Sandra Cristina da Silva Santos
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
02/03/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sandra Cristina da Silva Santos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Santos, Sandra |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Escola de Psicologia Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI) Campus de Gualtar Braga 4710-057 Braga Portugal Correio electrónico: sandra.css@gmail.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010-2011 |
Mestrado Master degree |
Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação
(2 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2001-2006 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia, pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2014-Actual |
Outra Situação |
Nov/2013-Abr/2014 |
Outra Situação |
Abr/2010-Set/2013 |
Outra Situação |
Fev/2016-Jul/2016 |
Assistente 1º triénio |
Fev/2015-Jun/2015 |
Assistente 1º triénio |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014-2016 Ainda estou a aprender desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem
da leitura-I m still learning development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities
|
Referência do projeto»Project reference: 134604. Fundação Calouste Gulbenkian
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2013-2014 Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates
para o Português Europeu-Assess for preventing: tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development inventories for European
Portuguese
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012.
|
2010-2013 Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura-Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 |
9.º Prémio CEGOC ,
CEGOC.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2010 - Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Baptista, Adriana; Costa, Lurdes; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2014. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação.. In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro , 44 - 77. . Lisboa: Santillana. |
|
|
|
2. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Costa, Helena; Brandão, Sara; Santos, Sandra. 2013. Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. . In Ensinar e aprender português num mundo plural , ed. M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, & E. Mesquita , 300 - 347. . Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia.. |
|
|
|
3. |
Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Adriana; Monteiro, Sílvia; Nóvoa, Paulo; Ferreira, Albertina; Fernandes, Ilda; Santos, Sandra. 2007. Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação.. In Intervenção psicológica no ensino superior , ed. Maria do Céu Taveira & Jorge Silvério , 73 - 88. . Maia: Sersilito. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Prieto, Gerardo; Chaves-Sousa, Séli; Spinillo, Alina G; Ribeiro, Iolanda. 2016. "An application of the Rasch model to reading comprehension measurement", Psicologia: Reflexão e Crítica 29, 1: 1 - 19.
|
|
|
|
2. |
Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Prieto, Gerardo; Brandão, Sara; Cadime, Irene. 2015. "Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students", The Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7.
|
|
|
|
3. |
Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo. 2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. [Calibración de un test de comprensión lectora para alumnos
Portugueses]", Anales de Psicología 30, 3: 1025 - 1034.
|
|
|
|
4. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Maia, José; Santos, Sandra. 2013. "Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras.", Psicologia, Reflexão e Crítica 26, 2: 231 - 240.
|
|
|
|
5. |
Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo; Maia, José. 2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. 2015. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga. |
|
|
|
2. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Spinillo, Alina G. 2014. "Battery of reading assessment: Description and validity studies", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga. |
|
|
|
3. |
Santos, Sandra. 2011. "Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011: Para Leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar”, In “Congreso internacional lectura 2011: Para leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar” , Habana. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Chaves-Sousa, Séli; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Maia, José. 2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students. ", Universitas Psychologica 14, 1: 0 - 0. |
|
|
|
2. |
Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2015. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students", European Journal of Psychological Assessment, N/A: 1 - 7.
|
|
|
|
3. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. 2014. "Los desafíos de enseñar a compreender.", Investigaciones Sobre Lectura, 1: 9 - 32.
|
|
|
|
4. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica.", Exedra, Dezembro: 447 - 465. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. 2015. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga. |
|
|
|
Produto com registo ou patente Product with patent or official record |
1. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame). |
8. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano". |
21. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano". |
3. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Outra. Patente: Patente de Invenção.n. 5019/2013,"TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ". |
5. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ". |
7. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ". |
9. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ". |
11. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano". |
17. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ". |
18. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ". |
19. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ". |
6. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano". |
12. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ". |
14. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ". |
10. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ". |
13. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ". |
4. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano". |
22. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ". |
23. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano". |
15. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ". |
16. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ". |
20. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ". |
2. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ". |
Organização de evento Event organization |
1. |
Santos, Sandra. I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Seminário). |
2. |
Santos, Sandra. 17th European Conference on Developmental Psychology,2015 (Simpósio / Organização). |
3. |
Santos, Sandra. II Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,2015 (Seminário). |
4. |
Santos, Sandra. I Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano: Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar,2014 (Seminário / Organização). |
5. |
Santos, Sandra. 10.º Encontro Nacional | 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2014 (Encontro / Organização). |
6. |
Santos, Sandra. How can we assess creativity? An invitation to the Torrence Test of Creative Thinking,2007 (Oficina). |
7. |
Santos, Sandra. Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas,2007 (Seminário). |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
16 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Produção técnica Technical production |
30 |
Produtos com registo ou patente Products with patent or official record |
23 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
7 |
Visualizações do curriculum [
783
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-03-2017
às
19:33:00
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|