Cecília do Rosário da Mota Aguiar
                   | 
                
               
                   | 
                  
                        												Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												28/09/2014 | 
                
              
            
 Dados pessoais (Personal data)  
            
               
                  
                     Nome completo
                        						 Full name | 
                     Cecília do Rosário da Mota Aguiar | 
                   
                  
                     Nome em citações bibliográficas
                        							 Quoting name | 
                     Aguiar, Cecília | 
                   
                  
                     Categoria profissional
                        					 Position | 
                     Professor Auxiliar | 
                   
                  
                     Domínio científico de atuação
                        						 Scientific domain | 
                     Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
  | 
                   
                
               
                  
                     Endereço profissional
                        						 Professional address | 
                     ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Departamento de Psicologia Social e das Organizações Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217903201 Fax: (+351)217964710 Correio electrónico: cdrma@iscte.pt Homepage: www.iscte-iul.pt | 
                   
                
               
                  
                     Sexo
                        							 Gender | 
                     Feminino»Female | 
                   
                 
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
            
               
                  
                     | 2002-2006 | 
                     Doutoramento Phd | 
                   
                  
                     Doutoramento em Psicologia
                        							(5 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade do Porto,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 1993-1998 | 
                     Licenciatura Licentiate degree | 
                   
                  
                     Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação)
                        							(5 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade do Porto,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                 
 Formação complementar ( studies) 
            
               
                  
                     | 2006-2010 | 
                     Pós-Doutoramento Postdoctorate | 
                   
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2000-2001 | 
                     Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation | 
                   
                  
                     Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce).
                        						 Universidade do Porto,
                        			Portugal.
                        					
                      | 
                   
                 
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
            
               
                  
                     | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa | 
                   
                
               
                  
                     | Mar/2012-Actual | 
                     Professor Auxiliar | 
                   
                
               
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | 
                   
                
               
                  
                     | Mar/2010-Fev/2012 | 
                     Investigador principal em projetos FCT (BDCC) | 
                   
                
               
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | 
                   
                
               
                  
                     | Out/2006-Fev/2010 | 
                     Bolseiro de pós-doutoramento | 
                   
                
               
               
                  
                     | Set/2002-Set/2006 | 
                     Bolseiro de doutoramento | 
                   
                 
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
            
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | 
                   
                
               
 Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities) 
            
               
                  
                     | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa | 
                   
                
               
                  
                     | Fev/2013-Actual | 
                      | 
                   
                  
                     | Membro do Plenário do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL | 
                   
                
                  
                     | Fev/2013-Actual | 
                      | 
                   
                  
                     | Membro da Comissão Pedagógica da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL | 
                   
                 
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
            
               
                  
                     | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa | 
                   
                
               
                  
                     | Set/2012-Actual | 
                      | 
                   
                  
                     | 
                           								- 
                           								Coordenador de Curso: Licenciatura em Psicologia | 
                   
                 
 Linhas de Investigação (Research fields)  
            
                  
                     | 1. | 
                     Participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos | 
                   
                  
                      | 
                      
                        					Domínio Científico:
                        					Ciências Sociais / Área Científica:
                        						Psicologia.
                        				 Objectivos socio-económicos:
                        					Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
                        					Disabilities; Preschoolers; Child care; Quality; Inclusion; Social participation.
                      | 
                   
                
 Projetos de Investigação (Research projects)  
            
               
                  
                     Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher | 
                   
                
                  
                     2012- Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância -Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010. Parceiro(s)»Partners:
                        							Universidade do Porto.  Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 
                      | 
                   
                
                  
                     2010-2012 Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância-Enhancing social participation of preschoolers with disabilities | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: RIPD/QRD/109571/2009. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Participação como Investigador Participation as Researcher | 
                   
                
                  
                     2014-2016 CARE: Curriculum Quality Analysis and Impact Review of European ECEC | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: Grant Agreement 613318 . FP7-SSH-2013-2 (Collaborative project) Parceiro(s)»Partners:
                        							Utrecht University; University of Oxford; Freie Universitat Berlin; Aarhus Universitet; Katholieke Universiteit Leuven; Universita Degli Studi di Milano; Hellenic Open University; Jyväskylan Yliopisto; Hogskolen I Vestfold; Uniwersytet Warszawski.  Financiador(es)»Funding:
                        							Comissão Europeia. 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Participação como Doutorando Participation as Phd student | 
                   
                
                  
                     2000-2004 A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/35207/1999. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 
                      | 
                   
                 
 Línguas (Languages) 
            
               
                  
                     Compreende Understandig | 
                     Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Fala Speaking | 
                     Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Lê Reading | 
                     Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Escreve Writing | 
                     Inglês  (Bem). | 
                   
                 
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
            
               
                  
                     | 2007 | 
                     Doctoral dissertation selected for publication in the series University Texts on Social Sciences and Humanities,
                        					Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulkenkian .
                      | 
                   
                 
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
            
               
                  
                     | Actual | 
                     Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Actual | 
                     Society for Research in Child Development, Membro.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Actual | 
                     International Society on Early Intervention, Membro.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Actual | 
                     Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, Membro.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Actual | 
                     Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Actual | 
                     Associação de Profissionais de Educação de Infância, Associado.
                        				
                      | 
                   
                 
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
            
               
                  
                     Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Aguiar, Cecília.  2009. Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1276-4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Capítulos de livros publicados Published book chapters | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina.  2009. Educação e Investigação em idades precoces.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão , ed. Gabriela Portugal, 63 - 76. . Aveiro: Universidade de Aveiro. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Aguiar, Cecília; Cruz, Orlanda; Barros, Sílvia; Bairrão, Joaquim.  2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, ed. Livpsic, 74 - 97. ISBN: 972-8082-76-3. Porto: Livpsic. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Boavida, T.; AGUIAR, C; McWilliam, R. A.  2014. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 4, 33: 200 - 211.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Correia, Nadine; Daniel, João R; Aguiar, Cecília.  2014. "Desenhos de investigação A-B-A-B: Uma abordagem experimental para a avaliação de intervenções em contextos naturais", Laboratório de Psicologia 12, 1: 15 - 30.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                      Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A.  2013. "Consistency of toddler engagement across two settings", Early Childhood Research Quarterly, 28: 102 - 110.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília.  2013. "Effects of home environment and center-based child care quality on children’s language, communication, and literacy outcomes", Early Childhood Research Quarterly, 28: 94 - 101.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Augusto, Helena; Aguiar, Cecília; Carvalho, Leonor.  2013. "Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais", Análise Psicológica 31, 1: 49 - 68.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Almeida, Ana S; Aguiar, Cecília; Pinto, Ana I.  2012. "Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características
                        estruturais do contexto", Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 2, 1: 94 - 117.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro.  2012. "Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. ", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Correia, Nadine.  2011. "Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial", Análise Psicológica 1, XXIX: 167 - 178. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília.  2010. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers", Early Childhood Research Quarterly 25, 4: 527 - 535.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Pimentel, Júlia S.  2010. "Classroom Quality and Social Acceptance of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 1: 34 - 41.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S.  2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 12. | 
                     Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília.  2009. "Mothers’ interactive behaviors and child engagement: The moderating effect of child care quality", Psicologia 2, XXIII: 87 - 101. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 13. | 
                     Cruz, O.; Aguiar, C..  2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale : la qualité de l’environnement familial et les comportements interactifs
                        de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée/European Review of Applied Psychology 58, 3: 177 - 184.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 14. | 
                     Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim.  2007. "Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality", Early Childhood Research Quarterly 2, 22: 204 - 214.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 15. | 
                     Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I.  2006. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado", Análise Psicológica 4, XXIV: 447 - 466.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 16. | 
                     Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia.  2004. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF 2, 9: 165 - 171.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 17. | 
                     Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, Sílvia.  2002. "Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na Área Metropolitana do Porto", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 5: 7 - 28. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Gamelas, Ana M; Aguiar, Cecília.  2013. "Preschool Teachers’ Ideas about Practices to Promote Peer Relations: Using Q Methodology to Determine Viewpoints", Trabalho apresentado em 4th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership, In Procedia - Social and Behavioral Sciences, Barcelona.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Grande, Catarina; Aguiar, Cecília.  2011. "O Índice de Capacidades: Dois estudos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
                        e Contextos , In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica:
                        Formas e Contextos , Lisboa. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S.  2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim.  2006. "Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Vol. IV, Évora. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim.  2006. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Pinto, Ana I; Nunes, Cristina; Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília.  2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – Um estudo comparativo", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Aguiar, Cecília; Cadima, Joana; Silva, Patrícia; Bairrão, Joaquim.  2004. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Pinto, Ana I; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, Orlanda.  2004. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto
                        de creche.", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Lima, Isabel A; Aguiar, Cecília; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Pinto, Ana I.  2008. "Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância – Edição Revista". Porto: LivPsic/Legis Editora. (Outra) | 
                   
                 
 Dados Complementares (Additional data) 
            
               
                  
                     Tese de Doutoramento Phd Thesis | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Tânia Boavida, Promoting the quality of Individualized Education Programs (IEP) and Individualized Family Service Plans (IFSP) goals and
                        objectives, 2013. Tese (Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Milene Ferreira, Qualidade de processo, perfis de incapacidade e experiências sociais em contextos pré-escolares, 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
                  
                     Dissertação de Mestrado Master degree dissertation | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Joana Sampaio, As redes sociais das crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos, 2013. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Bárbara Alexandra Dinis Monteiro Tadeu, A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela, 2012. Dissertação (Intervenção Precoce) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Ana Catarina Pereira, Avaliação das práticas de ensino, jogo e envolvimento nas salas de actividade com crianças acompanhadas por uma equipa local
                        de intervenção, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Ana Lara Mendes, Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Ana Margarida Batista Fialho, Competência social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Helena Augusto, Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Ana Filipa Vargas Pereira, Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Marta Rendeiro, Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Sofia Cândido, Representações de vinculação parentais, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Cláudia Xavier, Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Rita Lourenço, A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação
                        da criança em idade escolar, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 12. | 
                     Luís Formas, Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 13. | 
                     Marta Macário, Auto-estima e ausência paterna. , 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 14. | 
                     Vanessa Cardoso, Crescer só…entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 15. | 
                     Raquel Pinto, O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 16. | 
                     Maria Silva, Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 17. | 
                     Carla Correia, Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 18. | 
                     Dina Somsen, A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA. , 2008. Dissertação (Infecção VIH/SIDA) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). | 
                   
                
                  
                     Orientação de outra natureza Other orientation | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Inês Peceguina, Pós-doutoramento: Qualidade e relações em contexto pré-escolar: Associações com competências de literacia e numeracia, 2013. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Ana Madalena Gamelas, Pós-doutoramento: Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância, 2012. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). | 
                   
                
                  
                     Participação editorial em revistas Magazine editorial participation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Cecília Aguiar. Early Childhood Research Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer.
   | 
                   
                  
                     | 2. | 
                     Cecília Aguiar. Laboratório de Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer. | 
                   
                  
                     | 3. | 
                     Cecília Aguiar. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer.
   | 
                   
                  
                     | 4. | 
                     Cecília Aguiar. Psicologia, desde 2012/07/04, Função ou tipo de participação: Reviewer. | 
                   
                  
                     | 5. | 
                     Cecília Aguiar. Da Investigação às Práticas, desde 2011/10/13, Função ou tipo de participação: Reviewer.
   | 
                   
                 
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
            
               
                  
                     
                           															Produção científica
                           															 Scientific production | 
                   
                  
                     
                           															Dados complementares
                           															  data | 
                    
                  
                  
                     
                        Produção científica Scientific production | 
                        29 | 
                      
                    
                  
                     
                        Livros e capítulos Books and book chapters | 
                        3 | 
                      
                   
                  
                     
                        Livros publicados ou organizados Published or organized books | 
                        1 | 
                      
                   
                  
                     
                        Capítulos de livros publicados Published book chapters | 
                        2 | 
                      
                   
                  
                     
                        Artigos científicos em revistas Papers in periodics | 
                        17 | 
                      
                   
                  
                     
                        Com arbitragem científica With scientific refereeing | 
                        17 | 
                      
                   
                  
                     
                        Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings | 
                        8 | 
                      
                   
                  
                     
                        Com arbitragem científica With scientific refereeing | 
                        1 | 
                      
                   
                  
                     
                        Sem arbitragem científica Without scientific refereeing | 
                        7 | 
                      
                   
                  
                     
                        Outros tipos de produção científica Other scientific production | 
                        1 | 
                      
                    
                  
                  
                     
                        Dados complementares  (Additional data) | 
                        27 | 
                      
                    
                  
                     
                        Orientações Orientations | 
                        22 | 
                      
                   
                  
                     
                        Participação editorial em revistas Magazine editorial participation | 
                        5 | 
                      
                   
                 
            
               
                  | 
                     												Visualizações do curriculum [
                     												1937
                     												]
                     											
                   | 
                
             
            
            
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											30-09-2014
                     											às
                     											14:28:38
                   | 
                
               
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team | 
                
             
          |