Cecília do Rosário da Mota Aguiar
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
15/09/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Cecília do Rosário da Mota Aguiar |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Aguiar, Cecília |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Departamento de Psicologia Social e das Organizações Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217903201 Fax: (+351)217964710 Correio electrónico: cdrma@iscte.pt Homepage: www.iscte-iul.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2006 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1993-1998 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação)
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2006-2010 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2000-2001 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce).
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Mar/2012-Actual |
Professor Auxiliar |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Mar/2010-Fev/2012 |
Investigador principal em projetos FCT (BDCC) |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Out/2006-Fev/2010 |
Bolseiro de pós-doutoramento |
Set/2002-Set/2006 |
Bolseiro de doutoramento |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Fev/2013-Actual |
|
Membro do Plenário do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL |
Fev/2013-Actual |
|
Membro da Comissão Pedagógica da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL |
Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Set/2012-Actual |
|
-
Coordenador de Curso: Licenciatura em Psicologia |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Psicologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Disabilities; Preschoolers; Child care; Quality; Inclusion; Social participation.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2012- Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância -Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Porto. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2010- Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância-Enhancing social participation of preschoolers with disabilities |
Referência do projeto»Project reference: RIPD/QRD/109571/2009. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2000-2004 A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/35207/1999. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2007 |
Doctoral dissertation selected for publication in the series University Texts on Social Sciences and Humanities,
Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulkenkian .
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
|
Actual |
Society for Research in Child Development, Membro.
|
Actual |
International Society on Early Intervention, Membro.
|
Actual |
Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, Membro.
|
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Actual |
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Associado.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Aguiar, Cecília. 2009. Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1276-4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. 2009. Educação e Investigação em idades precoces. In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão , ed. Gabriela Portugal, 63 - 76. . Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
2. |
Aguiar, Cecília; Cruz, Orlanda; Barros, Sílvia; Bairrão, Joaquim. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche. In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, ed. Livpsic, 74 - 97. ISBN: 972-8082-76-3. Porto: Livpsic. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. 2013. "Consistency of toddler engagement across two settings", Early Childhood Research Quarterly, 28: 102 - 110.
|
|
|
|
2. |
Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília. 2013. "Effects of home environment and center-based child care quality on children’s language, communication, and literacy outcomes", Early Childhood Research Quarterly, 28: 94 - 101.
|
|
|
|
3. |
Augusto, Helena; Aguiar, Cecília; Carvalho, Leonor. 2013. "Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais", Análise Psicológica 31, 1: 49 - 68.
|
|
|
|
4. |
Boavida, T.; AGUIAR, C; McWilliam, R. A. 2013. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education, XX: 1 - 12.
|
|
|
|
5. |
Almeida, Ana S; Aguiar, Cecília; Pinto, Ana I. 2012. "Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características
estruturais do contexto", Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 2, 1: 94 - 117.
|
|
|
|
6. |
Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. ", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
|
|
|
|
7. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Correia, Nadine. 2011. "Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial", Análise Psicológica 1, XXIX: 167 - 178. |
|
|
|
8. |
Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília. 2010. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers", Early Childhood Research Quarterly 25, 4: 527 - 535.
|
|
|
|
9. |
Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Pimentel, Júlia S. 2010. "Classroom Quality and Social Acceptance of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 1: 34 - 41.
|
|
|
|
10. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
|
|
|
|
11. |
Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2009. "Mothers’ interactive behaviors and child engagement: The moderating effect of child care quality", Psicologia 2, XXIII: 87 - 101. |
|
|
|
12. |
Cruz, O.; Aguiar, C.. 2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale : la qualité de l’environnement familial et les comportements interactifs
de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée/European Review of Applied Psychology 58, 3: 177 - 184.
|
|
|
|
13. |
Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2007. "Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality", Early Childhood Research Quarterly 2, 22: 204 - 214.
|
|
|
|
14. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I. 2006. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado", Análise Psicológica 4, XXIV: 447 - 466.
|
|
|
|
15. |
Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia. 2004. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF 2, 9: 165 - 171.
|
|
|
|
16. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, Sílvia. 2002. "Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na Área Metropolitana do Porto", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 5: 7 - 28. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Grande, Catarina; Aguiar, Cecília. 2011. "O Índice de Capacidades: Dois estudos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos , In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica:
Formas e Contextos , Lisboa. |
|
|
|
2. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
3. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Vol. IV, Évora. |
|
|
|
4. |
Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga. |
|
|
|
5. |
Pinto, Ana I; Nunes, Cristina; Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – Um estudo comparativo", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga. |
|
|
|
6. |
Aguiar, Cecília; Cadima, Joana; Silva, Patrícia; Bairrão, Joaquim. 2004. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga. |
|
|
|
7. |
Pinto, Ana I; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, Orlanda. 2004. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto
de creche.", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga. |
|
|
|
1. |
Lima, Isabel A; Aguiar, Cecília; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Pinto, Ana I. 2008. "Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância – Edição Revista". Porto: LivPsic/Legis Editora. (Outra) |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Milene Ferreira, Qualidade de processo, perfis de incapacidade e experiências sociais em contextos pré-escolares, 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
2. |
Tânia Boavida, Promoção da qualidade dos objectivos do Programa Educativo Individual, 2010. Tese (Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Joana Sampaio, As redes sociais das crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos, 2013. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
2. |
Ana Catarina Pereira, Avaliação das práticas de ensino, jogo e envolvimento nas salas de actividade com crianças acompanhadas por uma equipa local
de intervenção, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
3. |
Ana Lara Mendes, Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
4. |
Helena Augusto, Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
5. |
Ana Margarida Batista Fialho, Competência social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
6. |
Bárbara Alexandra Dinis Monteiro Tadeu, A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela, 2012. Dissertação (Intervenção Precoce) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador). |
7. |
Ana Filipa Vargas Pereira, Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
8. |
Marta Rendeiro, Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
9. |
Sofia Cândido, Representações de vinculação parentais, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
10. |
Vanessa Cardoso, Crescer só…entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
11. |
Luís Formas, Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
12. |
Rita Lourenço, A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação
da criança em idade escolar, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
13. |
Marta Macário, Auto-estima e ausência paterna. , 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
14. |
Raquel Pinto, O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
15. |
Maria Silva, Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
16. |
Cláudia Xavier, Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
17. |
Carla Correia, Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
18. |
Dina Somsen, A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA. , 2008. Dissertação (Infecção VIH/SIDA) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Inês Peceguina, Pós-doutoramento: Qualidade e relações em contexto pré-escolar: Associações com competências de literacia e numeracia, 2013. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
2. |
Ana Madalena Gamelas, Pós-doutoramento: Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância, 2012. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cecília Aguiar. Early Childhood Research Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Cecília Aguiar. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Cecília Aguiar. Laboratório de Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
4. |
Cecília Aguiar. Psicologia, desde 2012/07/04, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
5. |
Cecília Aguiar. Da Investigação às Práticas, desde 2011/10/13, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
27 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
16 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
16 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
27 |
Orientações Orientations |
22 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
5 |
Visualizações do curriculum [
1399
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
09-11-2013
às
18:21:03
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|