Curriculum Vitae

Iris Susana Pires Pereira

Data da última actualização »Last update : 01/10/2013


Iris Susana Pires Pereira completed her PhD in Child Studies at the University of Minho in 2008. She is an Assistant Professor at the University of Minho. She has 8 articles published in journals and 13 papers in proceedings of events, has 9 book chapters and one book published. She has 66 items of technical production, supervised 5 dissertations and co-directed one in the area of Education, she is co-supervising 7 dissertations and two theses, one in the are of ITC and Curriculum Development and the other in the area of Educational Psychology. She works in the areas of Social Sciences with an emphasis with an emphasis in Other Humanities and ITC. In her professional activities she has interacted with 47 co-authors of diverse papers. She is a scientific consultant of the project MD II (Pro NORTH 07-0202 ERDF 13657). In her DeGóis curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural are: Portuguese Language Learning and Teaching, Teaching Reading, Oral language development, Linguistics, Emergent Literacy, and reference areas. Iris Susana Pires Pereira. Concluiu Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho em 2008. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 13 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 66 itens de produção técnica. Orientou 5 dissertações de mestrado e co-orientou 1 na área de Ciências da Educação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Humanidades com ênfase em Outras Humanidades. Nas suas actividades profissionais interagiu com 47 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. É consultora científica do projeto MD II (Pro NORTE-07-0202 FEDER 13657). No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino da Língua Portuguesa, Ensino da Leitura, Avaliação de leitura, Desenvolvimento da linguagem oral, Linguística, Literacia Emergente, e domínios de referência.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4227792386523527


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Iris Susana Pires Pereira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pereira, Iris Susana Pires
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de actuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Educação (CIED)
Campus de Gualtar - Gualtar
Braga
4700--057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)601356
Correio electrónico: iris@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003-2008 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Estudos da Criança.
Universidade do Minho, Portugal.

1995-2000 Mestrado
Master degree
Mestrado em Linguística e Didáctica do Português (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1990-1995 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço.
Universidade de Aveiro, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Estratégias de supervisão na formação de professores.
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Curso de NVivo8: novas possibilidades de trabalho na análise qualitativa.
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Organização do DUC na plataforma Blackboard.
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jun/2008-Jun/ Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Jan/2001-Jun/2008 Assistente

Universidade do Minho
Dez/1999-Set/2000 Monitora

Universidade de Lisboa
Out/1998-Ago/1999 Assistente convidada

Universidade de Lisboa
Nov/1997-Out/1998 Assistente convidada

Universidade do Minho
Dez/1993-Set/1994 Monitora





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Minho
Set/2012-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
  • Semântica e Pragmática do Português(Docente)
  • Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
  • Prática de Ensino Supervisionada(Docente)
  • Conhecimento Explícito da Língua nas Crianças(Docente)


Set/2011-Jul/2012
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
  • Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
  • Didáctica da Língua Portuguesa(Docente)
  • Prática de Ensino Supervisionada(Docente)


Set/2010-Jul/2011
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
  • Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
  • Perspectivas Atuais da Educação em Línguas(Docente)
  • Didáctica da Língua Portuguesa(Docente)


Set/2009-Jul/2010
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
  • Seminário de Língua Materna(Docente)
  • Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
  • Prática Pedagógica IV (Docente)


Set/2008-Jul/2009
Curso»Academic program: FORMAÇÃO DOCENTE

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Didáctica da Leitura e da Escrita (Docente)
  • Seminário de Língua Materna(Docente)
  • Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna(Docente)
  • Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna(Docente)
  • Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna(Docente)
  • Prática Pedagógica IV (Docente)




Universidade do Minho
Jan/2001-Jun/2008
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna(Docente)
  • Seminário de Língua Materna(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade do Minho
Jan/2012-Actual Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Consultora científica do projeto MD II (Pro NORTE-07-0202 FEDER 13657)






Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade do Minho
Set/2011-Actual Instituto de Educação
- Comissão Diretiva do Mestrado Em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo


Jan/2008-Actual Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
- Conselho de Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didáctica e Supervisão






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Universidade do Minho
Jun/2008-Actual Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - As metas de aprendizagem para a educação pré-escolar. O caso particular das metas referentes às aprendizagens linguísticas


Jan/2011-Jul/2011 Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - 


Jan/2010-Jul/2011 Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conceção e coordenação da Ação de Formação Linguagem oral e literacia emergente: das concepções oficiais às práticas pedagógicas no Jardim de Infância


Set/2008-Jul/2010 Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - 1. Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação contínua de Professores – 1º Ciclo (Acção A1)


Set/2008-Jul/2010 Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação contínua de Professores – 1º Ciclo (Acção A2)


Set/2008-Jul/2009 Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação Contínua de Professores – 1.º Ciclo (Acção B)


Set/2008-Jul/2009 Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação Contínua de Professores – 1.º Ciclo (Acção C)






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Universidade do Minho
Set/2008-Jul / 2010
Formação profissional»Professional education:

   - 48 sessões de formação no âmbito do PNEP (ações A1, A2, B e C)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade do Minho
Set/2011-Actual Instituto de Educação
Atividade realizada»Activity:

Grupo de Trabalho - Inovação Pedagógica


Out/2012-Out/2012 Instituto de Educação
Atividade realizada»Activity:

Processo de auditoria ao Programa Nacional do Ensino do Português - 1.º Ciclo


Set/2012-Set/2012 Instituto de Educação
Atividade realizada»Activity:

Reunião com a Comissão Externa de Avaliação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Linguística, Membro.
Actual International Reading Association, Membro.
Actual Littera, Membro.
Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Actual International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAIMTE), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Pereira, Iris S. P. 2010. O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português. ed. 1, 2 vols.. Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pereira, Iris S. P. 2011. Avaliação fria, avaliação quente: contributos para a discussão da complexidade do processo de avaliação de desempenho.  In Quanto vale o que fazemos? Práticas de avaliação de desempenho, 39 - 67. . Santo Tirso: De Facto Editores.
2. Pereira, Iris S. P. 2010. Sobre a natureza metodológica do Programa Nacional de Ensino do Português: opções e apostas do núcleo da Universidade do Minho.  In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 9 - 44. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
3. Pereira, Iris S. P. 2010. Um desenho global para o ensino da língua no 1.º ciclo do ensino básico.  In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 45 - 156. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
4. Carvalho, Maria J; Dias, V. D; Pereira, Iris S. P. 2010. Tornar-se professor de literacia crítica no 1.º ciclo.  In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 161 - 180. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
5. Boas, H. V; Dias, J. A; Pereira, Iris S. P. 2010. A utilização das TIC como ferramenta auxiliar de construção de competências na aula de português: contributos do PNEP.  In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 221 - 238. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
6. Pereira, J. C; Pereira, J. R; Pereira, Iris S. P. 2010. A promoção do conhecimento explícito da língua no contexto do PNEP. Renovação de conceções e práticas pedagógicas.  In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 181 - 220. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
7. Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F. 2010. A avaliação das aprendizagens linguísticas no contexto do PNEP: algumas evidências de conceções e de práticas profissionais renovadas.  In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 239 - 259. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
8. Pereira, Iris S. P. 2009. Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade.  In Modelos e Práticas em Literacia , 17 - 34. . Lisboa: Lidel.
9. Pereira, Iris S. P. 2008. Desenvolver competências linguísticas para aprender a construir o conhecimento escolar.  In Desenvolver Competências em Língua Portuguesa, 173 - 200. . Lisboa: CIED.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pereira, Iris S. P. 2012. "Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal: reflexão centrada nas aprendizagens de caráter linguístico", Revista de Educação PUC 17, 2: 217 - 228.
2. Pereira, Iris S. P. 2012. "Language education in the pre-school years: learning about teachers’ learning through an in-service program", The inescapability of language. Theory and practice for L1 educators. Special issue of L1, Educational Studies on Language and Literature, 12: 1 - 23.
3. Doecke, B.; Pereira, Iris S. P. 2012. "Language, experience and professional learning (What Walter Benjamin can teach us)", Changing English 13, 3: 269 - 281.
4. Pereira, Iris S. P. 2007. "Para a caracterização do funcionamento das descrições demonstrativas anafóricas em português europeu: os usos em contexto narrativo", Diacrítica 21, 1: 143 - 165.
5. Dionísio, Maria L; Pereira, Iris S. P. 2006. "A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas", Perspectiva 24, 2: 569 - 596.
6. Pereira, Iris S. P. 2005. "Para uma caracterização cognitiva do processo de resolução anafórica discursiva", Revista Portuguesa de Humanidades, 9: 51 - 77.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pereira, Iris S. P. 2011. "On the current Portuguese official framework for pre-school education", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Reading, In Literacy and Diversity, Proceedings of the 17th European Conference on Reading, Mons.
2. Pereira, Iris S. P. 2011. "O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores", Trabalho apresentado em Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia , In Atas do Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia , Braga.
3. Pereira, Iris S. P. 2008. "Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on students competencies and teachers’ conceptions and practices", Trabalho apresentado em 53ª Assembleia mundial da International Council on Education for Teaching (ICET), In ICET's International Yearbook on Teacher Education, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Pereira, Iris S. P. 2011. "Contributos para uma discussão das metas de aprendizagem (linguística) para a educação pré-escolar", Cadernos de Educação de Infância, 92: 55 - 65.
2. Pereira, Iris S. P. 2006. "Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar ", Revista Portuguesa de Educação 19, 1: 177 - 184.
Trabalho publicado como "Nota de leitura".

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Pereira, Iris S. P. 2005. "Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação", Trabalho apresentado em Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, In Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, Braga.
2. Pereira, Iris S. P. 2004. "A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado", Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
3. Pereira, Iris S. P. 2004. "Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua", Trabalho apresentado em O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal.
4. Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. 2004. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico", Trabalho apresentado em O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal.
5. Pereira, Iris S. P; Canário, Ana; Andrade, Emília; Pacheco, Alberta; Mesquita, Angelina; Pinto, Carmo; Teixeira, Graça. 2003. "A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo de escolaridade básica", Trabalho apresentado em XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa.
6. Pereira, Iris S. P. 2002. "Como é possível preparar os alunos do nível pré-escolar para a compreensão na leitura?", Trabalho apresentado em IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente., Braga.
7. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. 2003. "Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões", Trabalho apresentado em A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas , In A Criança, A Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas, Braga.
8. Pereira, Iris S. P. 2002. "A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo, In Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores, Braga.
9. Pereira, Iris S. P. 1999. "Para uma definição do processo de concordância negativa em Português", Trabalho apresentado em XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faro.
10. Pereira, Iris S. P; Volpato, Arceloni. 1996. "Aspectos Histórico-Semânticos das Construções de Progressivo em Português", Trabalho apresentado em XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Braga.



Trabalho técnico
Technical work
1. Pereira, Iris S. P. Relatório de avaliação,2012 (Relatório técnico).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Potencialidades e limites da utilização da linguagem escrita,XX Colloque de l'Afirse,Lisboa,2013 (Comunicação).
2. Pereira, Iris S. P. Portfolios as complex performative spaces,9th International Conference IAIMTE,Paris,2013 (Comunicação).
3. Pereira, Iris S. P; Campos, Ângela M. On the undestanding of the interpretation of literary texts. A contribution from critical narrative discourse analysis,9th International Conference IAIMTE,Paris,2013 (Comunicação).
4. Pereira, Iris S. P. A escrita na aprendizagem profissional docente. O portefólio de aprendizagens como espaço performativo complexo,V Encontro nacional de reflexão sobre a escrita,Aveiro,2013 (Comunicação).
5. Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto da prática de Ensino Supervisionada. A montante da escrita do portefólio de estágio,III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB,Aveiro,2012 (Comunicação).
6. Pereira, Iris S. P; Magalhães, Ângela; Costa, Carla. A prática de Ensino Supervisionada como contexto de desenvolvimento da competência do aprender a aprender,III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB,Aveiro,2012 (Poster).
7. Pereira, Iris S. P; Ribeiro, Alzira M; Miranda, Elisa; Vilas-Boas, Helena; Carvalho, José M; Gonçalves, Manuel A; Moreira, Maria C; Leite, Maria I. O PNEP enquanto processo de Investigação-ação: experiência(s), conhecimento(s) e voz(es). Testemunho do núcleo da Universidade do Minho,VI Encontro Língua Portuguesa nos 1.ºs anos de escolaridade - Investigação e Boas Práticas,Lisboa,2012 (Outra).
8. Pereira, Iris S. P; Parente, Maria C; Silva, Maria C. V.. Learning about in-service education for pre-school teachers,4th ATEE Winter Conference,Coimbra,2012 (Comunicação).
9. Doecke, B.; Pereira, Iris S. P. The professional learning of Language (L1) educators,4th ATEE Winter Conference,Coimbra,2012 (Comunicação).
10. Pereira, Iris S. P; Malheiro, C.; Pereira, I.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o envolvimento parental nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2012 (Comunicação).
11. Pereira, Iris S. P; Magalhães, A.; Costa, C.; Silva, S.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre as potencialidades e limites da aprendizagem corporizada nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2011 (Comunicação).
12. Pereira, Iris S. P; Magalhães, A.; Costa, C.; Silva, S.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o papel da metacognição nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2011 (Comunicação).
13. Pereira, Iris S. P. O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores,Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia,Braga,2011 (Comunicação).
14. Pereira, Iris S. P. On the current Portuguese official framework for pres-school literacy education,17th European Conference on Reading,Mons,2011 (Comunicação).
15. Pereira, Iris S. P. Natural and cultural dimensions of language education in the pre-school years. (Learning about) Teachers’ learning through an in-service program,IAIMTE 8th Bi-Annual Conference,Hildesheim,2011 (Comunicação).
16. Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F; Alves, L.. Como se sente o amigo crítico que é simultaneamente o avaliador dos seus colegas? Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP),Seminário Internacional Avaliação de Professores: Perspectivas Nacionais e Internacionais,Braga,2010 (Comunicação).
17. Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F. A avaliação das aprendizagens linguísticas dos alunos no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): assunções (e reacções) no núcleo da Universidade do Minho,2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação,Braga,2010 (Comunicação).
18. Pereira, Iris S. P; Conde, Inês; Beefun, Harry. Texto/Contexto/ Discurso na LSF,Oficina "Interacionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional: Diálogos Possíveis",Lisboa,2009 (Comunicação).
19. Pereira, Iris S. P. Learning literacy, learning language: Supporting theory with linguistic and educational research,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação).
20. Pereira, Iris S. P; Dias, V.; Carvalho, M. J. Promoção da literacia crítica na escola básica: relato de um projecto experimental com alunos de 4º ano,1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias,Braga,2009 (Poster).
21. Pereira, Iris S. P. Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on students competencies and teachers´ conceptions and practices,ICET 2008 World Assembly,Braga,2008 (Comunicação).
O ICET 2008 World Assembly decorreu na Universidade do Minho (Braga), de 14 a 17 de Julho.
22. Pereira, Iris S. P. Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1.º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores,Encontro "Quid Novi?",Porto,2008 (Comunicação).
23. Pereira, Iris S. P. Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school in Portugal: A research on students’ competencies and teachers’ conceptions and practices,International Council on Education for Teaching 2008 World Assembly,Braga,2008 (Comunicação).
24. Pereira, Iris S. P. Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação,Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres,Braga,2005 (Comunicação).
O encontro "Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres", realizado na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga, decorreu de 22 a 22 de Abril de 2005.
25. Pereira, Iris S. P; Dionísio, Maria L. Emergent Literacy in Portuguese Kindergarten: From the National Curriculum to School Practices,European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms",Rethymnon,2004 (Comunicação).
O Seminário European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms”decorreu em Rethymnon, Creta, no dia 7 de Janeiro de 2004.
26. Pereira, Iris S. P. Sobre la resolución de las expresiones demostrativas anafóricas: foco discursivo, token reflexivité y relaciones de coherencia,XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística,Madrid,2004 (Comunicação).
O XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística decorreu em Madrid, de 13-16 de Dezembro de 2004.
27. Pereira, Iris S. P. Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua,O Ensino das Línguas e a Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação).
O encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se na ESE - Setúbal nos dias 27 e 28 de Setembro de 2004.
28. Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico,O Ensino das Línguas e a Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação).
O encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se na ESE - Setúbal nos dias 27 e 28 de Setembro de 2004.
29. Pereira, Iris S. P. A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado,XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2004 (Comunicação).
O XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se em Lisboa, nos dias 13 a 15 de Outubro de 2004.
30. Pereira, Iris S. P; Pacheco, Alberta; Canário, Ana; Mesquita, Angelina; Pinto, Carmo; Andrade, Emília; Teixeira, Graça. A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo de escolaridade básica,XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação).
O XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Lisboa, de 1 a 3 de Outubro de 2003. .
31. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões,A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas ,Braga,2003 (Comunicação).
O encontro "A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas" decorreu em Braga, nos dias 3 e 4 de Outubro de 2003. .
32. Pereira, Iris S. P. Didáctica da leitura e da Escrita no 1º ciclo: Evidências de renovação de práticas pedagógicas,1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo),Aveiro,2003 (Poster).
O 1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo) decorreu em Aveiro, nos dias 13 e 14 Novembro de 2003.
33. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Avaliação diagnóstica da compreensão leitora,V Simpósio de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
O V Simpósio de Investigação em Psicologia decorreu em Lisboa, de 16 a 18 de Outubro de 2003. A comunicação apresentada teve ainda como co-autora a Doutora M. Margarida Teixeira.
34. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação).
O VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia decorreu em A Coruña, Espanha, de 24-26 Setembro 2003. . A comunicação apresentada teve ainda como co-autora a Doutora M. Margarida Teixeira.
35. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Os processos de compreensão leitora: avaliar para prevenir,I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Campinas,2003 (Comunicação).
O I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos decorreu em Campinas, Brasil, de 23 a 26 de Julho.
36. Pereira, Iris S. P. How is it possible to prepare kindergarteners for reading comprehension?,VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura,Puebla,2002 (Comunicação).
O VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura, promovido pelo Consejo Puebla de Lectura, na cidade de Puebla, México, de 16 a 19 de Outubro.
37. Pereira, Iris S. P. A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico,Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo,Braga,2002 (Comunicação).
As Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo decorreram no dia 09 de Novembro de 2002.
38. Pereira, Iris S. P. Sobre alguns equívocos em que se tem baseado a explicitação da categoria gramatical género,Encontro Linguística e Ensino do Português,Braga,2002 (Comunicação).
O Encontro Linguística e Ensino do Português realizou-se em Braga, a 30 de Setembro de 2002.
39. Pereira, Iris S. P. A leitura nas orientações oficiais para o 1º Ciclo,Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo,Lisboa,2002 (Poster).
O Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo decorre na ESE de Lisboa no dia 12 de Julho de 2002.
40. Pereira, Iris S. P. Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português,XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Faro,1999 (Comunicação).
O XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Faro, de 29 de Setembro a 1 de Outubro de 1999. .
41. Pereira, Iris S. P. Aspectos da sintaxe da concordância negativa em Português,Primeiras Jornadas de Linguística da Escola Jean Piaget - Nordeste,Macedo de Cavaleiros,1998 (Comunicação).
42. Pereira, Iris S. P; Veloso, Rita; Ambar, Maria M. Focus and tense,VIIth Colloquium of Generative Grammar,Oviedo,1997 (Comunicação).
O VIIth Colloquium of Generative Grammar decorreu na Universidade de Oviedo, Espanha, de 2-4 de Abril.
43. Pereira, Iris S. P. Aspectos histórico-semânticos das construções de progressivo em Português,XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,1996 (Comunicação).
O XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Braga, de 30 de Setembro a 2 de Outubro de 1996. .

