Curriculum Vitae

Abílio Afonso Lourenço

Data da última atualização »Last update : 01/10/2014


Abílio Afonso Lourenço. Concluiu o doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho em 2008 e o pós-doutoramento na mesma área científica em 2009, na Universidade Fernando Pessoa. É docente da Escola Secundária Alexandre Herculano, Porto. Publicou 27 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro e um capítulo de livro publicados. Possui 26 itens de produção técnica. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia da Educação e em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 36 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0182004717167271


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Abílio Afonso Lourenço
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lourenço, A. A.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Escola Secundária Alexandre Herculano
Ensino Secundário
Avenida Camilo
Porto
4300-096 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225371838
Fax: (+351)225365502
Correio electrónico: investigar2010@gmail.com
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2008 Doutoramento
Phd
Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2000-2003 Mestrado
Master degree
Psicologia Social e das Organizações (2 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

1996-2000 Licenciatura
Licentiate degree
Ensino de Educação Tecnológica (4 anos » years) .
Universidade Aberta, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2009-2009 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
1 anos » years. Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Curso de estatística de utilização do AMOS.
Universidade do Minho, Portugal.

1996-1996 Curso de curta duração
Short course
Curso de informática.
Microdáctil, Portugal.





Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Fev/2005 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Jul/2004 - Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Mar/2004 - Actual Sociedade Portuguesa de Psicologia, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. eds. 2004. Disrupção Escolar - estudo de casos ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-0-34953-0. Porto: Porto Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.. 2011. Inventário de processos de auto-regulação da aprendizagem (IPAA).  In Instrumentos e Contextos da Avaliação Psicológica, 159 - 174. . Coimbra: Almedina.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Rosário, Pedro; Núñez, José C; Ferrando, Pere J; Paiva, Maria O; Lourenço, Abílio; Cerezo, Rebeca; Valle, Antonio. 2013. "The relationship between approaches to teaching and approaches to studying: a two-level structural equation model for biology achievement in high school", Metacognition and Learning 8, 1: 47 - 77.
2. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rodrigues, A.; Valle, A.; Tuero-Herro. 2012. "Predicción del rendimiento en matemáticas: efecto de variables personales, socioeducativas y del contexto escolar. ", Psicothema 24, 2: 289 - 295.
3. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2012. "A influência da aprendizagem auto-regulada na mestria escolar", Estudos e Pesquisas em Psicologia 12, 2: 501 - 520.
4. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.. 2012. "Autoeficacia y utilidad percibida como condiciones necesarias para un aprendizaje académico autorregulado", Anales de Psicologia 28, 1: 37 - 44.
5. Rosário, P.; Núñez, J. C; Valle, A.; González-Pienda, J.; Lourenço, A. A. 2012. "Grade level, study time, and grade retention and their effects on motivation, self-regulated learning strategies, and mathematics achievement: a structural equation model.", European Journal of Psychology of Education 27, 4: 1 - 25.
6. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Inventário de Percepções de Ambiente de Ensino (IPAE): validação numa perspectiva exploratória", Psicologia, Educação e Cultura 15, 1: 77 - 92.
7. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Ambiente da sala de aula: Um estudo de caso", Educação & Filosofia 25, 49: 17 - 42.
8. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula", Psicologia: Teoria e Pesquisa 27, 4: 393 - 402.
9. Paiva, M. O. A; Cunha, P.; Lourenço, A. A. 2011. "Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE): validação de um instrumento para a construção de Paz nas escolas", Revista Argentina de Ciencias do Comportamiento 3, 3: 23 - 31.
10. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Estudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar", Ciências & Cognição 16, 3: 151 - 166.
11. Paiva, M. O. A; Da Rosa, V. P; Lourenço, A. A. 2010. "Variáveis explicativas do sucesso escolar: um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico", Revista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais 7, 1: 378 - 390.
12. Lourenço, A. A; Da Rosa, V. P; Paiva, M. O. A. 2010. "Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar: um estudo de caso", Revista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais 7, 1: 276 - 289.
13. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Young, N.; Da Rosa, V. P. 2010. "Effects of personality on interpesonal negotiation strategies and self-presentation in a school seting", Psique 6, 1: 7 - 27.
14. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "Autoconceito e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 18, 1: 177 - 194.
15. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "Comportamentos disruptivos e sucesso académico: a importância de variáveis psicológicas e de ambiente", Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 2, 2: 18 - 31.
16. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "A motivação escolar e o processo de aprendizagem", Ciências & Cognição 15, 2: 132 - 141.
17. Rosário, P.; González-Pienda, J.; Cerezo, R.; Pinto, R.; Ferreira, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "Eficacia del programa «(Des)venturas de Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estúdio", Psicothema 22, 4: 828 - 834.
18. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2009. "Comportamentos disruptivos versus rendimento académico: uma abordagem com modelos de equações estruturais", Psicologia, Educação e Cultura 13, 2: 283 - 306.
19. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2009. "Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação", Educação & Filosofia 23, 46: 145 - 168.
20. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2008. "Conflitos na escola - a dinâmica da mediação", Psicologia, Educação e Cultura 12, 2: 315 - 336.
21. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2007. "Conflitos negociados na escola - estudo comparativo entre escolas com características urbanas, suburbanas e rurais", Psicologia, Educação e Cultura 11, 1: 41 - 71.
22. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2006. "Comportamentos anti-socias dos adolescentes: influência da satisfação escolar", Psicologia, Educação e Cultura 10, 1: 159 - 181.
23. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2006. "A extroversão na negociação de conflitos escolares", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 13, 11-12: 221 - 236.
24. Lourenço, A. A. 2004. "Multiculturalidade, etnia e personalidade", Revista de Psiquiatria e Psicologia 25, 1-2-3-4: 29 - 50.
25. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2004. "Negociação de conflitos em contexto escolar", Psicologia, Educação e Cultura 8, 1: 121 - 140.
26. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2004. "Influência da personalidade na negociação de conflitos em contexto escolar", Psicologia, Educação e Cultura 8, 2: 533 - 559.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "Disrupção Escolar e Rendimento Académico: Um estudo com modelos de equações estruturais", Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia , In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Braga.
2. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "A percepção do ambiente de ensino pelos professores da ESAH", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga.
3. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "A percepção do clima de escola pelos alunos da ESAH", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Lourenço, A. A. 2009. "Disrupção Escolar no 3.º ciclo do Ensino Básico: Influência do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula ", 84 pp.. Porto: Esc Estudos Pós-Graduados e de Investigação da Univ Fernando Pessoa - Trabalho de Pós-doutoramento.
2. Lourenço, A. A. 2007. "Processos Auto-Regulatórios em Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico: Contributo da Auto-Eficácia e da Instrumentalidade", 228 pp.. Braga: Escola de Psicologia da Universidade do Minho - Dissertação de doutoramento.
3. Lourenço, A. A. 2003. "Indisciplina na Escola: Uma Abordagem Comportamental e Causal", 133 pp.. Porto: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa - Tese de Mestrado.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Monteiro, A. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A. Conflitos interpessoais e ambiente de sala de aula: uma análise exploratória,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2014 (Comunicação).
2. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Influência do autoconceito académico na eficácia negocial: Estudo realizado com o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE),IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2014 (Comunicação).
3. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. Resolução de Conflitos e Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Análise Exploratória,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
4. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. Clima na Escola e Táticas de Gestão de Conflito - Estudo Realizado no Norte de Portugal,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
5. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rosário, P.; Núñez, J. C. Algunas variables condicionantes del aprendizaje autorregulado en la Educación Secundaria Obligatoria (ESO),VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
6. Lourenço, A. A; Cunha, P.; Paiva, M. O. A. Um instrumento para a construção de Paz nas escolas: validação do questionário de eficácia negocial de conflitos na escola (QENCE) – análises factoriais exploratória e confirmatória,I Congresso Internacional “Construir a Paz”,Porto,2011 (Poster).
7. Fernández, E.; Mourão, R.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Pinto, R.; Salgado, A.; Guimarães, C.. Intervención en procesos de autorregulación del aprendizaje en estudiantes de Educación Primaria y sus consecuencias motivacionales y en procesos de estúdio,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
8. Rosário, P.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Mourão, R.; Núñez, J. C. Approaches to teaching and approaches to learning in Portuguese Secondary schools: a case study in Biology,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
9. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Salgado, A.; Rodrigues, A.; Ferreira, P.; Nunes, T.. Programas de promoção da auto-regulação ao longo da escolaridade: Estórias-ferramenta como motor de aprendizagem,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural” ,Valladolid,2011 (Comunicação).
10. Salgado, A.; Rodrigues, A.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. Trayectorias escolares de fracaso y de êxito en las Matemáticas: autorregulación del aprendizaje, postergación y capacidad volitiva,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
11. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. Disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
12. Nunes, T.; Magalhães, C.; Rodrigues, A.; Guimarães, C.; Lourenço, A. A; Rosário, P.. Projecto cartas do Gervásio: uma intervenção com alunos novel,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
13. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.. Abordagens à Aprendizagem e Abordagens ao Ensino: Estarão os alunos do 12.º ano preparados para os desafios de Bolonha?,I Congresso Nacional da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior - Associação Profissional (RESAPES-AP),Aveiro,2010 (Comunicação).
14. Mourão, R.; Rodrigues, M.; Nunes, T.; Jesus, A. R; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rosário, P.. Os TPC e a auto-regulação da aprendizagem: impacto no rendimento em Matemática,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
15. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Jesus, A. R; Salgado, A.; Trigo, L.; Núñez, J. C; Valle, A.. Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza en el bachillerato. Un estudio en las asignaturas de Biología e Historia,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
16. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Nunes, T.; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.. Eficacia del programa «(Des)venturas do Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estúdio,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
17. Guimarães, C.; Rosário, P.; Salgado, A.; Magalhães, C.; Lourenço, A. A; Santos, L.; Trigo, L.. High school Portuguese students approach to learning: Are we ready to face the Bologna’s process?,1st International Conference on “Psychology and Education: Practices, Training and Research”,Covilhã,2009 (Poster).
18. Guimarães, C.; Rosário, P.; Mourão, R.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Trigo, L.; Salgado, A.. Promoting first year students SRL through narratives,1st International Conference on “Psychology and Education: Practices, Training and Research”,Covilhã,2009 (Poster).
19. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.; Nunes, T.. Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza en el bachillerato. Un estudio en las asignaturas de Biología e Historia,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Poster).
20. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Magalhães, C.; Santos, L.; Mourão, R.. Abordagens à aprendizagem e abordagens ao ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no secundário,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
21. Lourenço, A. A; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Santos, L.; Mourão, R.; Magalhães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.. Processos auto-regulatórios em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: Auto-eficácia e instrumentalidade,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
22. Costa, M.; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.; Trigo, L.; Santos, L.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Baldaque, M.; Lourenço, A. A. Procrastinação Académica: Variáveis pessoais, escolares e familiares,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
23. Magalhães, C.; Rosário, P.; Valle, A.; Lourenço, A. A; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Baldaque, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Salgado, A.; Santos, L.; Trigo, L.; Costa, M.. Ansiedade face aos testes em Matemática: O papel de variáveis pessoais e familiares,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
24. Baldaque, M.; Mourão, R.; Guimarães, C.; Rosário, P.; Costa, M.; Lourenço, A. A; Salgado, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.; Trigo, L.; Paiva, M. O. A; Magalhães, C.; Santos, L.. Trabalho de casa de Matemática e variáveis motivacionais da aprendizagem autorregulada,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
25. Santos, L.; Marques, L. S; Lourenço, A. A; Salgado, A.; Guimarães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Rosário, P.. Tutoria centrada na promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem: Estudo de caso no 7.º ano de escolaridade,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
26. Guimarães, C.; Freire, J.; Rosário, P.; Trigo, L.; Santos, L.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Lourenço, A. A; Salgado, A.. Processos auto-regulatórios de alunos do 1.ºano do Ensino Superior: Um estudo realizado na Universidade da Beira Interior,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Outros Trabalhos
Other production
1. Lourenço, A. A. Projecto de investigação: "Processos auto-regulatórios e rendimento académico - fundamentos pessoais e sociais, 2007.
Projecto de investigação subsidiado pela FCT (PTDC/CED/66503/2006), coordenado pelo professor doutor Pedro Sales Luís Rosário, do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga.



Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Enfoques al aprendizaje y enfoques ensenanza en bachillerato: datos y desafios para alumnos, profesores y directivos de los centros educativos, 2011 (Congresso).
Nome do evento: XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía; Nome da Instituição: Universidade da Coruña e Universidade do Minho; Cidade do evento: Coruña.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
34

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
26
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
26
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
26

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
26

Total
Dados complementares
(Additional data)
2

Outros Trabalhos
Other production
1
Participação em Eventos
Event participation
1


Visualizações do curriculum [ 981 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 16-10-2014 às 14:30:36
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis