Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Conferência e Exposição "On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS"

Conferência e Exposição "On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS"

 - 28/10/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorRealiza-se em 15-16 de Novembro de 2007, em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE e com o apoio da Comissão Europeia, a Conferência On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS, organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, IP, e a empresa portuguesa Link Consulting, e contando ainda com o patrocínio público da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, do IST – Instituto Superior Técnico, e da Universidade do Minho, bem como de várias empresas.

A Comissão Organizadora da conferência é constituída por:

  • José Alves Marques (Link Consulting)
  • Luís Magalhães (UMIC)
  • Bráz Costa (IAPMEI)
  • Rui Grilo (Gabinete de Coordenação da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico)
  • Victor Barroso (Programa CMU-Portugal / IST)
  • Manuel Cruz (Programa Fraunhofer-Portugal / IBERLOG)
  • António Cunha (Programa MIT-Portugal / Universidade do Minho)
  • Luis Correia (Instituto de Telecomunicações / IST)
  • Paulo Magalhães (Modelo-Continente, SONAE)
  • Carlos Mesquita (Link Consulting)

A RFID tem particular importância nas políticas tecnológicas actuais porque foi identificada como uma porta de entrada para a INTERNET DAS COISAS e porque tem um potencial muito elevado de se tornar um motor de crescimento e de aumento de empregos e, portanto, contribuir poderosamente para a Estratégia de Lisboa, se as barreiras que ainda dificultam a inovação puderem ser ultrapassadas e se induzir uma rápida disseminação e utilização desta tecnologia.

Por exemplo, um estudo recente encomendado pelo governo alemão identificou o potencial do valor acrescentado relacionado com RFID nos sectores de produção, comércio, transportes e serviços públicos e privados atingir, apenas na Alemanha, 62 milhares de milhões de euros em 2010 quando em 2004 era 3 milhares de milhões de euros.

A UE tem prestado particular atenção à área de RFID desde 2006.

Em 15 de Março de 2007, a Comissão emitiu a Comunicação Identificação por radiofrequências (RFID) na Europa: rumo a um quadro político.

No Conselho Europeu de Transportes, Telecomunicações e Energia de 7-8 de Junho de 2007 houve uma primeira troca de pontos de vista promovida pela Presidência Alemã da UE. Na altura, Portugal solicitou para que as questões de I&D e inovação e os assuntos de concorrência económica, normalização e protecção do consumidor também fossem considerados no Conselho de Competitividade, e também sublinhou a necessidade de envolver o Conselho de Justiça e Assuntos Internos no debate das questões de privacidade, protecção de dados e segurança, com o objectivo de acelerar o processo de discussão e apoio ao desenvolvimento da RFID na UE que está previsto na Comunicação da Comissão decorrer até meados de 2009.

Em 25-26 de Junho de 2007, a Presidência Alemã em colaboração com a Comissão Europeia organizaram em Berlim a Conferência "RFID: Towards the internet of things", a qual teve como background paper a publicação European Policy Outlook RFID. A sessão de encerramento  desta conferência contou com uma intervenção do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, em representação do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, em que foi anunciada a conferência a realizar em Lisboa em 15-16 de Novembro, e com a passagem simbólica de testemunho do Secretário de Estado no Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha, Bernd Pfaffenbach, para Luis Magalhães.

A RFID e a INTERNET DAS COISAS enfrentam desafios e oportunidades que precisam de ser amplamente debatidos, como por exemplo quais são as soluções disponibilizadas pelas comunidades técnica e empresarial, as políticas públicas para a governação dos recursos partilhados (interoperabilidade, normalização, harmonização de espectro de radio-frequência, etc.), os aspectos que requerem contribuições de I&D (nomeadamente, novas tecnologias para redução de custos de etiquetas e sensores com a utilização de electrónica orgânica, miniaturização dos dispositivos com nanotecnologias, redução de consumos energéticos e novas formas de produção, captação e gestão de energia), as necessidades de formação de técnicos em números suficientemente elevados para assegurarem as necessidades da generalização desta tecnologia, as questões de concorrência associadas, os projectos-piloto que convém realizar para testes em larga escala de integração desta tecnologia em sistemas complexos, os requisitos de privacidade e segurança a serem adoptados, os novos aspectos de protecção dos consumidores que se revelem necessários.

A Conferência On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS, em Lisboa, conta com a participação de organizações da indústria e da sociedade civil europeias, e de investigadores europeus e de outras áreas do mundo, em particular alguns envolvidos em redes internacionais de conhecimento no âmbito da iniciativa de Portugal Parcerias para o Futuro (mais especificamente, com MIT, Carnegie Mellon University e Fraunhofer Gesellshaft), e com uma solicitação aberta para apresentação de ideias mobilizadoras em projectos-piloto com componentes tecnológicas e de negócio para selecção de alguns casos a serem apresentados na conferência.

Os principais objectivos da conferência são:

  • Divulgar e discutir os tópicos da RFID na UE (benefícios e preocupações)
  • Discutir assuntos nas áreas de privacidade e segurança, no contexto do trabalho desenvolvido pelo  Expert Group on RFID criado pela Comissão Europeia.
  • Promover e reforçar redes de conhecimento e parcerias de investigação que contribuam para um progresso acelerado e  continuado da RFID e da INTERNET DAS COISAS.
  • Identificar ideias para projectos de demonstração sobre a INTERNET DAS COISAS que sejam inovadores tanto na sua aplicação em negócios como no uso da tecnologia.
  • Identificar ideias mobilizadoras para projectos-chave na investigação que procurem resolver as questões tecnológicas identificadas como barreiras para uma  maior disseminação da RFID e da INTERNET DAS COISAS.

Podem ser encontradas no sítio da Conferência na Internet apresentações disponibilizadas pelos conferencistas das várias sessões, entre as quais:

  • Security and RFID – Strengthening European Expertise, Professor Reinhard Posch, IAIK – Institute for Applied Information Processing and Communication, Graz Technical University, Austria, President of the Executive Committee of ENISA – European Network and Information Security Agency

Das respostas à solicitação aberta para apresentação de ideias mobilizadoras foram seleccionadas por um júri internacional 4 ideias de projectos mobilizadores:

Seguem-se as apresentações destas ideias na sessão da conferência destinada para o efeito:

A Conferência contou com um pouco mais de 400 participantes, entre os quais quase 200 de Portugal. Na exposição, cerca de 30 empresas apresentaram aplicações de RFID. Assim, a dimensão da Conferência foi semelhante à da Presidência Alemã da UE, realizada em Berlim em Maio de 2007. Foram recebidas cerca de 700 inscrições, pelo que houve a necessidade de rejeitar um elevado número dado que a conferência estava dimensionada para 400 pessoas. Verificou-se, também, uma participação internacional francamente maior do que na conferência de Berlim, o que ilustra o interesse alargado que o tema está a suscitar.

Última actualização ( 16/12/2011 )