Curso de curta duração leccionado
Taught short course
1. Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto do estágio/prática de ensino supervisionada. O portefólio como espaço performativo complexo., 2012 (Especialização), promovido por Universidade do Minho.
2. Pereira, Iris S. P. A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem oral. A relação entre o oral e o escrito numa perspetiva de desenvolvimento: a emergência da leitura e da escrita e a relação com a educação pré-escolar, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 4 de Janeiro de 2008).
3. Pereira, Iris S. P. O desenvolvimento da consciência linguística (de palavra, silábica, intrassilábica e fonémica) e o ensino da decifração, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 11 de Janeiro de 2008).
4. Pereira, Iris S. P. O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 18 de Janeiro de 2008).
5. Pereira, Iris S. P. O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Sessão de acompanhamento de formadores residentes (Acção B), realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 17 de Janeiro de 2008).
6. Pereira, Iris S. P. O desenvolvimento da linguagem oral. Conceitos básicos. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento fonológico, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 26 de Outubro de 2007.
7. Pereira, Iris S. P. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento morfo-sintáctico, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 23 de Novembro de 2007).
8. Pereira, Iris S. P. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento discursivo. Factores determinantes do desenvolvimento da linguagem oral, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 30 de Novembro de 2007).
9. Pereira, Iris S. P. Desenvolver a consciência fonémica e promover o ensino da leitura, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Sessão de acompanhamento regional de formadores residentes (Acção B), realizada na Universidade do Minho no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 13 de Dezembro de 2007). .
10. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Ler antes de ler ou como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Biblioteca Pública de Tomar/ECAE.
Duração: 8 horas. Local: Tomar, Cidade: Tomar, Tipo de participação: Outra.
Acção de formação realizada no dia 29 de Abril 2003.

Organização de evento
Event organization
1. Pereira, Iris S. P. Palestra 'Escrita e investigação docente', por Brenton Doecke,2012 (Outro).
2. Pereira, Iris S. P. Práticas de educação linguística em contexto pré-escolar,2011 (Outro / Organização).
3. Pereira, Iris S. P. Educação linguística e democracia,2011 (Seminário).
4. Pereira, Iris S. P. Sessão de apresentação do livro 'O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português',2011 (Outro).
5. Pereira, Iris S. P. A iniciação à leitura e à escrita. Contributos do PNEP,2010 (Seminário).
6. Pereira, Iris S. P. O método construtivista de iniciação à leitura e à escrita,2010 (Seminário).
7. Pereira, Iris S. P. Aprendizagens de pontuação: aprendizagens de textualização,2010 (Seminário).
8. Pereira, Iris S. P. 16th European Conference on Reading/ 1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias,2009 (Conferência).
9. Pereira, Iris S. P. 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2008 (Encontro).
10. Pereira, Iris S. P; Azevedo, Fernando J. F; Ramos, Rui M. L; Silva, Sara R. R.. A Criança, a Língua e o Texto Literário,2003 (Encontro / Outra).
11. Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2002 (Congresso / Outra).
12. Pereira, Iris S. P; Azevedo, Fernando J. F; Ramos, Rui M. L. Jornadas DCILM: A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º Ciclo,2002 (Encontro / Outra).
13. Pereira, Iris S. P; Barbosa, Maria P. 24th GLOW (Generative Linguistics in the Old World) Colloquium 2001,2001 (Concerto / Outra).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Pereira, Iris S. P; Doecke, B.. Editorial,2012.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros , Engaging Kids: interações com manipulativos digitais educativos, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências de Educação com Especialidade em Tecnologia Educat) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Universidade do Minho (Co-orientador).
2. Susana Maria do Nascimento Horta Moreira, Impacto das variáveis psicológicas, práticas familiares e pedagógicas na escrita, 2008. Tese (Doutoramento em Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ângela Maria Castro Bragança Campos, Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica. Uma leitura crítica de “Arroz do Céu”, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino de Português) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Rita Manuela Miranda Mourão Peixoto, O contributo do dicionário digital online para a aprendizagem da língua portuguesa. Estudo de caso no âmbito do Projeto VISEUS: http://www.myowndictionary.eu/, 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador).
3. Ângela Sousa Magalhães, Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a escrever textos não literários, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Carla Manuela Duarte da Silva Costa, Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a compreender textos não literários, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Fátima Marisa Correia Fonseca, Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Margarida Torres Silva, Linguagem formal em situações orais, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Helena Sofia Gonçalves Costa, Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: ler para aprender em contextos de aprendizagem situada, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Margarida Gonçalves Fonseca, Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Maria do Céu Cosme, Variáveis linguísticas e produção escrita, 2012. Dissertação (Psicologia da educação) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Universidade do Minho (Co-orientador).
4. Olga Daniela Martins Leite, Formação contínua de professores do 1.º CEB para o uso das TIC na área da língua materna: a realidade e uma alternativa, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador).
5. Ana Cristina Xavier D´Almada Menezes, O Livro Digital e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador).
6. Marcos Ernesto Braga Antunes, Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto do Programa Nacional do Ensino do Português – Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas de Braga, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador).
7. Silvana Rosa Leite Fernandes, Blogues no contexto do Programa Nacional do Ensino do Português – Universidade do Minho: avaliação e perspectivas de evolução, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Jorge Manuel Passos Martins. A literatura na escola: conceções, práticas e receção pelos alunos – Um estudo de caso de caso da realidade portuguesa, 2012. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho.
2. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Verônica Maria de Araújo Pontes. A recepção do fantástico e do maravilhoso na literatura infantil: um estudo de caso em escolas públicas de Portugal e do Brasil, 2009. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de José Carlos de Oliveira Lopes. O papel da escrita na construção das aprendizagens: perceções e conceções dos professores do 3.º ciclo do ensino básico, 2012.  Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino de Português) - Universidade do Minho.
2. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Ana Cristina Teixeira. Negociação e autodirecção numa pedagogia re(ide)alista: uma experiência na disciplina de Inglês, 2012.  Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) - Universidade do Minho.
3. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Susana Augusta Guedes Alves. Supervisão do Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso, 2012.  Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) - Universidade do Minho.
4. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cláudia Manuela da Silva Pinheiro. O Texto Expositivo-Argumentativo e a Expressão de Conhecimento através da Escrita, 2012.  Dissertação (Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ens) - Universidade do Minho.
5. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sandra Liliana Pereira Lopes. Ensinar a Escrever na Aula de Português - O Texto Argumentativo, 2012.  Dissertação (Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ens) - Universidade do Minho.
6. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Raquel Beatriz Pereira Vasques. A Aprendizagem e o Uso de Léxico na Aula de Espanhol Língua Estrangeira, 2012.  Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho.
7. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa. O Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho.
8. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cátia Liliana Fernandes. A Criança e o Contacto com a Leitura: Estratégias de motivação e promoção da Leitura, 2012.  Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho.
9. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cristiana Sofia da Silva Moreira. À Descoberta do Prazer da Leitura através da Magia de um Conto, 2012.  Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho.
10. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sara Patrícia de Azevedo Martins. A Exposição Oral em Língua Materna e em Língua Estrangeira, 2012.  Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho.
11. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Ana Rita Assis Freitas. Estratégias para o Desenvolvimento Lexical, 2012.  Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho.
12. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria do Céu Rodrigues de Bastos Graça. Escrever para aprender história - um estudo no 7.º no de escolaridade, 2012.  Dissertação (Didáctica (2.º ciclo)) - Universidade de Aveiro.
13. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Helena Maria Arruda Mesquita Maciel. A consciência fonológica ao serviço da competência leitora. Os sons das palavras, 2012.  Dissertação (Ciências da Educação - Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
14. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sónia Margarida Filipe Ferreira. O domínio das orações adjectivas em Português Europeu: Desenvolvimento da linguagem (típico e atípico) e efeitos de escolarização, 2012.  Dissertação (Ciências da Linguagem e da Comunicação - Linguística Portuguesa Aplicada ) - Universidade de Évora.
15. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Carla Sónia Ferreira Alves. A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar. Das conceções às práticas e das práticas às conceções, 2011.  Dissertação (Ciências de Educação - Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
16. Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Karine Cristina Manzo Berg. Brasil e Portugal: Concepções Literárias presentes em Contexto Escolar, 2008.  Dissertação (Ciências da Educação - Análise Textual e Literatura Infantil) - Universidade do Minho.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Pereira, Iris Susana Pires. Da investigação às práticas - Revista do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Pereira, Iris Susana Pires; Doecke, B.. The inescapability of language. Theory and practice for L1 educators. Special issue of L1, Educational Studies on Language and Literature, de 2011/08/01 até 2012/10/22, Função ou tipo de participação: Editor.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
31

Livros e capítulos
Books and book chapters
10
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
9
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10

Total
Produção técnica
Technical production
68

Trabalhos técnicos
Technical works
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
67

Total
Dados complementares
(Additional data)
35

Orientações
Orientations
15
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
18
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Outras informações relevantes
Iris Susana Pires Pereira completed her PhD in Child Studies at the University of Minho in 2008.
She is an Assistant Professor at the University of Minho.
She has 8 articles published in journals and 13 papers in proceedings of events, has 9 book chapters and one book published.
She has 66 items of technical production, supervised 5 dissertations and co-directed one in the area of Education, she is co-supervising 7 dissertations and two theses, one in the are of ITC and Curriculum Development and the other in the area of Educational Psychology.
She works in the areas of Social Sciences with an emphasis with an emphasis in Other Humanities and ITC.
In her professional activities she has interacted with 47 co-authors of diverse papers.
She is a scientific consultant of the project MD II (Pro NORTH 07-0202 ERDF 13657).
In her DeGóis curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural are: Portuguese Language Learning and Teaching, Teaching Reading, Oral language development, Linguistics, Emergent Literacy, and reference areas.
Iris Susana Pires Pereira.
Concluiu Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho em 2008.
É Professor Auxiliar na Universidade do Minho.
Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 13 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicados.
Possui 66 itens de produção técnica.
Orientou 5 dissertações de mestrado e co-orientou 1 na área de Ciências da Educação.
Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Humanidades com ênfase em Outras Humanidades.
Nas suas actividades profissionais interagiu com 47 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
É consultora científica do projeto MD II (Pro NORTE-07-0202 FEDER 13657).
No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino da Língua Portuguesa, Ensino da Leitura, Avaliação de leitura, Desenvolvimento da linguagem oral, Linguística, Literacia Emergente, e domínios de referência.


Visualizações do curriculum [ 2047 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 09-11-2013 às 19:27:26
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis