadro da Gestão Flexível do Currículo da Educação Básica
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/33352/00.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1995-2005
Problemas curriculares, metodológicos e de atitudes no ensino das Ciências dos ensinos básico e secundário
Referência do projeto»Project reference: CIEd.
Financiador(es)»Funding: Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho.

1995-2000
Estatuto, Funções e História do Manual escolar
Referência do projeto»Project reference: JNICT.
Financiador(es)»Funding: Instituto Nacional de Investigação Científica; Junta Nacional de Investigação Científica.

1989-1993
Ensino Integrado das Ciências da Natureza
Referência do projeto»Project reference: FCG.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.

1992-1992
A experimentação de novos programas do 10º ano de escolaridade
Referência do projeto»Project reference: IIE.
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional.

1985-1988
Mapas de Conceitos e outros diagramas de Conhecimento
Referência do projeto»Project reference: INIC.
Financiador(es)»Funding: Instituto Nacional de Investigação Científica.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2007-
Educação em Ciências, Sociedade e Desenvolvimento
Referência do projeto»Project reference: CIEd.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Português (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Português (Bem), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Português (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Português (Bem), Espanhol (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Almeida, B.; Esteves, E.; Mendes, J.; Leite, L.; Carvalho, S.. eds. 2007. Livro de actas do Encontro de Educação em Física - do ensino básico ao superior no século XXI ed. 1. Braga: Universidade do Minho.
2. Leite, L.. ed. 2004. Metodologia do ensino das Ciências: evolução e tendências nos últimos 25 anos ed. 1. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
3. Leite, L.; Duarte, M.; Castro, R.; Silva, J.; Mourão, A.; Precioso, J.. eds. 1997. Didácticas/Metodologias da Educação ed. 1. Braga: DME, Universidade do Minho.
4. Sequeira, M.; Leite, L.; Freitas, M.. eds. 1988. Actas do 1º Encontro sobre Educação em Ciências ed. 1. Braga: Universidade do Minho.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Leite, L.; Dourado, L.; Almeida, S.. 2012. A educação para o desenvolvimento sustentável na formação de Técnicos Superiores de Educação: um estudo centrado nas percepções de estudantes universitários.  In Investigaciones sobre docencia universitaria y nuevas metodologías / Investigacións sobre docencia universitaria e novas metodoloxías - Retos y perspectivas de la docencia universitaria, ed. Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros, 333 - 337. ISBN: 978-84-15524-02-1. Ourense: Educación Editora.
2. Leite, L.; Esteves, E.. 2012. Da integração dos alunos à diferenciação do ensino: O papel da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas.  In Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos, ed. Sonia M. Vanzella Castellar; Gislaine Batista Munhoz, 137 - 152. ISBN: 978-85-7587-138-6. São Paulo: EJR Xamã Editora.
3. Leite, L.; Loureiro, I.; Oliveira, P.. 2010. Putting PBL into Practice: Powersand Limitations of Different Types of Scenarios.  In Progress in Education, ed. Robert V. Nata, 139 - 157. . Nova Iorque: Nova Sciences Publishers, Inc..
4. Leite, L.; Esteves, E.. 2009. Teamwork and PBL-Based Teacher Education: a study on prospective Science teacher's opinions.  In Outsourcing, Team Work and Business Management , ed. Karl E. Carettas, 101 - 116. ISBN: 978-1-60456-956-8. Nova Iorque: Nova Science Publishers, Inc..
5. Sequeira, M.; Freitas, M.; Leite, L.. 2004. A utilização de mapas de conceitos na escola primária.  In Metodologia do Ensino das Ciências: Evolução e tendências nos últimos 25 anos, 67 - 75. ISBN: 972-8746-18-0. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
6. Leite, L.. 2002. Experiments to Promote Students Conceptual Change on Heat and Temperature: How Do Portuguese text-books include them?.  In Teacher's Professional Knowledge and Reference Disciplines of Teacher Education, 391 - 410. ISBN: 3-93622-02-2. Leipzig: Universität Leipzig.
7. Leite, L.. 2001. Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das ciências.  In Cadernos Didácticos de Ciências, 77 - 96. ISBN: 972-8417-55-1. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário (DES).

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.; Meireles, A.; Azevedo, C.; Alves, C.; Fernandes, C.; Silva, E.; Cabral, E.; Pinto, E.; Osório, J.; Vale, M.; Silva, M.; Ribeiro, M. T. 2013. "Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Perspetivas de professores de Ciências e Geografia", Journal of Science Education, Special Issue 14, 1: 28 - 32.
2. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.; Vilaça, T.; Vasconcelos, C.; Pedrosa, M. A; Afonso, A. S. 2012. "Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise", Educar em Revista 44, 2: 127 - 143.
3. Leite, L.; Dourado, L.. 2007. "Das reformas curriculares às práticas em sala de aula: o caso das actividades laboratoriais", Boletim Paulista de Gografia, 86: 95 - 122.
4. Leite, L.; Mendoza, J.; Borsese, A.. 2007. "Teachers’ and Prospective Teachers’ Explanations of Liquid-State Phenomena: A Comparative Study Involving Three European Countries", Journal of Research in Science Teaching 44, 2: 349 - 374.
5. Leite, L.; Vieira, P.; Silva, R.-M.; Neves, T.. 2007. "The Role of WebQuests in Science Education for citizenship", Interactive Educational Multimedia, IEM, 15: 18 - 36.
6. Leite, L.. 2006. "Prospective physical sciences teachers' willingness to engage into learning communities", European Journal of Teacher Education 29, 1: 3 - 22.
7. Leite, L.; Esteves, E.. 2005. "Análise crítica de actividades laboratoriais: Um estudo envolvendo estudantes de graduação", Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 4, 1: 1 - 19.
8. Esteves, E.; Leite, L.. 2004. "Expectativas e receios dos alunos relativamente ao estágio: Um estudo centrado na Licenciatura em ensino de Física e Química da Universidade do Minho", Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 4, 1: 18 - 30.
9. Leite, L.; Afonso, A.. 2004. "Forms of Reasoning Used by Prospective Physical Sciences Teachers When Explaining and Predicting Natural Phenomena: The Case of Air Pressure", Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education 4, 2: 169 - 191.
10. Leite, L.. 2002. "History of Science in Science Education: Development and Validation of a Checklist for Analysing the Historical Content of Science Textbooks", Science & Education 11, 4: 333 - 359.
11. Leite, L.; Afonso, A.. 2002. "Prospective physical sciences teachers’ use of laboratory activities: An analysis of its evolution due to a science teaching methods course", Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 1, 3: 1 - 29.
12. Afonso, A.; Leite, L.. 2000. "Concepções de futuros professores de Ciências Físico-Químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais", Revista Portuguesa de Educação 13, 1: 185 - 208.
13. Leite, L.. 1999. "Heat and Temperature: an analysis of how these concepts are dealt with in textbooks", European Journal of Teacher Education 22, 1: 75 - 88.
14. Afonso, A.; Leite, L.. 1999. "O Som e a Audição: Uma área que faz "vibrar" os professores?", Gazeta de Física 22, 4: 10 - 16.
15. Frederik, I.; van der V. T; Leite, L.; Thorén, I.. 1999. "Pre-service Physics Teachers and Conceptual Difficulties on Temperature and Heat", European Journal of Teacher Education 22, 1: 61 - 74.
16. Leite, L.; Sá, S.. 1997. "Cor, óptica e pintura: Um estudo sobre concepções alternativas", Gazeta de Física 20, 2/3: 17 - 22.
17. Leite, L.; Sá, S.. 1996. " Opiniões e sugestões dos alunos acerca da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química", Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 63: 46 - 48.
18. Sequeira, M.; Leite, L.; Duarte, M. C. 1993. "Portuguese Science Teachers' Education, Attitudes, and Practice Relative to the Issue of Alternative Conceptions", Journal of Research in Science Teaching 30, 8: 845 - 856.
19. Sequeira, M.; Leite, L.. 1991. "Alternative Conceptions and History of Science in Physics Teacher Educatuion", Science Education 75, 1: 45 - 56.
20. Sequeira, M.; Leite, L.. 1991. "Os professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativas", Revista Portuguesa de Educação 4, 3: 31 - 48.
21. Sequeira, M.; Leite, L.. 1989. "O raciocínio causal e a explicação de fenómenos do âmbito da Mecânica", Revista Portuguesa de Educação 2, 3: 13 - 28.
22. Sequeira, M.; Leite, L.. 1988. "A História da Ciência no ensino-aprendizagem das Ciências", Revista Portuguesa de Educação 1, 2: 30 - 40.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.. 2011. "Sustainability on Earth WebQuests as Problem-Solving Activities: Can Physical Sciences Teachers Rely on Them?", Trabalho apresentado em ATEE 36th Annual Conference - "Teachers' Life-cycle from Initial Teacher Education to Experienced Professional", In Proceedings of the ATEE 36th Annual Conference, Riga.
2. Vasconcelos, C.; Torres, J.; Dourado, L.; Leite, L.. 2011. "Questions in Science textbooks: Do they prompt studentes' inquiry and Problem-Based Learning?", Trabalho apresentado em The ESERA 2011 Conference: Science learning and Citizenship, In E-Book Proceedings of the ESERA 2011 Conference: Science learning and Citizenship, Lyon.
3. Leite, L.; Dourado, L.; Gomes, A.. 2012. "As WebQuests e a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Um estudo centrado no tema Som e Luz", Trabalho apresentado em XXV Encuentro de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In XXV Encuentro de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Santiago de Compostela.
Data do evento: 5, 6 e 7 de setembro de 2012.

4. Morgado, S.; Leite, L.. 2012. "Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: efeitos de uma ação de formação de professores de Ciências e de Geografia", Trabalho apresentado em XXV Encuentro de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In XXV Encuentro de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Santiago de Compostela.
Data do evento: de 5 a 7 de setembro de 2012.

5. Oliveira, C.; Leite, L.; Malheiro, M.. 2012. "O desenvolvimento profissional docente em Geografia: Um estudo comparativo de perspetivas de professores avaliadores e avaliados", Trabalho apresentado em XIII Coloquio Ibérico de Geografía - Respuestas de la Geografía Ibérica a la crisis actual, In XIII Coloquio Ibérico de Geografía - Respuestas de la Geografía Ibérica a la crisis actual, Santiago de Compostela.
Data do evento: 24-27 de outubro de 2012.

6. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.; Fernandes, C.; Silva, E.. 2012. "O ensino de Transformação de Matéria e de Energia através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: opiniões de alunos e professores sobre a sua contribuição para a concretização da perspetiva CTS", Trabalho apresentado em VII Seminário Ibérico / III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências "Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências", In CTS 2012 - VII Seminário Ibérico / III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências "Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências", Madrid.
Data do evento: de 28 a 30 de setembro de 2012.

7. Berenson, S.; Oldham, E.; Price, E.; Leite, L.. 2012. "Investigating Representations of Ratio Among Prospective Mathematics and Science Teachers: An International Study", Trabalho apresentado em 37th ATEE Conference - Teacher Education Policies and Professionalisation, In Proceedings of the 37th Annual Conference of ATEE, Eskisehir.
Data do evento: de 25 a 29 de agosto de 2012.

8. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.. 2012. "Teacher Education for Problem-Based Learning: Evaluation of an In-service Short Course Targeted to Science and Geography School Teachers", Trabalho apresentado em 37th ATEE Conference - Teacher Education Policies and Professionalisation, In Proceedings of the 37th Annual Conference of ATEE, Eskisehir.
Data do evento: de 25 a 29 de agosto de 2012.

9. Leite, L.; Gomes, A.; Morgado, S.. 2012. "WebQuests sobre Mudança global: uma análise à luz dos princípios da ABRP", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Ensino das Ciências (I SIEC 2012), In I Congresso Internacional de Ensino das Ciências (I SIEC 2012) - Experiencias de investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias / Experiencias de investigación e innovación no ensino das ciencias, Vigo.
Data do evento: de 11 a 16 de junho de 2012.

10. Leite, L.; Dourado, L.; Almeida, S.; Rodríguez, J. M. 2011. "As nuvens e o nevoeiro: concepções de estudantes do Minho e da Galiza", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, In Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, Braga.
CD-ROM.

11. Dourado, L.; Leite, L.; Soares, F.. 2010. "Learning Styles of students attending a 1st cycle leading to a degree in Education", Trabalho apresentado em ESLIN XV - 15th Annual Conference of the European Learning Styles Information Network, In ELSIN XV - Proceedings of the 15th Annual Conference of European Learning Styles Information Network, Aveiro.
28-30 de Junho de 2010.

12. Leite, L.; Dourado, L.. 2009. "From global warming to clouds and rain: an analysis of 9th graders' reasoning", Trabalho apresentado em ATEE 2009, In ATEE 2009 Annual Conference Proceedings, Palma de Maiorca.
13. Leite, L.. 2008. "As revistas de educação em ciências na investigação, na formação e na prática", Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico / I Seminário Ibero-americano CTS no Ensino das Ciências, In Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências - Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável, Aveiro.
Intervenientes na Mesa Redonda 3 (Painel Temático 3): Aureli Caamaño, Fina Guitart, Gisela Hernández, José Maria Oliveira, Juan Carlos Toscano, Mercè Izquierdo, Montserrat Tortosa, Pedro Membiela, Wildson L. P. dos Santos.

14. Leite, L.. 2008. "Science education for citizenship: do textbook lab activities help teachers to put it into practice?", Trabalho apresentado em 2008 ICET International Yearbook, In 2008 ICET International Yearbook, Wheeling.
15. Palma, C.; Leite, L.. 2006. "Formulação de questões, educação em ciências e aprendizagem baseada na resolução de problemas: Um estudo com alunos portugueses do 8º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em Congreso Internacional PBL 2006 ABP, In Congreso Internacional PBL 2006 ABP - International Conference PBL 2006 ABP, Lima.
16. Leite, L.; Esteves, E.. 2006. "Trabalho em grupo e Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Um estudo com futuros professores de Física e Química", Trabalho apresentado em Congreso Internacional PBL 2006 ABP, In Congreso Internacional PBL 2006 ABP - International Conference PBL 2006 ABP, Lima.
17. Leite, L.. 2005. "Evaluating Students' Learning from Laboratory Investigations ", Trabalho apresentado em 12th ISATT Conference, In Proceedings of the 12th ISATT Conference, Sydney.
18. Esteves, E.; Leite, L.. 2005. "Learning How To Use The Laboratory Through Problem-Based Learning: A pilot study in an undergraduate physical sciences teacher education programme", Trabalho apresentado em 30th ATEE Conference, In Web proceedings of the 30th ATEE Conference, Amesterdão.
19. Dourado, L.; Leite, L.. 2005. "Portuguese sciences teachers' use of laboratory activities before and after the school curriculum reorganisation ", Trabalho apresentado em 30th ATEE Conference, In Web proceedings of the 30th ATEE Conference, Amesterdão.
20. Leite, L.; Figueiroa, A.. 2004. "A explicação da combustão da vela: Um estudo com manuais escolares e com alunos do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XXI Encuentros de Didactica de las Ciencias Experimentales: La Didactica de las Ciencias Experimentales ante las Reformas Educativas y la Convergencia Europea, In XXI Encuentros de Didactica de las Ciencias Experimentales: La Didactica de las Ciencias Experimentales ante las Reformas Educativas y la Convergencia Europea, San Sebastian.
21. Leite, L.; Figueiroa, A.. 2002. "Os manuais escolares de Ciências da Natureza e a inter-relação dados-evidências-conclusões: O caso de "A importância do ar para os seres vivos"", Trabalho apresentado em XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales - Relación Secundaria Universidad, In XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales - Relación Secundaria Universidad, La Laguna.
22. Mendoza, J.; Leite, L.; Borsese, A.. 2002. "Influencia de la percepción en la conservación de la masa: Un estudio con alumnos italianos, españoles y portugueses", Trabalho apresentado em XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales - Relación Secundaria Universidad, In XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales - Relación Secundaria Universidad, La Laguna.
23. Sequeira, M.; Duarte, C.; Leite, L.; Dourado, L.. 2002. "Contributos para uma avaliação da gestão flexível do currículo no ensino das Ciências Físicas e Naturais no 3º Ciclo", Trabalho apresentado em XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales - Relación Secundaria Universidad, In XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales - Relación Secundaria Universidad, La Laguna.
24. Leite, L.; Afonso, A.. 2000. "Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound", Trabalho apresentado em International Conference Physics Teacher Education Beyond 2000, In Proceedings of the International Conference Physics Teacher Education Beyond 2000, Barcelona.
25. Afonso, A.; Leite, L.. 2000. "Formação científica do cidadão comum: o caso da radioactividade", Trabalho apresentado em XIX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In Actas de los XIX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales - Reflexiones sobre la Didáctica de las Ciencias Experimentales, Madrid.
26. Leite, L.; Oliveira, A.. 2000. "Formação didáctica de futuros professores de física para a utilização de actividades laboratoriais", Trabalho apresentado em XIX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales - Reflexiones sobre la Didáctica de las Ciencias Experimentales, In Actas de los XIX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Madrid.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Leite, L.; Figueiroa, A.. 2004. "Las actividades de laboratorio y la explicación científica en los manuales escolares de ciencias", Alambique - Didáctica de las Ciencias Experimentales, 39: 20 - 30.
2. Leite, L.; Afonso, A.. 2000. "O ensino contextualizado de «pressão»: Algumas propostas de actividades práticas, com recurso a materiais do dia a dia", Boletín das Ciencias - XIII Congreso de ENCIGA, 44: 61 - 71.
3. Leite, L.. 1998. "Planificação do ensino-aprendizagem das Ciências e mudança conceptual: Uma aposta de conciliação", Boletín das Ciencias - X Congreso de ENCIGA, 36: 38 - 46.
4. Coelho da S. J. L; Leite, L.. 1997. "Actividades laboratoriais em manuais escolares: Proposta de critérios de análise", Boletín das Ciencias - Especial X Congreso de ENCIGA, 32: 259 - 264.
5. Leite, L.. 1997. "O trabalho laboratorial visto por professores e por futuros professores de Ciências Físico-Químicas", Boletín das Ciencias, 29: 7 - 15.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Jesus-Leibovitz, L.; Leite, L.; Nunes, M.. 2013. "A Aprendizagem das ciências Baseada na Resolução de Problemas online: Comparação entre estilos aprendizagem e opiniões de alunos do 7º ano", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
Data do evento: de 11 a 13 de setembro de 2013.

2. Marques, D.; Leite, L.. 2013. "Conceções de alunos de 9º e 11º anos sobre protetor solar e seu modo de funcionamento: Implicações para a formação de professores", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
Data do evento: de 11 a 13 de setembro de 2013.

3. Dourado, L.; Leite, L.; Morgado, S.; Pinto, E.; Silva, M.. 2013. "Opiniões de alunos acerca da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Um estudo centrado a abordagem transdisciplinar do tema recursos naturais e alterações climáticas", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, Braga.
Data do evento: de 11 a 13 de setembro de 2013.

4. Leite, L.; Dourado, L.; Morgado, S.. 2011. "Science Textbooks as Questioning and Problem-Based Teaching and Learning Promoters: Change or Continuity?", Trabalho apresentado em 15th Biannual of the ISATT, In Proceedings of the 15th Biannual of the ISATT - Back to the future: Legacies, continuities and changes in educational policy, and practice and research, Braga.
CD-ROM.

5. Morgado, S.; Leite, L.. 2011. "Os problemas no ensino e na aprendizagem das Ciências: Perspectivas dos documentos oficiais", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
CD-ROM.

6. Dourado, L.; Leite, L.; Vilhena, J.; Freia, A.; Almeida, S.; Soares, F.. 2011. "Concepções de estudantes do Ensino Básico sobre chuva e chuva ácida: Um estudo comparativo em três países de língua oficial portuguesa", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
CD-ROM.

7. Leite, L.. 2010. "Formação inicial de Educadores de Infância e de Professores na Universidade do Minho: Das Licenciaturas aos Mestrados em Ensino", Trabalho apresentado em A Formação inicial de Professores na Universidade do Minho: Que (Des)Continuidades?, In A Formação inicial de Professores na Universidade do Minho: Que (Des)Continuidades?, Braga.
8. Dourado, L.; Leite, L.. 2010. "Questionamento em manuais escolares de Ciências: Que contributos para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas da "sustentabilidade na terra"?", Trabalho apresentado em XVIII Congreso ENCIGA, In XVIII Congreso ENCIGA, A Coruña.
11, 12 e 13 de Novembro de 2010.

