Curriculum Vitae

Tânia C. Boavida D. da Silva

Data da última actualização »Last update : 27/08/2013


Tânia C. Boavida D. da Silva. É - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 18 itens de produção técnica. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 17 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5275519825113217


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Tânia C. Boavida D. da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Boavida, Tânia
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700Extensão: 320
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: tboavida@ispa.pt
Homepage: www.ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, Área de Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2005 Licenciatura
Licentiate degree
Fisioterapia (3 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal.

1998 Bacharelato
Bachelor degree
Fisioterapia (3 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2009-Actual Outra Situação
Jan/2007-Jun/2009 Assistente de Investigação

NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente
Dez/2001-Fev/2009 Técnico de 2ª Classe

Centro João Paulo II
Mai/2000-Jan/2001 Técnico de 2ª Classe

Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça
Out/1999-Mai/2000 Técnico de 2ª Classe

Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor
Out/1999-Mai/2000 Técnico de 2ª Classe

Centro de Medicina Física e Reabilitação da Nazaré
Mai/1998-Out/1999 Técnico de 2ª Classe

Fisiopaiva, Castelo de Paiva
Out/1997-Abr/1998 Outra Situação

Clínica da Trindade
Jul/1997-Jan/1998 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2009-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)


Jan/2007-Mai/2009
Linhas de investigação»Research fields:


Qualidade da participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos






Atividades de Ensino (Teaching activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2011-Jun/2012
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Estratégias de individualização e promoção de competências: a construção de PEI e PIIP de qualidade(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Qualidade da participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos
2. Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)
Objectivos»Goals: O objectivo geral é de determinar se uma formação sobre a elaboração dos objectivos dos Programas Educativos Individuais (PEI) e dos Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP) destinada aos profissionais de Intervenção Precoce que dão apoio a crianças com incapacidade a frequentarem jardins-de-infância inclusivos, melhora a qualidade de elaboração dos mesmos. Assim, partindo de uma formação construída com base em evidências empíricas, nos resultados da investigação no nosso país e em práticas de andragogia, pretende.se informar e formar profissionais de intervenção precoce em práticas mais eficazes no processo de avaliação, planificação e implementação das intervenções, nomeadamente práticas: (a) centradas na família, (b) em contextos naturais e inclusivos e (c) em equipas transdisciplinares, de forma a contribuir para a individualização dos serviços e para um melhor desenvolvimento das crianças. Com base neste estudo será ainda realizado um manual de apoio à prática no que respeita à formulação de objectivos de qualidade. .
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Goals; Quality; Inclusion; Training program; Early Intervention; Family-centered practices.




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), Membro.
Jan/2012 - Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.
Abr/2009 - Actual International Society of Early Intervention (ISEI), Membro.
Dez/2001 - Fev/2009 NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, Membro.
1 mandato como 2º vogal do Conselho Fiscal 1 mandato como secretária da Assembleia Geral.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. 2013. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education, XX: 1 - 12.
2. Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early Childhood Intervention in Portugal", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
3. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in EI,1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012,Braga,2012 (Comunicação).
2. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in Early Intervention ,DEC's 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families,Minneapolis,2012 (Poster).
3. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. A percepção de envolvimento da família em educação especial e a qualidade dos objectivos dos Programas Educativos Individuais,2011 (Comunicação).
4. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Qualidade em contextos pré-escolares inclusivos e experiências sociais de crianças com incapacidades,2011 (Simpósio).
5. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, Cecília. Using RBI and ICF in concert to improve Early Intervention services,2011 (Comunicação).
6. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law,2011 (Comunicação).
7. Aguiar, Cecília; Boavida, Tânia; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Pimentel, Júlia S. Social experiences of children with disabilities in Portuguese preschool classrooms,2011 (Poster).
8. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Objetivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar,2010 (Poster).
9. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Experiências sociais de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância,2010 (Poster).
10. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Qualidade dos objetivos dos Programas Educativos Individuais: Um contributo para a compreensão das nossas práticas,2010 (Comunicação).
11. Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Boavida, Tânia; Pimentel, Júlia S. Dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar,2010 (Comunicação).
12. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality in inclusive preschool settings,2009 (Poster).
13. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Figueiredo, Ana; Moiteiro, Ana R; Machado, Marta; Boavida, Tânia. Multiple influences on indicators of social participation,2009 (Poster).
14. Figueiredo, Ana; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia. Perceptions of family involvement and quality of inclusive preschool classrooms,2009 (Poster).
15. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality of Individualized Education Plan objectives and goals of Portuguese preschoolers with disabilities,2009 (Poster).
16. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Global quality in mainstream preschool inclusive settings and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities attending these settings,2008 (Poster).
17. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Características psicométricas dos dados,2008 (Poster).
18. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; McWilliam, R. A. Does the Quality of Inclusive Experiences Measure incorporate Portuguese official standards for preschool education and inclusion quality?,2007 (Poster).





Dados Complementares (Additional data)


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Boavida, Tânia. Análise Psicológica, desde 2011/11/02, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
4

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
18

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
18


Visualizações do curriculum [ 559 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 10-11-2013 às 00:37:46
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis