Iris Susana Pires Pereira
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
01/10/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Iris Susana Pires Pereira |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pereira, Iris Susana Pires |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Outras Humanidades.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Instituto de Educação Centro de Investigação em Educação (CIED) Campus de Gualtar - Gualtar Braga 4700--057 Braga Portugal Telefone: (+351)601356 Correio electrónico: iris@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003-2008 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Estudos da Criança.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1995-2000 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Linguística e Didáctica do Português
(2 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1990-1995 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Estratégias de supervisão na formação de professores.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de NVivo8: novas possibilidades de trabalho na análise qualitativa.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2010-2010 |
Outros Others |
Organização do DUC na plataforma Blackboard. Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jun/2008-Jun/ |
Professor Auxiliar |
Jan/2001-Jun/2008 |
Assistente |
Dez/1999-Set/2000 |
Monitora |
Out/1998-Ago/1999 |
Assistente convidada |
Nov/1997-Out/1998 |
Assistente convidada |
Dez/1993-Set/1994 |
Monitora |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
- Semântica e Pragmática do Português(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada(Docente)
- Conhecimento Explícito da Língua nas Crianças(Docente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada(Docente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
- Perspectivas Atuais da Educação em Línguas(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa(Docente)
|
Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
- Seminário de Língua Materna(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
- Prática Pedagógica IV (Docente)
|
Curso»Academic program: FORMAÇÃO DOCENTE Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Didáctica da Leitura e da Escrita (Docente)
- Seminário de Língua Materna(Docente)
- Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna(Docente)
- Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna(Docente)
- Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna(Docente)
- Prática Pedagógica IV (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas leccionadas»Taught units:
- Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna(Docente)
- Seminário de Língua Materna(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Jan/2012-Actual |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Consultora científica do projeto MD II (Pro NORTE-07-0202 FEDER 13657) |
Atividades de Direcção e Administração (Management and Administration activities)
Set/2011-Actual |
Instituto de Educação |
-
Comissão Diretiva do Mestrado Em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo |
Jan/2008-Actual |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
-
Conselho de Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didáctica e Supervisão |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Jun/2008-Actual |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - As metas de aprendizagem para a educação pré-escolar. O caso particular das metas referentes às aprendizagens linguísticas |
Jan/2011-Jul/2011 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - |
Jan/2010-Jul/2011 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Conceção e coordenação da Ação de Formação Linguagem oral e literacia emergente: das concepções oficiais às práticas pedagógicas
no Jardim de Infância |
Set/2008-Jul/2010 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - 1. Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação contínua de Professores
– 1º Ciclo (Acção A1) |
Set/2008-Jul/2010 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação contínua de Professores
– 1º Ciclo (Acção A2) |
Set/2008-Jul/2009 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação Contínua de Professores
– 1.º Ciclo (Acção B) |
Set/2008-Jul/2009 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação Contínua de Professores
– 1.º Ciclo (Acção C) |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Set/2008-Jul
/
2010
|
|
Formação profissional»Professional education: - 48 sessões de formação no âmbito do PNEP (ações A1, A2, B e C)
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Set/2011-Actual |
Instituto de Educação |
Atividade realizada»Activity: Grupo de Trabalho - Inovação Pedagógica |
Out/2012-Out/2012 |
Instituto de Educação |
Atividade realizada»Activity: Processo de auditoria ao Programa Nacional do Ensino do Português - 1.º Ciclo |
Set/2012-Set/2012 |
Instituto de Educação |
Atividade realizada»Activity: Reunião com a Comissão Externa de Avaliação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Portuguesa de Linguística, Membro.
|
Actual |
International Reading Association, Membro.
|
Actual |
Littera, Membro.
Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
|
Actual |
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAIMTE), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2010. O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português. ed. 1, 2 vols.. Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2011. Avaliação fria, avaliação quente: contributos para a discussão da complexidade do processo de avaliação de desempenho. In Quanto vale o que fazemos? Práticas de avaliação de desempenho, 39 - 67. . Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
2. |
Pereira, Iris S. P. 2010. Sobre a natureza metodológica do Programa Nacional de Ensino do Português: opções e apostas do núcleo da Universidade do Minho. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 9 - 44. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
3. |
Pereira, Iris S. P. 2010. Um desenho global para o ensino da língua no 1.º ciclo do ensino básico. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 45 - 156. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
4. |
Carvalho, Maria J; Dias, V. D; Pereira, Iris S. P. 2010. Tornar-se professor de literacia crítica no 1.º ciclo. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 161 - 180. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
5. |
Boas, H. V; Dias, J. A; Pereira, Iris S. P. 2010. A utilização das TIC como ferramenta auxiliar de construção de competências na aula de português: contributos do PNEP. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 221 - 238. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
6. |
Pereira, J. C; Pereira, J. R; Pereira, Iris S. P. 2010. A promoção do conhecimento explícito da língua no contexto do PNEP. Renovação de conceções e práticas pedagógicas. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 181 - 220. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
7. |
Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F. 2010. A avaliação das aprendizagens linguísticas no contexto do PNEP: algumas evidências de conceções e de práticas profissionais
renovadas. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 239 - 259. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
8. |
Pereira, Iris S. P. 2009. Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade. In Modelos e Práticas em Literacia , 17 - 34. . Lisboa: Lidel. |
|
|
|
9. |
Pereira, Iris S. P. 2008. Desenvolver competências linguísticas para aprender a construir o conhecimento escolar. In Desenvolver Competências em Língua Portuguesa, 173 - 200. . Lisboa: CIED. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2012. "Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal: reflexão centrada nas aprendizagens de
caráter linguístico", Revista de Educação PUC 17, 2: 217 - 228. |
|
|
|
2. |
Pereira, Iris S. P. 2012. "Language education in the pre-school years: learning about teachers’ learning through an in-service program", The inescapability of language. Theory and practice for L1 educators. Special issue of L1, Educational Studies on Language
and Literature, 12: 1 - 23. |
|
|
|
3. |
Doecke, B.; Pereira, Iris S. P. 2012. "Language, experience and professional learning (What Walter Benjamin can teach us)", Changing English 13, 3: 269 - 281. |
|
|
|
4. |
Pereira, Iris S. P. 2007. "Para a caracterização do funcionamento das descrições demonstrativas anafóricas em português europeu: os usos em contexto
narrativo", Diacrítica 21, 1: 143 - 165. |
|
|
|
5. |
Dionísio, Maria L; Pereira, Iris S. P. 2006. "A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas", Perspectiva 24, 2: 569 - 596. |
|
|
|
6. |
Pereira, Iris S. P. 2005. "Para uma caracterização cognitiva do processo de resolução anafórica discursiva", Revista Portuguesa de Humanidades, 9: 51 - 77. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2011. "On the current Portuguese official framework for pre-school education", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Reading, In Literacy and Diversity, Proceedings of the 17th European Conference on Reading, Mons. |
|
|
|
2. |
Pereira, Iris S. P. 2011. "O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores", Trabalho apresentado em Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia , In Atas do Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia , Braga. |
|
|
|
3. |
Pereira, Iris S. P. 2008. "Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on
students competencies and teachers’ conceptions and practices", Trabalho apresentado em 53ª Assembleia mundial da International Council on Education for Teaching (ICET), In ICET's International Yearbook on Teacher Education, Braga. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2011. "Contributos para uma discussão das metas de aprendizagem (linguística) para a educação pré-escolar", Cadernos de Educação de Infância, 92: 55 - 65. |
|
|
|
2. |
Pereira, Iris S. P. 2006. "Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar ", Revista Portuguesa de Educação 19, 1: 177 - 184. Trabalho publicado como "Nota de leitura". |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2005. "Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação", Trabalho apresentado em Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, In Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, Braga. |
|
|
|
2. |
Pereira, Iris S. P. 2004. "A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado", Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Pereira, Iris S. P. 2004. "Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua", Trabalho apresentado em O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal. |
|
|
|
4. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. 2004. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico", Trabalho apresentado em O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal. |
|
|
|
5. |
Pereira, Iris S. P; Canário, Ana; Andrade, Emília; Pacheco, Alberta; Mesquita, Angelina; Pinto, Carmo; Teixeira, Graça. 2003. "A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo
de escolaridade básica", Trabalho apresentado em XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
6. |
Pereira, Iris S. P. 2002. "Como é possível preparar os alunos do nível pré-escolar para a compreensão na leitura?", Trabalho apresentado em IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente., Braga. |
|
|
|
7. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. 2003. "Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões", Trabalho apresentado em A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas , In A Criança, A Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas, Braga. |
|
|
|
8. |
Pereira, Iris S. P. 2002. "A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo, In Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores, Braga. |
|
|
|
9. |
Pereira, Iris S. P. 1999. "Para uma definição do processo de concordância negativa em Português", Trabalho apresentado em XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faro. |
|
|
|
10. |
Pereira, Iris S. P; Volpato, Arceloni. 1996. "Aspectos Histórico-Semânticos das Construções de Progressivo em Português", Trabalho apresentado em XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Braga. |
|
|
|
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Pereira, Iris S. P. Relatório de avaliação,2012 (Relatório técnico). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Potencialidades e limites da utilização
da linguagem escrita,XX Colloque de l'Afirse,Lisboa,2013 (Comunicação). |
2. |
Pereira, Iris S. P. Portfolios as complex performative spaces,9th International Conference IAIMTE,Paris,2013 (Comunicação). |
3. |
Pereira, Iris S. P; Campos, Ângela M. On the undestanding of the interpretation of literary texts. A contribution from critical narrative discourse analysis,9th International Conference IAIMTE,Paris,2013 (Comunicação). |
4. |
Pereira, Iris S. P. A escrita na aprendizagem profissional docente. O portefólio de aprendizagens como espaço performativo complexo,V Encontro nacional de reflexão sobre a escrita,Aveiro,2013 (Comunicação). |
5. |
Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto da prática de Ensino Supervisionada. A montante da escrita do portefólio de
estágio,III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB,Aveiro,2012 (Comunicação). |
6. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, Ângela; Costa, Carla. A prática de Ensino Supervisionada como contexto de desenvolvimento da competência do aprender a aprender,III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB,Aveiro,2012 (Poster). |
7. |
Pereira, Iris S. P; Ribeiro, Alzira M; Miranda, Elisa; Vilas-Boas, Helena; Carvalho, José M; Gonçalves, Manuel A; Moreira, Maria C; Leite, Maria I. O PNEP enquanto processo de Investigação-ação: experiência(s), conhecimento(s) e voz(es). Testemunho do núcleo da Universidade
do Minho,VI Encontro Língua Portuguesa nos 1.ºs anos de escolaridade - Investigação e Boas Práticas,Lisboa,2012 (Outra). |
8. |
Pereira, Iris S. P; Parente, Maria C; Silva, Maria C. V.. Learning about in-service education for pre-school teachers,4th ATEE Winter Conference,Coimbra,2012 (Comunicação). |
9. |
Doecke, B.; Pereira, Iris S. P. The professional learning of Language (L1) educators,4th ATEE Winter Conference,Coimbra,2012 (Comunicação). |
10. |
Pereira, Iris S. P; Malheiro, C.; Pereira, I.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o envolvimento
parental nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2012 (Comunicação). |
11. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, A.; Costa, C.; Silva, S.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre as potencialidades
e limites da aprendizagem corporizada nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2011 (Comunicação). |
12. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, A.; Costa, C.; Silva, S.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o papel da metacognição
nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2011 (Comunicação). |
13. |
Pereira, Iris S. P. O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores,Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia,Braga,2011 (Comunicação). |
14. |
Pereira, Iris S. P. On the current Portuguese official framework for pres-school literacy education,17th European Conference on Reading,Mons,2011 (Comunicação). |
15. |
Pereira, Iris S. P. Natural and cultural dimensions of language education in the pre-school years. (Learning about) Teachers’ learning through
an in-service program,IAIMTE 8th Bi-Annual Conference,Hildesheim,2011 (Comunicação). |
16. |
Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F; Alves, L.. Como se sente o amigo crítico que é simultaneamente o avaliador dos seus colegas? Reflexões sobre o processo de avaliação
no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP),Seminário Internacional Avaliação de Professores: Perspectivas Nacionais e Internacionais,Braga,2010 (Comunicação). |
17. |
Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F. A avaliação das aprendizagens linguísticas dos alunos no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): assunções
(e reacções) no núcleo da Universidade do Minho,2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação,Braga,2010 (Comunicação). |
18. |
Pereira, Iris S. P; Conde, Inês; Beefun, Harry. Texto/Contexto/ Discurso na LSF,Oficina "Interacionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional: Diálogos Possíveis",Lisboa,2009 (Comunicação). |
19. |
Pereira, Iris S. P. Learning literacy, learning language: Supporting theory with linguistic and educational research,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação). |
20. |
Pereira, Iris S. P; Dias, V.; Carvalho, M. J. Promoção da literacia crítica na escola básica: relato de um projecto experimental com alunos de 4º ano,1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias,Braga,2009 (Poster). |
21. |
Pereira, Iris S. P. Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on
students competencies and teachers´ conceptions and practices,ICET 2008 World Assembly,Braga,2008 (Comunicação). O ICET 2008 World Assembly decorreu na Universidade do Minho (Braga), de 14 a 17 de Julho. |
22. |
Pereira, Iris S. P. Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1.º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos
às concepções e práticas dos professores,Encontro "Quid Novi?",Porto,2008 (Comunicação). |
23. |
Pereira, Iris S. P. Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school in Portugal: A research on
students’ competencies and teachers’ conceptions and practices,International Council on Education for Teaching 2008 World Assembly,Braga,2008 (Comunicação). |
24. |
Pereira, Iris S. P. Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação,Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres,Braga,2005 (Comunicação). O encontro "Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres", realizado na Faculdade de Filosofia da Universidade
Católica, em Braga, decorreu de 22 a 22 de Abril de 2005. |
25. |
Pereira, Iris S. P; Dionísio, Maria L. Emergent Literacy in Portuguese Kindergarten: From the National Curriculum to School Practices,European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms",Rethymnon,2004 (Comunicação). O Seminário European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms”decorreu em Rethymnon, Creta, no dia 7 de Janeiro
de 2004. |
26. |
Pereira, Iris S. P. Sobre la resolución de las expresiones demostrativas anafóricas: foco discursivo, token reflexivité y relaciones de coherencia,XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística,Madrid,2004 (Comunicação). O XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística decorreu em Madrid, de 13-16 de Dezembro de 2004. |
27. |
Pereira, Iris S. P. Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua,O Ensino das Línguas e a Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação). O encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se na
ESE - Setúbal nos dias 27 e 28 de Setembro de 2004. |
28. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico,O Ensino das Línguas e a Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação). O encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se na ESE - Setúbal nos dias 27 e 28 de Setembro de 2004. |
29. |
Pereira, Iris S. P. A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado,XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2004 (Comunicação). O XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se em Lisboa, nos dias 13 a 15 de Outubro de 2004. |
30. |
Pereira, Iris S. P; Pacheco, Alberta; Canário, Ana; Mesquita, Angelina; Pinto, Carmo; Andrade, Emília; Teixeira, Graça. A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo
de escolaridade básica,XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação). O XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Lisboa, de 1 a 3 de Outubro de 2003. . |
31. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões,A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas ,Braga,2003 (Comunicação). O encontro "A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas" decorreu em Braga, nos dias 3 e 4 de Outubro
de 2003.
. |
32. |
Pereira, Iris S. P. Didáctica da leitura e da Escrita no 1º ciclo: Evidências de renovação de práticas pedagógicas,1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo),Aveiro,2003 (Poster). O 1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo) decorreu em Aveiro, nos dias 13 e 14 Novembro de
2003. |
33. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Avaliação diagnóstica da compreensão leitora,V Simpósio de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). O V Simpósio de Investigação em Psicologia decorreu em Lisboa, de 16 a 18 de Outubro de 2003. A comunicação apresentada teve
ainda como co-autora a Doutora M. Margarida Teixeira. |
34. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação). O VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia decorreu em A Coruña, Espanha, de 24-26 Setembro 2003. . A comunicação apresentada
teve ainda como co-autora a Doutora M. Margarida Teixeira. |
35. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Os processos de compreensão leitora: avaliar para prevenir,I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Campinas,2003 (Comunicação). O I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
decorreu em Campinas, Brasil, de 23 a 26 de Julho. |
36. |
Pereira, Iris S. P. How is it possible to prepare kindergarteners for reading comprehension?,VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura,Puebla,2002 (Comunicação). O VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura, promovido pelo Consejo Puebla de Lectura,
na cidade de Puebla, México, de 16 a 19 de Outubro. |
37. |
Pereira, Iris S. P. A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico,Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo,Braga,2002 (Comunicação). As Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo decorreram no dia 09 de Novembro de 2002. |
38. |
Pereira, Iris S. P. Sobre alguns equívocos em que se tem baseado a explicitação da categoria gramatical género,Encontro Linguística e Ensino do Português,Braga,2002 (Comunicação). O Encontro Linguística e Ensino do Português realizou-se em Braga, a 30 de Setembro de 2002. |
39. |
Pereira, Iris S. P. A leitura nas orientações oficiais para o 1º Ciclo,Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo,Lisboa,2002 (Poster). O Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo decorre na ESE de Lisboa no dia 12 de Julho
de 2002. |
40. |
Pereira, Iris S. P. Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português,XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Faro,1999 (Comunicação). O XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Faro, de 29 de Setembro a 1 de Outubro de 1999. . |
41. |
Pereira, Iris S. P. Aspectos da sintaxe da concordância negativa em Português,Primeiras Jornadas de Linguística da Escola Jean Piaget - Nordeste,Macedo de Cavaleiros,1998 (Comunicação). |
42. |
Pereira, Iris S. P; Veloso, Rita; Ambar, Maria M. Focus and tense,VIIth Colloquium of Generative Grammar,Oviedo,1997 (Comunicação). O VIIth Colloquium of Generative Grammar decorreu na Universidade de Oviedo, Espanha, de 2-4 de Abril. |
43. |
Pereira, Iris S. P. Aspectos histórico-semânticos das construções de progressivo em Português,XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,1996 (Comunicação). O XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Braga, de 30 de Setembro a 2 de Outubro de 1996.
. |
Curso de curta duração leccionado Taught short course |
1. |
Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto do estágio/prática de ensino supervisionada. O portefólio como espaço performativo
complexo., 2012 (Especialização), promovido por Universidade do Minho. |
2. |
Pereira, Iris S. P. A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem oral. A relação entre o oral e o escrito numa perspetiva de
desenvolvimento: a emergência da leitura e da escrita e a relação com a educação pré-escolar, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 4 de Janeiro de 2008). |
3. |
Pereira, Iris S. P. O desenvolvimento da consciência linguística (de palavra, silábica, intrassilábica e fonémica) e o ensino da decifração, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 11 de Janeiro de 2008). |
4. |
Pereira, Iris S. P. O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 18 de Janeiro de 2008). |
5. |
Pereira, Iris S. P. O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Sessão de acompanhamento de formadores residentes (Acção B), realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional
do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 17 de Janeiro de 2008). |
6. |
Pereira, Iris S. P. O desenvolvimento da linguagem oral. Conceitos básicos. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento
do conhecimento fonológico, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 26 de Outubro de 2007. |
7. |
Pereira, Iris S. P. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento morfo-sintáctico, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 23 de Novembro de 2007). |
8. |
Pereira, Iris S. P. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento discursivo. Factores determinantes do desenvolvimento
da linguagem oral, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 30 de Novembro de 2007). |
9. |
Pereira, Iris S. P. Desenvolver a consciência fonémica e promover o ensino da leitura, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Sessão de acompanhamento regional de formadores residentes (Acção B), realizada na Universidade do Minho no âmbito do Programa
Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 13 de Dezembro de 2007). . |
10. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Ler antes de ler ou como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Biblioteca Pública de Tomar/ECAE. Duração: 8 horas. Local: Tomar, Cidade: Tomar, Tipo de participação: Outra. Acção de formação realizada no dia 29 de Abril 2003. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Pereira, Iris S. P. Palestra 'Escrita e investigação docente', por Brenton Doecke,2012 (Outro). |
2. |
Pereira, Iris S. P. Práticas de educação linguística em contexto pré-escolar,2011 (Outro / Organização). |
3. |
Pereira, Iris S. P. Educação linguística e democracia,2011 (Seminário). |
4. |
Pereira, Iris S. P. Sessão de apresentação do livro 'O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais
no contexto do PNEP e do novo programa de português',2011 (Outro). |
5. |
Pereira, Iris S. P. A iniciação à leitura e à escrita. Contributos do PNEP,2010 (Seminário). |
6. |
Pereira, Iris S. P. O método construtivista de iniciação à leitura e à escrita,2010 (Seminário). |
7. |
Pereira, Iris S. P. Aprendizagens de pontuação: aprendizagens de textualização,2010 (Seminário). |
8. |
Pereira, Iris S. P. 16th European Conference on Reading/ 1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias,2009 (Conferência). |
9. |
Pereira, Iris S. P. 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2008 (Encontro). |
10. |
Pereira, Iris S. P; Azevedo, Fernando J. F; Ramos, Rui M. L; Silva, Sara R. R.. A Criança, a Língua e o Texto Literário,2003 (Encontro / Outra). |
11. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2002 (Congresso / Outra). |
12. |
Pereira, Iris S. P; Azevedo, Fernando J. F; Ramos, Rui M. L. Jornadas DCILM: A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º Ciclo,2002 (Encontro / Outra). |
13. |
Pereira, Iris S. P; Barbosa, Maria P. 24th GLOW (Generative Linguistics in the Old World) Colloquium 2001,2001 (Concerto / Outra). |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Pereira, Iris S. P; Doecke, B.. Editorial,2012. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros , Engaging Kids: interações com manipulativos digitais educativos, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências de Educação com Especialidade em Tecnologia Educat) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Universidade do Minho (Co-orientador). |
2. |
Susana Maria do Nascimento Horta Moreira, Impacto das variáveis psicológicas, práticas familiares e pedagógicas na escrita, 2008. Tese (Doutoramento em Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ângela Maria Castro Bragança Campos, Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica. Uma leitura crítica
de “Arroz do Céu”, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino de Português) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Rita Manuela Miranda Mourão Peixoto, O contributo do dicionário digital online para a aprendizagem da língua portuguesa. Estudo de caso no âmbito do Projeto VISEUS:
http://www.myowndictionary.eu/, 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
3. |
Ângela Sousa Magalhães, Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a escrever textos não literários, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Carla Manuela Duarte da Silva Costa, Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a compreender textos não literários, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Fátima Marisa Correia Fonseca, Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Margarida Torres Silva, Linguagem formal em situações orais, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
1. |
Helena Sofia Gonçalves Costa, Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: ler para aprender em contextos de aprendizagem situada, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Margarida Gonçalves Fonseca, Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: escrever para aprender em contextos de aprendizagem
situada, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Maria do Céu Cosme, Variáveis linguísticas e produção escrita, 2012. Dissertação (Psicologia da educação) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Universidade do Minho (Co-orientador). |
4. |
Olga Daniela Martins Leite, Formação contínua de professores do 1.º CEB para o uso das TIC na área da língua materna: a realidade e uma alternativa, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
5. |
Ana Cristina Xavier D´Almada Menezes, O Livro Digital e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
6. |
Marcos Ernesto Braga Antunes, Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto do Programa Nacional do Ensino do Português – Estudo de Caso num Agrupamento
de Escolas de Braga, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
7. |
Silvana Rosa Leite Fernandes, Blogues no contexto do Programa Nacional do Ensino do Português – Universidade do Minho: avaliação e perspectivas de evolução, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Jorge Manuel Passos Martins. A literatura na escola: conceções, práticas e receção pelos alunos – Um estudo de caso de caso da realidade portuguesa, 2012. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
2. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Verônica Maria de Araújo Pontes. A recepção do fantástico e do maravilhoso na literatura infantil: um estudo de caso em escolas públicas de Portugal e do
Brasil, 2009. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
1. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de José Carlos de Oliveira Lopes. O papel da escrita na construção das aprendizagens: perceções e conceções dos professores do 3.º ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino de Português) - Universidade do Minho. |
2. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Ana Cristina Teixeira. Negociação e autodirecção numa pedagogia re(ide)alista: uma experiência na disciplina de Inglês, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) - Universidade do Minho. |
3. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Susana Augusta Guedes Alves. Supervisão do Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) - Universidade do Minho. |
4. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cláudia Manuela da Silva Pinheiro. O Texto Expositivo-Argumentativo e a Expressão de Conhecimento através da Escrita, 2012. Dissertação (Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ens) - Universidade do Minho. |
5. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sandra Liliana Pereira Lopes. Ensinar a Escrever na Aula de Português - O Texto Argumentativo, 2012. Dissertação (Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ens) - Universidade do Minho. |
6. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Raquel Beatriz Pereira Vasques. A Aprendizagem e o Uso de Léxico na Aula de Espanhol Língua Estrangeira, 2012. Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho. |
7. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa. O Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
8. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cátia Liliana Fernandes. A Criança e o Contacto com a Leitura: Estratégias de motivação e promoção da Leitura, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
9. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cristiana Sofia da Silva Moreira. À Descoberta do Prazer da Leitura através da Magia de um Conto, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
10. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sara Patrícia de Azevedo Martins. A Exposição Oral em Língua Materna e em Língua Estrangeira, 2012. Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho. |
11. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Ana Rita Assis Freitas. Estratégias para o Desenvolvimento Lexical, 2012. Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho. |
12. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria do Céu Rodrigues de Bastos Graça. Escrever para aprender história - um estudo no 7.º no de escolaridade, 2012. Dissertação (Didáctica (2.º ciclo)) - Universidade de Aveiro. |
13. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Helena Maria Arruda Mesquita Maciel. A consciência fonológica ao serviço da competência leitora. Os sons das palavras, 2012. Dissertação (Ciências da Educação - Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
14. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sónia Margarida Filipe Ferreira. O domínio das orações adjectivas em Português Europeu: Desenvolvimento da linguagem (típico e atípico) e efeitos de escolarização, 2012. Dissertação (Ciências da Linguagem e da Comunicação - Linguística Portuguesa Aplicada ) - Universidade de Évora. |
15. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Carla Sónia Ferreira Alves. A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar. Das conceções às práticas e das práticas às conceções, 2011. Dissertação (Ciências de Educação - Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
16. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Karine Cristina Manzo Berg. Brasil e Portugal: Concepções Literárias presentes em Contexto Escolar, 2008. Dissertação (Ciências da Educação - Análise Textual e Literatura Infantil) - Universidade do Minho. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pereira, Iris Susana Pires. Da investigação às práticas - Revista do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Pereira, Iris Susana Pires; Doecke, B.. The inescapability of language. Theory and practice for L1 educators. Special issue of L1, Educational Studies on Language
and Literature, de 2011/08/01 até 2012/10/22, Função ou tipo de participação: Editor. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
31 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
10 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
8 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
6 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Produção técnica Technical production |
68 |
Trabalhos técnicos Technical works |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
67 |
Dados complementares (Additional data) |
35 |
Orientações Orientations |
15 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
18 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
2 |
Outras informações relevantes
Iris Susana Pires Pereira completed her PhD in Child Studies at the University of Minho in 2008. She is an Assistant Professor
at the University of Minho. She has 8 articles published in journals and 13 papers in proceedings of events, has 9 book
chapters and one book published. She has 66 items of technical production, supervised 5 dissertations and co-directed
one in the area of Education, she is co-supervising 7 dissertations and two theses, one in the are of ITC and Curriculum Development
and the other in the area of Educational Psychology. She works in the areas of Social Sciences with an emphasis with an
emphasis in Other Humanities and ITC. In her professional activities she has interacted with 47 co-authors of diverse
papers. She is a scientific consultant of the project MD II (Pro NORTH 07-0202 ERDF 13657). In her DeGóis curriculum,
the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural are: Portuguese Language Learning
and Teaching, Teaching Reading, Oral language development, Linguistics, Emergent Literacy, and reference areas.
Iris Susana Pires Pereira. Concluiu Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho em 2008. É Professor
Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 13 trabalhos em actas de eventos, possui
9 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 66 itens de produção técnica. Orientou 5 dissertações de mestrado
e co-orientou 1 na área de Ciências da Educação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação
e Humanidades com ênfase em Outras Humanidades. Nas suas actividades profissionais interagiu com 47 colaboradores em co-autorias
de trabalhos científicos. É consultora científica do projeto MD II (Pro NORTE-07-0202 FEDER 13657). No seu curriculum
DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino
da Língua Portuguesa, Ensino da Leitura, Avaliação de leitura, Desenvolvimento da linguagem oral, Linguística, Literacia
Emergente, e domínios de referência.
|
Visualizações do curriculum [
2047
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
09-11-2013
às
19:27:26
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|