9. Leite, L.; Mendoza Rodríguez, J; Dourado, L.; Soares, F.; Almeida, S.. 2010. "Chuva e chuva ácida: Um estudo comparativo das concepções de estudantes minhotos e galegos", Trabalho apresentado em XVIII Congreso ENCIGA, In XVIII Congreso ENCIGA, A Coruña.
11, 12 e 13 de Novembro de 2010.

10. Leite, L.; Costa, C.; Esteves, E.. 2008. "Os manuais escolares e a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Um estudo centrado em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do ensino básico", Trabalho apresentado em XX Congreso de ENCIGA, In Actas do XX Congreso de ENCIGA, O Carballiño.
11. Dourado, L.; Leite, L.. 2008. "As actividades laboratoriais e o ensino de fenómenos geológicos", Trabalho apresentado em XX Congreso de ENCIGA, In Actas do XX Congreso de ENCIGA, O Carballiño.
12. Leite, L.; Costa, C.; Leme, J.. 2007. "Energia e Educação em Ciências para a cidadania: Dos interesses dos alunos às temáticas abordadas por manuais escolares", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
13. Pedrosa, M.; Leite, L.. 2006. "Problemáticas energéticas e de lixo doméstico em Educação Científica para todos os cidadãos", Trabalho apresentado em 2º Encontro "Educación, Enerxía y Desenvolvemento Sostible", In Educación, Enerxía e Desenvolvemento Sostible, Santiago de Compostela.
14. Leite, L.. 2006. "Da complexidade das actividades laboratoriais à sua simplificação pelos manuais escolares e às consequências para o ensino e a aprendizagem das Ciências", Trabalho apresentado em XIX Congresso ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Póvoa de Varzim.
15. Esteves, E.; Leite, L.. 2006. "Problemas, Educação em Física e Educação para a Cidadania", Trabalho apresentado em XIX Congresso ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Póvoa de Varzim.
16. Leite, L.; Esteves, E.. 2005. "Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino de Física e Química", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
17. Sequeira, M.; Duarte, C.; Leite, L.; Dourado, L.. 2005. "A gestão flexível do currículo e o ensino das Ciências Físicas e Naturais: Implicações para a formação de professores", Trabalho apresentado em I Congreso Internacional "Educación, Lenguaje y Sociedad", In Actas do I Congreso Internacional "Educación, Lenguaje y Sociedad" - Tensiones Educativas en América Latina, La Pampa.
18. Leite, L.; Dourado, L.. 2005. "A reorganização curricular do Ensino Básico e a utilização de actividades laboratoriais em Ciências da Natureza", Trabalho apresentado em XVIII Congreso de ENCIGA, In Actas do XVIII Congreso de ENCIGA, Ribadeo.
19. Pedrosa, M.; Leite, L.. 2005. "Educação em Ciências e Sustentabilidade na Terra: Uma análise das Abordagens Propostas em Documentos Oficiais e Manuais Escolares", Trabalho apresentado em XVIII Congreso de ENCIGA, In Actas do XVIII Congreso de ENCIGA, Ribadeo.
20. Leite, L.; Esteves, E.. 2004. "A Licenciatura em Ensino de Física e Química na Universidade do Minho: Um estudo centrado na satisfação dos alunos", Trabalho apresentado em I Congreso Internacional "Educación, Lenguaje y Sociedad", In Actas do I Congreso "Internacional Educación, Lenguaje y Sociedad" - Tensiones Educativas en América Latina, La Pampa.
21. Pedrosa, M.; Leite, L.. 2004. "Educação Científica, Exercício de Cidadania e Gestão Sustentável de Resíduos Domésticos - Fundamentos de Um Questionário", Trabalho apresentado em XVII Congreso ENCIGA, In Actas do XVII Congreso ENCIGA, Ribeira (Coruña).
22. Leite, L.; Esteves, E.. 2004. "Actividades laboratoriais e evidências indirectas: Um estudo com futuros professores", Trabalho apresentado em XVII Congreso ENCIGA, In Actas do XVII Congreso ENCIGA, A Coruña.
23. Leite, L.. 2003. "A promoção da aprendizagem das Ciências no contexto da reorganização curricular: Contributos do trabalho prático", Trabalho apresentado em Didácticas e Metodologias da Educação: Percursos e desafios, In Didácticas e Metodologias da Educação: Percursos e desafios, Évora.
24. Afonso, A.; Leite, L.. 2003. "A inter-relação teoria-evidência-explicação científica: Um estudo com alunos do 9º e do 11º anos de escolaridade", Trabalho apresentado em Didácticas e Metodologias da Educação: Percursos e desafios, In Didácticas e Metodologias da Educação: Percursos e desafios, Évora.
25. Vieira, P.; Leite, L.. 2003. "Aprender Astronomía a través da Web: O caso da WebQuest «As mentiras da Lua»", Trabalho apresentado em XVI Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela.
26. Silva, R.; Leite, L.. 2003. "Promover a imagem dos cientistas a través de WebQuests: Análise crítica de «Eureka! Uma WebQuest sobre cientistas e as suas descobertas", Trabalho apresentado em XVI Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela.
27. Afonso, A.; Leite, L.. 2002. "Utilização de actividades laboratoriais por futuros professores de Ciências Físico-Químicas", Trabalho apresentado em 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In O particular e o global no virar do milénio - Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Faro.
28. Leite, L.. 2002. "A inter-relação dados-evidências-conclusões: Um estudo com actividades laboratoriais incluídas em manuais escolares", Trabalho apresentado em II Congreso Internacional "Didáctica de las Ciencias" / VII Taller Internacional sobre "Enseñanza de la Física", In Actas do II Congresso Internacional "Didáctica de las Ciencias" / VII Taller Internacional sobre "Enseñanza de la Física", Havana.
29. Sequeira, M.; Duarte, C.; Leite, L.; Dourado, L.. 2002. "Perspectivas dos conselhos executivos acerca da gestão flexível do currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais", Trabalho apresentado em I Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Educación en Ciencias, In Actas do I Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Educación en Ciencias, Burgos.
30. Mendoza, J.; Leite, L.; Borsese, A.. 2002. "Equivale dissolver a desaparecer?", Trabalho apresentado em Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela.
31. Leite, L.. 2002. "As actividades laboratoriais e o desenvolvimento conceptual e metodológico dos alunos", Trabalho apresentado em XV Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela.
32. Leite, L.; Afonso, A.. 2001. "Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Características, organização e supervisão", Trabalho apresentado em XIV Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela.
33. Mendoza, J.; Leite, L.; Borsese, A.. 2001. "Concepcións de profesores e futuros profesores de Ciencias sobre a movilidade das partículas no estado líquido", Trabalho apresentado em XIV Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela.
34. Leite, L.. 2000. "As actividades laboratoriais e a avaliação das aprendizagens dos alunos", Trabalho apresentado em Trabalho prático e experimental na educação em Ciências , In Trabalho prático e experimental na educação em Ciências , Braga.
35. Leite, L.. 1999. "O ensino laboratorial de "O som e a audição": Uma análise das propostas apresentadas por manuais escolares do 8º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em Manuais escolares: Estatuto, funções, história, In Manuais escolares: Estatuto, funções, história, Braga.
36. Leite, L.; Afonso, A.. 1999. "Natureza e propagação do som: Concepções de alunos dos Ensinos Básico, Secundário e Superior", Trabalho apresentado em XVIII Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales: Tendencias actuales, In La Didáctica de las Ciencias: Tendencias actuales, Coruña.
37. van der V. T; Thoren, I.; Frederik, I.; Leite, L.. 1999. "Experiments on Temperature and Heat in Prospective Physics Teachers’ Planned Lesson", Trabalho apresentado em 23th ATEE Conference, In Web proceedings of the “23th ATEE Conference, Leipzig.
38. Leite, L.. 1999. "History of Science in Science Education: Development and Validation of a Checklist to Analyse the Historical Content of Science Textbooks", Trabalho apresentado em Science as Culture, In Web proceedings of the Science as Culture, Como.
39. Frederik, I.; van der V. T; Leite, L.; Thorén, I.. 1999. "Conceptual difficulties and the training of physics teachers", Trabalho apresentado em 24th ATEE Conference, In Web proceedings of the 24th ATEE Conference, Leipzig.
40. Leite, L.. 1999. "Do portuguese textbooks include experiments to promote students' conceptual change on heat and temperature?", Trabalho apresentado em 24th ATEE Conference, In Web proceedings of the 24th ATEE Conference, Leipzig.
41. Leite, L.. 1999. "Promover a reflexão e a argumentação em laboratórios computadorizados", Trabalho apresentado em XII Congreso de ENCIGA, In Boletín das Ciencias, Santiago de Compostela.
42. Leite, L.. 1996. "Conceptions de Science des enseignants et des futurs enseignants de Physique et Chimie", Trabalho apresentado em JIES XVIII: Les sciences, les techniques et leurs publics, In Actes des XVIIIes Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles - Les Sciences, les Techniques et leurs Publics, Chamonix.
43. Sequeira, M.; Leite, L.. 1993. "An analysis of the consistency of Secondary School students' alternative conceptions with the common sense theory of motion", Trabalho apresentado em 3rd international seminar on misconceptions and educational strategies in science and mathematics, In Proceedings of the 3rd international seminar on misconceptions and educational strategies in science and mathematics, Ithaca.
44. Sequeira, M.; Leite, L.. 1992. "Portuguese physics teachers' attitudes towards students' alternative conceptions on Mechanics", Trabalho apresentado em The History and Philosophy of Science in Science Education, In The History and Philosophy of Science in Science Education, Ontario.
45. Sequeira, M.; Duarte, M.; Leite, L.. 1991. "Learning Physics: The need for a constructivist perspective", Trabalho apresentado em XIV ISPA Coloquium: School Psychology and Human Development, In Proceedings of XIV ISPA Coloquium: School Psychology and Human Development, Braga.
46. Sequeira, M.; Leite, L.; Duarte, M.. 1991. "Science teachers' atittudes towards students' alternative conceptions", Trabalho apresentado em XIV ISPA Coloquium: School Psychology and Human Development , In Proceedings of XIV ISPA Coloquium: School Psychology and Human Development , Braga.
47. Sequeira, M.; Leite, L.. 1991. "Alternative ideas in Mechanics: Where can they come from?", Trabalho apresentado em International Symposium on the Evaluation of Physics Education - Criteria, Methods and Implications, In Proceedings of the International Symposium on the Evaluation of Physics Education - Criteria, Methods and Implications, Helsínquia.
48. Sequeira, M.; Leite, L.. 1990. "On relating macroscopic phenomena to microscopic particles at the junior High School level", Trabalho apresentado em Relating macroscopic phenomena to microscopic particles: A central problem in secondary science education, In Relating macroscopic phenomena to microscopic particles: A central problem in secondary science education - Proceedings of a Seminar, Utrecht.
49. Sequeira, M.; Leite, L.. 1989. "A teoria corpuscular da matéria: Um estudo com alunos portugueses do 8º e 9º anos de escolaridade", Trabalho apresentado em Formação de professores de Química/Ciências: Desafios para um mundo em mudança, In Formação de professores de Química/Ciências: Desafios para um mundo em mudança - Actas do Simpósio, Lisboa.
50. Sequeira, M.; Leite, L.; Duarte, M. C. 1989. "Concepções alternativas sobre a queda dos graves - Propostas para estratégias de ensino", Trabalho apresentado em III Congreso Internacional sobre la Didáctica de las Ciencias y de las Matemáticas, In Actas do III Congresso Internacional sobre la Didáctica de las Ciencias y de las Matemáticas, Santiago de Compostela.
51. Freitas, M.; Leite, L.; Campos, A.. 1988. "Mapas de conceitos: Sua contribuição para a integração conceptual em Ciências", Trabalho apresentado em 1º Encontro Sobre Educação em Ciências, In Actas do I Encontro Sobre Educação em Ciências - Aspectos do ensino-aprendizagem das Ciências, Braga.
52. Leite, L.; Campos, A.. 1988. "O "V de Conhecimento" - Diagrama de integração conceptual e metodológica das Ciências", Trabalho apresentado em 1º Encontro Sobre Educação em Ciências, In Actas do I Encontro sobre Educação em Ciências - Aspectos actuais do ensino-aprendizagem das Ciências, Braga.
53. Sequeira, M.; Leite, L.. 1987. "The Role of the History of Science in Science Curricula", Trabalho apresentado em Teacher Education and Training in Europe: Present Challenges and Future Strategies, In Teacher Education and Training in Europe: Present Challenges and Future Strategies, Berlim.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Leite, L.. 2000. "Teaching and learning secondary science: Contemporary issues and practical approaches". UK: European Journal of Teacher Education.
Resenha do livro de J. Wellington.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Leite, L.; Dourado, L.. From global warming to clouds and rain: An analysis of 9th graders' reasoning,ATEE 2009,Palma de Maiorca,2009 (Conferência ou palestra).
2. Leite, L.. Ensino, investigação, pós-graduação: o caso da Educação em Ciências na Universidade do Minho,Conferência,Maputo,2008 (Comunicação).
3. Leite, L.. Aprendizagem baseada na resolução de problemas: da justificação à implementação,Conferência,Maputo,2008 (Comunicação).
4. Leite, L.. A investigação em Educação em Ciências na Universidade do Minho: o caso da aprendizagem baseada na resolução de problemas,Seminário Internacional do Ensino de Geografia e Ciências,São Paulo,2008 (Comunicação).
5. Leite, L.. Aprendizagem baseada na resolução de problemas na escola,Palestra,São Paulo,2008 (Comunicação).
6. Leite, L.. Aprendendo a explicar fenómenos químicos: que lugar para as actividades laboratoriais?,5º Encontro da Divisão de Educação da Sociedade Portuguesa de Química,Braga,2007 (Comunicação).
7. Leite, L.. Educação sobre as Ciências e Educação para a cidadania: contributos das actividades laboratoriais,XII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XII ENEC),Vila Real,2007 (Comunicação).
8. Leite, L.. As actividades laboratoriais no ensino da Biologia e Geologia: características e desafios,Encontro de Professores de Biologia e Geologia,Ponte de Lima,2006 (Comunicação).
9. Leite, L.. Educação em Ciências: passado e presente,Comemorações dos 30 anos da Escola Secundária de Fafe,Fafe,2006 (Comunicação).
10. Leite, L.. O ensino da Física e a componente laboratorial: tendências e desafios,O ensino da Física nas escolas: Situação e perspectivas,Braga,2005 (Comunicação).
11. Dourado, L.; Leite, L.. Portuguese Science teachers' use of laboratory activities before and after the school curriculum reorganization,30th ATEE Conference,Amesterdão,2005 (Comunicação).
12. Leite, L.. O profesorado de Ciências ante as tendências educativas actuais,III Xornadas de =ducación Científica,Coruña,2004 (Comunicação).
13. Gören, A.; Leite, L.. Concepções alternativas sobre Meteorologia: Um estudo com alunos açorianos do 8º ano,Encontro da Sociedade Portuguesa de Física,Porto,2004 (Poster).
14. Prior, P.; Gören, A.; Leite, L.. Dias, noites e estações do ano: Avaliação de uma metodologia de ensino orientada para a mudança conceptual,Encontro da Sociedade Portuguesa de Física,Porto,2004 (Poster).
15. Sequeira, M.; Duarte, M.; Leite, L.; Dourado, L.. A gestão flexível do currículo e o ensino das Ciências físicas e naturais: Implicações para a formação de professores,I Congresso Brasileiro de Formação de Professores,Campo Largo,2003 (Poster).
16. Leite, L.. Portuguese prospective Physical sciences teachers’ intentions to engage in learning communities,23ª Conferência da ATEE,La Valetta,2003 (Comunicação).
17. Leite, L.. Students’ learning from laboratory investigations: what and how to evaluate?,27ª Conferência da ATEE,Varsóvia,2002 (Comunicação).
18. Sequeira, M.; Duarte, M.; Leite, L.; Dourado, L.. O ensino das Ciências e a gestão flexível do currículo: uma primeira avaliação,II Congresso Internacional "Didáctica de las Ciencias",Havana,2002 (Comunicação).
19. Afonso, A.; Leite, L.. Prospective Physical sciences teachers’ explanations of natural phenomena: the case of air pressure,26ª Conferência da ATEE,Estocolmo,2001 (Poster).
20. Mendoza, J.; Leite, L.; Borsese, A.. Science teachers’ conceptions about liquid state phenomena,26ª Conferência da ATEE,Estocolmo,2001 (Comunicação).
21. Leite, L.. O trabalho laboratorial e a avaliação das aprendizagens dos alunos,Congresso Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências,Braga,2000 (Comunicação).
22. Leite, L.. O trabalho laboratorial no ensino da Física,Encontro Física 2000,Figueira da Foz,2000 (Comunicação).
23. Leite, L.; Afonso, A.. Prospective Physical sciences teachers’ use of laboratory activities: an analysis of its evolution due to a didactics course,25ª Conferência da ATEE,Barcelona,2000 (Comunicação).
24. Leite, L.. O ensino da Química e a cultura de experimentar,I Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da SPQ,Aveiro,1999 (Comunicação).
25. Leite, L.. O ensino da Química e a cultura de experimentar,I Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da SPQ,Aveiro,1999 (Poster).
26. Afonso, A.; Leite, L.. O Som e a Audição: Uma área que põe professores em vibração?,Encontro “Física 98”,Maia,1998 (Comunicação).
27. Leite, L.; Silva, J.. Representações de Ciência e de conhecimento científíco em manuais escolares,“MANES - II Encuentro Internacional”,Sevilha,1997 (Comunicação).
28. Leite, L.; Amorim, S.. Técnicas Laboratoriais de Química: uma investigação sobre as opiniões dos alunos acerca da disciplina,XV Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química,Porto,1996 (Poster).
29. Leite, L.; Sá, S.. Concepções dos alunos dos 8º e 11º anos acerca da cor,X Conferência Nacional de Física - Física 96,Faro,1996 (Poster).
30. Duarte, M.; Leite, L.. Textbooks and research in Science Education: an analysis focusing on students' prior knowledge,21ª Conferência da ATEE,Glasgow,1996 (Comunicação).
31. Leite, L.. Datalogging in portuguese Science,21ª Conferência da ATEE,Glasgow,1996 (Comunicação).
32. Sequeira, M.; Leite, L.. Características ontológicas do conceito "flutuar" em alunos do nono ano de escolaridade,2º Encontro de Didácticas de Metodologias de ensino,Aveiro,1991 (Comunicação).
33. Sequeira, M.; Leite, L.. O raciocínio causal e a mudança conceptual no âmbito da mecânica,2ª Convenção de Psicólogos Portugueses - Conferência Internacional: A Psicologia e os Psicólogos Hoje,Lisboa,1989 (Comunicação).
34. Sequeira, M.; Leite, L.. Os mapas de conceitos como auxiliares na aprendizagem significativa das Ciências,2ª Convenção de Psicólogos Portugueses - Conferência Internacional: A Psicologia e os Psicólogos Hoje,Lisboa,1989 (Comunicação).
35. Sequeira, M.; Leite, L.. Qualitative versus quantitative Physics and the conceptual understanding of Newton's laws,14th Conference of the Association for Teacher Education in Europe,Kristianstad,1989 (Comunicação).
36. Sequeira, M.; Leite, L.; Duarte, M. C. Introducing the alternative conceptions theme in a pre-service methods course,Third European Conference for Research on Learning and Instruction,Madrid,1989 (Poster).
37. Sequeira, M.; Leite, L.. Newton's third law: a study on students' alternative conceptions,13th Conference of the Association for Teacher Education in Europe,Barcelona,1988 (Comunicação).
38. Sequeira, M.; Leite, L.. The concepts of cell and atom and the teaching of integrated science,13th Conference of the Association for Teacher Education in Europe,Barcelona,1988 (Comunicação).
39. Leite, L.. A utilização da História da Ciência no ensino da Física,Conferência "Física 86",Braga,1986 (Poster).
40. Leite, L.; Freitas, M.. Importância dos mapas de conceitos em temas interdisciplinares,8º Encontro Anual da Sociedade Portuguesa de Química,Braga,1985 (Poster).
41. Sequeira, M.; Freitas, M.; Leite, L.. The use of concept mapping with elementary school children,Symposium on the Implications of Cognitive Science for the Education of Science Teachers,Kiel (R.F.A.),1985 (Comunicação).

Edição técnica
Technical edition
1. Leite, L.; Afonso, A. S; Dourado, L.; Vilaça, T.; Morgado, S.; Almeida, S.. Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania,2011 (Actas).
CD-ROM.






Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Esmeralda Esteves, Formação de professores e Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Um estudo com futuros professores de Física e Química, 2013. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação - Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
Aguarda marcação de provas.
2. Maria de Fátima Lemos de Oliveira e Sousa, Argumentação e aprendizagem das Ciências em diferentes contextos laboratoriais: um estudo com alunos do 10º ano centrado na Termodinâmica, 2009. Tese (Educação (Metodologia do Ensino das Ciências)) - Universidade do Minho (Orientador).
3. A. Figueiroa, As actividades laboratoriais e a explicação de fenómenos físicos, 2007. Tese (Educação (Metodologia do ensino das Ciências)) - Universidade do Minho (Orientador).
4. A. Peixoto, As Ciências físicas e as actividades laboratoriais na Educação pré-escolar: diagnóstico e avaliação do impacto de um programa de formação de Educadores de Infância, 2005. Tese (Educação (Metodologia do Ensino das Ciências)) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Emília Batista, O Ensino Da Química Orientado Para A Aprendizagem Baseada Na Resolução De Problemas. Um Estudo Sobre A Sua Eficácia Em Cursos Profissionais, 2011. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação - Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Carla Oliveira, Percepções de docentes do ensino básico e secundário sobre o papel da supervisão pedagógica enquanto contexto de desenvolvimento profissional: Um estudo com professores de Geografia, 2009. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica) - Universidade do Minho (Co-orientador).
3. Diana Raquel Mouta, A Radiação Solar E A Utilização De Protectores Solares: Uma Investigação Centrada Em Professores, Alunos E Manuais Escolares De Física E Química, 2008. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação - Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Cíntia Costa, A Aprendizagem das ciências Físicas e Naturais Baseada na Resolução de Problemas: Uma avaliação de práticas disciplinares e interdisciplinares, 2007. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação - Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sofia Morgado, Aprendizagem Baseada Na Resolução De Problemas: Um Estudo Centrado Na Formação Continua De Professores De Ciências E De Geografia, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Maria Cristina Pires Machado Moura Antunes, A história do Átomo no ensino da Física e da Química: um estudo com manuais escolares do 9º e 10º anos de escolaridade e seus autores, 2012. Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Francisco Isaías Velásquez Semper, Zoonosis y Tenencia Responsable de animales de compañía: un estudio con alumnos de educación básica de la región metropolitana de Chile, 2012. Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Ana Maria Alves Ferreira Tavares, A História das Ciências e as analogias na evolução da Tabela Periódica: Um estudo com manuais escolares e seus autores, 2012. Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Sandra Marina Ribeiro Marinho, A energia eólica e o parque eólico das Terras Altas de Fafe: um estudo sobre concepções e opiniões de professores de Física e Química e de alunos de 9º ano, 2009. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências)) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Ana Margarida da Costa Peixoto, Efeito de estufa e aquecimento global: um estudo com alunos de Física e Química de 3º Ciclo e Secundário, 2009. Dissertação (Física (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Isménia Maria Gomes Loureiro, A aprendizagem baseada na resolução de problemas e a formulação de questões a partir de contextos problemáticos: um estudo com professores e alunos de Fisica e Química, 2008. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino da Física e Química)) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Tânia Filipa Silva Lima, A argumentação no ensino das ciências: uma caracterização das oportunidades dadas a alunos do 8º ano de escolaridade e de opiniões de professores de Ciências Físico-Químicas, 2008. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino da Física e Química)) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Paula Cristina Oliveira, A formulação de questões a partir de contextos problemáticos relacionados com assuntos sócio-científicos: um estudo com alunos do 3º ciclo e secundário, 2008. Dissertação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
10. Pedro Soares, O ensino das Ciências da Natureza nas escolas secundárias timorenses: opiniões de alunos, de professores e de um membro do Ministério da Educação e Cultura, 2007. Dissertação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
11. S. Guedes, Os jornais e o ensino da Física e Química: uma análise de jornais diários e de opiniões de professores de Física e Química e de alunos do 9º ano de escolaridade, 2007. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino da Física e Química)) - Universidade do Minho (Orientador).
12. S. Ramalho, As actividades laborais e as práticas lectivas e de avaliação adoptadas pelos professores de Física e Química: uma análise do efeito da Reforma Curricular do ensino secundário, 2007. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino da Física e Química)) - Universidade do Minho (Orientador).
13. P. Vieira, As WebQuests e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com alunos do 8º ano, 2007. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino da Física e Química)) - Universidade do Minho (Orientador).
14. T. Neves, O efeito do uso de WebQuests na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos", 2006. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências da Natureza)) - Universidade do Minho (Orientador).
15. R. Silva, A promoção de imagens adequadas acerca dos cientistas através de WebQuests: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade, 2006. Dissertação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
16. Helena Almeida, Formação continuada de professores: o curso TV na escola e os desafios de hoje e seus reflexos no ensino e aprendizagem das Ciências em Fortaleza - Ceará, 2005. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino da Física e Química)) - Universidade do Minho (Orientador).
17. Maria Isabel Pedrosa, O ensino laboratorial do tópico "Momento Linear": um estudo com alunos do 11º ano, 2005. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino da Física e Química)) - Universidade do Minho (Orientador).
18. Cláudia Manuela Sousa, Os professores de Ciências da Natureza e o atendimento a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo centrado no distrito de Braga, 2004. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências da Natureza)) - Universidade do Minho (Co-orientador).
19. Anabela Soares, A Química e a imagem da Ciência e dos cientistas na banda desenhada: uma análise de livros e de opiniões/interpretações de investigadores, professores de C.F.Q. e alunos do 3º ciclo, 2004. Dissertação (Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
20. Sónia Moreira, O trabalho prático e o ensino das Ciências da Natureza no 2º ciclo do ensino básico: um estudo centrado nas últimas três décadas, 2003. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências da Natureza)) - Universidade do Minho (Orientador).
21. Rosa Maria Codeço, Química Alimentar: um estudo sobre as concepções, as crenças e os hábitos de consumo de uma comunidade escolar relativamente a alguns produtos que interferem com o coração, 2003. Dissertação (Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
22. Lisete Pereira, Actividades laboratoriais no ensino das Ciências da Natureza: avaliação do efeito da formação sobre as concepções e as práticas dos professores, 2002. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências da Natureza)) - Universidade do Minho (Orientador).
23. Ana Edite Cunha, As Ciências Físico-Químicas e as Técnicas Laboratoriais de Física: uma análise comparativa de programas, manuais e opiniões de professores e de alunos, 2002. Dissertação (Física (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
24. Filomena Silva, O trabalho laboratorial no ensino das Ciências da Natureza: contribuições das actividades POER para as mudanças conceptual e metodológica dos alunos, 2002. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências da Natureza)) - Universidade do Minho (Orientador).
25. Adriano Oliveira, Trabalho laboratorial no ensino da Física: formação e desempenho de futuros professores, 2001. Dissertação (Física (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
26. Alcina Figueiroa, Actividades laboratoriais e Educação em Ciências: um estudo com manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade e respectivos autores, 2001. Dissertação (Educação (Supervisão Pedagógica em ensino das Ciências da Natureza)) - Universidade do Minho (Orientador).
27. Paulo Gandra, A aprendizagem da Física baseada na resolução de problemas: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade na área temática "Transportes e Segurança", 2001. Dissertação (Física (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
28. Deolinda Afonso, A componente laboratorial e a avaliação das aprendizagens dos alunos, 2000. Dissertação (Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
29. Ana Sofia Afonso, Avaliação de uma abordagem construtivista de "O som e a audição": um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade, 1999. Dissertação (Física (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
30. M. P. Morgado, O Hiperdocumento "A longa viagem dos continentes" como um meio de promover a mudança conceptual, 1998. Dissertação (Educação (Tecnologia Educativa)) - Universidade do Minho (Orientador).
31. Gina Afonso, Para um ensino construtivista da Química: um estudo centrado nas reacções químicas - 8º ano de escolaridade, 1997. Dissertação (Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
32. Maria do Sameiro Corrêa, Resolução de problemas em Física antes e após a Reforma Curricular, 1996. Dissertação (Física (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
33. Domingos Araújo, Técnicas Laboratoriais de Física: análise e consequências do primeio ano do seu funcionamento, 1995. Dissertação (Física (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Luisa Leibovitz, A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas online: Um estudo com alunos do 7º ano em contexto informal de aprendizagem, 2012. Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Luís Ferreira, Os Podcasts No Ensino Da Unidade “Do Sol Ao Aquecimento”: Uma Comparação Das Vantagens Educativas Da Sua Integração Em E-Books E Na Plataforma Moodle, 2011. Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Manuela Pinto, O Recurso À Web Na Sala De Aula De Ciências Física -Química: Um Estudo Com Alunos E Professores Do Ensino Básico E Secundário, 2009. Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho (Co-orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. M. Pina, Elaboração de planos de formação contínua de professores em França e em Portugal: o papel dos actores, 1999. (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Petronildo Bezerra da Silva, A curiosidade científica como ponto de partida para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de química centrada na Teoria da Actividade de Galperin, 2011. Universidade do Minho (Orientador).
Estágio Científico Avançado (Doutoramento sandwiche, Doutoramento na Universidade Federal de Pernambuco).
2. Clara Vasconcelos, Aprendizagem baseada na resolução de problemas: estudo no âmbito da Educação Ambiental, 2008. Universidade do Minho (Orientador).
3. Jerusa Vilhena, PBL em Geografia, 2008. Universidade do Minho (Orientador).
Estágio Científico Avançado (Doutoramento sandwiche, Doutoramento na Universidade de São Paulo).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Leite, L.. Participação no júri de Inês de Oliveira Nunes. As Actividades Laboratoriais e de Campo e a Educação Ambiental: das concepções e práticas explicitadas pelos professores de Biologia e Geologia ao contributo de uma experiência de formação, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação - Educação em Ciências) - Universidade do Minho.
Data da defesa: 29/05/2012.
2. Leite, L.. Participação no júri de Eliane de Souza Cruz. Avaliação do Impacte à Articulação da investigação¿Práticas - O caso da Articulação na Formação Didáctica Pós-Graduada de Professores de Ciências e desafios futuros, 2012. Tese (Didáctica e Formação) - Universidade de Aveiro.
3. Leite, L.. Participação no júri de Aurora da Conceição Coelho Moreira. O questionamento no alinhamento do ensino, aprendizagem e avaliação, 2012. Tese (Didáctica e Formação) - Universidade de Aveiro.
Data da defesa: 20/12/2012.


Mestrado
Master degree
1. Leite, L.. Participação no júri de Francisco Manuel Estanislau de Azevedo Rodrigues. As visitas de estudo a um museu de ciência e as questões dos alunos no tema ótica, 2013.  Dissertação (Física - Formação Contínua de Professores) - Universidade do Minho.
Júri arguente Data da defesa: 04/01/2013.
2. Leite, L.. Participação no júri de Cecília Maria Ribeiro de Castro. A Educação em Ciências e o desenvolvimento sustentável: conceções e práticas de alunos do 9º ano de escolaridade sobre o uso de plásticos, 2013.  Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho.
Data da defesa: 15/01/2013.
3. Leite, L.. Participação no júri de Rosa Maria Ferreira da Silva Salgado. O (in)sucesso em Física e Química A: Um estudo com alunos e professores de uma Escola Secundária de Guimarães, 2013.  Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho.
Data da defesa: 07/01/2013.
4. Leite, L.. Participação no júri de Eliene Diniz dos Santos. Analogias na Educação em Saúde: Um estudo em livro e prática de enfermeiros, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Data da defesa: 11 de abril de 2013.
5. Leite, L.. Participação no júri de João Rodolfo Lauton Miranda de Souza. Analogias nas Ciências da Saúde: Um estudo em livro e com profissionais da Fisioterapia, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Data da defesa: 12 de abril de 2013.
6. Leite, L.. Participação no júri de Francisco Isaías Velásquez Semper. Zoonosis y Tenencia Responsable de animales de compañía: un estudio con alumnos de educación básica de la región metropolitana de Chile, 2012.  Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho.
7. Leite, L.. Participação no júri de Patrícia dos Santos Lourenço. A óptica nas visitas de estudo aos Centros Interactivos de Ciência: os recursos disponíveis e a opinião dos monitores sobre o valor educativo dos mesmos, 2012.  Dissertação (Física - Formação Contínua de Professores) - Universidade do Minho.
8. Leite, L.. Participação no júri de Policarpo Ornai Neto. Concepções de alunos timorenses, de 12º ano, sobre os conceitos de ácido e base: Um estudo comparativo entre os alunos de escolas públicas e de escolas privadas, 2012.  Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho.
Data da defesa: 24/10/2012.
9. Leite, L.. Participação no júri de Ana Maria Alves Ferreira Tavares. A História das Ciências e as analogias na evolução da Tabela Periódica: Um estudo com manuais escolares e seus autores, 2012.  Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho.
10. Leite, L.. Participação no júri de Maria Cristina Pires Machado Moura Antunes. A história do Átomo no ensino da Física e da Química: um estudo com manuais escolares do 9º e 10º anos de escolaridade e seus autores, 2012.  Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho.
Data da defesa: 17/12/2012.
11. Leite, L.. Participação no júri de Maria Severina da Cunha Fontes. Atividades laboratoriais sobre Produção de Alimentos e Sustentabilidade: um estudo com manuais escolares, professores e alunos, 2012.  Dissertação (Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) - Universidade do Minho.
Data da defesa: 17/12/2012.
12. Leite, L.. Participação no júri de José António Guedes Rebuge. O Trabalho Experimental nas aulas de Física e Química e práticas: Concepções e práticas dos professores nas escolas secundárias de São Miguel - Açores, 2011.  Dissertação (Supervisão Pedagógica - Ciências) - Universidade dos Açores.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
118

Livros e capítulos
Books and book chapters
11
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
27
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
22
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
79
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
26
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
53
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
42

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
42

Total
Dados complementares
(Additional data)
63

Orientações
Orientations
48
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
15


Visualizações do curriculum [ 4929 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-11-2013 às 00:36:55
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (6)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis